O Programa de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVT) da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN) firmou parceria com a Secretaria da Educação, do Esporte e Lazer (Seec-RN) para oferecer uma série de atividades aos servidores da instituição. Yoga, treino funcional, escuta psicológica, reiki, auriculoterapia/massagem, nutricionista e ginástica laboral estão entre as opções disponíveis.
A ginástica laboral será realizada na sede da Fundase todas as quintas-feiras, a partir das 9h30. Um instrutor conduzirá os exercícios. Os atendimentos individuais de nutrição e escuta psicológica devem ser agendados pelo e-mail pqvst.fundase@gmail.com. Para as demais atividades, basta comparecer no horário marcado.
“Tomei conhecimento das práticas oferecidas pelo Programa de Qualidade de Vida da Seec através das atividades iniciais da Comissão de Qualidade de Vida da Fundase, da qual faço parte. Essa parceria entre as duas instituições será fundamental para melhorar nossa qualidade de vida enquanto servidores públicos, visto que a Seec dispõe de maiores recursos para a oferta dessas práticas. Hoje fiz a auriculoterapia para ajudar em questões de insônia, mas já agendei atendimento com a nutricionista. O acolhimento dos servidores que atuam no programa é excelente, o que nos faz sentir à vontade para participar dos demais atendimentos”, conta o pedagogo Matheus Lucas.
A assistente social da Fundação Tatiane Leal também já usufruiu de atendimentos. “A articulação da Fundase com o Programa Qualidade de Vida da Seec foi uma iniciativa importantíssima para o desenvolvimento de ações e oferta de serviços que possibilitam ao servidor um cuidado voltado à saúde no sentido amplo. Eu, enquanto pessoa com fibromialgia, sinto muitas dificuldades durante o dia a dia para o desenvolvimento das atividades devido as dores e demais sintomas da síndrome. O acesso aos serviços ofertados tem a capacidade de proporcionar uma melhoria na minha qualidade de vida, e, consequentemente, um cotidiano mais ‘fácil’ para o desenvolvimento das minhas atividades de trabalho.”
A nova Comissão do Programa de Qualidade de Vida da Fundase foi instituída em julho deste ano e, desde então, tem promovido diversas ações para os servidores. Durante a campanha do Setembro Amarelo, houve palestra sobre saúde mental. Já no Dia do Servidor (28/10), foram oferecidas massagens e autocuidado com a pele. Além disso, o programa Escuta Ativa, oferece suporte e atendimento aos servidores do Estado em situações de sofrimento e adoecimento no ambiente mental.