Categorias
Pesquisar
Banner Arleide Ótica
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversa com jornalistas de países-membros dos Brics / Foto: Reprodução

Em resposta à CNN Brasil, Vladimir Putin, presidente da Rússia, afirmou que a proposta de paz de Brasil e China para a guerra na Ucrânia é “equilibrada” e que isso mostra que os países estão “agindo por si”.

Ele ressaltou que a Rússia não foi consultada pelos governos brasileiro e chinês, mesmo que o país seja “próximo” a essas nações, e que não sabe dos termos exatos do documento.

“Se isso é bom ou não, é outra questão, mas é um testemunho de que Brasil e China estão agindo por si, não nas mãos de alguém, incluindo as mãos da Rússia”, comentou.

“Eu considero que, em geral, são propostas equilibradas, voltadas para a busca de uma solução pacífica”, destacou.

Reforçando que só soube do documento quando ele se tornou público, pontuou que é “uma boa fundação para tentar achar uma solução pacífica”.

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, havia criticado a proposta anteriormente. Sobre isso, o presidente da Rússia disse que “se Kiev gosta ou não da proposta, depende deles”.

Além disso, o líder afirmou que houve negociações com os ucranianos para o fim da guerra, mas que “eles” pararam com as conversas.

“Eu já disse, a parte ucraniana não considera a possibilidade de negociação, ela simplesmente faz exigências. Isso não é negociação”, alegou.

Com informações da CNN Brasil

AgoraRN

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube