A 62 edição da festa do boi que está acontecendo até o próximo sábado, 19 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes em Parnamirim, recebeu a 21ª ExpoSindi Brasil, consolidada como a maior exposição nacional da raça. Dos 1500 bovinos na feira deste ano, mais de ¼ dos animais, 390, são da raça Sindi. O número faz com o evento seja a maior exposição de Sindi em número de animais no mundo.
Raça de genética zebuína, o Sindi possui características produtivas de dupla aptidão (leite e corte), precocidade, fertilidade e rusticidade. As características foram essenciais para criação da raça, que tem origem no Paquistão, na região Nordeste.
De acordo com estimativas da Associação Brasileira dos Criadores de Sindi, o rebanho vem crescendo no Brasil mensalmente entre 12% e 15%. “O Rio Grande do Norte se destaca pela qualidade genética dos animais, somos fortes competidores em nível nacional”, detalha Orlando Procópio, vice-presidente da ANORC e presidente da ABCSindi.
Leilão Sindi Estrelas
Ainda dentro da programação da Festa do Boi 2024, também foi realizado o Leilão Sindi Estrelas. Para Orlando Procópio, o remate é uma oportunidade de mostrar a força genética da pecuária do RN.
“A Festa do Boi e o Sindi Estrelas atraem não só criadores do Rio Grande do Norte, mas agropecuaristas de outros países. Isso se deve ao alto nível do nosso rebanho. Estamos em um excelente momento para a raça e isso aumenta a expectativa positiva para o leilão”, finalizou.