A governadora Fátima Bezerra fiscalizou, nesta sexta-feira (1º), o andamento de recuperação do trecho de 18 km da RN 003, que faz parte do lote 3 do Programa de Recuperação de Rodovias do Estado, e interliga os municípios de Goiaininha e Tibau do Sul até a praia da Pipa. Para a obra, foram investidos cerca de R$ 18 milhões e os trabalhos de pavimentação têm previsão de conclusão já no próximo dia 30, e a entrega da estrada com a sinalização segue prevista para dezembro.
Construída nos anos 1980, o último serviço realizado nesse trecho foi em 2018, com apenas uma capa de asfalto. Agora, o Governo realiza uma recuperação de trechos críticos, reforçando o subleito, sub-base e base com troca de solo em alguns trechos.
“O pessoal tem reclamado cobrando agilidade na restauração da RN 003, que liga Goaianinha à praia da Pipa. Nós fazemos nossa parte, acompanhar e cobrar da empresa responsável pela obra. Fiz questão, nesta sexta-feira, de vir aqui fiscalizar de perto. O verão está chegando e esta estrada é muito, muito importante para o turismo que é um dos principais motores da nossa economia”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
“A restauração da RN 003 é complexa. De via estreita, não tem sido possível fazer drenagens adequadas”, explica o engenheiro da empresa CLC, responsável pela obra, Artur Prado. “Apesar das dificuldades, a restauração da RN 003 avança”.
O concurso Correios 2024 fechou com quase 1,7 milhão de candidatos, sendo a maior parte para o cargo de carteiro. O número final foi passado pela empresa neste sábado, 2.
Desse total, mais de 1,5 milhão concorrem ao cargo de carteiro, de nível médio. Para os cargos de nível superior, o concurso tem 111 mil inscrições confirmadas
A empresa não divulgou a quantidade exata de inscritos nem o número de candidatos por cargo.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva, comentou sobre o número expressivo de inscritos.
A partir deste ano, o mês de novembro contará com três feriados nacionais. Até então considerado feriado em diversas cidades e em alguns estados do país, por meio de leis locais, o dia 20 de novembro estreia em 2024 como data a ser respeitada em todo o Brasil como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Em dezembro de 2023, após aprovação do Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que torna o 20 de novembro feriado nacional. A data remete ao marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares – um dos maiores do Brasil durante o período colonial, de resistência contra a escravização negra no país.
Desde 2003, as escolas passaram a incluir o ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. É para destacar a importância da cultura afro-brasileira e da luta contra o racismo no país. Mesmo sendo data comemorativa, o dia não era considerado feriado.
Os outros feriados nacionais caem nos dias 2 e 15 de novembro. Este sábado (02) é o Dia de Finados, uma data reservada para que a população preste homenagens aos mortos. Fazem parte da tradição a visita a cemitérios e celebrações religiosas.
A gestão de Timbaúba dos Batistas compartilha uma conquista incrível da estudante Maria Eduarda Batista de Medeiros, do 9º ano da Escola Municipal Paulino Batista de Araújo!
Ela foi selecionada para o Curso Técnico em Agropecuária no Colégio Agrícola – CEEP Manoel Moreira Pena, em Foz do Iguaçu/PR, ficando em 3º lugar entre mais de 200 candidatos de todo o país!
A gestão está muito orgulhosos por ter na comunidade uma jovem tão dedicada e talentosa, que agora leva o nome de Timbaúba dos Batistas para além das fronteiras do RN. Parabéns, Maria Eduarda! Que este seja apenas o começo de uma jornada de muito sucesso e realizações.
Manter a Semana da Cultura no calendário municipal de Acari é essencial para valorizar e preservar as tradições culturais e fortalecer a identidade local. Este evento, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEMECE) é uma oportunidade para se manter viva a expressão cultural do nosso povo, promovendo a diversidade e o intercâmbio.
A IV Semana da Cultura de Acari é um sentimento de pertencimento e orgulho entre os cidadãos, principalmente os mais jovens, que passam a ver valor em manter vivas as tradições herdadas. Para a cidade de Acari, onde há um rico patrimônio histórico e cultural, manter esta celebração anual reforça o compromisso com a preservação de suas raízes e inspira novos projetos culturais ao longo do ano.
