Os candidatos à Prefeitura de de Natal Carlos Eduardo (PSD), Natália Bonavides (PT), Paulinho Freire (União) e Rafael Motta (Avante) participaram do debate promovido pela Inter TV Cabugi nesta quinta-feira (3). O encontro foi mediado pela jornalista Emmily Virgílio.
Os quatro candidatos foram convidados de acordo com a representatividade dos seus partidos e federações no Congresso Nacional.
Alguns dos principais temas do debate foram: o transporte público, a falta de vagas nas creches e a engorda da praia de Ponta Negra. Além disso, o debate teve acusações entre candidatos e críticas às gestões do atual prefeito Álvaro Dias e do ex-prefeito e atual candidato Carlos Eduardo.
O debate teria quatro blocos, mas acabou tendo um a mais após uma confusão entre os candidatos Carlos Eduardo e Paulinho Freire, que trocaram acusações ao fim do quarto bloco. Por conta da discussão, foi necessário chamar um intervalo, o que resultou em um quinto bloco.
Ao todo, o debate teve cinco blocos: o primeiro e o terceiro com temas livres; o segundo e o quarto com temas determinados; e o quinto ocorreu para conclusão das respostas do quatro bloco e para as considerações finais. A ordem de perguntas foi definida por sorteio.
No primeiro bloco, os candidatos tiveram oportunidade de fazer perguntas de tema livre. Conforme sorteio prévio, Rafael Motta fez a primeira pergunta para Carlos Eduardo. O candidato perguntou sobre a quantidade e os resultados das pesquisas eleitorais. Carlos Eduardo disse que as pesquisas servem como dados de informações. Na réplica, Rafael Motta criticou o resultado das pesquisas.
A segunda pergunta foi do candidato Paulinho Freire para Rafael Motta e tratou sobre a demora na elaboração e aprovação do Plano Diretor em Natal. Na resposta, Rafael Motta disse que a cidade cresceu à revelia sem o Plano Diretor e que vai focar em investimentos na Zona Norte de Natal. Na réplica, Paulinho Freire criticou a demora de gestões anteriores na aprovação do Plano Diretor.
Na terceira pergunta, a candidata Natália Bonavides questionou Paulinho Freire sobre o transporte público na cidade e criticou também a gestão do ex-prefeito Carlos Eduardo nessa temática. Paulinho Freire disse que vai fazer a licitação para o transporte público e criticou a governadora Fátima Bezerra (PT) em relação ao transporte interurbano. Na réplica, Natália Bonavides lembrou que Paulinho Freire já foi vice-prefeito de Natal e citou alianças dele com o candidato Carlos Eduardo.
O candidato Carlos Eduardo fez a quarta pergunta para a candidata Natália Bonavides. Ele questionou sobre projetos para revitalização da Ribeira e da Cidade Alta. Natália Bonavides disse que tem um plano para revitalizar a Ribeira com o uso do bairro por incubadoras e startups de tecnologia.
2º bloco
No segundo bloco, houve o sorteio de temas pré-definidos pelo núcleo de eleição da Inter TV Cabugi. O primeiro tema foi “transparência governamental”, e Carlos Eduardo escolheu o candidato Rafael Motta para responder. Motta prometeu a criação do programa “Facilita Natal”. Na réplica, Carlos garantiu que, se eleito, fará uma reforma administrativa.
O segundo tema sorteado foi “atração e geração de emprego”, e Paulinho Freire perguntou a Carlos Eduardo sobre o que ele fará para que Natal receba novos investimentos. Na resposta, Carlos Eduardo disse que “Plano Diretor nunca limitou o crescimento da cidade”. Paulinho disse que Natal ficou atrasada de outras capitais do Nordeste porque o Plano Diretor era “engessado”.
Rafael Motta questionou Natália Bonavides sobre o tema “previdência”, perguntando quais seriam as propostas dela para reequilibrar as finanças da prefeitura. Natália falou sobre a valorização dos servidores.
O quarto tema foi “porto e exportação”, Natália perguntou a Paulinho sobre o que é necessário para a potencialização nas atividades que podem ser exportadas pelo porto de Natal. Paulinho quer a instalação de uma marina na capital.
