O projeto 2402/2024 do Governo do RN que trata da revisão salarial dos integrantes dos órgãos operacionais do Sistema Estadual de Segurança Pública do Estado foi aprovado pelos deputados durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (13). Outros projetos de iniciativa parlamentar também foram apreciados.
O projeto 2402/2024 tramitou pelas Comissões da ALRN, onde foi debatido e recebeu emendas. A medida visa recompor perdas inflacionárias das carreiras. Em sua justificativa, o Executivo argumenta que o referido projeto resulta do diálogo mantido com as categorias representativas da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Policiais Penais e dos servidores do ITEP/RN, órgãos que integram o Sistema Estadual de Segurança Pública do RN.
O projeto visa também a adequação do estatuto da Carreira de Agente Penitenciário, alterando a terminologia ‘Policial Penal’, conforme emenda 104 da Constituição Federal (CF); implantação do auxílio alimentação e auxílio para aquisição de fardamento. Na tratativa com as categorias, foram negociadas, entre outras, a concessão de recomposição salarial dentro dos limites da possibilidade financeira; adoção de política para redução gradual do comprometimento do gasto de pessoal em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal; recuperação do nível de arrecadação do ICMS a partir do exercício financeiro de 2025, mantendo-se ao menos em valores reais com base na adoção da nova alíquota modal.
Parlamentares
Entre os projetos de iniciativa parlamentar, foram aprovados, da deputada Divaneide Basílio (PT): o projeto que institui o Dia Miguel Otávio, de enfrentamento ao racismo e genocídio contra as crianças e adolescentes negos, a ser celebrado no dia 2 de junho; o que dispõe sobre o Programa Estadual de Restauração das sequelas covidianas; e o que institui o Mês Julho das Pretas, de combate ao racismo, sexismo, LGBTFOBIA, capacitismo, etarismo e outras forma de opressão contra as mulheres negras.
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) promove, em Mossoró, um curso para profissionais de vendas e empreendedores que desejam aprimorar suas habilidades comerciais. Como parte da ação especial de Black Friday, o curso “Venda+: Conquistando Resultados e Fidelizando Clientes”, que será ministrado pela instrutora Meire Duarte, vai oferecer um conteúdo com técnicas práticas e eficazes para aumentar as vendas e fidelizar clientes, garantindo um desempenho comercial.
O curso foi elaborado para ajudar os participantes a dominar as melhores estratégias de vendas e a criar relações duradouras com os clientes. Os participantes aprenderão abordagens práticas e técnicas para alavancar seus resultados. Ao longo das duas noites de treinamento, os alunos serão guiados por Meire Duarte em tópicos essenciais como técnicas avançadas de vendas, como fidelizar clientes com foco em confiança e relacionamento, além de como negociar de maneira eficaz e otimizar processos para melhorar a experiência do cliente.
O conteúdo programático do curso abrange temas fundamentais para quem deseja se destacar no mercado de vendas. Os participantes terão uma visão detalhada sobre A Profissão de Vendas, incluindo o entendimento do que é vender, para quem se vende e como realizar a venda de forma eficaz. Serão discutidos também conceitos essenciais sobre negociação em vendas, abordando como lidar com diferentes tipos de clientes e superar objeções, além de estratégias de fechamento e pós-venda, garantindo que o cliente não apenas realize a compra, mas também continue fiel à marca ou serviço oferecido.
O curso será realizado nos dias 26 e 27 de novembro, das 19h às 22h, no IEL Mossoró, e o investimento é de R$ 120,00. Como parte da promoção especial de Black Friday, o IEL oferece desconto de 10% para pagamentos à vista ou 15% para colaboradores da indústria. No entanto, as vagas são limitadas, por isso é importante garantir a sua inscrição o quanto antes para não perder essa oportunidade única de transformar a sua abordagem de vendas e conquistar resultados extraordinários.
Na última segunda-feira, 11 de novembro, um grupo de alunos do 6º período do curso de Direito da UFRN realizou uma visita ao Centro de Reintegração Social (CRS) da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Macaíba. Os estudantes conheceram na prática o método de recuperação social utilizado na Apac, uma metodologia que prioriza a humanização e a dignidade no processo de ressocialização.
