A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou, na quinta-feira, 17, a cerimônia comemorativa aos 50 anos do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O evento aconteceu na Escola de Música da UFRN, onde estiveram presentes estudantes, docentes, servidores técnico-administrativos e terceirizados que fazem parte da história da unidade, entre eles o reitor em exercício da UFRN, Henio Ferreira de Miranda, que já atuou como diretor do CCS.
“Sinto uma enorme alegria e satisfação de participar deste momento de comemoração”, compartilhou Henio Miranda, ao expressar a gratidão a todas as pessoas que contribuíram para o fortalecimento do centro e reconhecer o empenho da comunidade universitária para a sua evolução constante. O reitor em exercício ressaltou a extensa estrutura do CCS, que se reverte em elevada produção científica e uma íntima relação com a sociedade, por meio das centenas de ações de extensão e assistência voltadas à comunidade externa.
O esforço pela qualidade acadêmica também foi destacado por Henio Miranda, ao citar os resultados positivos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). “Isso se reflete em uma formação cada vez mais qualificada, a fim de diplomar profissionais de saúde capacitados e preparados para atender às demandas da sociedade”, adicionou o gestor, ao reconhecer a contribuição do CCS para o cumprimento da missão social da UFRN.
A trajetória da unidade cinquentenária foi detalhada pelo professor Stênio Gomes da Silveira, que rememorou pontos importantes da presença da unidade na UFRN e na sociedade, onde estão presentes os profissionais de saúde formados pela instituição. De acordo com Stênio Gomes, a universidade já formou “um mundo de pessoas que engrandecem as profissões exercidas e a assistência à saúde em Natal, no Rio Grande do Norte e no Brasil”.
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) foi eleito pelo Ranking 100 Open Startups 2024 a entidade pública que mais contribui para a prática de inovação aberta (Open Innovation), no estado do Rio Grande do Norte. A premiação, conferida na noite desta quinta-feira, 17 de outubro, é considerada um dos índices mais importantes de seu segmento em nível nacional e na América Latina.
Ocorrida no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro (RJ), e transmitida por meio deste canal no YouTube, a premiação também destacou, pelo segundo ano consecutivo, a beAnalytic – startup associada ao Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque). Nesta edição, a empresa foi eleita a 4ª melhor em inovação aberta, na categoria de Big Data.
“Hoje, essa é a principal premiação do mercado de tecnologia, também conhecida como ‘Oscar das Startups’. E nossa empresa vem se destacando desde o ano passado, com um resultado muito bom, sobretudo quando consideramos as mais de 900 startups que se inscreveram na premiação”, comenta Daniel Luz, CEO da beAnalytic.
Ecossistemas
A etapa regional da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) iniciou na última segunda-feira, 14/10. O evento de abertura ocorreu no Campus Lajes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e é fruto da aprovação do projeto “Conexão Ciência: fortalecendo o conhecimento científico e tecnológico no RN” – submetido pelo Instituto – na chamada pública CNPq/MCTI nº 08/2024, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A abertura contou com uma mesa inicial, composta pelo diretor-geral do Campus Lajes, André Bezerra, pela coordenadora da Editora IFRN, Magda Diniz, o coordenador de pesquisa e inovação do Campus Lajes, Danyel Aguiar, e por um dos responsáveis pela submissão do projeto, Daniel Lima. Durante o evento, também estiveram presentes diretores sistêmicos, diretores gerais e acadêmicos, servidores e estudantes do Instituto.
O momento contou, ainda, com a palestra “Para ver ciência em todos os lugares”, ministrada pelos professores do Campus Natal-Central, Amadeu Albino e Glória Albino. Para Glória, o desejo é que a 21ª SNCT amplie o conhecimento científico: “O que a gente quer é que a ciência chegue a todos, em todos os lugares. Então poder falar sobre ciência, a importância da ciência para todo o desenvolvimento do país, é muito importante para a gente”, disse.
