Dia: 13/09/2024

Banner GOV Dezembro
ATACANTE PRISCILA 2

O Internacional confirmou na tarde desta quinta-feira (12) a venda da atacante potiguar Priscila para o América, do México. A transferência, avaliada em R$ 2,8 milhões, marca o maior valor já registrado para uma jogadora do futebol feminino brasileiro. O Internacional manterá 20% dos direitos econômicos da atleta, além de receber bônus adicionais baseados no desempenho futuro da jogadora.

Priscila, de 20 anos, está atualmente com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo Sub-20, onde já marcou dois gols e ajudou a equipe a avançar às quartas de final após a eliminação de Camarões. A jogadora também fez parte da seleção que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris e ganhou destaque com um grito direcionado à goleira da Espanha na semifinal.

Antes de fechar com o América, Priscila atraiu interesse de clubes como o Paris Saint-Germain. A liga mexicana, conhecida por seus altos salários e competitividade, será o próximo destino da atacante.

Pelo Internacional, Priscila se destacou como a maior artilheira desde a reabertura do futebol feminino em 2017, com 48 gols. Ela também foi a artilheira da Libertadores de 2023 e recebeu o título de Rainha da América na mesma temporada. Desde que ingressou na base do clube aos 17 anos, conquistou o Gauchão, dois títulos do Brasileirão Sub-20, além de dois campeonatos estaduais e a Ladies Cup no time profissional.

Leia mais

Banner FCST
ONOFRE LOPES HOSPITAL  blog

O Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN/Ebserh), inaugurou, no início de setembro, o Espaço ConViver. Um lugar criado para ser refúgio de conhecimento, de afeto e de acolhimento dos colaboradores do Hospital. O primeiro grupo a utilizar o espaço, voltado para o desenvolvimento e a qualidade de vida no trabalho, foram as Gestantes ebSERh Mãe 2024.2, que vivenciaram momentos de partilha, apoio mútuo e amor.

O espaço ConViver tem a finalidade de abrigar rodas de conversa, práticas integrativas e abordagens de grupos terapêuticos. “É resultado de um esforço coletivo dedicado a proporcionar um ambiente acolhedor e enriquecedor para todos. Cada detalhe desse espaço foi pensado para que todos que o frequentarem sintam-se bem”, afirmou a chefe da Divisão de Gestão de Pessoas (Divgp), Ana Paula Santos de Lima.

A gestora acrescentou que o espaço é o início de um programa mais amplo. “Este projeto maior está descrito no Plano Diretor Estratégico (PDE) do Huol e tem como objetivo incorporar uma cultura de valorização e de comprometimento do trabalhador na Instituição. Iniciamos o projeto com o ‘Studio de condicionamento físico’, com o propósito de melhorar o bem-estar, a disposição e a vitalidade por meio das atividades físicas. E agora estamos dando seguimento com o espaço ConViver”, explicou.

O espaço está localizado no prédio dos ambulatórios do Huol. A sala fica sob a guarda da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal, que realiza os agendamentos das atividades idealizadas com temas voltados ao cuidado com o trabalhador. O local comporta até 20 pessoas e possui mobiliários de acordo com ações a serem executadas.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
CURSO UERN 2

A coordenação do curso de Especialização em Ética e Filosofia Política, do Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), divulga o Edital com orientações sobre o processo de inscrição, seleção e matrícula dos candidatos ao Curso de Pós-Graduação lato sensu. As inscrições estão abertas.

São ofertadas 20 vagas. O curso de Especialização é destinado a professores de ensino Superior ou de nível Básico que trabalham com Filosofia ou áreas afins e demais interessados(as), portadores(as) de Diploma de Curso Superior (Bacharelado, Licenciatura Plena ou graduação de tecnólogos).

As inscrições podem ser feitas até dia 26 de setembro pela Plataforma do SIGAA. A entrega dos documentos solicitados no Edital deve ser feita na Secretaria do Departamento de Filosofia – DFI/FAFIC- Uern Mossoró, nos horários das 8h às 12h e das 19h às 22h

A seleção será realizada de 01 a 04 de outubro. Para a seleção, serão utilizados como critérios a entrevista para arguição em defesa de projeto de pesquisa (seletiva) e análise (classificatória) de títulos (Curriculum Lattes).

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
TCE RN blog

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) apresentou, nesta sexta-feira, a política de implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no âmbito institucional. O cronograma de ações, iniciado com o evento, se estende até agosto de 2025, quando a política de LGPD deverá estar consolidada.

O evento contou com duas palestras. A primeira abordou a experiência do Tribunal de Contas da União (TCU) no tratamento de dados e foi conduzida por Mônica Contrim Chaves, auditora federal de controle interno do TCU. Em seguida, a auditora de controle interno do TCE, Márcia Marques, apresentou a proposta de implementação da política de LGPD na corte de contas potiguar.

“O TCE possui o maior repositório de dados do Estado. Monitoramos 176 municípios e câmaras municipais, com dados de todos os servidores ativos e inativos, inclusive de patrimônio. Tratamos de dados sensíveis”, afirmou o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, ao destacar o desafio de implantar a cultura de proteção de dados nas instituições.

