O Governo do Rio Grande do Norte detalhou nesta sexta-feira 4, o esquema reforçado de segurança pública que será aplicado na Operação Eleições 2024 nos 167 municípios do estado. Segundo o secretário estadual de Segurança Pública (Sesed), coronel Francisco Araújo, o Governo do Estado está investindo quase R$ 10 milhões para garantir a tranquilidade durante o primeiro turno das eleições municipais, que será neste domingo 6.
“Planejamento pronto. Todos os 167 municípios, 60 zonas eleitoras e mais de 1.500 locais de votação, terão servidores do sistema de segurança pública, que irão trabalhar de forma integrada para garantir o pleito eleitoral”, afirmou Araújo, destacando que, para este pleito, a Sesed adotará a mesma estratégia dos pleitos anteriores.
Para isso, todo o efetivo que atua no RN, ou seja, mais de 12 mil agentes de segurança pública, com exceção dos servidores que estiverem de férias ou licença médica, atuarão no esquema. Araújo destacou que estão sendo investidos quase R$ 10 milhões em diárias operacionais, “além do pagamento do auxílio-alimentação”, garantiu.
Segundo o comandante geral da Polícia Militar do RN, coronel Alarico Azevedo, a PM em cada um dos locais de votação do Estado terá dois policiais militares que atuarão especificamente para garantir a segurança dos eleitores e servidores da Justiça Eleitoral, além das patrulhas a pé e motorizadas.
“Iniciamos nosso reforço nesta sexta-feira 4, com o reforço da segurança do transporte das urnas eletrônicas que serão usadas no interior do RN. Também enviaremos mais de 2,5 mil policiais militares para todas as cidades do Estado, para se somarem aos demais agentes de segurança pública que atuarão neste domingo, garantindo que o cidadão possa exercer seu direito de voto”, afirmou Alarico.
Polícia Civil vai ter reforço de 590 agentes
A delegada geral da Polícia Civil do RN, Ana Cláudia Saraiva afirmou que a corporação trabalhará de forma integrada às demais forças de segurança e de forma supletiva à Polícia Federal. E que serão 590 policiais da corporação atuando durante o pleito, sendo 440 no interior do RN e 150 nos municípios da Região Metropolitana de Natal.
“A Polícia Civil será na lavratura dos procedimentos, em mais de 90% dos municípios do Estado, e, em eventuais crimes eleitorais, no posterior encaminhamento à Polícia Federal. Onde não é sede da Polícia Federal, atuaremos de forma supletiva”, disse Ana Cláudia.
A Operação Eleições 2024 será acompanhada em tempo real pela Sesed, com o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), coordenado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), ativado neste domingo 6. que contará com servidores dos órgãos do sistema de segurança pública para gerenciar as ocorrências relacionadas ao pleito eleitoral.
A Operação Eleições 2024 também contará com participação da Polícia Penal, com servidores da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, de guardas municipais, além da participação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Neoenergia Cosern. l
AgoraRN