O projeto submetido pelo IFRN conta com uma gama de atividades a serem executadas, como: exposições e experimentos tecnocientíficos; palestras e rodas de conversa. Essas atividades ocorrerão em dez municípios do estado, com as seguintes datas já divulgadas pela organização:
O avanço do mar tem trazido grandes transtornos para a orla urbana de Natal. Na madrugada desta quinta-feira, a preamar chegou a 2.6 na orla de Natal, de acordo com a tábua de marés, deixando evidente a preocupação dos órgãos municipais com a segurança da população.
A Prefeitura Municipal de Natal reforça a contenção junto às barracas na praia da Redinha como forma de evitar maiores danos com a força da maré alta que deve se estender até o próximo domingo. A Defesa Civil Municipal interditou 14 barracas, dentre as quais foram notificados quatro proprietários, e determinou a demolição de duas estruturas devido ao risco de desabamento com o avanço do mar.
A Prefeitura de Natal realizou vistoria desde a quarta-feira e reforçou os sacos de areia distribuídos nos pontos em que o mar atingiu barracas e casas. Ao todo, são 14 estruturas atingidas e interditadas pela Defesa Civil, das quais quatro barracas foram notificadas e outras duas demolidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semurb) devido ao alto risco de desabamento. As outras oito edificações foram interditadas, mas não tiveram os proprietários identificados.
Ao longo da orla de Natal, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), segue monitorando o avanço do mar, indo da praia da Redinha a Ponta Negra, auxiliando nas necessidades dos moradores e quiosqueiros.
A 62 edição da festa do boi que está acontecendo até o próximo sábado, 19 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes em Parnamirim, recebeu a 21ª ExpoSindi Brasil, consolidada como a maior exposição nacional da raça. Dos 1500 bovinos na feira deste ano, mais de ¼ dos animais, 390, são da raça Sindi. O número faz com o evento seja a maior exposição de Sindi em número de animais no mundo.
Raça de genética zebuína, o Sindi possui características produtivas de dupla aptidão (leite e corte), precocidade, fertilidade e rusticidade. As características foram essenciais para criação da raça, que tem origem no Paquistão, na região Nordeste.
De acordo com estimativas da Associação Brasileira dos Criadores de Sindi, o rebanho vem crescendo no Brasil mensalmente entre 12% e 15%. “O Rio Grande do Norte se destaca pela qualidade genética dos animais, somos fortes competidores em nível nacional”, detalha Orlando Procópio, vice-presidente da ANORC e presidente da ABCSindi.
Leilão Sindi Estrelas
Durante blitz realizada na Avenida Engenheiro Roberto Freire na Zona Sul de Natal, três motoristas foram presos por misturar álcool e direção. Dois deles, homens de 26 e 29 anos, ao serem submetidos aos testes de alcoolemia, apontaram valores superiores a 0.33mg/l.
Já um condutor de 27 anos se recusou a realizar o teste, mas diante dos visíveis sinais de alteração da capacidade psicomotora, também recebeu voz de prisão dos policiais que estavam na ação.
As prisões foram realizadas pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da SEÇÃO LEI SECA na madrugada desta sexta-feira, 18 de outubro.
Além das prisões dos três condutores pelo crime de embriaguez ao volante, a fiscalização também realizou sete autuações administrativas pela mistura de álcool e direção.
Os campi João Câmara, São Gonçalo do Amarante e São Paulo do Potengi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) publicaram na última sexta-feira, 11/10, a retificação do Edital nº29/2024, que trata da ampliação do prazo de inscrições para o Hotel de Projetos 2024. Com isso, os projetos podem ser inscritos até o dia 20 de outubro, via formulário.
A iniciativa é feita em conjunto com as entidades Trevo Incubadora, Incubadora Tecnológica do Campus João Câmara (ITJC) e Incubadora Tecnológica Potengi (IT Potengi), que atuam nos campi São Gonçalo do Amarante, João Câmara e São Paulo do Potengi, respectivamente. Ao todo, o Hotel de Projetos 2024 contemplará 18 projetos, sendo seis deles para cada incubadora.