Aprovada em 2018, a Lei nº 13.709, conhecida como LGPD, tem o objetivo de regular a privacidade e o tratamento de dados pessoais, estabelecendo normas para coleta, uso, armazenamento e eliminação dessas informações.

Leia mais

Banner B Card Seridó
ESTAGIO UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), divulgou o resultado final do processo seletivo para o preenchimento de vagas de estágio não obrigatório. A seleção teve como objetivo recrutar estagiários para diversas áreas de atuação dentro da universidade.

De acordo com o edital, não houve interposição de recursos em relação ao resultado preliminar, o que confirma a transparência e eficiência do processo seletivo. Os candidatos aprovados foram listados no anexo único do edital, enquanto aqueles classificados poderão ser convocados para vagas remanescentes, caso surjam novas oportunidades. Os desclassificados retornam ao banco de cadastro da instituição.

Os aprovados têm até o dia 20 de setembro de 2024 para enviar a documentação exigida, incluindo cópias da identidade, CPF, comprovante de residência, cartão ou comprovante da conta corrente no Banco do Brasil, Número de Identificação Social (NIS), e certidão de vínculo com a Uern. Os candidatos aprovados nas vagas para pessoas com deficiência deverão enviar uma declaração comprovando sua condição.

Após o envio da documentação, será expedido o Termo de Compromisso de Estágio (TCE), que deverá ser assinado por todas as partes envolvidas, incluindo o estagiário, o supervisor de campo e representantes da Prae e da Uern. O estágio só poderá ser iniciado após a devolução do termo devidamente assinado.

Leia mais

VIGGO BANNER
Bandas-nas-Escolas BLOG

Levar boa música para estudantes de escolas públicas é um dos principais objetivos do Projeto Bandas nas Escolas, que será ampliado a partir deste mês. Na tarde desta quinta-feira, 12, representantes da Escola de Música D’alva Stella Nogueira Freire, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), estiveram na Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia – Caic do Bairro Abolição IV para apresentar o projeto.

O Projeto Bandas nas Escolas é vinculado ao Programa de Formação para Bandas de Música, da Escola de Música, do Departamento de Artes (Dart), da Faculdade de Letras e Artes (Fala). A partir de agora, a iniciativa atenderá duas escolas públicas da rede estadual: a Escola Francisco Antônio de Medeiros, localizada no Bairro Belo Horizonte, e o Caic do Abolição IV.

Para o diretor do Caic do Abolição IV, Dário Alessandro, essa é uma grande oportunidade para os estudantes terem acesso à música de qualidade. “Já temos na Escola um projeto grandioso, que é a Fanfarra. A iniciativa da Uern vem para somar às ações, queremos ser reconhecidos como uma escola que incentiva à música e valoriza a nossa cultura”, destaca.

A pró-reitora adjunta de Extensão, a Prof. Ma. Anairam de Medeiros, afirma que o Projeto Bandas nas Escolas visa aproximar ainda mais a Uern com a educação básica. “Aqui, vocês terão professores da Uern e também poderão conhecer mais da Universidade, além de aprender m novo instrumento. Que vocês possam aproveitar bastante essa oportunidade”, diz a professora.

Leia mais

Banner FCST
bordado RN BLOG

Governo do Estado do Rio Grande do Norte reconheceu o bordado labirinto como Patrimônio Cultural e Imaterial. O labirinto é uma importante fonte de renda da comunidade do Reduto, localizada no município de São Miguel do Gostoso/RN, litoral norte potiguar. Com esse reconhecimento, as labirinteiras ganham mais visibilidade, e seus trabalhos passam a ser reconhecidos não apenas pela sua beleza estética, mas também pelo valor cultural que carregam, reforçando a identidade do povo potiguar e sua rica herança artesanal.

Proposta pela deputada estadual Divaneide Basílio, por sugestão da produtora cultural e autora do projeto Faces do Reduto, Mônica Mac Dowell, a lei foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra no último dia 03 de setembro de 2024 através do Diário Oficial do RN. São considerados patrimônio imaterial expressões artísticas, representações, conhecimentos e técnicas que integram um grupo ou comunidade, como a feira do Alecrim em Natal, as festas de Sant’Ana em Caicó e Currais Novos, o prato ginga com tapioca, dentre outros.

“Esse reconhecimento é muito importante e eu fiquei muito feliz e emocionada de ver que esse trabalho tão bonito que a gente desenvolve há tantos anos aprendendo com as mestras labirinteiras agora é um patrimônio cultural do nosso Estado” relata Robéria Menezes, a mais jovem labirinteira do Reduto e supervisora local do Projeto Faces do Reduto. 

O Bordado Labirinto é uma forma única e valiosa de expressão artística e cultural. Sua técnica envolve várias etapas como desfiar o tecido, torcer, encher e perfilar. É uma técnica artesanal minuciosa e cheia de simbolismo intrincados e padronagens que lembram os labirintos, representando um valioso legado cultural transmitido por gerações de mulheres em diversas comunidades.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
PAULINHO FREIRE DEPUTADOV BLOG

O Projeto de Lei 2029/24 garante às gestantes vítimas de violência sexual direito ao agendamento prioritário em exames relacionados à gestação no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Em análise na Câmara dos Deputados, o texto insere a medida na Lei 14.598/23, que já garante a realização, na rede pública de saúde, de ecocardiograma fetal no pré-natal de gestantes; e pelo menos dois exames de ultrassonografia transvaginal durante o primeiro quadrimestre de gestação.

