O curso “Comunicação Não Violenta e Ferramentas Facilitadoras”, terceira e última etapa do curso de formação continuada em Justiça Restaurativa, será realizado presencialmente nos dias 24 e 25 de outubro para a turma 2, e nos dias 29 (manhã) e 31 de outubro (dia todo), para a turma 3, iniciando sempre às 9h, na sede do MPRN. (Rua Militão Chaves, 2079, 1º andar, sala de treinamento, Candelária – Natal-RN).
As aulas são oferecidas pelo Centro de Aperfeiçoamento Funcional/CEAF, por meio do Setor de Autocomposição/SEA do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). A iniciativa foi viabilizada a partir de convênio com a Fundase/RN, contando com a participação Escola Estadual de Socioeducação do Rio Grande do Norte.
A formação começou com os cursos “Formação Continuada em Fundamentos para a aplicação da Justiça Restaurativa” e “Curso Técnicas da Comunicação”. Os aprovados seguem para a terceira etapa.
A metodologia difundida pelo curso está na centralidade dos projetos político-pedagógicos das unidades socioeducativas do RN e é utilizada em ambientes que buscam a construção de uma cultura de paz de modo preventivo, além da resolução de conflitos já manifestados.
Veja detalhes sobre a Etapa 3:
Curso Comunicação Não Violenta (CNV) e Ferramentas Facilitadoras
Carga horária: 12 horas/aula
Modalidade: Presencial
Docente/instrutora: Evelyne Cerqueira
Datas: TURMA 2 – Natal – 24 e 25/10
TURMA 3 – Natal – 29/10 (manhã) e 31/10 (dia todo)
Início: 9h
Local: Rua Militão Chaves, 2079, 1º andar, sala de treinamento, Candelária
Conteúdo Programático:
Módulo 1
Cultura de Paz. Autocomposição. Abordagem Restaurativa. Comunicação Não Violenta: conceito; elementos: Observação; Sentimentos; Necessidades; Pedido.
Módulo 2
Escuta: Escuta ativa e Escuta empática; Perguntas (tipologia de perguntas); Perguntação; Comunicação verbal x Comunicação não verbal; Rapport.