O Hotel de Projetos tem como objetivo o estímulo à cultura do empreendedorismo inovador e o acesso a consultorias e capacitações por meio de oficinas na área do empreendedorismo, aprimorando as ideias, protótipos ou modelos de negócios.
Para se inscrever é preciso formar uma equipe com no máximo três pessoas, que podem ser estudantes regulares do IFRN – tanto dos campi onde as incubadoras estão instaladas quanto dos demais campi – por egressos do Instituto e também pela comunidade externa. Além disso, as pessoas interessadas devem ter conhecimento no tema do projeto a ser desenvolvido, que deve se encaixar nas áreas de atuação das incubadoras:
Dias depois do apagão que deixou até 3,1 milhões de pessoas sem luz na cidade São Paulo, a Câmara dos Deputados, em regime de urgência, aprovou nesta quinta-feira (17) projeto de lei que concede aos municípios mais poderes de fiscalização e controle sobre os serviços de fornecimento de energia elétrica. A matéria agora será analisada pelo Senado Federal.
O Projeto de Lei 1.272, de 2024, altera duas leis: a que estabelece normas para outorga e prorrogações das concessões de serviços públicos (Lei 9.074 de 1995), e a que instituiu a Agência Nacional de Anergia Elétrica (Aneel), responsável por regular e fiscalizar o setor no país.
De acordo com o relator, o deputado Cleber Verde (MDB-MA), são os municípios que têm mais condições de fiscalizar e controlar os serviços de energia elétrica nos seus territórios.
“O atual modelo de centralização na União e na Aneel tem se revelado insuficiente para garantir um atendimento eficaz. O apagão que afetou 15 dos 16 municípios do Amapá em 2023, além de episódios de falta de energia em São Paulo e no Rio de Janeiro, são provas claras de que o sistema atual precisa ser reformado”, afirmou o parlamentar.
O Supremo Tribunal Federal concluiu, nesta quinta-feira (17), julgamento que definiu medidas para garantir o atendimento de pessoas transexuais e travestis pelo SUS, de acordo com o gênero que a pessoa se identifica.
O Ministério de Saúde deve adaptar os sistemas de marcação de exames e consultas independentemente do registro do sexo biológico da pessoa.
O presidente do STF, o ministro Luis Roberto Barroso, disse que não pode haver discriminação no serviço de saúde.
Pela decisão, na Declaração de Nascido Vivo deverá ser incluída, ao lado do preenchimento do nome da mãe, a expressão “parturiente”, e do nome do pai, o termo “responsável legal”, para garantir a dignidade de todas as pessoas, independentemente do gênero.
O Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Mossoró) está com inscrições abertas para diversos cursos profissionalizantes com início em outubro de 2024. As oportunidades são para quem busca qualificação em áreas como eletricidade, operação de sonda, refrigeração, recursos humanos, logística e outras. Os cursos são realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró/RN.
De acordo com o agente de mercado do SENAI Mossoró, Alexandre Bruno Barreto, os cursos são totalmente gratuitos. As cargas horárias dos cursos variam entre 160h e 210h. As aulas serão realizadas nos períodos matutino, vespertino e aos sábados.
“Nossos cursos são de qualificação profissional, ou seja, são ideais para quem busca uma nova profissão ou deseja se especializar em alguma área. Aqui, formamos profissionais desde o zero, com aulas teóricas e, principalmente, muita prática. 80% do curso é realizado em laboratórios, onde os alunos aprendem a realizar todas as tarefas de um eletricista, por exemplo”, destaca.