“Ao garantir o agendamento prioritário, esta proposta  busca não apenas proteger a saúde das gestantes vítimas de violência sexual e dos fetos/bebês, mas também demonstrar o compromisso do Estado em garantir os direitos fundamentais dessas mulheres”, afirma o deputado Paulinho Freire (União-RN), autor do projeto. 

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia mais

Banner B Card Seridó
Plenário da Câmara de Vereadores de Caicó
Plenário da Câmara de Vereadores de Caicó
Plenário da Câmara de Vereadores de Caicó

A Câmara Municipal de Caicó (RN), tem 15 vagas disponíveis. Para as eleições deste ano de 2024, pelo menos 94 pessoas estão na disputa pelas cadeiras da Casa Legislativa. Vale lembrar, que os atuais vereadores estão concorrendo novamente.

Em 2020, dois partidos elegeram mais vereadores. O PSDB, e o MDB, ambos fizeram 3 vereadores.

O partido PDT, elegeu dois vereadores, inclusive, um deles com votação superior a Mil votos.

Outro partido, que fez dois vereadores naquela eleição, foi o PP.

Leia mais

Banner GOV Dezembro
Fumaça de queimadas sobe em floresta tropical na Terra Indígena Yanomami, Roraima, Brasil, 2 de março de 2024. REUTERS/Bruno Kelly
© REUTERS/Bruno Kelly/Proibida reprodução
Fumaça de queimadas sobe em floresta tropical na Terra Indígena Yanomami, Roraima, Brasil, 2 de março de 2024. REUTERS/Bruno Kelly
© REUTERS/Bruno Kelly/Proibida reprodução

O delegado da Policia Federal Humberto Freire de Barros disse que parte dos incêndios florestais no país pode ter ocorrido por meio de ações coordenadas.  A declaração do delegado foi dada em entrevista realizada nesta sexta-feira (13) pela Globo News.

Barros é diretor de Amazônia e Meio Ambiente da PF. Segundo ele, a investigação preliminar da polícia aponta para a realização de incêndios simultâneos.

“A gente vê que alguns incêndios começaram quase que ao mesmo tempo. Isso traz o indício de que podem ter acontecido ações coordenadas. É um ponto inicial da investigação”, afirmou na entrevista.

A hipótese de ação humana em parte das queimadas que assolam o país neste mês também já foi levantada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, que determinou medidas para o enfrentamento aos incêndios na Amazônia e no Pantanal.

Leia mais

Banner B Card Seridó
Brasília (DF), 13/09/2024 - O secretário-executivo do MDIC, Márcio Fernando Elias Rosa, e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, durante entrevista sobre a regulamentação do programa Depreciação Acelerada, que tem como objetivo modernizar o parque industrial brasileiro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília (DF), 13/09/2024 - O secretário-executivo do MDIC, Márcio Fernando Elias Rosa, e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, durante entrevista sobre a regulamentação do programa Depreciação Acelerada, que tem como objetivo modernizar o parque industrial brasileiro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

As empresas brasileiras de 23 setores da economia podem aderir, a partir desta sexta-feira (13), ao Programa de Depreciação Acelerada, na Receita Federal. A iniciativa do governo federal acelera para o período de 2 anos a redução da tributação aos empresários que adquirem bens de capital, como máquinas, equipamentos, aparelhos e outros instrumentos novos.

Pelo programa elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), em parceria com o Ministério da Fazenda, o empreendimento que adquirir um bem de capital, poderá abater seu valor nas declarações futuras de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), em 2 anos.

O objetivo do governo federal é modernizar o parque industrial brasileiro com as trocas de máquinas e, com isso, aumentar a produtividade, competitividade da indústria, além de ganhar eficiência energética.

Para esta primeira etapa, o programa federal destinou R$ 3,4 bilhões em créditos financeiros para a compra de máquinas e equipamentos, sendo R$ 1,7 bilhão, este ano, e a outra metade, no próximo ano.

Leia mais

Banner GOV Dezembro

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu em flagrante nesta sexta-feira (13) um homem acusado de atear fogo em uma área de mata nativa do Cerrado às margens da BR-060, no Recanto das Emas, localizado no Distrito Federal. A prisão ocorreu após uma denúncia. 

Um morador da comunidade relatou aos agentes que um homem tinha colocado fogo na área de mata. De acordo com o morador, o homem estava visivelmente alterado e ameaçou incendiar toda a comunidade próxima ao local.

Aos policiais, o acusado confessou ter iniciado o incêndio na mata e afirmou que pretendia continuar com as queimadas. Ele foi preso e conduzido à 26ª Delegacia de Polícia Civil, em Samambaia.

O incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros. A vegetação atingida faz parte de uma área de Cerrado, bioma que está bastante afetado pelas recentes queimadas e a falta de chuva há mais de 100 dias.

