A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Beirute, capital libanesa às 13h18 (horário de Brasília). O voo deste sábado 5 contou com 229 brasileiros e 3 pets a bordo.
De acordo com nota do governo federal, está prevista uma escala em Lisboa (Portugal) para reabastecimento antes da decolagem para o Brasil.
O voo faz parte da primeira fase da Operação Raízes do Cedro, do governo federal, de repatriação de brasileiros.
A aeronave chegou a Beirute às 11h22 (no horário de Brasília). O avião partiu de Lisboa, em Portugal, no início da manhã.
Leia também: Líbano: Lula diz que vai repatriar brasileiros em todo lugar que for preciso
Estima-se que 20 mil brasileiros morem em território libanês. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) contabiliza cerca de 3 mil brasileiros que desejam deixar o país, em meio à escalada das operações militares das Forças Armadas de Israel.
A repatriação estava prevista para sexta-feira 4, mas foi adiada para análise das condições de segurança. Na noite de quinta, os bombardeios israelenses em direção ao Líbano foram intensificados. Até mesmo áreas próximas do aeroporto de Beirute chegaram a ser atingidas.
Voo para repatriar brasileiros no Líbano tem lista com 215 nomes
A lista para o primeiro voo de repatriação de brasileiros no Líbano conta com 215 nomes. Destes, 70% são mulheres e crianças, de acordo com integrantes do governo. O voo, previsto para esta sexta-feira 4, foi adiado para sábado 5.
O governo brasileiro suspendeu os dois comboios de ônibus para levar os repatriados para o Aeroporto Internacional de Beirute. De acordo com fontes diplomáticas, a intensificação dos ataques impede que haja uma operação do tipo.
A princípio, o Itamaraty havia definido dois pontos de encontro para os brasileiros. E os ônibus seriam escoltados pelo exército libanês.
AgoraRN