Reeleito vereador em Natal, Tércio Tinoco (União Brasil) recebeu votos em todos os bairros da capital potiguar. Em entrevista ao programa 12 em Ponto, da rádio 98 FM, na última terça-feira 15, o parlamentar atribuiu o resultado à boa gestão do mandato. No total, o vereador recebeu 5.707 votos, um crescimento de 84% comparado à eleição de 2020, quando ele obteve 3.101 votos.
Entre as regiões da cidade, a Zona Sul de Natal foi onde Tércio Tinoco recebeu mais votos, com 2.767, sendo 1.245 no bairro de Candelária. “Eu fui votado em todos os bairros de Natal, 100% dos bairros. Fui o vereador mais votado em Candelária. Só para ter noção, o segundo lugar teve 366 votos. Então assim, hoje a gente conseguiu 4 vezes mais do que o segundo lugar. Temos um trabalho muito forte em toda Natal”, disse.
Das 29 cadeiras na Câmara de Natal, 15 foram renovadas e 14 vereadores foram reeleitos, incluindo Tércio Tinoco. Sobre este resultado eleitoral, o parlamentar vê a renovação da Casa como algo normal que, inclusive aconteceu em 2020, e que sua reeleição veio por reflexo de sua gestão.
“Conseguimos quase dobrar nossa votação, do ano de 2020 para o ano de 2024. Isso é reflexo de trabalho. Graças a Deus, nosso trabalho é contínuo, de domingo a domingo. Nosso mandato não para. A gente tem várias causas muito importantes. O resultado foi dentro das urnas, com 5.707 amigos. Mesmo Natal tendo quase 400 candidatos, fomos o 11º mais votado”, afirmou.
Presença de Lula não fará Natália eleita, e Carlos Eduardo fora do 2º turno foi surpresa
Questionado sobre a vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Natal, o vereador afirmou que a participação do presidente no comício da candidata Natália Bonavides (PT) não dará um novo rumo à campanha. “Não, acho que não, e Paulinho Freire vai fazer um comício no mesmo dia na avenida Deodoro da Fonseca, em frente à Catedral”.
Ainda sobre o cenário do segundo turno, Tércio Tinoco disse ter se surpreendido com a derrota do ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD) no primeiro turno. “Na minha opinião e de vários colegas vereadores, a gente sabia que Paulinho ganharia no primeiro turno. Esperávamos um segundo turno entre Paulinho e Carlos Eduardo. Mas o prefeito Álvaro Dias, há quatro meses, já havia previsto que o segundo turno seria entre Paulinho e Natália”, comentou.
Com a derrota, Carlos Eduardo não se posicionou a favor de nenhum dos dois candidatos à prefeitura, o que também surpreendeu o vereador. Para ele, o ex-prefeito iria apoiar Natália Bonavides em vez de Paulinho Freire (União Brasil), devido ao histórico de aproximação de Carlos Eduardo com o Partido dos Trabalhadores e com a governadora Fátima Bezerra (PT).
“Foi uma surpresa para mim, para alguns vereadores, essa neutralidade. A gente pensava que ele ia para o lado de Natália, que ele já vem acompanhando o PT, há muitos anos, a gente sabe que ele foi o senador de Fátima. Então, o meu pensamento era que ele ia totalmente para Fátima”.
Sobre a dinâmica do segundo turno, o vereador destacou que a eleição entre Paulinho Freire e Natália Bonavides facilita a decisão do eleitorado por terem perfis bem diferentes. “O eleitorado vai ficar muito mais fácil de decidir. São totalmente opostos de um lado e do outro, e eu não tenho dúvida nenhuma, que se Deus quiser, a gente vai vencer esse segundo turno, com Paulinho Freire, futuro prefeito natal”, expressou.
Dificuldades da acessibilidade. O vereador Tércio Tinoco, que é cadeirante, ainda comentou durante a entrevista sobre o projeto de padronização das calçadas em Natal. Segundo o parlamentar, após a aprovação do Plano Diretor, ele conversou com a secretária adjunta da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Alessandra Marinho, para discutir projetos de acessibilidade.
“Foi uma sugestão minha de fazer essas padronizações de calçadas. Hoje a padronização de calçadas é com um piso 100% liso, que é a melhor calçada que tem hoje, mais moderna. Natal nunca teve calçadas boas, a gente sabe muito bem, e hoje a gente anda aí e vê padronização de calçadas, isso sim que é o direito de ir e vir de qualquer pessoa”, ressaltou ele.
Questionado sobre a dificuldade de campanhas eleitorais, especialmente para um cadeirante, Tércio Tinoco relatou sua experiência intensa nas eleições: “Fiz 53 caminhadas em 52 dias, percorrendo todos os bairros de Natal. Foram dias cansativos, mas a dedicação ao trabalho e a força que Deus me dá me ajudaram a superar os desafios”, afirmou.
AgoraRN