O sonho de um inédito acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, ainda que difícil, segue vivo para o Operário-PR. Nesta quarta-feira (23), o Fantasma derrotou o América-MG por 1 a 0 no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (Paraná), pela 33ª rodada da Série B. A partida foi transmitida ao vivo pela TV Brasil.
Os paranaenses ganharam duas posições – ultrapassando os mineiros, inclusive – e subiram para 7º lugar, com 50 pontos, seis atrás do Mirassol, último do grupo dos quatro primeiros colocados (G4), que conquistariam a promoção à primeira divisão se a competição terminasse agora. Os mineiros, com 49 pontos, estão na oitava posição. Ainda há 15 pontos em disputa nas próximas cinco rodadas.
O primeiro tempo foi de total domínio americano, que só não se concretizou em gol por causa de Rafael Santos, que salvou o Operário em pelo menos quatro situações. Aos 15 minutos, o goleiro espalmou um chute do atacante Rodriguinho, que avançou pelo lado esquerdo da área e bateu com curva. Aos 32, o camisa 1 parou o zagueiro Lucão, que finalizou de primeira, quase da marca do pênalti, na sobra de um escanteio.
Seis minutos depois, foi a vez de Rafael Santos impedir que o meia Daniel Júnior abrisse o placar em chute rasteiro da entrada da área. O arqueiro ainda brilhou aos 42, ao evitar a finalização de Brenner, que apareceu pela direita, com liberdade. O atacante tinha até balançado as redes aos 26, após uma cobrança de falta, mas o gol foi anulado por impedimento.
A Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DDPQV/Progep/Uern), em parceria com o ITEP/RN, promoverá no dia 24 de outubro o Mutirão de emissão do novo RG. A iniciativa integra a programação da VII Semana de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho (Seast).
Com mais de 100 inscritos, a ação será destinada aos servidores da Uern. O mutirão será realizado na Biblioteca Central do Campus Mossoró, das 7h às 13h.
No dia do atendimento, o servidor deverá apresentar os seguintes documentos originais: certidão de nascimento/ casamento (se divorciado, levar averbação), comprovante de residência, CNH (se tiver) e RH antigo.
Além disso, também deverá informar o número do cartão do SUS, tipo sanguíneo, título de eleitor e carteira de trabalho.
No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Afonso Bezerra anunciou a primeira retificação do Concurso Público, com o objetivo de preencher oito vagas, além de formar cadastro reserva, para o cargo de Agente de Combate às Endemias.
De acordo com o documento (Retificação I), houve alteração na numeração do edital, e no conteúdo de conhecimentos regionais para a realização das provas.
Para concorrer a uma das oportunidades é necessário que o candidato tenha ensino médio completo.
Ao serem admitidos, os profissionais deverão cumprir jornadas de 40 horas semanais e contarão com remuneração mensal de R$ 2.824,00.
As oportunidades produtivas e possibilidades de parcerias comerciais foram foco do encontro entre a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e a Embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach. O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, recepcionou a diplomata na tarde desta quarta-feira (23) e apresentou as instalações do Hub de Inovação Tecnológica do SENAI, em Natal.
Serquiz mostrou os principais segmentos econômicos e os potenciais produtivos do estado e apresentou a atuação do Sistema FIERN — composto por FIERN, SENAI, SESI e IEL — para impulsionar a produtividade, competitividade e defender os interesses da indústria. Durante a visita, o presidente também ressaltou o valor da cooperação internacional e como as relações entre o estado e a Alemanha têm o potencial de impulsionar ainda mais o crescimento econômico de ambos os lados.
“Fizemos uma troca de informações e conhecimento com uma visita ao Centro de Tecnologia que é de muita importância para que possamos fortalecer e continuar avançando sobretudo nessa relação econômica, de trocas para o crescimento mútuo. Saímos com o sentimento de que a Alemanha e o Brasil, principalmente nessa relação com o RN e todas as suas potencialidades, têm muito para evoluir”, destaca Serquiz.
A embaixadora Bettina Cadenbach destacou as pesquisas de inovação desenvolvidas no HIT SENAI, em especial os projetos voltados para o Hidrogênio Verde. “Estou muito impressionada porque tudo que vocês fazem aqui é inovador, como deve ser. Essa pesquisa que estão desenvolvendo sobre Hidrogênio Verde é fantástica”, disse.