Leia mais

Banner Arleide Ótica
cats

Uma mulher foi presa em flagrante nesta sexta-feira (13) com 38 tabletes de maconha. Ela era uma das passageiras de ônibus que saiu de São Paulo e estava desembarcando em Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar.

Ela foi presa suspeita da prática do crime de tráfico de drogas. De acordo com investigações, a droga seria vendida na Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios (Finecap), que será realizada no município a partir desta sexta.

A Polícia Civil confirmou que a mulher tinha saído de São Paulo, local de origem da ônibus. A droga foi encontrada em duas mochilas durante uma abordagem policial. O celular da suspeita também foi apreendido.

“Essa ação marca uma nova era do combate ao crime. Seremos rigorosos na apuração desse tipo de crime”, afirmou o delegado Inácio Rodrigues, da 54ª DP de Pau dos Ferros.

Leia mais

VIGGO BANNER
Porto Jofre (MT) 16/11/2023 – Árvores sendo consumidas pelo incêndio florestal que atige o Pantanal
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
© Joédson Alves/Agência Brasil
Porto Jofre (MT) 16/11/2023 – Árvores sendo consumidas pelo incêndio florestal que atige o Pantanal
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
© Joédson Alves/Agência Brasil

A Defensoria Pública da União (DPU) manifestou-se a favor da adoção de ações imediatas para combater os incêndios florestais em terras indígenas no Mato Grosso.

Em ofício encaminhado na quarta-feira (11) ao Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo, órgão que pertence ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a Defensoria Regional dos Direitos Humanos no estado solicitou a criação de um plano específico e emergencial para proteger os territórios tradicionais.

No documento, a DPU cita o caso da Terra Indígena Capoto Jarinã, que registra atualmente 460 focos de incêndio e conta com apenas 20 brigadistas para conter as chamas.

A iniciativa da DPU foi tomada após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinar medidas para o enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal.

Leia mais

Banner Arleide Ótica
Atendente-de-Lanchonete-1 BLOG

A  Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN) reabriu as inscrições para o curso de Atendente de Lanchonete ofertado exclusivamente para mulheres do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/Mulheres Mil). As inscrições acontecem de 16 a 18 de setembro, das 7h30 às 11h30, por ordem de chegada, presencialmente, na ESUFRN, no campus Central da UFRN.

São oferecidas 22 vagas para o curso que tem 160 horas de duração. As aulas têm previsão para começar no dia 23 de setembro, sendo três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30, na sede da Escola de Saúde. Os requisitos para participar do curso são: ter a partir de 16 anos de idade e possuir o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) completo. No ato da inscrição, as interessadas devem levar a identidade e o CPF originais, comprovante de residência e comprovante da escolaridade mínima exigida. Caso não tenha em mãos o comprovante de escolaridade, é possível assinar uma autodeclaração no ato da matrícula e, posteriormente, apresentar a documentação à coordenação do curso.

As atendentes de lanchonete formadas pelo Pronatec/Mulheres Mil são capacitadas para executar o planejamento e a organização (mise-en-place); preparar sucos, vitaminas e lanches quentes e frios; prestar atendimento e servir aos clientes; elaborar a lista de insumos e ficha técnica; seguir os princípios das boas práticas de manipulação de alimentos e zelar pelas condições de segurança no local de trabalho.

Pronatec

Leia mais

VIGGO BANNER
29.04.2022 Real Moeda brasileira, dinheiro
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
© Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
29.04.2022 Real Moeda brasileira, dinheiro
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
© Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

A incorporação dos cerca de R$ 8,56 bilhões esquecidos no sistema financeiro às contas do Tesouro Nacional não representa confisco de recursos, esclareceu na noite desta sexta-feira (13) a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Em nota, o órgão ressaltou que os donos dos recursos poderão pedir o saque, mesmo após a incorporação.

A transferência dos recursos ao Tesouro Nacional consta do projeto que compensa a prorrogação da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de 156 municípios, aprovado de forma definitiva pela Câmara dos Deputados na quinta-feira (12). Os R$ 8,56 bilhões comporão os R$ 55 bilhões que entrarão no caixa do governo para custear a extensão do benefício.

No comunicado, a Secom destacou que a previsão para incorporação desses recursos pelo Tesouro Nacional está prevista em legislação há mais de 70 anos, por meio da Lei 2.313 de 1954. O texto esclarece que, diferentemente de um confisco tradicional, os cidadãos poderão reclamar os valores esquecidos.

O Ministério da Fazenda, informou a Secom, publicará um edital no Diário Oficial da União com informações sobre os valores a receber. O recolhimento poderá ser contestado pelos que tiverem direito.

Leia mais

Banner GOV Dezembro
Rio de Janeiro (RJ), 13/04/2024 – População participa do dia D de vacinação contra a gripe, na Praça Afonso Pena, na Tijuca, zona norte da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 13/04/2024 – População participa do dia D de vacinação contra a gripe, na Praça Afonso Pena, na Tijuca, zona norte da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Mais de 1,5 mil municípios relatam falta de vacinas, de acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira (13) pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O levantamento mostra que, nessas localidades, faltam vacinas principalmente para as crianças. Entre os principais que estão em falta estão os imunizantes contra varicela, covid-19 e meningocócica C.