Os professores do Departamento de Direito Processual e Propedêutica (Depro/UFRN), Walter Nunes e Leonardo Freire, estavam presentes acompanhando os alunos. A iniciativa é uma das muitas protagonizadas por Walter Nunes. O docente tem diversas atuações no ensino, na pesquisa e na extensão que fortalecem a justiça criminal no estado. Uma dessas iniciativas é o Projeto de Pesquisa em Ciências Criminais e Segurança Pública. A ação vem produzindo resultados que contribuem para a sociedade, incluindo o apoio para a criação do plano estadual de segurança do Rio Grande do Norte.
A visita ao CRS contou com o apoio de Felipe Barros, Juiz de Direito da 3ª Vara de Macaíba. Ele participou da ocasião com os alunos, que vivenciaram o funcionamento do CRS e entenderam os pilares de um modelo inovador e transformador na execução penal. Para Freire, a atividade é muito significativa e fortalece a comunidade acadêmica. “Um momento como esse ajuda na formação de uma visão crítica sobre a Justiça Criminal, colaborando para o conhecimento prático e fortalecendo a humanização dos profissionais do direito e da comunidade em geral sobre os desafios da execução penal”, afirma o docente.
Sobre os CRS
O piloto do caça F-5M da Força Aérea Brasileira (FAB), capitão Lucca Minhaqui Azevedo, recebeu uma homenagem nesta sexta-feira (15) por ter direcionado o avião que caiu para uma área desabitada antes de ejetar.
O incidente ocorreu em Parnamirim, na Grande Natal, em uma mata próxima a condomínios residenciais, no dia 22 de outubro.
A homenagem aconteceu durante o encerramento do Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex), treinamento multinacional e operacional organizado pela FAB.
O reconhecimento foi oficializado pelo deputado Sargento Gonçalves (PL), que entregou uma moção de louvor ao capitão aviador. Em publicação nas redes sociais, o parlamentar destacou que o ato do piloto evitou possíveis danos as áreas residenciais.
A Comissão responsável pela condução do processo eleitoral para escolha do(a) Reitor(a) e Vice-reitor(a) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), para o quadriênio 2025-2029, tomou posse nesta quinta-feira, 14 de novembro.
A Comissão Eleitoral é composta por: Armando Lúcio Ribeiro; Ceres Germanna Braga Morais; Geovani Carlos de Andrade Filho; Jônatas Marques de Andrade; Juce Ally Lopes de Melo; Marcicleide Pereira Lins; e Venaide Maia Dantas.
Após a posse, a Comissão iniciou os trabalhos com a composição dos membros. Com grande experiência na condução de processos eleitorais, o professor Armando Lúcio foi escolhido para presidir a Comissão, esta é a sexta vez que ele assume a presidência: “É uma honra participar mais uma vez dessa Comissão. Agradeço a confiança em mim depositada”, afirmou Armando Lúcio, lembrando que este processo eleitoral para Reitor(a) e Vice-reitor(a) da Uern, tem como destaque a democracia de forma plena, uma vez que foi extinta a Lista Tríplice na Uern.
Conforme o calendário do processo eleitoral, o Edital será publicado no dia 22 de novembro de 2024 e trará as normas da eleição.
De acordo com dados divulgados pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mês de setembro marcou o décimo resultado positivo consecutivo das vendas no comércio varejista potiguar, com uma elevação de 3%, em relação ao mesmo mês de 2023, ficando acima da média nacional (2,1%).
O setor de Serviços também apresentou um bom resultado no mês de setembro, alcançando 10,4% de crescimento, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Os números são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e dos Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto .
No acumulado do ano até setembro, o comércio do Rio Grande do Norte contabiliza alta de 5,3%, resultado que também supera o crescimento brasileiro (4,8%), um avanço considerável em relação ao mesmo período de 2023, quando o estado registrava retração nas vendas.
No acumulado do ano até setembro, o setor de Serviços do estado registrou alta de +2,1%, em termos reais, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
O deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB) criticou, no horário das lideranças partidárias, na sessão desta quarta-feira (13), o projeto do Governo do Estado que retoma a alíquota de 20% para cobrança do ICMS, reduzida para 18% no final do ano passado.
