O Paysandu derrotou a Ponte Preta por 2 a 1 de virada, na noite desta segunda-feira (4) no estádio Moisés Lucarelli, e assumiu a 13ª posição da classificação da Série B do Campeonato Brasileiro com 43 pontos.
— Paysandu Sport Club (@Paysandu) November 5, 2024
Já a Macaca permaneceu com 38 pontos após o revés, no jogo que contou com a transmissão ao vivo da TV Brasil, ocupando a 16ª colocação, muito perto do Z4 (zona do rebaixamento).
Jogando em casa, a Ponte Preta abriu o marcador aos 32 minutos do primeiro tempo, com o zagueiro Mateus Silva de cabeça. Mas, ainda na etapa inicial (aos 37), o Paysandu igualou, quando Bryan Borges chutou de fora da área e Borasi deu um carrinho para tirar do goleiro Pedro Rocha qualquer chance de defesa.
A Agência Brasil foi vencedora na categoria agência de notícias no 4º Prêmio Einstein+Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar. É a segunda vez que a Agência Brasil conquista a premiação.
A cerimônia de premiação ocorreu na noite desta segunda-feira (4). No total, 280 jornalistas e 176 veículos foram indicados. Os vencedores foram escolhidos em votação aberta a jornalistas, assessores de imprensa e veículos de imprensa. Promovido pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein em parceria com o Jornalistas&Cia, o prêmio reconhece o trabalho de profissionais e veículos de comunicação que atuam na cobertura de saúde, ciência e bem-estar.
A jornalista Paula Laboissière, da Agência Brasil, foi ganhadora na categoria dos jornalistas mais admirados da região Centro-Oeste e no TOP25 jornalistas mais admirados. A profissional recebe, pela segunda vez, a premiação regional. Há 17 anos na Agência Brasil, a maior parte desses anos dedicados à cobertura da área de saúde e ciências, ela agradeceu o reconhecimento.
“Para mim essa premiação mostra que o jornalismo de saúde não apenas sobreviveu a períodos difíceis, períodos complicados, como ele vem crescendo e ele segue, com certeza segue adiante e é uma das premiações que a gente percebe a força do jornalismo que a EBC e a Agência Brasil fazem hoje”, afirmou.
O Corinthians deu um grande passo na luta para se afastar da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Palmeiras por 2 a 0, na noite desta segunda-feira (4) em Itaquera, em partida válida pela 32ª rodada da competição.
Corinthians 2 🆚 0 Palmeiras
— Corinthians (@Corinthians) November 5, 2024
Corinthians 2 🆚 0 Palmeiras
Foram imagens de câmeras de segurança de um estabelecimento que flagraram o memento que a adolescente maria Fernanda entrou em um veículo no início da tarde do dia 31 de outubro no bairro Golandim, em São Gonçalo do Amarante. Essas cenas foram fundamentais para a elucidação de um caso que até então era considerado um mistério para todos. Através dessa célula informativa as equipes da Polícia Civil, orientadas pela DHPP (Divisão de Homicídio e Proteção a Pessoa) iniciaram um processo desafiador, porém bem característico ao ofício de cada um desses profissionais, descobrir, desvendar.
Passo, a passo o que era oculto passou a ser claro e óbvio. O que estava escondido, passou a ser descoberto e o que estava em silêncio gritou de maneira ensurdecedora. Era a verdade chegando a galope, a história de um homem obcecado por uma menina de 12 anos que não sossegou enquanto não levou dela o seu principal bem, a vida e antes, sua dignidade. Maria deve ter lutado como uma leoa para escapar das garras de “Billa” como é mais conhecido, antes de cair já desfalecida na cova rasa na areia branca da lagoa Vermelha de Pititinga. A menina abarrotada de sonhos gritou inutilmente por socorro para a única testemunha naquele momento pré-fúnebre, o vazio.