O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 11 de setembro e contou com a participação de 2.415 municípios. Desses, 1.563 – o equivalente a 64,7% dos que participaram da pesquisa e cerca de 28% do total de municípios no Brasil – enfrentavam falta de imunizantes há pelo menos 30 dias.

A vacina contra varicela é a que está mais em falta segundo o levantamento. Ela protege crianças de 4 anos da catapora – nessa idade é aplicado o reforço. O imunizante falta em 1.210 municípios respondentes, com uma média de desabastecimento superior a 90 dias.

A falta de vacina contra a covid-19 para crianças afeta 770 municípios que estão, em média, 30 dias sem o imunizante. Já a vacina Meningocócica C, que protege contra infecções graves e fatais, como a meningite, está indisponível em 546 municípios, em média, há cerca de 90 dias.

Leia mais

VIGGO BANNER
COPA DOS SERVIDORES NATAL BLOG

Começou nesta sexta-feira (13) a edição de 2024 da Copa de Futebol dos Servidores Públicos, uma iniciativa do Governo do Rio Grande do Norte, por meio do Programa de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), com apoios da Secretaria da Administração (Sead) e da Subsecretaria de Esporte e Lazer (SEL), da Secretaria de Educação (SEEC).

A abertura foi realizada às 15 horas no campo de futebol do Centro Administrativo, com as presenças do secretário da Administração, Pedro Lopes, que coordena o Comitê Gestor do PQVST, e do subsecretário de Esporte e Lazer, Cezinha Nunes. Ambos desejaram boas disputas e reiteraram a finalidade do campeonato, que é principalmente promover a integração e a socialização entre os servidores. O pontapé inicial da primeira partida do dia foi feito pelos gestores.

Nesta edição do campeonato, disputam o título equipes masculinas e femininas, assim como ocorreu em 2023, primeiro ano em que as mulheres iniciaram na Copa de Futebol dos Servidores. São 38 times competindo, sendo 30 masculinos e 08 femininos.

O primeiro jogo da rodada da Copa Masculina foi entre os times da SEEC, detentor do título de campeão em 2023, e da Cadeia Pública de Natal. O placar ficou empatado em 2×2, com gols marcados de Francisco Souza e Johnson Dantas, pela SEEC, Felipe Trindade e Lucimário Alencar, pela Cadeia Pública de Natal.

Leia mais

Banner Arleide Ótica
Polícia Civil do RN. Foto: José Aldenir/Agora RN.
Polícia Civil do RN - Foto: José Aldenir/Agora RN
Polícia Civil do RN. Foto: José Aldenir/Agora RN.
Polícia Civil do RN - Foto: José Aldenir/Agora RN

Policiais civis da 2ª Delegacia de Polícia (DP) de Natal prenderam em flagrante, nesta sexta-feira (13), um homem de 25 anos, pela prática do crime de falsidade ideológica e uso de documento falso. O suspeito, que é natural do Estado do Amazonas, chegou à capital Potiguar na quinta-feira (12), e estava hospedado em um hotel da praia do meio, localizada na Zona Leste de Natal.

Segundo informações, o homem planejava viajar para a cidade de Pau dos Ferros, onde ocorre a Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar 2024 (FINECAP), que conta com shows de grandes artistas. A investigação apontou que o suspeito pretendia vender ingressos falsos no evento.

Após diligências, os policiais abordaram o suspeito no momento em que ele embarcava em um ônibus com destino a Pau dos Ferros. Ele apresentou documentos falsos ao ser identificado, mas, durante a revista, foi encontrada uma impressora térmica, que possivelmente seria usada para fabricar ingressos falsos. Além da impressora, outros materiais foram apreendidos e serão analisados no decorrer das investigações.

Foi constatado também que o suspeito já possuía diversos boletins de ocorrência no Amazonas, relacionados a fraudes e furtos. O caso segue sob investigação.

Leia mais

VIGGO BANNER
Fachada do edifício sede da Advocacia-Geral da União (AGU), localizado no Setor de Autarquias Sul em Brasília (DF)
© Wesley Mcallister/AscomAGU
Fachada do edifício sede da Advocacia-Geral da União (AGU), localizado no Setor de Autarquias Sul em Brasília (DF)
© Wesley Mcallister/AscomAGU

A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou nesta sexta-feira (13) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer pela rejeição de duas ações protocoladas na Corte contra a suspensão da rede social X no Brasil.

A manifestação foi protocolada nas ações nas quais a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o partido Novo querem derrubar a suspensão e a aplicação de multa de R$ 50 mil para pessoas físicas e jurídicas que usarem aplicativos de Virtual Private Network (VPN) para burlar a suspensão.

Para a AGU, a rede social deve continuar suspensa até o cumprimento das medidas legais estabelecidas pelo Supremo.

