A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) marcou presença no Encontro Nacional de Compliance do Sistema Indústria, realizado nestas terça e quarta-feira (8 e 9), em Brasília. O evento é uma oportunidade para compartilhar experiências e boas práticas com o intuito de promover o desenvolvimento profissional e a disseminação da cultura de compliance e integridade.
A Gestora do Programa Corporativo de Compliance do Sistema FIERN, Gabriella Rebouças, participou do evento. “O encontro proporciona capacitação e treinamento, como também é uma excelente oportunidade para expor nossas atuações, de maneira que aperfeiçoamos os pilares que sustentam a efetividade do compliance, e neste evento damos ênfase a comunicação, gestão de riscos, treinamento e o principal, o apoio da alta gestão”, afirma.
Ainda no primeiro dia do encontro, Gabriella integrou a mesa redonda em Due Dilligence de Integridade, junto a Gabriel Nogueira, do Sebrae Nacional, e Carla Domingues, gerente de Monitoramento e Gestão de Riscos da CNI. “Trouxemos as práticas e preocupações que temos ao olhar o Compliance não apenas ‘da porta para dentro’, mas também com quem se relaciona com o Sistema FIERN, como parceiros de negócios e fornecedores, porque as ações deles podem reverberar para a a imgem e reputação do Sistema FIERN”, explica.
Em mensagem gravada especialmente para a abertura do evento, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, destacou que o encontro é uma oportunidade única para aprender, trocar ideias e experiências e evoluir cada vez mais em direção à construção de uma sociedade baseada na ética e na integridade. “Com a participação efetiva de todos, podemos construir um futuro melhor com base na competitividade e buscando ética e integridade acima de tudo”, diz.
Os colaboradores do programa de Compliance do Sistema FIERN, Marccio Rodrigues e Rafaella Martinez, também participaram do Encontro Nacional de Compliance.
Painéis e mesas redondas debatem diferentes aspectos do compliance
Após a abertura, a programação do encontro prosseguiu com diversos painéis e mesas redondas. A superintendente de Compliance e Integridade da CNI, Danusa Costa Lima e Silva de Amorim, abriu as discussões abordando o aspecto estratégico do compliance, e dando exemplos de práticas que são desenvolvidas pela CNI.
A gerente de Integridade e Compliance da ApexBrasil, Daisy Barretta, falou sobre o tema diversidade e inclusão. Na sequência, Andressa de Oliveira, representando a Federação das Indústrias do Amazonas (FIEAM), abordou o compliance na educação. Para finalizar a programação do dia, Marcelo de Andrade, representando a Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul (FIEMS), debateu o compliance como ferramenta de apoio à Gestão.
A programação desta quarta-feira (9) iniciou com o diretor de Compliance da BRF e coordenador da Força Tarefa de Compliance e Integridade no B20 Brasil, Reynaldo Goto, discutiu tendências globalizadas de compliance na iniciativa privada. Em seguida, Davi Bomtempo, superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, falou sobre ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa). Patrícia Rosa, representando a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), falou sobre ética e responsabilidade social em cenários catastróficos.
Também foram abordados os temas de gestão de riscos, com Fernanda Figueiroa, gerente-executiva do Banco do Brasil, e André Luiz Gusi Rosa, representando a Federação das Indústrias do Paraná (FIEPA). À tarde, Antônio Martiningo, coordenador do Comitê de Auditoria na BB Seguridade e na Petros e membro do Conselho Fiscal da Natura, apresentou a visão da alta administração sobre compliance. Em seguida, aconteceu a mesa redonda sobre LGPD, com as participantes Lívia Sales, representando a Federação das Indústrias do Ceará (FIEAC), Tânia Rubia, representando a Federação das Indústrias de Alagoas (FIEAL) e Fabíola Pasini, gerente de consultoria da Diretoria Jurídica da CNI.
Finalizando o dia, Viviane Dias, representando a Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), abordou o monitoramento do Programa de Compliance, e Arthur Fagundes, da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), falou sobre a Jornada Compliance.
Participaram do encontro integrantes da Rede Nacional Colaborativa de Compliance, com Departamentos Regionais, Conselhos Nacionais do SESI e do SENAI, diretores, gestores e corpo técnico da CNI, do SESI, do SENAI e do IEL.