“O Governo não tomou nenhuma medida de equilíbrio fiscal desde que assumiu”, disse o parlamentar, rebatendo a decisão do Executivo de aumentar o imposto em 2%. Para o deputado, empresas poderão quebrar e preços serem elevados no mercado. Gustavo criticou o pacote de medidas que será votado na Casa, mas concordou com a taxação para carros elétricos, ressaltando que estes só são adquiridos por quem tem dinheiro.
Seguindo com a pauta discutida por Gustavo Carvalho, o deputado Hermano Morais (PV) defendeu uma discussão ampla sobre o assunto antes de ser votado, ouvindo categorias do serviço público e especialistas em Tributação, como o secretário Carlos Eduardo Xavier que hoje é presidente do Confaz, o Conselho Nacional de Política Fazendária. “Tem muita informação desencontrada, muita controvérsia”, disse o deputado, lembrando que o reajuste aprovado hoje para a categoria da segurança, só poderá ser aplicado com a receita do estado ‘voltando ao patamar de 2022’, quando a alíquota do ICMS já era de 20%.
A deputada Eudiane Macedo (PV) agradeceu aos pares a votação que lhe elegeu para uma cadeira na mesa diretora da Assembleia no próximo biênio, e discorreu sobre a PEC que modifica a escala 6×1 dos trabalhadores brasileiros. “Essa escala de trabalho é desumana. Você trabalhar seis dias e folgar apenas um, não sobra tempo para a família, não sobra tempo para os filhos”, disse Eudiane, que disse conhecer bem essa realidade porque trabalhou em supermercado boa parte de sua vida.
O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (Seturn) informou que vai restabelecer provisoriamente o Programa de Acessibilidade Especial Porta a Porta (Prae). Em nota, o Seturn afirmou que a retomada ocorrerá em virtude de compromisso assumido na Câmara Municipal de Natal, em audiência pública nesta quinta-feira (14). A partir de segunda-feira (18), o serviço vai retornar aos moldes executados em outubro deste ano, até o fim do mês.
Desde o dia 1º de novembro o atendimento foi reduzido de 14 para três veículos e deixou cerca de 150 pacientes sem o atendimento. A situação motivou protestos de familiares desasssistidos. “São pessoas que fazem hemodiálises, pessoas com deficiências que fazem seus tratamentos, pessoas oncológicas também”, destacou o vereador Tércio Tinoco (União Brasil), presidente da Comissão das Pessoas com Deficiência da Câmara e que solicitou a convocação do Seturn.
“Durante duas semanas, pais e mães de crianças atípcas, e as próprias pessoas com deficiência realizaram várias manifestações pedindo o retorno do Prae. Não poderíamos terminar o dia mais feliz com essa conquista”, acrescentou o vereador.
No comunicado, o sindicato reiterou a expectativa que, nesse período, o município apresente uma solução para a continuidade do serviço. O Seturn destacou ainda que o Prae deve ser transferido para a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e/ou Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O coordenador jurídico do Seturn, Augusto Maranhão Filho, informou que o custo mensal de 20 veículos é de R$ 750 mil, mas o que o município repassa dentro da tarifa do transporte público, cerca de R$ 58 mil, está defasado.
A 36ª Corrida Prata da Casa – “Fernando Jorge da Silva” será destaque no município de Acari! A Prefeitura de Acari, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEMECE), convida todos os acarienses a participarem deste grande evento, que já tem data marcada: 15 de dezembro.
As Inscrições estarão abertas no dia 02 de dezembro, diretamente na Secretaria de Educação.
Quem pode participar: apenas os acarienses “Prata da Casa”.
Percurso: 4 km – de Gargalheiras a Acari.
A Secretaria de Saúde de São Fernando promoveu mais um dia dedicado ao cuidado com as gestantes do município, oferecendo 40 exames de ultrassonografia realizados pelo Dr. Márcio, um dos profissionais mais conceituados da região.
O exame de ultrassom é essencial durante a gravidez, pois permite acompanhar detalhadamente o desenvolvimento do feto e a saúde da mãe ao longo do período gestacional. Essa iniciativa faz parte do compromisso da Secretaria de Saúde e do Governo Municipal em garantir bem-estar, segurança e atendimento de qualidade para todas as gestantes de São Fernando.
O Sesi-SP conquistou o título do Campeonato Brasileiro de vôlei sentado feminino ao derrotar a Aspaego-GO por 3 sets a 0 (parciais de 25/15, 25/17 e 26/24) nesta sexta-feira (15) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Esta é a 18ª oportunidade na qual a equipe de São Paulo garante o troféu da competição.