Tramita no Senado um projeto de lei que exige, para que se possa obter a carteira de motorista, um curso de educação no trânsito. O projeto (PL 3.688/2024) também permite que carros com câmbio automático e veículos elétricos sejam utilizados em aulas práticas de direção.
A autora da proposta é a senadora Teresa Leitão (PT-PE). Ao explicar sua iniciativa, ela lembra que a educação no trânsito, da forma como está prevista no Código de Trânsito Brasileiro, “ainda não foi implementada, mesmo que presente essa obrigação desde 1997 [ano de instituição do código]”.
Ela argumenta que a educação no trânsito precisa ser “uma política de segurança pública que deve ser eficaz na proteção da integridade física do cidadão brasileiro” e também “uma política pública eficiente para formação de cidadãos no exercício de sua cidadania”.
De acordo com seu projeto, os cursos para formação de motoristas deverão abordar temas sobre legislação de trânsito, noções de cidadania, direção defensiva, noções básicas de primeiros socorros e conceitos básicos de proteção ao meio ambiente relacionados com o trânsito.
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), recebe até domingo, 27 de outubro, os documentos complementares de municípios que comprovem o cumprimento das condicionalidades do Valor Aluno Ano Resultado (Vaar) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Alguns municípios estão em diligência e os ajustes e o envio de novos documentos ou informações só podem ser feitos até o fim do prazo.
Para conferir quais foram as atualizações, é preciso acessar o módulo “Fundeb – VAAR – Condicionalidades” no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). Quando há diligências, os campos “Motivo”, “Detalhamento” e “Orientação” do quadro informam quais ajustes a rede deve fazer, de modo que não seja inabilitada na condicionalidade. O MEC reavalia as diligências na ordem de reenvio dos dados pelas redes.
Para mais informações, é possível acessar o Guia de Orientações ou assistir à Videoconferência Fundeb. Dúvidas também podem ser enviadas pelo e-mail vaarfundeb.seb@mec.gov.br ou pelo telefone 61 2022-2066 (WhatsApp).
Condicionalidades – A complementação do Vaar é um mecanismo de indução de melhoria de gestão e reconhecimento de resultados da redução de desigualdades educacionais entre diferentes grupos raciais e socioeconômicos. A medição é regida pela Resolução nº 3/2024 da Comissão Intergovernamental de Financiamento (CIF) para Educação Básica de Qualidade.
Com a campanha Outubro Rosa, a Administração Municipal visando o bem estar da população, deu continuidade ao mutirão de mamografias com mastologista.
Ao todo, 155 jucurutuenses foram beneficiadas com o mutirão que ocorreu em duas etapas. As mulheres atendidas no mutirão realizam a mamografia e recebem orientação de especialistas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
O objetivo da ação é examinar mulheres de forma gratuita para descobrir de forma precoce o câncer de mama nas moradoras do município.
A prevenção é o caminho para a cura. Cuide-se, ame-se, previna-se. Outubro Rosa é sobre a sua saúde.
Na última sexta-feira (18), os atletas da Escola Municipal Paulino Batista de Araújo (EMPBA) de Timbaúba dos Batistas receberam seus ternos oficiais de futebol society! Eles estão prontos para representar a escola na fase final do JERNS 2024, que acontece em Natal entre os dias 21 e 25 de outubro.
A Prefeitura de Timbaúba segue incentivando o esporte e proporcionando oportunidades para os jovens brilharem!
Se estivesse vivo, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, completaria 84 anos nesta quarta-feira (23). Apesar de ter se despedido dos gramados em 1977, o legado que o Atleta do Século deixou impacta, inclusive, gerações que não o viram em campo. É o que mostra um levantamento realizado pelo Museu do Futebol em parceria com a Agência Galo que identificou mais de 300 termos utilizados pelo público, em diferentes faixas etárias, para se referirem ao camisa 10. As menções foram captadas entre os dias 23 de julho e 22 de agosto deste ano.