“Configurou-se o desvio de finalidade da X Brasil em manifestar o intuito de retirar representante da sucursal brasileira como forma de escapar das determinações judiciais, mantendo, contudo, a rede social em funcionamento território brasileiro”, afirmou o órgão.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
CANDELÁRIA 2

Uma mulher teve o carro roubado na noite dessa quinta-feira (12). O crime aconteceu no bairro Candelária, na zona Sul de Natal. Uma câmera de monitoramento flagrou o assalto.

Nas imagens, é possível ver o carro ainda ligado e a vítima no lado direito, mexendo nos bancos traseiro e dianteiro. O suspeito passa pelo outro lado da rua e retorna. Em seguida, ele entra no veículo, um Fiat Toro.

Nesse momento, o filho da mulher sai de casa, mas não reage. Na sequência, o criminoso foge com o veículo. Uma criança que estava na calçada andando de bicicleta presenciou o crime. Ninguém se feriu na ação.

À TV Tropical, a família contou que o veículo tem seguro, mas não tem rastreador. Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Polícia Civil.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
Rio de Janeiro (RJ), 01/07/2024 – Ressaca e frio marcam início da semana no Rio. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 01/07/2024 – Ressaca e frio marcam início da semana no Rio. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Influenciado por uma massa de ar quente e seca, o céu se manteve claro ao longo desta sexta-feira (13) na cidade do Rio de Janeiro, com ventos fracos a moderados. As temperaturas caíram um pouco em relação a quinta-feira (12), quando os termômetros marcaram 41,1º Celsius (ºC), em Guaratiba, na zona oeste, a temperatura mais alta do inverno. Já a máxima desta sexta-feira chegou a 36,3°C às 12h, na estação Irajá, na zona norte, e a mínima, 18,7°C, às 6h, na estação Jacarepaguá, na zona oeste da capital.

De acordo com o Sistema Alerta Rio, para este sábado (14) o tempo ficará estável, com o céu claro, passando a parcialmente nublado. A previsão indica que os ventos estarão moderados, principalmente pela manhã. Não há previsão de chuva. A temperatura máxima deve atingir 38°C, e a mínima, 21°C. A umidade relativa do ar deve ficar entre 21% e 30%.

No domingo (15), com a aproximação de uma frente fria e de ventos úmidos vindos do oceano, deve haver aumento de nebulosidade e previsão de chuva fraca a moderada, a partir do final da tarde. Os ventos estarão moderados a fortes e as temperaturas entram em declínio. A temperatura máxima deve chegar aos 28ºC.

Para segunda-feira (16) a passagem da frente fria influenciará o tempo na cidade do Rio de Janeiro. O céu estará predominantemente nublado e há previsão de chuva fraca a isolada, a partir da tarde. Os ventos estarão moderados a fortes. A temperatura estará em declínio e a temperatura máxima deve ficar em torno dos 27ºC.

Leia mais

Banner FCST
colinas (RS), 19/05/2024 – CHUVAS RS- Destruição -  O rio Taquari subiu 24 metros nos últimos dias causando destruição na pequena cidade de Colinas. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
colinas (RS), 19/05/2024 – CHUVAS RS- Destruição -  O rio Taquari subiu 24 metros nos últimos dias causando destruição na pequena cidade de Colinas. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Os produtores rurais de municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas enchentes terão mais prazo para renegociar as dívidas. Em reunião extraordinária nesta sexta-feira (13), o Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu novas datas para as instituições financeiras estenderem as parcelas de linhas de crédito de custeio, investimento e industrialização.

A data de vencimento das parcelas das operações de crédito rural, em geral, passou de 16 de setembro para 15 de outubro. A medida beneficia tanto os produtos que conseguiram os descontos trazidos pelo Decreto 12.138, editado em agosto, como os mutuários que não se enquadram. Quem não conseguiu o desconto, porém, precisa provar perda de renda de pelo menos 30% por causa da tragédia climática.

Nos créditos com recursos controlados, vindos de bancos oficiais ou concedidos com dinheiro específico para o setor rural, o prazo passou de 15 de outubro para 30 de outubro. Nesse caso, a prorrogação só vale para os mutuários que formalizaram o pedido de desconto com base no decreto.

Em nota, o Ministério da Fazenda informou que o adiamento evitará que produtores rurais com perdas entrem em situação de inadimplência. Segundo a pasta, os mutuários terão mais tempo e tranquilidade para pedir os descontos previstos no decreto editado em agosto.

Leia mais

Banner Arleide Ótica
Brasília (DF), 20/03/2024, - Indígenas do Mato Grosso do Sul e do Paraná se reúnem em frente ao STF, onde se manifestarão contra a Lei 14.701/2023. A “Lei do Marco Temporal” está em vigor desde sua promulgação pelo Congresso, em dezembro. Os indígenas dos povos Avá-Guarani, Guarani e Kaiowá, Terena, Kinikinau e Kadiwéu reivindicam que ela seja declarada inconstitucional pelo STF, que já decidiu sobre o tema em julgamento de repercussão geral.
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Brasília (DF), 20/03/2024, - Indígenas do Mato Grosso do Sul e do Paraná se reúnem em frente ao STF, onde se manifestarão contra a Lei 14.701/2023. A “Lei do Marco Temporal” está em vigor desde sua promulgação pelo Congresso, em dezembro. Os indígenas dos povos Avá-Guarani, Guarani e Kaiowá, Terena, Kinikinau e Kadiwéu reivindicam que ela seja declarada inconstitucional pelo STF, que já decidiu sobre o tema em julgamento de repercussão geral.
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para 25 de setembro a audiência de conciliação no processo que trata medidas para proteger territórios com presença de indígenas isolados. O caso é relatado pelo ministro Edson Fachin.