— Comitê Paralímpico Brasileiro (@BraParalimpico) November 15, 2024
“Dezoito vezes sendo campeã é um orgulho e alegria sempre. Eu tenho menos títulos, pois entrei [no clube] depois. No terceiro set, foi uma emoção a mais, não queríamos levar o jogo para o quarto set. E deu tudo certo no final. Mas gostaria de agradecer à CBDV [Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes] e ao CPB [Comitê Paralímpico Brasileiro] por toda essa estrutura e a realização dessa competição”, declarou Janaína Petit, atacante do Sesi-SP.
Quem garantiu a terceira posição do Brasileiro de Vôlei sentado feminino foi a Apesblu-SC, que superou a Adfego-GO por 3 sets a 0 (parciais de 25/20, 25/19 e 25/16).
Natal vai receber, no próximo domingo (17), um evento que promete encantar a garotada e suas famílias com a superprodução infantil com o Galaxia Kids Fest, o festival acontece a partir das 16h, no Teatro Riachuelo Natal, e reúne alguns dos Youtubers mais amados do público infantil em um único evento repleto de atrações interativas, shows musicais, espetáculos teatrais e muito mais.
Entre os nomes confirmados estão o Gato Galáctico, Mussa, MC Divertida, Gabriel e Shirley, Mara Dias, Pudim Amassado, Henrique Cauã e Jéssica Souza, que irão garantir diversão para todas as idades. Os ingressos custam a partir de R$ 90,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou no site Uhuuu.com.
O carismático personagem interpretado por Ronaldo Souza é um dos maiores nomes do YouTube infantil. Com seu elenco de personagens como Desnecessauro, os Prismágicos, Pudim e Cueio, o Gato Galáctico promete agitar o público com suas músicas, desafios e histórias divertidas.
O músico e youtuber, conhecido por seu estilo único de rap voltado para o público infantil, já acumula mais de 2 bilhões de plays no YouTube. Mussa é conhecido por suas letras divertidas e educativas, que combinam humor e cultura urbana de maneira acessível para as crianças.
Um idoso, identificado como Aparecido de Morais Paz, 74 anos, morreu na tarde desta sexta-feira (15) em um acidente envolvendo quadriciclos na região da Lagoa de Pitangui, em Extremoz, na Grande Natal.
Segundo relatos de testemunhas, a vítima, que estava a passeio com a família, colidiu com outro veículo durante o trajeto. Com o impacto, ambos os quadriciclos caíram em um barranco, exigindo o resgate das vítimas por helicóptero.
Após o acidente, o idoso ficou desacordado. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizaram manobras de reanimação, mas ele não resistiu aos ferimentos e teve o óbito constatado no local. A informação foi confirmada pelo major Moisés, subcomandante do 16º Batalhão da Polícia Militar.
A Base Aérea de Natal (BANT) se despediu da CRUZEX 2024 nesta sexta-feira (15), o maior exercício de guerra simulada da América Latina. Em sua nona edição, a CRUZEX reuniu forças aéreas de 16 países, que, por duas semanas, conduziram intensos treinamentos e trocaram experiências em operações de alta complexidade, nas quais nações aliadas compartilharam conhecimentos para fortalecer suas capacidades de defesa.
Para o Diretor da CRUZEX 2024, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, os resultados alcançados superaram todas as expectativas iniciais. “Com todo planejamento iniciado em 2022, nosso objetivo foi criar um ambiente de simulação de alta complexidade e, ao mesmo tempo, promover uma integração que fosse além dos aviões no céu. Estamos falando de uma rede de defesa internacional, onde a confiança e a coordenação são a chave”, afirmou.
Ao longo do Exercício, foram registradas cerca de 1.500 horas de voo, mais de 450 paraquedistas lançados, 160 alvos atacados e mais de 800 missões cumpridas. A eficiência operacional alcançou os 98%, refletindo o alto nível de preparo das equipes participantes.
“Além dos números, a CRUZEX 2024 foi um marco na troca de conhecimentos sobre técnicas, táticas e procedimentos que podem salvar vidas e melhorar a resposta das forças aéreas em situações reais”, acrescentou o Brigadeiro Rezende.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) abrirá, na próxima segunda-feira (18), o cadastro online para ambulantes interessados em atuar no Polo Mirassol durante o evento Natal em Natal 2024. O processo, que ocorrerá até a terça-feira (19), será realizado exclusivamente via WhatsApp, no número (84) 99648-7730, e visa organizar e garantir a segurança do comércio ambulante na região.
