O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) realizou uma vistoria ao Hospital Regional Dr Nelson Inácio dos Santos, localizado na cidade de Assu. A ação faz parte da IX edição do projeto MPRN Perto de Você que acontece na cidade até a sexta-feira (8) com extensa programação. A visita foi realizada pela equipe do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (Caop-saúde) que também visitou o CAPS da cidade e participou de audiência sobre a UPA.
A unidade de saúde conta com UTI Adulto, Obstetrícia (Clínica e Cirúrgica), cirurgias eletivas (geral e ortopédica), clínica médica (internação), serviço de Hemodiálise para pacientes internados e Linha de Cuidado do IAM – Infarto Agudo do Miocárdio. Segundo os dados levantados pela equipe do Caop Saúde, atualmente 60 leitos estão ativos na unidade que só funciona de porta aberta para a obstetrícia, sendo os demais serviços já regulados pela Secretaria Estadual de Saúde.
Durante a visita, a equipe conheceu a estrutura da UTI Adulto, Centro Obstétrico, CME (Central de Material e Esterilização) e Farmácia. Foram identificados pontos a serem fortalecidos quanto a processos de trabalho, como padronização na dispensação de medicamentos, insumos e materiais, bem como a necessidade de construção de protocolos assistenciais.
“Nesta edição do MPRN Perto de Você, nós visitamos o CAPS dentro do projeto Psique, que é um projeto que atua na qualificação do atendimento de saúde mental dos municípios. E nós também visitamos o hospital regional na perspectiva de conhecer o serviço e de buscar melhorias, entendendo como ele está funcionando e suas dificuldades para buscarmos juntos caminhos de superá-las”, registrou a Promotora de Justiça Rosane Moreno, coordenadora do Caop Saúde, registrando ainda a realização de uma audiência ministerial com a Secretaria Municipal de Saúde de Assu para debater o funcionamento da UPA da cidade.
MPRN