Confira aAcari
04/11 (Segunda-feira):
O Projeto Acolher promove o lançamento do livro Entre Memórias e Sonhos: Narrativas de um projeto com crianças e adolescentes em acolhimento institucional. O evento acontece na segunda-feira, 4 de novembro, às 19h, no Auditório do Instituto Ágora, no campus central, em Natal.
O livro tem como organizadoras as professoras Symone Fernandes de Melo, Cynara Carvalho de Abreu e Clara Maria Melo dos Santos, além da servidora Patricia Karla de Souza e Silva. A obra é composta por nove capítulos, escritos por docentes e psicólogos da UFRN, profissionais da rede de proteção à infância e adolescência e discentes e profissionais vinculados ao projeto.
De acordo com a professora Symone Melo, coordenadora do projeto, o livro foi resultado da suspensão dos atendimentos e demais atividades, durante o período de pandemia. Na ocasião, os envolvidos com o projeto decidiram utilizar o tempo sem realização dos atendimentos para refletir e escrever sobre a experiência acumulada no trabalho com crianças e adolescentes em acolhimento institucional.
O Projeto Acolher tem 14 anos de atividade e possui o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFRN, bem como do Serviço de Psicologia Aplicada (Sepa), vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).
A Marinha do Brasil participa que a intensificação de ventos sobre o oceano poderá afetar a faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Norte e do Maranhão, entre Natal (RN) e São Luís (MA), com ventos de direção sudeste a nordeste e intensidade de até 60 km/h (33 nós), entre a noite do dia 2 e a
tarde do dia 4 de novembro.
A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo.
Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, ou
por meio dos aplicativos “Previsão Ambiental Marinha (PAM)” e “Boletim ao Mar”, desenvolvidos em
parceria com a Petrobras e com o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR), respectivamente.
Os aplicativos estão disponíveis para download nos smartphones e tablets com sistemas Android e iOS. Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e
solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.
A Fórmula 1 alterou a programação do Grande Prêmio de São Paulo, no autódromo de Interlagos, após as chuvas torrenciais que atingiram a capital na tarde deste sábado (2). A sessão classificatória – definição da ordem de largada na corrida – que ocorreria hoje à tarde, foi remarcada para as 7h30 (horário de Brasília) de domingo (3). Depois, ocorrerá o GP de São Paulo, com início programado para às 12h30.
After consultation with the stewards, Qualifying for the São Paulo Grand Prix will take place at 07:30 local time on Sunday morning ahead of the Grand Prix at 12:30 local.#F1#BrazilGPpic.twitter.com/6sYawDri0P
— Formula 1 (@F1) November 2, 2024
After consultation with the stewards, Qualifying for the São Paulo Grand Prix will take place at 07:30 local time on Sunday morning ahead of the Grand Prix at 12:30 local.#F1#BrazilGPpic.twitter.com/6sYawDri0P
Antes mesmo de assumir o mandato como vereadora em São Fernando-RN para o quadriênio 2025-2028, a vereadora eleita Ianne Brilhante já está em ação em busca de pleitos que impactam e contribuam para o desenvolvimento do município de São Fernando.
Na sexta-feira (01), a vereadora Ianne esteve em Caicó, onde participou da solenidade de inauguração do Mercado da Carne e Alameda Gastronômica. Na oportunidade, ela procurou o senador Styvenson Valentim para confirmar um pleito que já havia feito ao prefeito Dr. Tadeu: A agilização da obra de construção do aterro sanitário, que vai resolver de uma vez por todas, a questão da poluição que o lixão de Caicó vem causando ao longo do tempo para a população de São Fernando.
“A população de São Fernando agradece o comprometimento do Dr. Tadeu em resolver a situação do município que sofre há mais de 10 anos com a fumaça do lixão. Sem dúvidas o Senador Styvenson será um grande parceiro do nosso mandato. Gratidão ao Senador e Prefeito Tadeu pela atenção”, disse Ianne.
A referida poluição do lixão causa transtornos para São Fernando, pois produz fumaça que prejudica a saúde dos moradores ocasionando doenças respiratórias e causa impactos ambientais: Poluição visual, alteração da qualidade do solo, depreciação das águas subterrâneas, contaminação dos catadores, proliferação de micro e macrovetores de doenças.
A três rodadas do fim da Série B do Campeonato Brasileiro, o Novorizontino emplacou a terceira vitória seguida ao bater a Chapecoense por 2 a 0, com gols de Neto Pessoa e Patrick, em partida transmitida pela TV Brasil direto da Arena Condá. Vice-líder na tabela, com 63 pontos – atrás do Santos, com 65 – o clube do interior paulista, conhecido como Tigre, está cada vez mais próximo do inédito acesso à elite do futebol nacional.
Apenas os quatro primeiros colocados disputarão a Série A do Brasileirão em 2025. No domingo (3), às 18h30 (horário de Brasília), tem transmissão ao vivo de Ceará x Avaí na TV Brasil.. Se o Vozão não vencer na Arena Casteão, em Fortaleza, o Santos poderá comemorar o retorno à Série A no ano que vem.
Fora de casa, o @novorizontino venceu e convenceu mais uma vez. Vitória muito importante para o time se aproximar do acesso. ⬆️ pic.twitter.com/711AHh93eT
— Brasileirão Betnacional – Série B (@BrasileiraoB) November 2, 2024
Cerca de 85% dos assassinatos de jornalistas passam impunes, segundo um relatório hoje publicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para assinalar o Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas.
De acordo com o documento, em 2022 e 2023, houve uma queda de quatro pontos percentuais no número de assassinatos de jornalistas impunes na comparação com 2018 e de 10 pontos, na comparação com 2012.
A Unesco registrou 162 assassinatos de jornalistas e trabalhadores da imprensa em 2022 e 2023, traduzindo-se em aumento de 38% face a 2020 e 2021.
Para esta alta, a agência das Nações Unidas destaca o impacto das mortes em zonas de conflito que, com 44 mortes em 2023, atingiu o número mais alto desde 2018.
GESTÃO 2023-2027 – Uma das principais metas da UFRN é a melhoria contínua do sistema de pós-graduação, impulsionando a pesquisa acadêmica e o desenvolvimento regional. As unidades do interior do estado são focos estratégicos de crescimento. Um exemplo desse compromisso é o Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), que ganhará dois novos cursos de pós em 2025. Um deles, o Doutorado Profissional em Geografia, é o primeiro desse tipo no Brasil.
Tanto o doutorado quanto o Mestrado Acadêmico em Metodologias de Ensino e Processos de Aprendizagem foram aprovados em outubro pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os cursos se juntarão aos três programas de mestrado já existentes na instituição. O doutorado será ofertado no Ceres e no campus central da UFRN, em Natal, por meio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).
“É a UFRN cumprindo a sua missão de formar recursos humanos qualificados e desenvolver pesquisas científicas que tenham impacto nas regiões em que ela está inserida”, declara Rubens Maribondo, pró-reitor de pós-graduação.
As inovações são frutos do compromisso da UFRN em interiorizar o conhecimento científico. “Nós estamos conseguindo dar, agora, a oportunidade para quem estuda, para quem trabalha, para quem mora no Seridó, de fazer um curso de doutorado com o mesmo padrão de qualidade, com a mesma excelência que teria em qualquer outra universidade do país”, diz Rubens.
A Venezuela acusou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil de tentar se “passar por vítima” e de violar os princípios da Carta das Nações Unidas em um comunicado divulgado neste sábado 2. A declaração ocorre após o Itamaraty emitir uma nota criticando as ameaças da Polícia Nacional venezuelana nas redes sociais, classificando-as como “ofensivas”.
O governo de Nicolás Maduro considerou “incompreensível” a posição brasileira e afirmou que a chancelaria brasileira está “enganando a comunidade internacional”, ao se apresentar como vítima em uma situação em que, segundo eles, agiu como “vitimizador”.
Na nota divulgada na sexta-feira 1°, o Itamaraty afirmou que a Venezuela optou por “ataques pessoais e escaladas retóricas, em substituição aos canais políticos e diplomáticos”, o que não estaria à altura da “forma respeitosa” com que o Brasil trata o país vizinho.
A controvérsia se intensificou após uma postagem da Polícia Nacional da Venezuela, que mostrava uma imagem borrada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diante da bandeira brasileira, acompanhada da frase: “Quem se mete com a Venezuela se dá mal”.
Todas as regiões da cidade de São Paulo estão em estado de atenção para alagamentos por causa das chuvas que atingem a capital paulista na tarde de hoje (2). Três regiões chegaram a ficar em estado de alerta, o mais grave de uma escala que varia entre observação, atenção, iminência de transbordamento e alerta.
A primeira região a ficar em estado de alerta foi a subprefeitura de Santo Amaro, por causa da iminência de transbordamento do Córrego Água Espraiada, na altura do Piscinão do Jabaquara. O estado de alerta funcionou entre 14h30 e 15h18 nessa região. Na subprefeitura de Itaquera, o estado de alerta funcionou entre 15h18 e 16h17, por causa do transbordamento do Rio Verde.
Já na subprefeitura do Itaim Paulista, houve transbordamento do Córrego Itaim e iminência de transbordamento do Córrego Lajeado e o estado de alerta funcionou entre 15h41 e 16h17.
Neste momento, há cinco pontos de alagamento na cidade, dois deles intransitáveis, localizados na Avenida Engenheiro Billings, na zona oeste da capital, e na Rua Padre Viegas de Menezes, em Itaquera, na zona leste.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para este domingo (3), dia em que estudantes vão participar da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é de tempo instável na Região Sul, com risco de chuva moderada a forte nos três estados. O risco maior é no Paraná e a qualquer momento do dia.
Na Região Sudeste, aumenta o risco para pancadas de chuva fortes em São Paulo, no oeste e sul de Minas Gerais, principalmente a partir da tarde. Nas demais regiões do país, a chance de pancadas de chuva diminui para a tarde e à noite, mas não podem ser descartadas, mesmo que de forma passageira, de acordo com o Inmet.
Segundo o meteorologista Thiago Souza, uma massa de ar quente é um dos motivos para as condições do clima neste fim de semana. “Uma massa de ar quente e úmida predomina sobre o Brasil neste fim de semana, somada a circulação dos ventos nos diferentes níveis da atmosfera são os ingredientes necessários para que se formem essas áreas de instabilidades”, concluiu.
Neste domingo (3), mais de 4,3 milhões de inscritos confirmados no Enem vão testar os conhecimentos em 45 questões de múltipla escolha de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e outras 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além da prova de redação, que deve ter entre sete e 30 linhas.
Entre janeiro de 2023 e setembro deste ano, os bancos devolveram ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mais de R$ 7,88 bilhões referentes a benefícios que segurados deixaram de sacar no prazo legal. Deste montante, aproximadamente R$ 4,947 bilhões foram restituídos em 2022, enquanto entre janeiro e setembro de 2023, o valor estornado ultrapassou R$ 2,938 bilhões.
Conforme a legislação, se o beneficiário não retirar o valor depositado pelo INSS em até 60 dias, o banco deve devolver integralmente o montante ao Instituto. Essa regra se aplica apenas a quem utiliza o cartão magnético do INSS para movimentar os benefícios.
O objetivo dessa medida é evitar pagamentos indevidos e fraudes, especialmente em casos de falecimento do beneficiário, onde terceiros poderiam tentar sacar o benefício. Além disso, quando a quantia depositada é devolvida por falta de movimentação, o INSS suspende futuros pagamentos ao segurado.
Os beneficiários que tiveram seus valores devolvidos podem solicitar a regularização da situação e, consequentemente, a liberação dos recursos a que têm direito. Assim, o Instituto poderá restituir pelo menos parte dos R$ 7,88 bilhões aos segurados que provarem sua elegibilidade para os benefícios.
Amplamente conhecido no Brasil pela produção de amêndoas, sucos e doces, o caju, fruta nativa do país, também se destaca como uma alternativa viável à proteína animal na gastronomia, especialmente por meio do beneficiamento de sua fibra.
Essa descoberta foi revelada em uma oficina gastronômica realizada em Mossoró, no dia 30 de outubro, em parceria entre a Embrapa Agroindústria Tropical e o Sebrae do Rio Grande do Norte. O evento, ocorrido no Senac local, capacitou um grupo que busca diversificar a cajucultura e gerar renda.
Durante a oficina, os participantes aprenderam a produzir empadas e coxinhas recheadas com fibra de caju, além de pães feitos com o suco da fruta. A chef e empresária paraibana Maiara Souza, responsável pela capacitação, destacou o potencial do produto, afirmando que já testaram mais de 20 receitas substituindo a proteína animal pela fibra de caju com resultados excepcionais.
“Isso mostra o quão elevado é o potencial desse produto e o quanto pode contribuir para a sustentabilidade da cajucultura”, detalhou.
Entre janeiro de 2023 e setembro deste ano, os bancos devolveram ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mais de R$ 7,88 bilhões relativos a benefícios que os segurados deixaram de sacar no prazo legal.
Do total, pouco mais de R$ 4,947 bilhões foram restituídos ao longo do ano passado. Já entre janeiro e setembro deste ano, o montante estornado superou R$ 2,938 bilhões.
A legislação determina que, se o segurado não sacar o valor depositado pelo INSS em até 60 dias, o banco deve devolvê-lo integralmente ao Instituto. A medida se aplica apenas a quem usa o cartão magnético do órgão para movimentar o benefício recebido.
Segundo o Instituto, o objetivo é evitar pagamentos indevidos e tentativas de fraude, como o saque, por terceiros, do benefício de segurados que já faleceram. Além disso, por precaução, sempre que a quantia depositada é devolvida por falta de movimentação, o INSS suspende futuros pagamentos ao beneficiário.
Uma mulher de 27 anos acusa seu namorado, um médico de 25 anos, de ter realizado um aborto sem seu consentimento após dopá-la. O incidente ocorreu em Pirenópolis (GO) na última terça-feira (29), mas foi divulgado apenas nesta sexta-feira (1º).
O médico, cuja identidade não foi divulgada, ainda não foi detido, mas será investigado por provocar aborto sem consentimento da gestante, crime que pode resultar em pena de três a 10 anos de reclusão, além de outros delitos associados ao caso.
De acordo com a vítima, ela foi convidada pelo namorado para uma “lua de mel” na cidade turística, mas a viagem rapidamente se transformou em um pesadelo. A mulher, que estava grávida de três meses, relatou à Polícia Civil de Goiás que o médico a dopou e provocou a morte do feto. Ela afirmou que ele teria introduzido comprimidos em sua genitália para interromper a gestação.
Após a agressão dentro do quarto de um hotel, a mulher procurou a Delegacia da Polícia Civil em Pirenópolis. O delegado Tibério Martins informou que a equipe policial foi ao local, mas o suspeito já havia deixado o hotel.
Em Jardim do Seridó, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, promoverá nos dias 20 e 21 de novembro, o I Fulora – Festival de Artes Integradas.
Celebrando a arte local com recursos da Lei Aldir Blanc, o evento promete reunir diversas expressões culturais, valorizando a produção artística autoral do município.
A proposta do festival é oferecer um espaço de encontro, com uma programação variada para todas as idades, iniciando-se no dia 20, e se encerrando com uma noite de poesia e cantoria.
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) reabre, a partir de segunda-feira (4), as inscrições do concurso público para professor do Magistério Superior. O certame é para preenchimento de uma vaga no Centro de Ciências Médicas (CCM), no Campus de João Pessoa, para a área de Medicina de Família e Comunidade.
A reabertura do Edital nº 123/2023 acontece após atualização, respaldada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPB, dos requisitos mínimos de escolaridade a serem apresentados pelos candidatos ao cargo. Esses requisitos são a graduação em Medicina, com Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, além de mestrado em Saúde Coletiva ou áreas afins.
A carga horária é de 20 horas semanais (T-20). Os candidatos cotistas terão preferência na nomeação, obedecendo-se a ordem prevista no Anexo II (Ordem de Nomeação) do edital original. O salário é de R$ 4.168,21, composto pelo vencimento básico com a retribuição por titulação e auxílio-alimentação.
Inscrições, taxa e isenção
Um policial militar foi flagrado agredindo e ameaçando um homem em um bar em João Neiva (ES). O incidente foi registrado por uma câmera de segurança do estabelecimento, que mostra o agente confrontando o suspeito, acusado de agredir sua mãe, uma idosa acamada.
Durante a abordagem, o policial, acompanhado de um colega, diz ao homem: “Eu vou explicar para você só uma vez, você presta bastante atenção. Se você voltar na casa da sua mãe querendo bater nela, que é uma senhora de cama, seu *, é isso que você merece”.
Após essa ameaça, o policial dá dois tapas no homem, que cai ao chão, e o adverte: “Volta a dar alteração aqui no meu serviço para ver que desgraça que eu vou arrumar com sua vida”.
Após a saída dos policiais, uma mulher presente no bar critica o homem, dizendo: “Tá vendo, vagabundo, achou que era mentira, né?”.
A conferência das Nações Unidas sobre biodiversidade (COP16) terminou hoje em Cali, na Colômbia, sem que os países participantes chegassem a um acordo sobre o financiamento do roteiro para deter a destruição da natureza até 2030.
As negociações foram suspensas na manhã deste sábado (2) pela presidente colombiana da cimeira, Susana Muhamad.
Após mais uma noite de discussões, a suspensão foi determinada depois que o quórum de participantes diminuiu.
Esta suspensão interrompeu os debates entre o Brasil, que apoiava a proposta colombiana de criar um novo fundo para a natureza, e a União Europeia, o Japão e o Canadá, que se opunham firmemente.
Referência no judô brasileiro, Luiz Onmura morreu neste sábado (2) aos 64 anos, em Santos (SP), onde morava. Ele lutava contra um câncer (carcinoma espinocelular na língua), diagnosticado em 2022. Conhecido pelo apelido de Samurais, em razão de sua força física e técnica apurada, Onmura foi o primeiro judoca nascido no país a subir ao pódio olímpico nos Jogos de Los Angeles de 1984, na categoria até 71 quilos, quebrando jejum de 12 anos.
“Luiz Onmura representou com orgulho as cores do Brasil e os valores do judô e do olimpismo, demonstrando humildade e lutando bravamente pela vida. Toda a comunidade esportiva lamenta esta perda e presta solidariedade à família e aos amigos”, disse Paulo Wanderley Teixeira, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em nota de pesar da entidade.
“Luiz Onmura representou com orgulho as cores do Brasil e os valores do judô e do olimpismo, demonstrando humildade e lutando bravamente pela vida. Toda a comunidade esportiva lamenta esta perda e presta solidariedade à família e aos amigos”, disse Paulo Wanderley Teixeira, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em nota de pesar da entidade.
Paulistano, Onmura disputou os Jogos de Moscou (1980) aos 20 anos, na categoria até 65 kg (meio-leve), mas foi quatro anos depois, já na categoria até 71 kg (leve) que ele entrou para a história do esporte nacional, ao conquistar o bronze nos Jogos de Los Angeles, encerrando um hiato de 12 anos, desde a primeira medalha do país (também bronze), conquistada por Chiaki Ishii, nos Jogos de Munique (1972). A última participação olímpica foi nos Jogos de Seul (1988). Após o bronze de Onmura, o judô brasileiro emplacou 40 anos de pódios consecutivos em Jogos Olímpicos, totalizando 28 medalhas
Três dias de um incêndio de grandes proporções atingir um shopping no Brás, o Corpo de Bombeiros anunciou na manhã deste sábado (2) ter encerrado, com sucesso, os trabalhos de rescaldo. Segundo comunicado da corporação, o local agora está seguro e sob a responsabilidade do proprietário.
O Shopping 25 Brás, localizado na Rua Barão de Ladário, na região central da capital paulista, pegou fogo na manhã da última quarta-feira (30). Ao menos 24 viaturas e 76 agentes trabalharam no combate às chamas.
A Defesa Civil estimou que ao menos 200 pequenas lojas do shopping foram atingidas, e o telhado do edifício colapsou. A estimativa dos comerciantes é de que os prejuízos cheguem a mais de R$ 25 milhões.
Após ter feito uma vistoria no local ontem (1°), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou que vai disponibilizar R$ 100 milhões em crédito emergencial para auxiliar os lojistas na recuperação dos prejuízos.
Pelo menos 19 pessoas ficaram feridas em Israel, depois que três foguetes disparados pelo Líbano atingiram um edifício, na cidade de Tira, na madrugada deste sábado (2).
As sirenes soaram por volta das 2h de hoje, e a população se recolheu em abrigos antibomba, em Israel. Algumas pessoas que estavam no prédio atingido ficaram feridas por estilhaços.
Testemunhas dizem ter sido um verdadeiro milagre ninguém ter morrido durante o bombardeio lançado pelo Líbano. Os combates com o Hezbollah continuam intensos nas últimas semanas e deixam cada vez mais distante a possibilidade de um cessar-fogo temporário.
