Um dos principais projetos nacionais de incentivo e valorização da música, o Sonora Brasil ainda tem programação gratuita para Natal e Mossoró, entre 13 e 15 de outubro. A iniciativa é do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) e tem como proposta o intercâmbio cultural por meio de produções musicais.
Em Mossoró, a apresentação do dia 13 de outubro permanece no Espaço Cultural Teatro de Quintal. Quem apresenta é Bia Gurgel (Mossoró) e Ana Paula e Seu Risca (SC), a partir das 19h. Já em Natal, Ana Paula Silva e Seu Risca (SC) se apresentam no auditório do Sesc Cidade Alta a partir das 19h, após uma necessidade de alteração no local.
A temática do Sonora Brasil deste ano é “Encontros, Tempos e Território” e a programação gratuita prevê apresentações em Natal e Mossoró. Além dessas duas previstas para os próximos dias, outras cinco atividades já aconteceram.
A atração comum a Natal e Mossoró é a dupla Ana Paula e Seu Risca, que trazem um diálogo entre as canções nascidas na vivência de Ana Paula da Silva com manifestações populares de Santa Catarina e os cânticos entoados por mais de 50 anos pelo Seu Risca. Há um encontro de vozes e batidas de tambores destes dois artistas, acompanhados da sonoridade de instrumentistas experientes em manifestações culturais. Bateria e percussão, baixo elétrico, sax e flauta, viola, violões e coro caminham pelo Catumbi, pela Dança do Vilão, por rezas de caboclas e caboclos. As canções buscam proporcionar reflexões, surpresas e curiosidades ao que pulsa pela Baía da Babitonga e pela região do planalto serrano catarinense.
Sonora Brasil
Um projeto desenvolvido pelo Sesc há 26 anos, com o objetivo de apresentar ao público as mais diversas produções culturais do país. Por meio de apresentações musicais comentadas, mapeia e incentiva desde manifestações de territórios isolados até novas experiências de fruição musical, aguçando a percepção sobre a pluralidade étnico-cultural no Brasil.
O Sonora Brasil é parte integrante da proposta de desenvolvimento cultural e artístico promovida pelo Sesc de valorização, preservação e difusão do patrimônio cultural-brasileiro. A curadoria é composta por profissionais dos 27 departamentos regionais e três polos do Sesc. Os artistas foram convidados para se unirem em dez duplas e criarem espetáculos inéditos para o projeto.