O chefe de fiscalização da Semsur, Carlos Falcão, ressalta que o cadastro “é essencial para garantir a ordem e regularidade no Polo Mirassol, proporcionando um ambiente seguro tanto para comerciantes quanto para consumidores”. Os interessados devem preencher o formulário e anexar documentos como certidão negativa do município e uma foto pessoal.
Para os comerciantes interessados em vagas fixas na Avenida Passeio das Rosas, em Mirassol, serão oferecidas 30 vagas: 10 para estandes de 18m² e 20 para estandes de 9m², com um metro de distância entre eles.
Já para os vendedores circulantes, que oferecem itens como brinquedos e lanches, o cadastro será ilimitado, abrangendo todos que atendam aos critérios regulamentares.
“Na capital já é difícil encontrar emprego para uma ‘pessoa como eu’, imagina no interior. Por isso, eu quis fazer este curso, para abrir meu próprio negócio e ganhar mais credibilidade”. Essas foram as primeiras palavras de Lenyn Macário da Silva, de 28 anos. O vendedor ambulante escreve mais um capítulo de sua história ao concluir as aulas do projeto social “Todo Mundo Pode Aprender”, realizado em Natal, no Rio Grande do Norte.
Graduado como técnico de enfermagem, Lenyn relatou que nunca conseguiu atuar na área devido às dificuldades impostas pela sua identidade de gênero, mas não desistiu. Encontrou no projeto da Minhoto, uma das principais marcas do Grupo Raymundo da Fonte, a oportunidade de seguir seu sonho de empreender.
Ele e outros 31 participantes do projeto, que tem duração de três meses, vão concluir as atividades no dia 14 de novembro. O curso, realizado em parceria com a Universidade Potiguar (UnP), foi voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social e abordou temas como português, gastronomia e empreendedorismo.
“Já cheguei a abrir um negócio, mas tive que fechar por falta de experiência e conhecimento na área de administração. Agora, vou usar as técnicas que aprendi não só da cozinha, mas também do empreendedorismo para traçar um novo caminho na minha vida”, afirmou Lenyn.
A superlotação no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, segue alarmante. Na manhã desta sexta-feira (15), de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde), pelo menos 80 pacientes ocupavam os corredores da unidade: 50 no setor de politrauma e outros 30 no Centro de Recuperação de Operados (CRO).
Imagens captadas dentro do hospital mostram pessoas em macas pelos corredores, sem a estrutura adequada para o tratamento, enquanto familiares aguardam respostas e médicos enfrentam dificuldades para atender a todos.
Um dos casos que exemplifica essa crise é o de Rogério Soares, de 34 anos, que caiu de um cavalo na zona rural de Santa Cruz, na última quarta-feira (13). Ele foi transferido para o Walfredo Gurgel em estado grave e precisa de uma cirurgia e de um leito na UTI. Contudo, há dois dias, Rogério está no corredor do hospital, aguardando atendimento especializado.
Segundo Geraldo Neto, diretor do hospital, a superlotação é agravada pela quantidade de pacientes com casos de baixa complexidade, que poderiam ser atendidos em unidades básicas de saúde. “É necessário um pacto entre o estado e os municípios para desafogar o Walfredo. Estamos sobrecarregados com situações que não são de alta complexidade e acabam atrasando o atendimento de quem mais precisa”, explicou.
A manhã desta sexta-feira (15) foi movimentada no Complexo Rodoviário Severino Tomaz da Silveira, no bairro Cidade da Esperança, em Natal. Segundo a administração da rodoviária, o feriadão da Proclamação da República trouxe um aumento de 19% no número de passageiros embarcando para destinos dentro e fora do estado.
Segundo informou o Portal da TV Tropical, as rotas mais procuradas incluem o litoral sul, especialmente a Praia de Pipa, que atrai não apenas moradores de Natal, mas também turistas vindos de outros estados. Além disso, cidades do interior, como as da região do Seridó, estão recebendo visitantes em busca de tranquilidade.