O apelido “Rei do Futebol”, pelo qual Pelé é mundialmente conhecido, reflete-se no levantamento. A palavra “Rei” aparece em 59% das menções, sendo a mais utilizada entre todas as gerações, seguida, justamente, pelo termo “futebol”. Já a terceira lembrança mais citada pelos brasileiros, de acordo com a pesquisa, é “craque”.
No recorte específico das pessoas de até 25 anos, o destaque são os termos “Brasil” e “Santos”. Pela camisa da seleção canarinho, Pelé foi tricampeão mundial, enquanto vestindo a camisa do Peixe o camisa 10 conquistou 24 títulos, entre eles dois Mundiais Interclubes e duas Libertadores, além de marcar 1.091 de seus 1.283 gols. Já entre aqueles com mais de 60 anos, portanto que puderam ver o Rei do Futebol jogar, os termos em evidência são “gol” e “melhor”.
O levantamento também foi estratificado pelas cinco regiões do país. No Sudeste há menções como “gênio”, “lenda” e “melhor do mundo” No Nordeste, “campeão” e “fenômeno”. No Sul, “gol” e “craque”. No Norte as palavras mais lembradas são “ídolo” e “único”. Por fim, no Centro-Oeste, “seleção” e “sucesso” foram os termos associados a Pelé, que faleceu em dezembro de 2022 em decorrência de um câncer de cólon.
As obras literárias possuem o poder de inspirar, educar e transformar, ampliando experiências e impulsionando um constante aprimoramento pessoal. Com esse pensamento, a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM/UFRN) e o Portal do Sistema de Bibliotecas (SISBI/UFRN) promovem, entre 29 de outubro e 1º de novembro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.
A iniciativa foi instituída em âmbito federal por decreto desde a década de 1980, visando incentivar a leitura e destacar a importância dos livros e das bibliotecas do Brasil. As atividades na UFRN acontecem nos formatos presencial e remoto via Google meet. No dia 29, às 9h, acontece o curso Explorando Estratégias de Busca em Bases de Dados Acadêmicas, no formato online. A ação será realizada pelas bibliotecárias Giulianne Monteiro e Martina Brizolara, vinculadas à Biblioteca Setorial Professora Maria Lúcia da Costa Bezerra, pertencente ao Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN).
Já no dia 30, às 14h, também via Google Meet, haverá uma capacitação sobre Como elaborar um projeto de pesquisa. O responsável é Everton Rodrigues, funcionário da Biblioteca Padre Jaime Diniz (BPJD/UFRN). As atividades continuam no dia 31, no miniauditório da BCZM. Interessados têm a chance de participar presencialmente de curso acerca da Padronização do trabalho acadêmico de acordo com as normas da ABNT. Uma turma será pela manhã com Fernanda Medeiros e outra à tarde com Raimundo Muniz, ambos servidores da BCZM.
Para fechar a semana, na tarde de 1º de novembro, às 15h, por meio do Google Meet, acontece a atividade Como cadastrar-se e/ou atualizar seu Currículo Lattes, com Josiana Florêncio (BCZM/UFRN). Para Kalline Bezerra, bibliotecária e coordenadora de Apoio ao Usuário da unidade, eventos como este são de grande relevância para que o setor promova os serviços e produtos para os usuários. “Todo ano, a BCZM tenta trazer temáticas que interessam a comunidade acadêmica. Em 2024, pensamos em falar sobre pesquisa científica”, comenta.
O Brasil tem “uma oportunidade única” de melhorar a saúde pública ao planejar adequadamente a tributação sobre produtos como tabaco, álcool e bebidas açucaradas. A avaliação é do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), instituição financeira ligada à Organização Nações Unidas (ONU) e também conhecida como Banco Mundial.
Em nota divulgada nesta quarta-feira (23), a entidade lista uma série de recomendações técnicas sobre como estruturar e aplicar esses impostos “para que haja progressos significativos na saúde pública e na receita tributária”.
“A reforma tributária em curso no Brasil, possibilitada pela Emenda Constitucional 132, traz uma oportunidade para fazê-lo. Ela pode ser alcançada por meio do Imposto Seletivo na Lei Complementar, atualmente em discussão no Senado, e da Lei Ordinária que deve ser apresentada ao Congresso em 2025.”