Oscursos oferecidos são Eletricista Industrial: 160h, vespertino e matutino; Operador de Sonda: 210h, vespertino; Refrigeração: 160h, vespertino; Assistente de Recursos Humanos: 160h, matutino e vespertino; Mecânico de Manutenção de Motores Ciclo Otto: 160h, vespertino; Auxiliar Administrativo de Logística: 160h, sábados; Assistente de Controle de Qualidade: 160h, sábados; Eletricista Predial: 160h, vespertino; e Encanador Hidráulico: 160h, vespertino.
Dentro da programação da VII Semana de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho (Seast), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DDPQV/Progep) promoverá a I Trilha no Parque Nacional da Furna Feia.
Em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), a trilha será realizada neste sábado (19), saindo às 6h do Epílogo de Campos. A atividade será destinada para os servidores da Uern.
Na ocasião, será realizada uma oficina de cerâmica. De acordo com a psicóloga Bianca Valente, da DDPQV/Progep, este será um importante momento de confraternização e integração entre os servidores.
As inscrições são limitadas e podem ser feitas através do formulário de inscrição, sendo cobrado a taxa de 35,00, com oficina de cerâmica e almoço inclusos.
O Brasil conheceu os seus adversários na Copa do Mundo de rugby XV feminino, que será disputada entre 22 de agosto e 27 de setembro de 2025 na Inglaterra. Sorteio realizado nesta quinta-feira (17) colocou a seleção brasileira no Grupo D da competição, ao lado de África do Sul, França e Itália.
“Os cabeças-de-chave são muito parelhos, e a França é uma das seleções mais fortes da competição. Já a Itália tem um time rápido e que nos forçará a jogar em uma velocidade maior. E a África do Sul tem um estilo de jogo agressivo, vertical e físico, com atletas muito fortes. Será uma experiência inédita e muito boa para as Yaras”, declarou o técnico do Brasil, o uruguaio Emiliano Caffera.
A Copa do Mundo de rugby XV contará com a participação de 16 seleções, que estão divididas em quatro grupos: Grupo A (Inglaterra, Austrália, EUA e Samoa), Grupo B (Canadá, Escócia, Gales e Fiji), Grupo C (Nova Zelândia, Irlanda, Japão e Espanha) e Grupo D (França, Itália, África do Sul e Brasil).
Agência Brasil
Com 1.027 vagas, a minuta do edital do concurso Embrapa 2024 está em elaboração. Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, a empresa informou que os preparativos transcorrem dentro dos prazos contratuais.
“A Embrapa esclarece que a minuta do edital do concurso público 2024 está em elaboração, dentro dos devidos prazos contratuais, cumprindo o compromisso da empresa em garantir o pleno atendimento às exigências de um concurso público deste porte, bem como das futuras contratações”.
A minuta de edital está sendo elaborada pela Embrapa com o Cebraspe, contratado como o organizador do concurso.
Fontes ligadas à empresa já tinham adiantado, com exclusividade ao Qconcursos Folha Dirigida, que o edital estava ‘praticamente pronto’, mas ainda dependia do aval do jurídico quanto às vagas, cotas e mais regras para ser divulgado.
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) publicou um edital para seleção de discentes e de especialista convidado em Computação e áreas afins. Estão sendo ofertadas três vagas, além de formação de cadastro de reserva. As oportunidades são para atuação prioritária no projeto “Desenvolvimento de soluções inteligentes para meios de pagamento, automação comercial e plataformas digitais”.
As inscrições para a seleção estão abertas até o dia 29 de outubro e devem ser feitas por meio do preenchimento de formulário eletrônico, conforme dispõe o Edital nº 002/2024. As vagas ofertadas são distribuídas em três perfis de atuação e as remunerações variam de R$ 3 mil a R$ 5.640,00.
O primeiro perfil é o de Desenvolvedor Sênior, para especialista convidado, que deve ter pelo menos graduação completa em Computação ou áreas afins. A carga horária é de 30h semanais e o valor da bolsa é de R$ 5.640,00.
