O concurso Ibama está autorizado. Inclusive, teve o número de vagas ampliado de 260 para 460 oportunidades. Desse total, 130 oportunidades serão para o cargo de analista administrativo, de nível superior.
A carreira também foi oferecida na última seleção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, realizada em 2021, organizada pelo Cebraspe.
Entender a dinâmica das seleções anteriores pode ser um diferencial importante na preparação.
Por isso, Qconcursos Folha Dirigida traz um panorama com a nota de corte e o aproveitamento do último candidato aprovado dentro do número de vagas imediatas para o cargo de analista administrativo.
Na época, a função teve oferta de 40 vagas, sendo 30 para ampla concorrência, 8 para negros e 2 para pessoas com deficiência.
Além dos dados de ampla concorrência, é possível conferir desempenho dos concorrentes às vagas destinadas para pessoas negras e pessoas com deficiência.
Também dá para conferir a análise da concorrência do último concurso e as informações sobre a próxima seleção, que deve ter edital ainda em 2024.
Como foi a concorrência do último concurso Ibama?
No concurso anterior, realizado para o cargo de analista administrativo, foram oferecidas 40 vagas, distribuídas entre ampla concorrência, candidatos negros e pessoas com deficiência.
Somente para a carreira de analista administrativo, o concurso de 2021 contou com 11.613 inscritos para as 40 vagas oferecidas, resultando em uma demanda de 290,33 candidatos por vaga.
No caso da ampla concorrência, a situação foi desafiadora com 11.613 inscritos disputando 30 vagas. O que significou uma demanda de 387,10 candidatos por uma vaga.
Já entre os candidatos com deficiência, foram 53 inscritos para 2 vagas, resultando em uma demanda de 26,50 por vaga. Quanto às cotas para negros, houve 1.998 inscritos para 8 vagas, o que representou uma demanda de 249,75 candidatos por vaga.