De acordo com o Bird, todos os anos, cerca de 341 mil mortes registradas no Brasil são atribuíveis ao consumo de tabaco, álcool e bebidas açucaradas – algo em torno de 20% do total de óbitos contabilizados no país. “Esses produtos são os que mais contribuem para doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e enfermidades pulmonares crônicas”.
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta quarta-feira (23) a regra que impede um grupo econômico de explorar serviços de loteria em mais de um estado do país. A decisão também suspendeu a restrição de publicidade dos jogos aos moradores que moram no estado.
A decisão do ministro foi motivada por um pedido de liminar feito pelo governo de São Paulo. A procuradoria estadual alegou que a manutenção das regras previstas na Lei 14.790/2023, conhecida como Lei das Apostas Esportivas poderia prejudicar o leilão para concessão de serviços lotéricos, que será realizado no dia 28 de outubro.
No entendimento de Fux, a norma federal não pode impor obstáculos arrecadatórios aos estados sem justificativa razoável.
“À luz da ideia de federalismo fiscal, não pode a União impor obstáculos ao pleno exercício de competências arrecadatórias dos estados, sobretudo à míngua de qualquer justificativa razoável, como no caso concreto”, afirmou.
Meio século se passou desde que Ariano Suassuna decidiu criar, em 1970, o Movimento Armorial. A corrente artística promove a fusão das raízes populares e eruditas da cultura brasileira e, para celebrar sua importância, Natal (RN) receberá a partir de 1º de novembro, na Pinacoteca do Estado, a Mostra Armorial 50, que reúne exposição, rodas de conversa e programação musical. A entrada é gratuita e poderá ser retirada no Sympla a partir desta quinta-feira (24).
Após passar por cidades como Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF), Campina Grande (PB), Recife (PE) e Salvador (BA), e atrair um público de mais de 400 mil pessoas, o projeto ganha novos contornos pelo Brasil em nova temporada no Nordeste, graças ao Patrocínio Oficial da Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Roaunet. A idealização e coordenação é da produtora Regina Rosa de Godoy.
“O Circo da Onça Malhada, criado por Ariano Suassuna que reunia a trupe de artistas nas icônicas aulas-espetáculo, permanece vivo em uma nova edição, mostrando a força e intensidade de Ariano e do Movimento Armorial. Estamos percorrendo o Brasil, levando o legado de Suassuna e o espírito do Armorial a diferentes públicos, assim como ele fazia ao viajar pelo interior, muitas vezes acompanhado de músicos, bailarinos e cantores”, destaca.
A exposição desembarca na capital potiguar trazendo cerca de 140 obras de artistas fundamentais para o Movimento Armorial, como o seu criador, Ariano Suassuna, além de Francisco Brennand, Gilvan Samico, Aluísio Braga, Zélia Suassuna, J. Borges, Romero Andrade Lima e Lourdes Magalhães, entre outros. As peças são provenientes de coleções particulares e instituições como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães, a Oficina Francisco Brennand, entre outros.
O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Victor Santos, admitiu que houve falha no planejamento de recepção e monitoramento dos torcedores do Peñarol. Mais de 200 pessoas foram detidas nesta quarta-feira (23), depois de um tumulto generalizado na praia do Recreio, zona oeste da capital fluminense, que teve incêndios, furto, episódio de racismo, depredações e confrontos com a Polícia Militar.
“Segurança pública é minha responsabilidade. E o que eu tenho que fazer agora é olhar para dentro e rever todo o processo, ver onde houve falhas e tentar corrigir. Lições aprendidas. Segurança pública não é equação matemática, por mais que tenha alguma previsibilidade, às vezes foge ao controle e acontece esse tipo de coisa”, disse o secretário em coletiva de imprensa.
Segundo Victor Santos, os problemas foram causados por torcedores que estavam em três ônibus “desgarrados”, termo usado para os que não tiveram viagem avisada previamente ao Consulado do Uruguai. Ele disse que ainda vai ser apurado se a “falha de comunicação” foi de responsabilidade do Peñarol, da torcida, ou do consulado para a secretaria.
“Mas isso não tira nossa responsabilidade, porque assim que eles chegaram na orla do Recreio, nós tínhamos a obrigação de saber do passado que já teve essa torcida. Uma vez em Copacabana, um torcedor do Flamengo perdeu a vida por causa dessa torcida. Diante desse histórico todo, a gente falhou no sentido de subestimar aquele efetivo que estava ali de policiais, achando que ele poderia agir e conter os três ônibus que estavam parados na orla”, reconheceu Victor Santos.