O outro perfil é o de Engenheiro de Testes, para o qual é exigido que seja estudante da UFRN e que tenha graduação em andamento em Computação ou áreas afins. A carga horária é de 30h semanais e o valor da bolsa é de R$ 3 mil.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio do Departamento de Educação (Deduc) do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), promove a 10ª edição da Jornada Internacional de Alfabetização. O evento tem como tema A Desdualização da Alfabetização: um Mergulho na Alfabetização Integral e acontece em formato virtual, de 6 a 9 de novembro. Interessados podem participar de mesas temáticas com palestrantes nacionais e internacionais, minicursos e simpósios temáticos sobre pesquisas desenvolvidas na área. As vagas são limitadas.
Os objetivos principais da iniciativa são promover a reflexão crítica sobre as práticas de alfabetização e incentivar uma perspectiva integral que valorize a diversidade de métodos e abordagens. Além disso, será discutida a centralização do processo de ensino e aprendizagem nos seus principais atores: o professor e o aluno. A jornada tem como instituições parceiras a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade do Estado da Bahia (UESB) e a Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). É possível conferir a programação completa no site oficial do evento.
Na ocasião, serão apresentadas pesquisas acadêmicas. Podem ser inscritos estudos, relatos de experiências e investigações concluídas ou em andamento. Após a exposição, o trabalho completo poderá ser submetido à comissão científica da revista do evento. O prazo de inscrição dos resumos para apresentação segue até 30 de outubro.
É possível entrar em contato com a equipe organizadora da Jornada Internacional de Alfabetização pelo e-mail jornadainternacionalalfabetiza@gmail.com.
A Ouvidoria Geral da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) se reuniu na manhã desta quinta-feira (17) com representantes do Núcleo de Gestão Estratégica do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP/RN).
O encontro teve como objetivo discutir e fornecer subsídios para o desenvolvimento do Projeto de Integridade e Compliance, coordenado pela Controladoria Geral do Estado (CONTROL/RN).
A iniciativa busca fortalecer a implementação de boas práticas de governança, com foco em assegurar maior transparência, ética e responsabilidade no setor público. O envolvimento da Ouvidoria da SESED reflete o compromisso com a integração de órgãos e a promoção de uma gestão mais eficiente e alinhada aos princípios de integridade.
A nova diretriz europeia de manejo da hipertensão arterial mudou a classificação da pressão considerada normal: sai o tradicional 120 por 80 (o famoso 12 por 8) e entra o 120 por 70 (ou 12 por 7). A redução segue estudos que indicam maior predisposição a complicações cardiovasculares a partir de um nível de 115 por 70 e, apesar de ser voltada a médicos europeus, já começa a ser adotada também em consultórios no Brasil.
O documento também cria uma nova categoria, batizada de “pressão arterial elevada” — onde foi parar o 12 por 8, e que demanda acompanhamento mais próximo do paciente. Na prática, a classificação fica assim:
A medida vale para adultos a partir dos 20 anos. Antes disso, há outra classificação, que considera a idade, o sexo e a altura do paciente, explica o cardiologista Fábio Argenta, membro do Comitê de Comunicação da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
No Dia Nacional da Vacinação, celebrado nesta quinta-feira (17/10), o Zé Gotinha dá dicas importantes para que a população saiba o momento certo de tomar cada uma das vacinas, que estão disponíveis gratuitamente nas unidades de saúde de todo Brasil. Além de prevenir doenças graves, a imunização contribui para reduzir a disseminação de doenças na comunidade, protegendo aqueles que não podem ser vacinados por algum motivo.
Por isso, o Zé Gotinha separou algumas dicas essenciais para você. Confira:
O Calendário Nacional de Vacinação explica quando cada imunizante deve ser aplicado. Segue um resumo:
A qualquer tempo, caso não tenha sido vacinado ou apresente esquema vacinal completo: Hepatite B (iniciar ou completar 3 doses), dT (iniciar ou completar 3 doses), Febre Amarela (dose única para aqueles vacinados antes de 5 anos da idade ou que nunca foram vacinados), Tríplice Viral (iniciar ou completar 2 doses)
Pelos próximos cinco anos, as luvas não cirúrgicas da China, da Malásia e da Tailândia pagarão mais para entrar no Brasil. O Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) tornou definitiva a tarifa antidumping aplicada sobre esses produtos, após comprovar práticas desleais de comércio internacional.
Desde fevereiro, as luvas não cirúrgicas desses países pagam sobretaxa entre US$ 1,86 e US$ 33,52 por mil unidades importadas. Agora, a Gecex/Camex tornou a tarifa antidumping definitiva. Esses equipamentos são usados em procedimentos de odontologia, veterinária e medicina.
A aplicação do direito antidumping em fevereiro tinha sido provisória, porque as análises preliminares tinham constatado a existência de dumping (produção abaixo do preço de custo) e de prejuízos aos produtores brasileiros. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), as investigações confirmaram a prática comercial desleal.
Autorizada pela Organização Mundial do Comércio (OMC), a tarifa antidumping permite a um país sobretaxar produtos caso seja constatada a produção abaixo do preço de custo e ameaça aos produtores nacionais que não conseguem competir com o produto importado.
Policiais civis da 82ª Delegacia de Polícia (DP) de Serra Caiada, com apoio da 33ª DP de São Paulo do Potengi e da 20ª DP de Macaíba, cumpriram, na manhã desta quinta-feira (17), um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 25 anos, suspeito de envolvimento em um roubo ocorrido no município de Senador Elói de Souza.
Segundo as investigações, o suspeito, acompanhado de outros dois comparsas, invadiu, armado com uma espingarda calibre 12, um sítio na zona rural da cidade. Durante a ação, eles renderam o proprietário e mais duas vítimas, realizando um arrastão que resultou no roubo de pertences pessoais e de uma motocicleta. Após diligências, as equipes policiais localizaram e prenderam o suspeito na cidade de São Paulo do Potengi.
O homem foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e incentiva o envio de informações anônimas pelo Disque Denúncia 181.
Policiais civis da 33ª e 36ª Delegacias de Polícia (DP) cumpriram, nesta quinta-feira (17), um mandado de prisão contra uma mulher de 38 anos, no município de São Paulo do Potengi/RN.
A mulher, que já estava cumprindo pena, teve seu regime de cumprimento regredido por determinação da Vara de Execução Penal de Natal/RN, sendo recapturada pelas equipes policiais. Ela responderá pelo crime de receptação.
A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e incentiva o envio de informações anônimas por meio do Disque Denúncia 181.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.
Policiais civis da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (DEFUR) de Natal deflagraram a “Operação Check-Up”. Durante a ação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário. A ação resultou na prisão em flagrante de um homem pela suspeita da prática do crime de receptação dolosa.
De acordo com as investigações, dois homens, um de 23 anos e outro de 25 anos, teriam arrombado um veículo no dia 10 de junho e furtado equipamentos de trabalho da vítima que estavam no interior do automóvel, avaliados em R$ 45.000,00. Os indivíduos são investigados pelo crime de furto qualificado. Além disso, foi constado também que ambos já têm passagem criminal e estão atualmente submetidos a monitoramento eletrônico.
Durante o cumprimento de um dos mandados de busca e apreensão, no bairro da Ribeira, localizado na Zona Leste de Natal, um dos investigados foi preso por possuir objeto com registro de roubo, ocasionando a prisão em flagrante pelo crime de receptação dolosa.
Além disso, em uma residência no bairro Cidade Nova, na Zona Oeste da Capital Potiguar, os policiais apreenderam uma arma de fogo de uso permitido. A operação Check-Up é mais uma ação da DEFUR contra furtos de objetos deixados no interior de veículos automotores.