Um dos projéteis, que atingiu o prédio de apartamentos em Tira fazia parte de uma onda de pelo menos três foguete lançados de território libanês, disseram as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês).
BRASÍLIA – Em um ataque repleto de provocações, o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), que se projeta como candidato à Presidência em 2026, publicou um vídeo nesta sexta-feira 1º detonando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Marçal disse que Bolsonaro precisa “tocar a vida” e focar em sua inelegibilidade ao invés de alfinetá-lo. “O pau vai quebrar” foi o recado do político ao ex-presidente, em uma escalada de tensão entre os dois nomes da direita.
“Bolsonaro, toca a sua vida, seja candidato. Deixa eu em paz. Eu gosto de você, fica tranquilo. Já vi que tem todos os bolsonaristas querendo se levantar contra mim. Eu vou fazer o que tenho que fazer, e em 2026 ‘nois’ vê’”, disparou Marçal, lembrando que o ex-presidente foi tornado inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Seu problema não é comigo, é com o STF. Luta por isso, e eu vou estar torcendo por você. Não tenta ser o malvadão para cima de mim, porque eu sou uma pessoa boa”, acrescentou.
A TV Brasil exibe quatro jogos da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A competição está próxima da reta final com a definição dos clubes classificados para a elite do futebol nacional em 2025 e os times rebaixados para a Série C.
A jornada esportiva da emissora pública acompanha as partidas Chapecoense (SC) x Novorizontino (SP), neste sábado (2), às 17h; Ceará (CE) x Avaí (SC), neste domingo (3), às 18h30; Ponte Preta (SP) x Paysandu (PA), nesta segunda (4), às 21h; e Brusque (SC) x Botafogo (SP), nesta terça (5), no mesmo horário.
A cobertura da TV Brasil para essas disputas começa antes do apito inicial com um pré-jogo. Durante esse período, a equipe do canal traz informações atualizadas sobre a tabela, revela novidades sobre os clubes e comenta a escalação dos times.
No sábado (2), o confronto Chapecoense x Novorizontino tem narração de Luciana Zogaib na telinha da TV Brasil. A bancada de comentários é conduzida por Rodrigo Ricardo e Carlos Molinari. Direto da Arena Condá, em Chapecó, Santa Catarina, o repórter Igor Santos traz as informações do gramado. A transmissão começa às 16h45 e a bola rola às 17h.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), esclarece que a instituição segue em diligências para poder encontrar a adolescente Maria Fernanda da Silva Ramos, 12 anos, que desapareceu na tarde do dia 31 de outubro, no bairro Golandim, localizado no município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.
As buscas foram iniciadas imediatamente após a família da vítima registrar o Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Plantão da Zona Norte, na manhã do dia 1º de novembro de 2024.
Até o momento, familiares, testemunhas e o principal suspeito, que estava em um veículo Strada vermelho, foram ouvidos. O homem foi localizado, após intensas diligências realizadas pela DHPP e pelo Departamento de Inteligência da Polícia Civil, e conduzido, juntamente com o veículo, à delegacia para a realização dos procedimentos cabíveis. Na sequência, foi identificado que o homem não possui relação com o caso, sendo liberado em seguida.
A PCRN reafirma que as diligências continuarão de forma contínua e incessante e empreenderá todos os esforços necessários para esclarecer o fato e localizar a adolescente, sendo imprescindível o apoio da sociedade.
A aposentada Maria de Jesus, de 70 anos, lançava um olhar de afeto e serenidade para o túmulo do filho, Sebastião Evangelista, enquanto um funcionário do cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, em Brasília, limpava a lápide e plantava muda de grama nova.
“Eu sempre venho nessa data, só durante os anos de pandemia que não vim, mas tem que cuidar. Eu sei que ele sente. A vida continua, e ele tá seguindo a vida espiritual dele em outro plano”, contou à reportagem da Agência Brasil na manhã deste sábado (2).
Seu filho, o terceiro de seis, faleceu com apenas 27 anos, em 2006. Acompanhada da filha, ela repete esse ritual há quase 18 anos. “É uma homenagem do amor e da saudade, e de saber que ele está vivo em nossa memória”.
Feriado nacional observado anualmente em 2 de novembro, o Dia de Finados segue uma secular tradição católica de homenagem aos mortos.