Os produtores rurais dos municípios afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul terão mais tempo para voltar a pagar as parcelas do crédito rural. Em reunião extraordinária nesta quarta-feira (23), o Conselho Monetário Nacional (CMN) prorrogou para 27 de novembro o vencimento das operações beneficiadas pelos descontos previstos pelo Decreto 12.138, editado em agosto.
Em nota, o Ministério da Fazenda informou que a prorrogação poderá beneficiar cerca de 2,2 mil operações de crédito, no total de R$ 430 milhões. A extensão do prazo vale para os produtores que encaminharam, até 3 de outubro, os pedidos de renegociação à Comissão Especial de Análise de Operações de Crédito Rural do Rio Grande do Sul. O comitê verifica a perda de renda e de produção decorrente das enchentes no estado.
A prorrogação beneficia as operações de crédito rural de custeio, investimento e industrialização com vencimento de 1º de maio a 26 de novembro. O produtor, no entanto, precisa estar com as parcelas em dia até 30 de abril, pouco depois do início das fortes chuvas no Rio Grande do Sul.
Para receber o desconto e ter direito à prorrogação, o mutuário precisa comprovar perda na renda igual ou superior a 60% em linhas de crédito individuais, grupais ou coletivas, desde que em decorrência de deslizamento de terras ou pela força das águas na inundação. Em operações contratadas por cooperativas de produção agropecuária, a perda precisa ser igual ou superior a 30%.
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte convoca os produtores rurais, de pequeno, médio e grande porte, a declararem seus animais e propriedades junto aos órgãos competentes durante o mês de novembro. O processo tem como objetivo manter regularizado e sob controle todo o rebanho do RN, cumprindo as exigências das autoridades sanitárias e possibilitando às entidades fiscalizadoras um monitoramento eficiente, para garantir saúde à produção agropecuária e à população.
A declaração deve ser feita para todas as espécies (bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, equídeos, aves, peixes, entre outros); e pode ser realizada em qualquer escritório do IDIARN, Emater ou Secretarias de Agricultura do seu município.
Essa atualização cadastral acontece duas vezes ao ano, nos meses de maio e novembro. Contudo, geralmente ela ocorre junto à vacinação contra a Febre Aftosa, que também costumava ser semestral. Dessa vez é diferente porque, após a última campanha, em abril de 2024, o Estado alcançou um novo status sanitário, em que o Ministério da Agricultura e Pecuária reconheceu o RN como “Livre da Aftosa sem Vacinação”. Isso foi resultado de um trabalho árduo entre o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), órgão fiscalizador estadual, e a classe produtiva; e significa que o Rio Grande do Norte não precisa mais aplicar essa vacina. Apesar disso, a declaração continua sendo uma etapa indispensável, inclusive para manter o reconhecimento de Área Livre da doença.
“Nosso pleito pelo fim da vacinação trouxe muitos benefícios para o produtor, em termos de economia com vacinas e mão de obra para sua aplicação, por exemplo. Para manter as coisas assim, precisamos seguir todas as exigências do Governo Federal e da Organização Mundial de Saúde Animal, que avaliará em breve o Brasil para nos reconhecer como País Livre da Febre Aftosa, e assim, abrir caminhos para novas relações comerciais e exportação de produtos de origem animal”, explica Renato Dias, Diretor de Inspeção e Sanidade Animal do IDIARN.
O Governo do RN continua investindo para fortalecer e valorizar os órgãos que compõem o sistema de segurança pública do Estado. Nesta quarta-feira (23), a governadora Fátima Bezerra assinou a ordem de serviço para construção do prédio próprio do Centro de Saúde e arquibancada da piscina do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte.
“Estamos cumprindo mais uma etapa da valorização do Bombeiros e policiais militares no RN. O novo prédio para o Centro de Saúde vai assegurar atendimento de qualidade e eficiente para a corporação e para os policiais militares”, afirmou a governadora no ato de assinatura realizado na sala de reuniões da Governadoria em Natal.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Araújo reforçou a importância do atendimento de saúde para as corporações militares somando com os serviços já prestados pelo Hospital da PM. Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Monteiro declarou que as novas instalações do Centro de Saúde “significa grande conquista que vai melhorar a qualidade de vida”.
O investimento é no valor de R$ 2.412.817,35 milhões, recursos oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública – parcelas 2021 e 2022. A empresa responsável pelas obras é a Abart Engenharia LTDA com prazo de execução de 300 dias.
A cidade de São Paulo e a região metropolitana voltaram a enfrentar temporal no final da tarde desta quarta-feira (23). Mais de 70 mil imóveis tiveram o fornecimento de energia interrompido, segundo balanço divulgado pela Enel, concessionária de energia, às 18h55. A maior parte dos moradores sem luz, 52.743, está na capital.
Com a forte chuva, vários pontos da capital paulista entraram em estado de atenção para alagamentos no final da tarde e início da noite. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), ligado ao governo do estado, informou que todos os alertas de estado de atenção foram encerrados às 19h20.
O Corpo de Bombeiros informou que o teto de um posto de saúde cedeu. Não houve registro de vítimas até o momento.
No último dia 11 de outubro, a região metropolitana chegou a ter mais de 1,5 milhão de moradores sem luz após chuvas com ventos de mais de 100 km/h.
O ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa vai prestar depoimento virtual nesta quinta-feira (24), às 13h, ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Rivaldo, que está preso no presídio federal de Mossoró (RN), é réu na ação penal que trata do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em 2018, no Rio de Janeiro.
O depoimento foi marcado pelo desembargador Airton Vieira, auxiliar de Alexandre de Moraes, relator que preside o processo criminal aberto contra os réus acusados de atuarem como mandantes do crime. Nesta semana, todos os réus serão ouvidos no processo.
Nesta quarta-feira, foi finalizado o depoimento do conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ) Domingos Brazão. Ontem, no início do depoimento, ele negou conhecer o ex-policial Ronnie Lessa, réu confesso dos disparos de arma de fogo contra a vereadora. Segundo ele, os irmãos Brazão e Rivaldo Barbosa foram os mandantes.
O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Administração (SEAD), abriu as inscrições para a segunda edição do Prêmio iNovaRN de Inovação na Gestão Pública. O prêmio busca reconhecer e valorizar iniciativas inovadoras desenvolvidas por servidores públicos estaduais e municipais. O objetivo é promover soluções criativas e eficientes para problemas da administração pública, incentivando a modernização e a eficiência do serviço público.
Os servidores interessados podem inscrever suas propostas até o dia 4 de novembro de 2024, exclusivamente pelo site oficial [iNova RN](https://inova.rn.gov.br). O prêmio está dividido em três categorias: Ideias (projetos que ainda não foram implementados), Projetos em Execução (iniciativas que estão em fase de desenvolvimento) e Projetos com Resultados (ações que já mostram impacto positivo na gestão pública). Cada órgão público pode inscrever uma iniciativa em cada categoria, e as equipes podem ser formadas por até 10 servidores.
Para mais informações é recomendável que o candidato leia o edital completo, que está disponível no link ao final da matéria.
Critérios de Avaliação e Premiação
A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou nesta quarta-feira (23) a pré-lista de convocados da seleção masculina para a janela de novembro das eliminatórias da AmeriCup 2025. Dos 19 convocados, apenas 13 disputarão os dois próximos confrontos da fase qualificatória, em Belém (PA), nos dias 21 e 24 de novembro, contra Uruguai e Panamá, respectivamente. Os jogos ocorrerão sempre a partir das 20h (horário de Brasília), no Ginásio Mangueirinho.
Do elenco que disputou Paris 2024, ficaram fora lista do técnico croata Aleksander Petrovic o armador Yago, que disputa o campeonato sérvio, e o ala Meindl, atualmente no basquete japonês. A novidade na pré-lista é o ala-pivô Samis Calderón, que joga no Auburn (Estados Unidos).
🏀Nos dias 21 e 24/11, o Brasil encara o Uruguai e o Panamá no Mangueirinho, em Belém, no Pará.
➡️Petrovic irá contar com 13 atletas da pré-lista pic.twitter.com/hOFOVSLyhK
Em Caicó, a Festa de Nossa Senhora do Rosário prossegue nesta quarta-feira (23). Durante o dia será desenvolvida a seguinte programação:
DIA 23/10-QUARTA-FEIRA – 6º dia do Novenário
Subtema: Maria, templo da espera: “Depois de três dias o encontraram no templo” (Lc 2.46)
Noitários: Renovação Carismática Católica, Setores Missionários, Pastoral do Dízimo, Missionários do Dízimo e dizimistas da Paróquia de Sant’Ana de Caicó.
O Supremo Tribunal Federal (STF) informou nesta quarta-feira (23) que o governo federal e o Congresso Nacional estão na fase de conclusão de acordo para regularizar a liberação das emendas parlamentares que foram suspensas pela Corte.
Em nota conjunta à imprensa, os representantes dos Três Poderes informaram que o texto final do acordo deve ser finalizado até amanhã e ser votado na semana que vem pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.
A fase final do acordo foi decidida após reunião entre os presidentes do Supremo, Luís Roberto Barroso, da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Também participaram do encontro o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ministro do STF Flávio Dino, relator do caso.
Após o fechamento do acordo, Dino vai avaliar as cláusulas e submetê-las ao plenário do STF para votação. Ainda não há prazo para deliberação.
O advogado Ariolan Fernandes, que defende o acusado da morte do personal, procurado pelo blog informou que está tranquilo e preparado para combater uma à uma às tais “provas” contra seu cliente.
Ariolan disse que, apesar de respeitar o trabalho da polícia, não há nenhuma prova objetiva que ligue seu cliente ao homicídio, e que irá contestar todas as supostas evidências tecnicamente.
“Meu cliente é inocente e está sendo vítima de uma grande injustiça, que será reparada, com toda certeza!”
O Município de Natal está proibido de praticar assédio eleitoral contra quaisquer pessoas que lhe prestem serviços no âmbito da sua administração. A juíza da 10ª Vara do Trabalho de Natal, Syméia Simião da Rocha, deferiu pedido de liminar feito pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) em ação que requer que o município se abstenha da prática de assédio eleitoral e tome várias providências.
O MPT-RN instaurou procedimentos para apurar denúncias de prática de assédio eleitoral envolvendo vários órgãos da municipalidade, dentre eles, a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e ARSBAN – Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal. As denúncias indicam que servidores, cargos comissionados e terceirizados estavam sendo supostamente coagidos a manifestar apoio político ao candidato do atual prefeito, sob pena de demissão ou outras formas de retaliações funcionais.
Durante as investigações, o MPT-RN colheu depoimentos e provas documentais que sustentam as alegações, entre elas a gravação ambiental de reunião destinada à coação de trabalhadores e convocações para reuniões de natureza política. Além disso, existem alegações de que trabalhadores foram demitidos por não apoiarem o candidato indicado pelos gestores municipais.
“Em face da gravidade das questões, e considerando a proximidade do segundo turno das eleições municipais, não restou alternativa ao Ministério Público do Trabalho senão promover o ajuizamento da presente ação. Nossa preocupação é que seja garantido o direito de liberdade de voto e de livre manifestação aos trabalhadores e trabalhadoras, como forma de assegurar-lhes o exercício da cidadania plena, colocando fim a qualquer violência e assédio que vise a restrição ou coação por parte dos seus superiores”, frisa o procurador-chefe do MPT-RN, Gleydson Gadelha.
O investidor nacional ou estrangeiro agora tem à disposição uma plataforma para escolher investimentos em projetos ambientais e sociais que quiser financiar. Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, lançaram nesta quarta-feira (23), em Washington, a Plataforma de Investimentos em Transformação Climática e Ecológica, que recebeu o nome de BIP.
A ferramenta listará projetos validados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que receberão um selo verde. Essa certificação, informaram o BNDES e o Ministério da Fazenda, assegura que os projetos estão alinhados com o Plano de Transformação Ecológica.
“A plataforma é a realização de um ano e meio de iniciativas do Ministério da Fazenda que permitiram um novo horizonte para a agenda climática do Brasil. Essa é conclusão de um processo de estruturação de marcos regulatório e financeiros para financiamentos verdes e que dará início a uma nova onda de investimentos”, declarou Haddad.