Para trás, Alex deixara Maria Fernanda quieta, entre uma lagoa e outra e acelerou em direção a cidade de Macaíba, mais precisamente para o distrito de Estivas onde, na tentativa de apagar o feito macabro que acabara de executar, ateou fogo no veículo que usou para levar Maria para a morte. Por ser uma região de muitas queimadas de vegetação, o fato não chamou muito atenção dos moradores, nem foi comunicado a polícia local. No entanto, a equipe estava bem perto de montar o quebra-cabeça, faltava pouco, era só uma questão de horas, a peça que faltava já tinha endereço, São José de Mipibu, distrito do Arenã, região rural, afastada do centro, coisa de quem quer se esconder mesmo, mas deu errado, a casa caiu para Alex. No início da tarde da segunda os agentes cercaram o local onde estava o rapaz de 35 anos e sem reagir ele recebeu voz de prisão, confessou de imediato que tinha matado a menina Maria, onde tinha enterrado o corpo dela e como atraiu a estudante naquele início de tarde de 31 de outubro.
Conduzido a sede da DHPP, em Natal, Alex foi ouvido durante a noite da segunda-feira (04) e deve ter relatado detalhes violentos e sombrios dos últimos momentos de vida de Maria Fernanda, que saiu de casa naquela tarde com a cabeça cheia de ilusões fomentadas pelo desejo doentio e monstruoso de um homem que fez uma menina, uma ainda tão jovem menina pagar com a própria vida, talvez o simples fato de dizer não.
O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (CPJ/MPRN) deu posse nesta segunda-feira (4) à nova ouvidora da instituição, a promotora de Justiça Mariana Marinho Barbalho. A solenidade ocorreu no Plenário da Procuradoria-Geral de Justiça, em Natal.
Mariana Barbalho foi a mais votada na eleição para ouvidora do MPRN para o biênio 2024-2026. A eleição foi realizada na última sexta-feira (25). A promotora de Justiça obteve 91 votos. A também promotora de Justiça Michelle Carvalho obteve 78 votos. Foram registrados 169, tendo oito membros votado nas duas candidatas. No total, 161 membros do MPRN participaram da eleição.
Aberta a 2ª sessão extraordinária especial e 1ª sessão solene do CPJ, a procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso, parabenizou, em nome do Colegiado, o presidente da Mesa Eleitoral, o procurador de Justiça Herbert Pereira Bezerra, bem como as promotoras de Justiça Yvelise Nery da Costa e Suely Magna de Carvalho Nobre Felipe pela condução dos trabalhos. “A PGJ tem buscado cada vez mais fortalecer a proximidade com o cidadão com excelência visando melhores resultados”, reforçou.
Mariana Marinho Barbalho expressou sua alegria em tomar posse como ouvidora do Ministério Público. “Todos nós, integrantes do MPRN, somos ouvidores e representantes de uma instituição incubida da defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais, individuais indisponíveis”, destacou.
Previsto para ser enviado ao Congresso Nacional nesta semana, o pacote de corte de gastos obrigatórios será apresentado a outros ministérios nesta terça-feira (5), informou nesta noite o Ministério da Fazenda. Em nota, a pasta disse que a reunião desta segunda-feira (4) à tarde serviu para a discussão do quadro fiscal do país e o detalhamento das propostas em discussão pelo governo.
“Nesta terça, outros ministérios serão chamados pela Casa Civil para que também possam opinar e contribuir no âmbito das mesmas informações”, informou a pasta.
Realizada no fim da tarde, a segunda reunião do dia entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durou cerca de três horas. Também compareceram ao encontro as ministras do Planejamento, Simone Tebet, e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.
Pela manhã, Haddad e vários ministros reuniram-se com o presidente Lula para fazer o balanço das ações do G20, grupo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana, presidido pelo Brasil neste ano. Além de Haddad e Lula, o encontro reuniu os ministros Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral).
Um encontro de representantes de órgãos federais realizado nesta segunda-feira (4) em Brasília buscou detalhar ações para fechar o cerco ao comércio ilícito de produtos de tabaco no Brasil. As discussões ocorreram na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) com o objetivo de avaliar a ampliação do protocolo no combate às irregularidades que causam prejuízos financeiros e à saúde no país.
Participaram do evento representantes do Instituto Nacional de Câncer (Inca), da Polícia Federal, da Receita Federal e dos ministérios da Defesa, da Justiça e Segurança Pública, e das Relações Exteriores.
A médica Vera Luiza da Costa e Silva, que é secretária executiva da Comissão Nacional para a Implementação da Convenção-Quadro sobre o Controle do Uso do Tabaco e de seus Protocolos (Conicq), disse que é prioridade do governo brasileiro eliminar o comércio ilícito de tabaco. “O cigarro contrabandeado é de fácil acesso, é vendido nas ruas para crianças, adolescentes e para a população de baixa renda. Isso é contrário à saúde pública, além de não haver arrecadação de impostos”, disse a médica, que faz parte do grupo de assessoramento à Presidência da República.
Na reunião, os órgãos policiais trataram de acertar estratégias previstas no protocolo para realizar apreensões com dados integrados de trabalho. A médica afirmou que é necessária uma permanente atualização do sistema de rastreamento e localização instalado nas fábricas de cigarros, que permite que os produtos sejam monitorados por satélite.
A Justiça do Distrito Federal condenou uma mulher por injúria racial contra dois seguranças do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino.
A pena aplicada foi de um ano e cinco meses de prisão, mas a condenação foi convertida em prestação de serviços à comunidade.
Com a decisão, Elisângela Rocha Pires de Jesus deverá indenizar os seguranças em R$ 5.680, além da prestação dos serviços.
O caso de injúria ocorreu no dia 29 de dezembro de 2022 em um shopping de Brasília.
Estudo feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) aponta que 77% das famílias têm alguma dívida, como conta sem pagar e financiamento imobiliário, o que significa que 1,45 milhão de famílias a mais assumiram dívidas nos últimos dois anos. Segundo a pesquisa, 29% das famílias têm contas em atraso e 13% disseram não ter condições ou perspectivas de quitar os débitos.
A pesquisa ouviu 18 mil famílias em 27 capitais em julho. Mais da metade das famílias endividadas (52%) vivem nos estados do Sudeste.
As capitais com maior quantidade de famílias endividadas são: São Paulo (2.888.081), Rio de Janeiro (2.028.143), Distrito Federal (765.823), Belo Horizonte (744.993) e Fortaleza (712.465).
Em termos de porcentagem Porto Alegre e Vitória, tem registro de 91% das famílias nessa situação. Em Belo Horizonte, Boa Vista e Curitiba, o percentual é de 90% e em Fortaleza, 88%. Já Campo Grande e Salvador (66%), Goiânia e Macapá (68%) e Belém (69%) apresentam percentuais menores.
Uma bebê brasileira de cerca de 1 ano de idade, identificada como Fátima Abbas, foi morta em um ataque de míssil das forças militares de Israel, em Hadeth, subúrbio de Beirute, capital do Líbano. O ataque ocorreu no último sábado (2), e a criança não resistiu aos ferimentos. A informação é do Ministério das Relações Exteriores, que emitiu nota oficial lamentando o ocorrido.
“Ao expressar à família de Fátima Abbas as mais sentidas condolências e estender toda a sua solidariedade, o governo brasileiro reitera a condenação, nos mais fortes termos, aos contínuos e injustificados ataques aéreos israelenses contra zonas civis no Líbano e renova o apelo às partes envolvidas para que cessem imediatamente as hostilidades”, diz a nota do Itamaraty.
Segundo o governo brasileiro, o conflito no Líbano, intensificado por ataques aéreos e terrestres por parte de Israel desde o fim de setembro, já resultou na morte confirmada de três cidadãos brasileiros, todos menores de idade. Além da bebê Fátima, foram vítimas de bombardeios os adolescentes Mirna Raef Nasser, de 16 anos, e Ali Kamal Abdallah, de 15 anos.
Israel e o grupo Hezbollah, do Líbano, participam de ataques na fronteira entre os dois países desde o início da atual guerra na Faixa de Gaza. O conflito começou no ano passado, após um ataque do Hamas a Israel, aliado do Hezbollah. Apenas no Líbano, o número de civis mortos no conflito ultrapassa 2,8 mil pessoas.
Cinco dos sete próximos jogos da Copa do Rei foram novamente adiados pela Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) nesta segunda-feira (4), após as piores inundações repentinas da Espanha na história moderna terem matado pelo menos 217 pessoas na região de Valência, com dezenas de pessoas ainda desaparecidas.
Vários clubes de Valência solicitaram um segundo adiamento de seus jogos à RFEF, que anunciou novas datas nesta segunda-feira após aceitar esses pedidos.
A Espanha enviou cerca de 7,5 mil soldados para o leste atingido pelas inundações, onde os socorristas vasculharam estacionamentos subterrâneos em busca de corpos, enquanto os protestos crescem sobre a forma como o Governo lidou com o desastre.
O Ejea deve receber o Hercules de Alicante em 14 de novembro. O Levante jogará contra o Pontevedra em Pasaron em 19 de novembro, conforme comunicado. O Manises e o Getafe jogarão em 26 de novembro, que também é a data do jogo do Parla Escuela contra o Valencia.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através do Núcleo de Apoio à Mulher Vítima da Violência Doméstica e Familiar (Namvid), realizou nesta segunda-feira (4) um evento voltado a discutir estratégias de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. O círculo de debates faz parte da IX edição do projeto MPRN Perto de Você que acontece na cidade de Assu e abrange ainda outros municípios da região.
A ação reuniu servidores da rede atendida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) dos municípios de Assu, São Rafael e Carnaubais. A equipe do Núcleo especializado apresentou aos presentes a proposta de criação de Grupos Reflexivos para homens acusados de cometer violência doméstica e família contra a mulher.
O curso segue uma metodologia desenvolvida pelo Namvid e conta com 10 encontros que irão buscar romper o círculo de violência e negligência também a partir do agressor.
Além de apresentar a proposta de criação dos grupos, a equipe debateu ainda com os presentes os tipos de medidas protetivas que são expedidos atualmente, tirando dúvidas e apresentando ferramentas de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
Em um dia de alívio para o mercado financeiro, o dólar teve forte queda, tanto por fatores domésticos como externos. A bolsa de valores subiu quase 2% e recuperou os 130 mil pontos.
O dólar comercial encerrou esta segunda-feira (4) vendido a R$ 5,783, com recuo de R$ 0,087 (-1,48%). A cotação operou o dia todo em queda. Na mínima do dia, por volta das 13h15, chegou a R$ 5,75.
Na sexta-feira (1º), a moeda norte-americana tinha fechado em R$ 5,87 no maior valor em quatro anos e na segunda maior cotação nominal desde o Plano Real. Mesmo com a queda desta segunda-feira, a divisa acumula alta de 1,31% em uma semana e de 19,16% em 2024.
No mercado de ações, o dia também foi marcado pela recuperação. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 130.515 pontos, com alta de 1,73%. Ações de mineradoras, de bancos e de empresas ligadas ao consumo doméstico puxaram a alta.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou na tarde desta segunda-feira 4 uma nota confirmando a morte de uma bebê brasileira depois de um ataque de Israel no subúrbio de Hadith, ao sul de Beirute, capital do Líbano.
Fatima Abbas tinha um ano de idade. Ela é a terceira brasileira a morrer por conta do conflito: Ali Kamal Abdallah, de 15 anos, e Mirna Raef Nasser, de 16 anos, também foram vítimas de ataques israelenses.
Em nota, o Itamaraty afirmou ter tomado o conhecimento da morte de Abbas com “grande pesar e consternação”.
O governo brasileiro chamou os ataques israelenses de “injustificados” e disse reiterar a condenação à ofensiva do país contra zonas civis no Líbano. O Itamaraty fez ainda um novo apelo por um cessar-fogo na região.
O fotógrafo Evandro Teixeira morreu nesta segunda-feira (4), no Rio de Janeiro, aos 88 anos de idade, mais de 70 deles dedicados ao fotojornalismo. Pelas suas lentes, foram registrados acontecimentos históricos do século XX no Brasil e no mundo. As imagens em preto e branco produzidas por Evandro viraram documentos, que ajudam a acessar fragmentos do passado.
Evandro estava internado na Clínica São Vicente, Gávea, Zona Sul da cidade. Segundo a instituição, a morte ocorreu por falência múltipla de órgãos, em decorrência de complicações de uma pneumonia. Ele será velado na Câmara dos Vereadores nesta terça-feira (05), das 9h às 12h.
O fotógrafo nasceu no município de Irajuba, na Bahia, em 1935. Ele iniciou a carreira jornalística em 1958 no jornal O Diário de Notícias, de Salvador. Depois, transferiu-se para o Diário da Noite, do grupo dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, no Rio de Janeiro.
Em 1963, foi contratado pelo Jornal do Brasil, onde alcançaria a maior projeção como fotojornalista. Foram quase 47 anos na empresa, de onde saiu em 2010, quando o JB deixou de circular na versão impressa e passou a ter apenas a edição digital. Ele também se tornou autor dos livros: Fotojornalismo (1983); Canudos 100 anos (1997); e 68 destinos: Passeata dos 100 mil (2008).
De um mirante no alto do Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, é possível ter uma visão quase que completa do conjunto de comunidades que fica na zona norte do Rio de Janeiro. É justamente essa visão para as favelas que o Favelas 20 (F20) quer que permeie as discussões e ações do G20, o grupo das principais economias do mundo, incluindo a União Europeia e a União Africana.
O F20 aproveitou o Dia Nacional da Favela, nesta segunda-feira (4), para entregar a representantes do G20 – este ano sob presidência brasileira – um documento com uma lista de ações prioritárias para combater questões como desigualdade e melhorar a qualidade de vida dos moradores de comunidades. Uma das propostas é a criação de um fundo para financiar o desenvolvimento das favelas.
“Nós não estamos aqui apenas para ser ouvido. Queremos participar da construção”, disse durante a cerimônia Rene Silva, fundador da Voz das Comunidades, organização não governamental (ONG) nascida no Complexo do Alemão que se destacou com ações de jornalismo comunitário.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (4) que Maria de Fátima Mendonça Jacinto, conhecida como “Fátima de Tubarão”, inicie o cumprimento da pena de 17 anos de prisão, em regime fechado, definida na condenação em um dos processos sobre os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Moraes determinou o trânsito em julgado da ação penal que tramita contra a acusada no STF. Com a medida, não cabem mais recursos contra a condenação. Além disso, o ministro determinou que seja descontado do tempo total da pena o período em que a acusada ficou presa preventivamente durante o processo.
Fátima de Tubarão está presa desde 27 de janeiro de 2023, em Criciúma (SC). Ela foi condenada pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada.
De acordo com o processo, a acusada invadiu o edifício-sede do STF, quebrou vidros, cadeiras, mesas e obras de arte e postou os atos nas redes sociais. Com base nos vídeos, ela foi identificada e presa pela Polícia Federal duas semanas após os atos golpistas.
A seleção brasileira de basquete em cadeira de rodas conquistou, no último domingo (3) em Bogotá (Colômbia), a medalha de bronze do Sul-Americano da modalidade. A conquista foi alcançada após um triunfo de 74 a 50 sobre a Venezuela. A medalha também confirmou a presença do Brasil na Copa América, que será disputada em 2025.
Saiba mais: https://t.co/JHASXz8amZ#LoteriasCaixapic.twitter.com/qfU460e684
— Comitê Paralímpico Brasileiro (@BraParalimpico) November 4, 2024
Saiba mais: https://t.co/JHASXz8amZ#LoteriasCaixapic.twitter.com/qfU460e684
Na próxima sexta-feira, dia 8 de novembro, a partir das 08h, a Prefeitura de Caicó (RN), através da Secretaria de Saúde, vai inaugurar a Unidade Básica de Saúde – UBS da comunidade rural Manhoso. No prédio, funcionou uma escola, que foi completamente reformada. A assinatura da ordem de serviço da obra aconteceu no dia 27 de maio deste ano. A nova UBS, vai contar com um gabinete odontológico, consultório para atendimento médico e diversos serviços de saúde.
O prefeito Dr. Tadeu disse que: “a obra reduz a necessidade de deslocamento das pessoas residentes na comunidade até a zona urbana. A unidade foi construída com o objetivo de proporcionar mais conforto e acessibilidade aos moradores, facilitando o acompanhamento de consultas, tratamentos e exames de rotina”.
O secretário Gedson Santos, comentou que a gestão está comprometida em fazer o melhor pela população, seja na zona urbana ou na rural. “Nós já tínhamos essa UBS no radar para reformar. Foi feita a transformação de dois salões grandes do prédio em 4 salas para atendimento. Ou seja, foi uma reforma ampla. Ainda foram reformados outros espaços”.
O antigo imóvel da UBS, ao lado da antiga escola, foi erguido sem fundações e com o passar dos anos apresentou problemas estruturais, tendo sido até interditado pelo Corpo de Bombeiros Militar. A equipe passou a usar o prédio onde era a escola, que agora foi reformado e adaptado para ser a UBS.
A reportagem do PotalBO conversou no final da manhã desta segunda-feira (04), com o senhor João Damião, pai de Jackson Damião, jovem de 26 anos baleado e morto durante uma abordagem policial na rua Santa Maria Madalena, no bairro Felipe Camarão, zona Oeste de Natal. De acordo com o registro oficial da Polícia Civil, Jackson trafegava em uma motocicleta quando visualizou uma barreira policial e tentou furar o bloqueio sendo impedido a tiros disparados até o momento, por pessoas desconhecidas. Em entrevista coletiva, na manhã desta segunda-feira (04), o comandante geral da PM o Coronel Alarico Azevedo informou que os agentes envolvidos na ocorrência foram afastados e a arma de um dos policiais que participou da ação, assim como outra que foi encontrada como Jackson, uma pistola ponto 40, estão a disposição da perícia.
Para o senhor João, o filho nunca usou arma de fogo e que é uma mentira essa história que ele estava de posse de uma pistola no memento da ação policial” A arma que ele tinha era a fé em Deus”, disse. O jovem Jackson trabalhava em uma oficina mecânica de motocicletas e não possuía problemas com a justiça, devido esse histórico a população se revoltou na tarde deste domingo e ateou fogo em dois ônibus pedindo justiça. O caso é investigado na DHPP ( Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa).
Portal BO
O pacote de revisão de gastos públicos obrigatórios deve ser anunciado ainda nesta semana, disse nesta segunda-feira (4) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, o governo está pronto para apresentar as medidas, faltando apenas alguns detalhes técnicos e jurídicos antes do envio do pacote ao Congresso.
A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Haddad cancelou a viagem à Europa prevista para esta semana. Oficialmente, a pasta informou que o ministro permanecerá em Brasília, “dedicado a temas domésticos”. Nesta segunda, Haddad confirmou que a viagem foi adiada por causa do anúncio do pacote.
“Minha ida [à Europa] estava dependendo dessa definição – se, nesta semana ou na semana que vem, seriam feitos os anúncios. Como o presidente [Lula] pediu para eu ficar, e como as coisas estão muito adiantadas do ponto de vista técnico, eu acredito que nós estejamos prontos nesta semana para anunciar [as medidas de corte de gastos]”, disse Haddad a jornalistas após voltar do Palácio do Planalto.
Das 9h às 11h, Haddad e vários ministros reuniram-se com o presidente Lula para fazer o balanço das ações do G20, grupo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana, presidido pelo Brasil neste ano. Além de Haddad e Lula, o encontro reuniu os ministros Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral).
O corpo de Maria Fernanda da Silva Ramos, adolescente que estava desaparecida desde a última quinta-feira (31), foi encontrado. A informação foi confirmada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte na tarde desta segunda-feira (04).
Maria Fernanda desapareceu na quinta-feira (31) ao sair de casa em direção à escola, em São Gonçalo do Amarante. A família fez o registro de um boletim de ocorrência na Delegacia de Plantão da Zona Norte da capital na manhã da sexta-feira (1º).
De acordo com a Polícia Civil, o principal suspeito foi preso em uma operação das equipes de investigação e confessou o crime.
A Polícia informou que segue empenhada em esclarecer todos os detalhes do caso. “Reiteramos nosso compromisso com a segurança pública e nossa solidariedade aos familiares neste momento de profunda dor”, informaram em nota.
A partir desta segunda-feira (4), o Ministério da Saúde irá substituir as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), popularmente conhecida como gotinha, por uma dose da vacina inativada (VIP), que é injetável. O objetivo é alinhar o esquema vacinal às práticas já adotadas por países como os Estados Unidos e nações europeias.
Segundo o Ministério, a mudança vai garantir maior eficácia do esquema vacinal, que será exclusivo com a vacina injetável.
O novo esquema inclui três doses da vacina injetável administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de uma dose de reforço aos 15 meses. O Ministério da Saúde já enviou orientações aos estados para que preparem os municípios para a implementação das novas diretrizes.
As doses da vacina oral poliomielite bivalente que estejam lacradas em estoque nos municípios serão recolhidas pelo Ministério da Saúde até o dia 31 de novembro. A partir de hoje, apenas as doses da vacina injetável deverão estar disponíveis nas salas de vacinação.
A educação inclusiva e a educação especial foram tema de um grande encontro técnico realizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte dentro da IX edição do projeto MPRN Perto de Você. O evento lotou o auditório do Campus de Assu da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) com profissionais da rede de educação de Assu, São Rafael e Carnaubais.
“Abrimos nosso evento com chave de ouro com essa palestra sobre educação inclusiva para mais de 150 pessoas. Uma palestra bastante importante pois vai servir para a atuação das promotorias a favor da população da região”, registrou o promotor de Justiça Daniel Lobo, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Assu.
O encontro foi conduzido em parceria com a Subcoordenadoria de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação. “É extremamente importante a compreensão de que todos nós temos essa responsabilidade comum, coletiva, esse compromisso em assegurar o direito à educação de todas as pessoas. E ainda mais louvável por parte do MPRN em mover esforços para nos reunir nessa grande articulação e construção de caminhos. As colaborações que nós temos nas redes e possamos reunir esforços para que a educação seja cada vez mais qualificada, inclusiva, justa, solidária e equitativa.
Para os profissionais, o evento foi enriquecedor. Esse momento é um momento importantíssimo. As falas da professora nos remetem ao nosso dia a dia, então se tornam esclarecedoras para a vivência diária de nossos alunos e nossos profissionais. Principalmente quando se trata de alunos com necessidades educacionais especiais, nós vemos ainda muito preconceito, muita dificuldade nos enfrentamentos e as falas vieram para esclarecer muitas coisas que nós temos dúvidas”, registrou a professora Rizia Maria Sena, professora do atendimento educacional especializado em Assu.
O ativista e empresário Preto Zezé, cofundador da Central Única das Favelas (Cufa) e atual presidente da Cufa RJ, recebeu, nesta segunda-feira (4), Dia Favela, o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro. A iniciativa foi do presidente da Câmara de Vereadores do Rio, Carlo Caiado (PSD), em conjunto com os demais integrantes da Mesa Diretora: Tânia Bastos (Republicanos), Marcos Braz (PL), Rafael Aloísio Freitas (PSD) e William Coelho (DC).
Reconhecido como uma das maiores lideranças das favelas brasileiras, Preto Zezé é empreendedor, produtor artístico e musical, escritor e ativista brasileiro. Filho de uma doméstica e um pintor da construção civil, foi criado na Favela das Quadras, em Fortaleza, e trabalhou como lavador de carros aos 15 anos, antes de iniciar a militância por causas sociais.
Segundo a Câmara, tornou-se uma figura de grande destaque nas causas sociais do país, no debate sobre o racismo no Brasil e em sua relação com a desigualdade social. O ativista luta pela valorização das favelas e, principalmente, pela humanização e qualificação de vida de seus moradores.
Preto Zezé prometeu honrar o reconhecimento com muito trabalho: “Quero somar com as experiências que o Rio já tem e inspirar cada vez mais o Rio que, tem seus desafios, mas também tem seus encantos, como diz o hino. As favelas já somam R$ 222 bilhões em poder de consumo e não se pode pensar em nada no Brasil sem elas. Favela não é carência; é potência”, destacou.
Policiais civis da 101ª Delegacia de Polícia (DP) de Goianinha, em ação conjunta com a Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência de Natal (DEPID/Parnamirim), deram cumprimento, nesta segunda-feira (04), a um mandado de prisão, expedido contra um homem, condenado a 19 anos e três meses de prisão. A ação aconteceu no município de Espírito Santo, interior do RN.
A condenação foi em razão da prática dos crimes de estupro de vulnerável e satisfação de lascívia mediante a presença de criança ou adolescente. O processo tramitou perante o Juízo de direito da 1ª Vara da Comarca de Goianinha/RN. Diligências foram realizadas, e as equipes conseguiram localizar e prender o suspeito, que não resistiu à prisão.
O homem foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
*”Operação Hagnos”*
Os participantes que faltaram ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou por estarem infectadas por doenças previstas no edital do exame, na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de aplicação das provas, poderão solicitar para fazer as provas nos dias 10 e 11 de dezembro. Haverá apenas uma reaplicação de provas do Enem 2024.
O pedido de reaplicação do exame deverá ser feito na Página do Participante, entre 11 de novembro e 23h59 de 15 de novembro. As solicitações e a documentação apresentada serão analisadas, individualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O inscrito deverá fazer a solicitação de reaplicação da prova correspondente somente ao dia em que faltou e que tenha justificativa. Portanto, aquele afetado por problemas logísticos ou doenças contagiosas durante o primeiro dia de aplicação regular do exame deverá comparecer no segundo dia de aplicação, marcado para o próximo domingo 10. E a solicitação de reaplicação deve se referir somente ao dia de provas perdido.
Pela primeira vez, as operações de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a indústria superam o agronegócio desde 2016. As aprovações do BNDES para a indústria representaram 27% do total de crédito do banco no acumulado do ano até setembro. O volume de crédito aprovado para agro representou 26% do total do BNDES no acumulado do ano.
Até setembro, o banco aprovou R$ 154 bilhões para a Nova Indústria Brasil. Só em projetos de inovação foram R$ 9 bilhões, o maior valor já registrado pela instituição até hoje.
“Houve uma mudança na qualidade do crescimento do Brasil, liderado pela indústria e pelos investimentos. Temos um grande desafio coletivo de dar prosseguimento a esses indicadores tão promissores, que revelam a confiança no investimento e na expansão de capacidade produtiva, fruto de condições macroeconômicas favoráveis e de iniciativas como a Nova Indústria Brasil, que tem sido uma das grandes responsáveis por contribuir para o desenvolvimento de uma indústria digital, verde e exportadora”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na sexta-feira (1º), dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) referentes a setembro. Os números revelam aumento de 1,1% na comparação com o mês anterior, com destaque para o aumento de 4,2% na fabricação de bens de capital. No dia anterior também havia sido divulgada a queda na taxa de desocupação para 6,4% no trimestre de julho a setembro, a segunda menor taxa de desocupação da série histórica da PNAD Contínua do IBGE, iniciada em 2012. A pesquisa mostrou que o aumento da ocupação no trimestre foi puxado pelo crescimento de 3,2% no emprego industrial.
“Trazemos hoje para Assu essa capacitação sobre preservação e isolamento em local de crimes com morte violenta. Vamos apresentar procedimentos e rotinas práticas que irão auxiliar para uma melhor coleta de provas nesse momento crucial na investigação de um assassinato”. Com essa fala o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (Caop-Criminal) do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) abriu o treinamento voltado para agentes de segurança realizado nesta segunda-feira (4).
O curso integra a programação da IX edição do MPRN Perto de Você que acontece na cidade até a próxima sexta-feira (8). A capacitação foi ministrada pelo delegado Marcos Vinícius e pelo perito do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), Paulo Leal. O público-alvo da iniciativa são os agentes de segurança que trabalham na localidade, tanto policiais civis quanto militares.
“Gosto de comparar o processo criminal a uma corrida 4×100, um revezamento. Cada etapa vencida por uma instituição irá marcar o trabalho e a entrega da próxima. E as forças de segurança que fazem o local de crime são as primeiras nessa largada. Vocês são essenciais para a entrega das provas à promotoria”, registrou o promotor para o auditório lotado.
Atendimento
O projeto MPRN Perto de Vice promover ainda atendimento à população. Em Assu, o atendimento ao público será na Praça da Igreja Matriz São João Batista, nos dias 6 a 7 de novembro de 8h às 15h e no dia 8 de novembro das 8h às 12h. Em Carnaubais, o atendimento acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro, das 8h às 12h, na Câmara Municipal da cidade. Já em São Rafael, o atendimento acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro, das 8h às 12h, também na Câmara Municipal da cidade.
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (Anpd) instaurou processo administrativo para apurar “potenciais práticas de tratamento irregular de dados pessoais de crianças e adolescentes” pelo aplicativo TikTok, pertencente à empresa chinesa de tecnologia da internet ByteDance.
Vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, a autarquia responsável por zelar pela proteção de dados pessoais no Brasil também determinou que os executivos adotem providências necessárias para corrigir situações que violam a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. A Agência Brasil não conseguiu contato com os representantes da empresa no Brasil.
As medidas de regularização envolvem a desativação integral – em até dez dias úteis – do recurso feed sem cadastro da rede social TikTok no Brasil e a posterior implementação de um plano de conformidade, que deve ser apresentado para aprovação da Anpd em até 20 dias.