Após mais de um ano de análise, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) elevou para 25% o Imposto de Importação para 11 tipos de produtos de ferro e de aço. O órgão atendeu a pedido do Sindicato Nacional da Indústria de Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos (Sicetel) para reajustar as alíquotas, que apontava concorrência desleal dos produtos importados.
Em abril do ano passado, o Gecex/Camex impôs cotas de importação a esses 11 produtos por um ano. O que estourou o volume autorizado pagou 25% de tarifa.
Atualmente, os 11 produtos de ferro e de aço pagam de 10,8% a 14% para entrarem no país. Com a decisão, passarão a pagar 25% definitivamente, independentemente do volume importado.
O Gecex/Camex também elevou a tarifa de importação do clorito de sódio, usado no tratamento de água e no branqueamento e descascamento de fibras têxteis, de polpa de celulose e de papel. A tarifa subiu de 9% para 10,8%.
Policiais civis da 34ª Delegacia de Polícia Civil (DP) de São Tomé, em ação conjunta com a 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de São Tomé, recuperaram, na quarta-feira (16), duas motocicletas roubadas, uma no estado do Rio Grande do Norte (RN) e outra na Paraíba (PB).
Durante diligências em uma área de mata fechada no município de São Tomé/RN, as equipes localizaram uma motocicleta Honda FAN 125cc, da cor vermelha, que havia sido roubada em 2023, no município de Parnamirim/RN. Além disso, outra motocicleta, uma Honda BROS 160cc, também da cor vermelha, foi encontrada abandonada em uma área urbana. Esta segunda moto havia sido subtraída em 2019, na cidade de Campina Grande/PB.
Após a recuperação, ambas as motocicletas passaram por perícias técnicas, que identificaram adulterações e confirmaram a procedência dos veículos. A equipe investigativa localizou os proprietários e os veículos serão devidamente restituídos após a conclusão dos procedimentos legais na 34ª DP de São Tomé/RN.
A Polícia Civil solicita que a população continue colaborando com informações de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
O Conselho de Sentença do 1º Tribunal do Juri do Rio absolveu os sete policiais militares acusados da participação na morte do dançarino Douglas Rafael da Silva Pereira, o DG. O crime ocorreu em 22 de abril de 2014, na comunidade do Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, zona sul do Rio, durante uma operação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
Apontado como o autor do disparo que matou DG, o militar Walter Saldanha Correa Junior foi inocentado do crime. Walter contou que, na madrugada do dia 22 de abril, “consciente e voluntariamente efetuou disparos de arma de fogo contra Douglas Rafael da Silva Pereira, conhecido como DG, quando este saltava para o telhado da Creche Solar Meninos da Luz, provocando-lhe o ferimento nas costas, descrito no laudo de exame cadavérico como a causa da morte do dançarino”.
O Ministério Público estadual, na acusação, disse que “o homicídio ocorreu por motivo torpe porque o 1º denunciado, apesar de constatar que a vítima fugia, supondo que fosse traficante, atirou para matá-la, embora estivesse desarmada e não constituísse nenhum perigo a sua segurança”.
O policial foi preso logo após a morte do dançarino, mas, em 2015, a defesa conseguiu um habeas corpus, e Walter Saldanha aguardou o julgamento em liberdade.
O Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou nesta quinta-feira (17) o acordo firmado no mês passado com o governo federal, estados e municípios para estabelecer parâmetros para o fornecimento de medicamentos de alto custo.
A medida estabelece que as ações judiciais envolvendo pedidos de medicamentos não incorporados ao SUS, mas que já têm registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), devem tramitar na Justiça Federal. Nesses casos, a União deve pagar os medicamentos com valor anual igual ou superior a 210 salários mínimos.
Quando o custo anual do remédio ficar entre sete e 210 salários mínimos, os casos serão julgados pela Justiça Estadual. Nessa situação, o governo federal deverá ressarcir 65% das despesas que estados e municípios tiverem com o pagamento dos medicamentos. Nos processos envolvendo remédios oncológicos, o ressarcimento será de 80%.
Também está prevista a criação de uma plataforma nacional para centralizar todas as demandas judiciais de medicamentos. Os dados dos processos de requisição de medicamentos poderão ser compartilhados com o Judiciário para facilitar a análise dos processos.
Policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV) prenderam em flagrante, na quarta-feira (16), uma mulher, de 22 anos, pela prática suspeita dos crimes de receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e associação criminosa.
De acordo com as informações, a equipe de investigação descobriu sobre a situação de um automóvel, vinculado a uma empresa de locação, que havia sido furtado no dia 12 de outubro de 2024, no bairro de Emaús, na cidade de Parnamirim. Durante a realização das diligências, a equipe policial flagrou uma mulher conduzindo o veículo subtraído.
A mulher foi presa e conduzida à Delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, foi encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. As investigações continuam para identificar os outros possíveis envolvidos no crime.
A Polícia Civil solicita que a população continue contribuindo com informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Além da atriz Alice Carvalho, que será a homenageada do 7º Curta Caicó, o Festival será prestigiado por outras estrelas do cinema nacional.
Confirmaram presença quatro nomes nordestinos que são referências do audiovisual e que atuam nos maiores streamings e na Rede Globo.
São eles:
César Ferrario – Cangaço Novo, Pantanal, Mar do Sertão, Sob Pressão, O Outro Lado do Paraíso, Aruanas, Terra e Paixão.
Daniel Porpino – Cangaço Novo, Segunda Chamada, Onde Nascem os Fortes, Aquarius.
Os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), fizeram piadas nesta quarta-feira 16 em sessão de julgamento da corte ao associarem buscas por um carro vermelho na internet ao comunismo.
A brincadeira foi feita no julgamento que deve definir limites para a quebra de sigilo de buscas em ferramentas como o Google. A votação foi suspensa por pedido de vista (mais tempo de análise) de André Mendonça.
O processo trata de um recurso do Google contra decisão que autorizou a quebra de sigilo de todas as pessoas que fizeram pesquisas relacionadas à vereadora Marielle Franco e sua agenda nos dias anteriores ao seu assassinato, em 2018.
“O próprio Google usa o dado de todos nós sem autorização para mandar propaganda para nós mesmos”, disse Moraes.
O Brasil tem um dos maiores sistemas de vacinação pública do mundo. Mas seria impossível aplicar mais de 300 milhões de doses de vacina por ano sem um batalhão treinado para esse trabalho. São cerca de 193 mil enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam em mais de 38 mil salas de vacina em todo o país. E muitas vezes fora delas, indo até onde a população está. Nesta quinta-feira (17), quando se celebra o Dia Nacional da Vacinação, profissionais alertam que toda oportunidade de orientar a população tem que ser aproveitada.
Um desses profissionais é a enfermeira Viviane de Almeida, que trabalha aplicando vacinas há 16 anos e hoje atua no Super Centro Carioca de Vacinação, no Rio de Janeiro. Quando ainda era técnica de enfermagem, ela trabalhou em uma campanha de vacinação contra a gripe e nunca mais quis saber de outra coisa.
“Um olhar completamente diferenciado, de evitar que a gente adoeça por doenças que são passíveis de prevenção através da vacinação. É isso que me fez apaixonar na verdade”, conta Viviane.
O Programa Nacional de Imunizações oferece 31 vacinas e constantemente esse rol é atualizado. Só este ano, por exemplo, a vacina contra a covid-19 se tornou parte do calendário básico, a vacina contra a dengue começou a ser aplicada nos adolescentes, e a gotinha contra a pólio foi aposentada, dando lugar ao reforço injetável e o esquema contra o HPV se tornou de dose única. Ou seja, para trabalhar em sala de vacina é preciso entender de imunização, e se atualizar constantemente. Inclusive para informar a população.