Segundo Marina Silva, os projetos selecionados não seguirão apenas o Plano de Transformação Ecológica, que pretende neutralizar as emissões de gases de efeito estufa até 2050, mas também o Plano Clima, com estratégias para o enfrentamento à mudança climática até 2035. “A plataforma é um dos resultados da Força-tarefa para a mobilização global contra a mudança do clima, inovação trazida pela presidência brasileira do G20”, disse a ministra.
O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro reforçou nesta semana a cobrança para que o Banco do Brasil (BB) apresente ações de reparação à população brasileira afrodescendente. A medida funcionaria como uma indenização pelo apoio da instituição financeira à escravidão no Brasil, no século 19.
A cobrança se deu em audiência pública realizada na última terça-feira 22, comandada pelo procurador regional dos Direitos dos Direitos do Cidadão Julio José Araujo Junior, com representantes do Banco do Brasil, do Ministério da Igualdade Racial (MIR) e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
A atuação do MPF faz parte de um inquérito aberto contra o BB em setembro de 2023. A investigação é baseada no estudo de 14 pesquisadores de universidades brasileiras e americanas. Eles revelaram ligações do BB com o comércio de africanos escravizados.
O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Secretaria Municipal de Educação de Monte das Gameleiras que adote as medidas necessárias para promover a Busca Ativa Escolar, plataforma disponibilizada pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF). A recomendação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (23) e fixa prazo de 30 dias para adoção de providências.
Na recomendação, o MPRN registra o impacto da pandemia da Covid-19 na educação no Brasil, resultando na suspensão das aulas presenciais e na adoção de modalidades de ensino não presencial, o que aumentou os riscos de desengajamento dos estudantes e ampliou as desigualdades educacionais.
Além disso, o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte realizou um estudo sobre a oferta de vagas em creches pelos municípios do RN, no qual constatou que de 144 cidades, 35 não realizam busca ativa de crianças até 3 anos e 11 meses, entre elas está Monte das Gameleiras.
O MPRN aponta que a busca ativa escolar é uma estratégia legítima de mobilização social, cujo objetivo é assegurar o acesso a bens e serviços públicos para as camadas mais vulneráveis da população. O órgão aponta ainda que as escolas devem estabelecer uma articulação efetiva com a família e a sociedade, promovendo processos de integração, como informar aos pais, mães ou responsáveis legais sobre a frequência dos alunos.
Policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC) de Natal realizaram, nesta quarta-feira (23), uma ação repressiva contra o tráfico de drogas no “Beco do Batata”, localizado em Ponta Negra, na comunidade de Vila de Ponta Negra, Zona Sul de Natal.
As diligências foram iniciadas após o recebimento de denúncias anônimas informando que suspeitos estariam comercializando entorpecentes na região. Nos últimos meses, a mesma área tem sido alvo de investigações e apreensões de drogas.
Durante a operação, os agentes da DENARC apreenderam porções de cocaína, skank, sacos plásticos, uma balança de precisão e outros materiais utilizados no tráfico.
As investigações continuam em andamento, com o objetivo de identificar e prender os responsáveis pelo material apreendido.
Refletindo o caso de contaminação causada por bactéria relacionada a um sanduíche nos Estados Unidos, as ações do McDonald’s despencam nesta quarta-feira 23 e registram perdas bilionárias. Por volta das 10h50, os papéis da companhia caem 6,15% no início das negociações em Nova York, caminhando para o pior desempenho desde março de 2020.
A forte queda dos ativos do McDonald’s acarreta em uma perda no valor de mercado de aproximadamente US$ 14 bilhões. Antes da abertura, a rede de fast food valia US$ 225,74 bilhões, mas agora registra US$ 211,5 bilhões.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) americano, o surto da bactéria E. coli, associado ao quarterão, um dos sanduíches mais populares do menu do McDonald‘s, deixou 49 pessoas doentes e levou dez para o hospital.
A empresa está removendo temporariamente o sanduíche dos restaurantes nas áreas afetadas, incluindo Colorado, Kansas, Utah e Wyoming, acrescentou o McDonald’s, informando ainda que estava trabalhando com fornecedores para repor o estoque na próxima semana.