3º bloco
O terceiro bloco foi novamente de tema livre. Paulinho Freire perguntou para Carlos Eduardo sobre o motivo dele não ter feito uma aliança com o prefeito Álvaro Dias e o questionou sobre o governo Fátima Bezerra. Carlos Eduardo disse que o prefeito Álvaro Dias tem reprovação da população de Natal.
Rafael Motta fez a segunda pergunta para o candidato Carlos Eduardo: sobre a proposta dele para o transporte público de Natal. Carlos Eduardo disse que vai retomar as linhas de ônibus que foram retiradas na atual gestão e criticou o atual prefeito por não ter feito a licitação do transporte público. Na réplica, o candidato Rafael Motta disse que vai criar um cartão único mensal para uso no transporte público e que vai abrir concorrência no transporte público.
A terceira pergunta foi feita pela candidata Natália Bonavides para Paulinho Freire. Ela questionou sobre o transporte público e criticou também Carlos Eduardo sobre o tema. O candidato Paulinho Freire disse que Carlos Eduardo não vai fazer licitação do transporte público, já que não fez quando foi prefeito. Na réplica, Natália Bonavides voltou a criticar Carlos Eduardo e disse o transporte coletivo foi sucateado nos últimos anos.
A quarta pergunta foi de Carlos Eduardo, que questionou Paulinho freire sobre um processo no qual o candidato está sendo investigado por lavagem de dinheiro, corrupção e enriquecimento ilícito. Paulinho Freire respondeu dizendo que Carlos Eduardo responde processos, como na operação Cidade Luz, e que os órgãos fiscalizadores têm o direito de investigar pessoas públicas. Na réplica, Carlos Eduardo disse que nunca respondeu a processos em segredo de Justiça e que não tem nenhum processo por corrupção.
4º bloco
O bloco foi iniciado com um direito de resposta concedido a Carlos Eduardo para responder Natália Bonavides. Na sequência, houve mais uma série de perguntas sobre temas determinados. O tema foi “pavimentação”, e Natália perguntou a Carlos Eduardo como pavimentar mais ruas sem parcerias com outras esferas. Carlos respondeu que foi o prefeito que mais fez obras de drenagem e pavimentação na cidade.
Rafael Motta questionou a Paulinho Freire sobre “educação”. Paulinho ressaltou que fará parceria com a rede privada para reduzir a defesagem de vagas de creches para as crianças.
O terceiro tema sorteado foi “funcionalismo público”. Carlos Eduardo perguntou a Rafael Motta sobre proposta para valorização dos servidores. Rafael disse que é preciso fazer novos concursos públicos, citando a necessidade para a Guarda Municipal.
O último tema do debate foi “turismo”, e Paulinho Freire questionou Natália quanto a propostas para a área. Ela apontou a necessidade de acessibilidade dos pontos turísticos e se mostrou preocupada com a situação como a engorda da praia de Ponta Negra foi conduzida pela atual gestão da prefeitura.
O clima esquentou quando Paulinho Freire falou que o projeto da engorda foi iniciado por Carlos Eduardo, que chamou o adversário de “mentiroso e falso”. O bloco foi interrompido e o intervalo chamado.
5º bloco e considerações finais
O quinto bloco teve início com o complemento da pergunta da candidata Natália Bonavides ao candidato Paulinho Freire, após a interrupção no quarto bloco. Depois, teve início as considerações finais.
Cada candidato teve direito a 2 minutos para as considerações finais, e a ordem foi definida em sorteio realizado previamente.
O candidato Rafael Motta (Avante) disse que é um jovem que quer mudar a realidade e citou que vai mudar o turismo, a economia e gerar emprego e renda.
O candidato Carlos Eduardo (PSD) citou o passado dele como prefeito da cidade e disse que tem a experiência para assumir a gestão da prefeitura mais uma vez.
Natália Bonavides (PT) disse estar angustiada com o desequilíbrio dos adversários e destacou que a candidatura dela é a que tem a maior capacidade de conseguir investimentos para Natal.
Paulinho Freire (União) disse que Natal “não pode voltar ao passado” e falou que o seu plano de governo tem as propostas mais exequíveis.
Por g1RN