O Programa Bombeiro-Mirim esteve presente, na manhã desta sexta-feira (18), no Parque das Dunas, para uma aula de campo sobre educação ambiental. Durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre os ecossistemas de Dunas e Mata Atlântica, conhecendo suas características e a importância de preservá-los. A atividade, além de proporcionar conhecimento, teve um papel fundamental na sensibilização dos jovens sobre a conservação da natureza.
A equipe da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental do Idema (Spea) organizou um caça-tesouro educativo, uma forma dinâmica e lúdica para conhecer a biodiversidade que nos cerca e ressaltar a importância do Parque das Dunas, a primeira Unidade de Conservação criada no Rio Grande do Norte.
Ao formar esses jovens em temas ambientais, o projeto visa criar multiplicadores capazes de disseminar o conhecimento e promover práticas sustentáveis em suas comunidades, contribuindo para a proteção dos ecossistemas e o fortalecimento da educação ambiental.
No período da tarde haverá outro momento educativo com mais uma turma de bombeiros-mirins. Cerca de 30 jovens, entre 12 e 14 anos, também participarão das atividades na área do Bosque dos Namorados e nas salas temáticas, com explanação sobre esses ambientes e amostras da flora e fauna características.
A supervisora da Spea, Rosângela Lopes, destacou a importância da parceria com o Programa Bombeiro-Mirim: “É sempre gratificante receber os jovens e proporcionar uma experiência de aprendizado em contato com a natureza. Nosso objetivo é que eles saiam daqui com um olhar mais atento para o meio ambiente e que levem esse conhecimento para suas rotinas, tornando-se multiplicadores de ações em prol da conservação ambiental”.
Além da supervisora, representando o setor de Educação Ambiental do Idema, estiveram presentes Laíse Campos, Bárbara Cavalcante e Lucila Freire.