A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira 23 o filme que vai representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na 97ª Premiação Anual promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o Oscar 2025. “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, foi escolhido por unanimidade pela Comissão de Seleção.
“Estou orgulhosa de presidir essa comissão, que foi unânime na escolha desse grande filme sobre memória, um retrato emocionante de uma família sob a ditadura militar. “Ainda Estou Aqui” é uma obra-prima, sobre o olhar de uma mulher, Eunice Paiva, e com atuações sublimes das duas Fernandas. Esse é um momento histórico para nosso cinema. Não tenho dúvida que esse filme tem grandes chances de colocar o Brasil de novo entre os melhores do mundo. Nós, da indústria do audiovisual brasileiro, merecemos isso”, disse Bárbara Paz, presidente da Comissão de Seleção.
Leia também: Oscar: “Ainda Estou Aqui” é um dos seis pré-selecionados para representar Brasil
O filme
“Ainda Estou Aqui” é um filme baseado no livro do jornalista Marcelo Rubens Paiva, uma obra que foi escrita em 2015 e deu ao autor o prêmio Jabuti e uma indicação ao Prêmio Oceanos.
Nele, é contada a história de sua família, mostrando o assassinato de seu pai pela ditadura militar e a procura de sua mãe pelo marido, além da busca por justiça. A produção vem despertando o interesse dos fãs, principalmente no Brasil.
O filme é dirigido por Walter Salles, um premiado cineasta brasileiro que já foi apontado pelo jornal britânico The Guardian como um dos 40 melhores diretores do mundo. Além disso, ele é tido pela Forbes como o segundo cineasta com a maior fortuna do planeta.
O filme ainda não tem uma data oficial de estreia nos cinemas. Existe a possibilidade de o longa estrear só depois da temporada de festivais de filmes.
AgoraRN