A audiência contará com a presença de representantes do governo federal e dos indígenas e terá o objetivo de avaliar as propostas e dificuldades de cumprimento das determinações da Corte para garantir a sobrevivência de indígenas isolados e de recente contato, como os da Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo, no noroeste de Mato Grosso.

Em 2022, motivado por ações da Articulação dos Povos Indígenas (Apib), o Supremo proferiu as primeiras decisões de proteção aos indígenas que vivem isolados.

A principal medida trata das portarias que criaram restrições de acesso às áreas isoladas. As normas devem ser sempre renovadas antes do fim da vigência até a conclusão definitiva do processo demarcatório para impedir a entrada de terceiros, como missionários, garimpeiros, madeireiros e demais pessoas que possam explorar ilicitamente o território.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
CONCURSO LIMITE BOMBEIROS blog

Os concursos para as Polícias Militares (PMs) e os Bombeiros Militares não poderão estabelecer limites de preenchimento de vagas por mulheres, caso seja convertido em lei o projeto do senador Jorge Kajuru (PSB-GO) que começa a tramitar na Comissão de Segurança Pública (CSP).

Projeto de Lei 307/2024 altera a Lei Orgânica Nacional das PMs e Bombeiros (Lei 14.571, de 2023) vedando o estabelecimento de limites de vagas para mulheres ou cota máxima para convocação de mulheres. Kajuru diz que apesar das muitas conquistas das mulheres nas últimas décadas, as PMs e os Bombeiros ainda resistem à igualdade de gênero, o que em seu entendimento ofende o princípio da isonomia.

“Vários estados brasileiros estabeleceram restrições ao ingresso de mulheres, seja fixando um percentual máximo para sua participação nos efetivos, seja dispondo que apenas uma proporção das vagas de cada concurso possa ser provida por mulheres. Essa fração não costuma passar de 10%, configurando uma evidente e inconstitucional discriminação”, justificou o senador.

Kajuru ainda lembrou que as leis estaduais que impõem limites para o ingresso de mulheres têm sido questionadas judicialmente por afronta à Constituição, mas considera que uma lei nacional dispondo sobre o assunto seria mais eficaz que múltiplas ações judiciais. Segundo o parlamentar, a discriminação de gênero traz prejuízo à realização das próprias atividades policiais.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
Agente da Polícia Civil em operação. Foto: PC/ASSECOM.
Agente da Polícia Civil em operação. Foto: PC/ASSECOM.
Agente da Polícia Civil em operação. Foto: PC/ASSECOM.
Agente da Polícia Civil em operação. Foto: PC/ASSECOM.

Policiais civis da 23ª Delegacia de Polícia (DP) de Extremoz prenderam em flagrante, um homem de 65 anos, pela suspeita da prática do crime de ameaça contra a esposa nesta quinta-feira (12).

Após o crime, a vítima compareceu à delegacia para denunciá-lo. Ao iniciarem as diligências, os policiais foram à residência da vítima, verificaram a veracidade dos fatos e, na sequência, realizaram a prisão.

No decorrer da ação, foi constatado que o homem já havia incendiado a casa e ameaçado a vítima no dia 2 de setembro de 2024.

Ele foi conduzido à Delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Leia mais

Banner B Card Seridó
Advogados reunidos na tarde desta sexta-feira (13)
Advogados reunidos na tarde desta sexta-feira (13)
Advogados reunidos na tarde desta sexta-feira (13)

A eleição para a presidência da OAB, subseção de Caicó (RN), marcada para novembro de 2024, promete ser movimentada. Um grupo de advogados se mobiliza para lançar um candidato que enfrentará a atual presidente, Dra. Kalina Leila Medeiros, em busca do comando da instituição.

Nesta sexta-feira (12), esse grupo se reuniu para discutir estratégias e alinhar a sucessão. Fontes do Blog Sidney Silva confirmam que o nome a ser lançado já conta com apoios de advogados de diversas cidades da região, que têm direito a voto em Caicó.

A advogada Kalina Leila Medeiros, atual presidente da Subsecção da OAB/Caicó, confirmou que é candidata à reeleição. “A gente nunca deseja que haja disputa, mas, sabemos que quando as coisas começam a dar certo, é natural que os olhares se voltem e isso nos deixa até felizes, porque mostra que a advocacia está olhando para a OAB”, disse.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
Rio de Janeiro (RJ) 16/06/2024 - Incêndio do Parque Nacional de Itatiaia.
Foto: Corpo de Bombeiros RJ/Divulgação
© Corpo de Bombeiros RJ/Divulgação
Rio de Janeiro (RJ) 16/06/2024 - Incêndio do Parque Nacional de Itatiaia.
Foto: Corpo de Bombeiros RJ/Divulgação
© Corpo de Bombeiros RJ/Divulgação

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro combateu 460 focos de incêndio apenas nesta quinta-feira (12). Considerando o período de um único dia, este é o recorde do ano. Desde o início de 2024, já foram mais de 16 mil ocorrências atendidas.

Há cerca de duas semanas, dados divulgado pela corporação já apontavam para um alarmante aumento dos casos. Desde o início do ano, foi registrado um volume de ocorrências 85% superior ao do mesmo período de 2023. Os municípios do Rio de Janeiro (4.513), São Gonçalo (569) e Duque de Caxias (561) estavam no topo do ranking dos mais afetados, seguidos por Maricá, Nova Iguaçu, Niterói, Araruama, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes e Volta Redonda.

Em alguns casos, os incêndios ocorrem próximos a comunidades. Bombeiros estão combatendo chamas, por exemplo, no Parque Estadual da Pedra Branca, na encosta voltada para Realengo, na zona oeste da capital. O fogo também se alastrou na mata do Morro das Andorinhas, em Niterói, gerando preocupação dos moradores.

No Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na região serrana do estado, o combate a focos de incêndios também tem demandado esforços. A unidade de conservação, que abrange áreas dos municípios de Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis, tem a maior rede de trilhas do Brasil. É também um dos locais mais buscados para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICBMBio), que administra o parque, já precisou mobilizar seus brigadistas em diferentes ocasiões desde o mês passado.

Leia mais

Banner Arleide Ótica
Maceió (AL), 13/09/2024 - Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB) fazem manifestação durante a reunião da cúpula do G20. Foto: MUVB/Divulgação
© MUVB/Divulgação
Maceió (AL), 13/09/2024 - Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB) fazem manifestação durante a reunião da cúpula do G20. Foto: MUVB/Divulgação
© MUVB/Divulgação

Moradores de bairros de Maceió atingidos pelo afundamento do solo causado pela atividade de exploração de sal-gema pela petroquímica Braskem, realizaram nesta sexta-feira (13) um ato de protesto ao mesmo tempo em que ocorria a  reunião dos ministros da Economia dos países do G20, na cidade. As vítimas chamaram atenção para a necessidade de reparação ambiental pelos danos causados pela atividade exploratória. Aproximadamente 60 mil pessoas e 15 mil imóveis foram afetados. 

O protesto foi organizado pelo Muvb (Movimento Unificados de Vítimas da Braskem) diante da agenda do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20, que trava discussões sobre combate à desinformação e inclusão digital, entre outros temas, e que se reuniu na capital alagoana desde a segunda-feira (9) até esta sexta-feira.

O movimento divulgou uma carta aberta para os participantes da reunião na qual chama a atenção para o sofrimento causado a milhares de famílias que tiveram que sair de suas casas em razão do afundamento do solo. Segundo a organização, o texto foi protocolado na secretaria do G20.

“O crime cometido pela Braskem, decorrente da exploração descontrolada de sal-gema resultou no afundamento de bairros inteiros, deixando um rastro de destruição e desespero”, denuncia a carta.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
Rio de Janeiro (RJ), 13/09/2024 - A secretária nacional de Mudança do Clima do MMA, Ana Toni, fala durante coletiva de balanço da 4a reunião da Força-Tarefa para uma Mobilização Global contra a Mudança do Clima (TF CLIMA), no  Hotel Sheraton Gran Rio, zona sul da cidade.  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 13/09/2024 - A secretária nacional de Mudança do Clima do MMA, Ana Toni, fala durante coletiva de balanço da 4a reunião da Força-Tarefa para uma Mobilização Global contra a Mudança do Clima (TF CLIMA), no  Hotel Sheraton Gran Rio, zona sul da cidade.  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Força-Tarefa para uma Mobilização Global contra a Mudança do Clima do G20 fez sua quarta reunião que se encerrou nesta sexta-feira (13), no Rio de Janeiro. Ela vai propor mudanças sistêmicas necessárias para evitar o aumento de temperatura além do 1,5 grau Celsius (°C), por meio de respostas coordenadas das trilhas de sherpas (representantes de cada país do G20 que encaminham as discussões e acordos até a cúpula final com chefes de Estado) e de finanças do grupo. Conter esse aumento é fundamental para evitar impactos mais nocivos do aquecimento global.

A secretária Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Ana Toni, disse que, durante a reunião, foi reforçada ainda mais a importância de ter uma força-tarefa que junte financiamento, mudança do clima e meios de implementação. “Uma das coisas que ficou muito clara é o apoio dos países ao instrumento de plataforma de país, ou country platform, para agilizar e dar escala nos tipos de mudança que a gente precisa fazer”, disse.  

Segundo ela. ficou clara a existência de “um consenso da importância desse instrumento de agilizar a atração de investimentos externos para prioridades na área de clima”.

O encontro no Rio de Janeiro sucede três reuniões, a primeira por videoconferência (11 e 12 de março), e outros dois encontros presenciais: em Brasília (4 e 5 de abril) e em Belém (11 e 12 de julho).

Leia mais

Pesquisar