O diretor de comunicação da Transpasse, Wellington Oliveira, informou que a demanda já era esperada, mas acabou superando as projeções da empresa. Além dos destinos turísticos dentro do Rio Grande do Norte, muitas pessoas também embarcaram rumo à Paraíba, que é uma escolha frequente dos potiguares em feriados prolongados.
E não para por aí. A expectativa é de que a movimentação continue intensa na próxima semana, com dois feriados em sequência: o Dia da Consciência Negra, na quarta-feira (20), e o feriado de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal, celebrado na quinta-feira (21).
O mais recente balanço divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) alerta que 571.164 condutores não quitaram a taxa de Licenciamento Veicular 2024 e estão circulando de maneira irregular. Deste total, aproximadamente, 260 mil desde o último dia 1º deste mês. O número foi publicado nesta quarta-feira (13) pelo órgão estadual.
O comunicado é para os veículos com placas finais 1, 2, 3, 4 e 5, que não quitaram a taxa de licenciamento, que somam 257.902 veículos. O número corresponde a 32,8% da frota estadual referente a essas terminações de placas.
Essa inadimplência impede seus proprietários de emitirem o CRLV atualizado, descumprindo a obrigatoriedade prevista no artigo 130 do CTB, que determina que “todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semirreboque, para transitar nas vias públicas, deverá ser licenciado anualmente”.
Esses automóveis estão sujeitos às penalidades previstas no artigo 133 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que determina a obrigatoriedade do porte do CRLV, exceto quando, no momento da fiscalização, o sistema informatizado permitir a verificação do licenciamento.
A Justiça da Argentina emitiu mandados de prisão contra os 61 foragidos brasileiros que tiveram pedidos de extradição enviados pelo Brasil por terem participado dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro do ano passado.
A decisão é do juiz da 3ª Vara Federal da Argentina, Daniel Rafecas, e ocorre após a embaixada do Brasil em Buenos Aires enviar 63 pedidos de extradição para a chancelaria argentina, a pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que é o relator das ações penais do 8 de janeiro na Corte.
Nessa quinta-feira (14), a polícia da província de Buenos Aires efetuou a primeira prisão de um dos foragidos na cidade de La Plata. Segundo a polícia, foi detido Joelton Gusmão de Oliveira, de 47 anos, condenado a 17 anos de prisão no Brasil.
Há cerca de um ano, Moraes mandou soltar Joelton Gusmão de Oliveira para cumprimento de medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica. Conforme a decisão, ele estava proibido de sair do país, as autorizações de porte de arma e de certificado de colecionador, atirador desportivo e caçador (CAC) foram suspensas, deveria entregar o passaporte e apresentar-se semanal à Justiça.
A festa de Santa Luzia 2024 teve parte de sua programação divulgada nesta quinta-feira, 14. O bispo Diocesano dom Francisco de Sales, e o pároco da Catedral e coordenador-geral, padre Flávio Augusto, reuniram as equipes que atuam nos festejos da padroeira de Mossoró e da Diocese.
O publicitário Hélio Honorato, fundador e diretor da 2HC, agência de publicidade que atua na festa desde o ano passado, também esteve presente. A agência será responsável pelo marketing da festa, assim como ocorreu em 2023.
O encontro ocorreu no Centro de Treinamento Libânia Passos Pessoa, em Mossoró ( RN).
“Santa Luzia tem assanhado nosso coração e nosso desejo, para que pudéssemos, juntos, mais uma vez, celebrarmos a sua festa”, disse Dom Francisco.
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, na última quarta-feira, 13 de novembro, o evento Aposentação, que teve como objetivo homenagear servidores aposentados e auxiliar aqueles que estão próximos do período de aposentadoria a se prepararem. Além disso, o encontro proporcionou um momento de reencontro para os ex-servidores.
O encontro é uma iniciativa da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (Coass), em parceria com a Coordenação de Administração de Pessoal (Coadpe), e ocorre periodicamente desde 2015. Este ano, o evento contou com a palestra “Envelhecer bem, para viver bem”, ministrada pela geriatra Ângela Costa, além de uma Mostra de Talentos.
A diretora de Gestão de Pessoas, Lorena Faustino, ressaltou a importância do evento: “Esse projeto, a Aposentação, visa preparar os servidores para a aposentadoria, para o pós-carreira e integrar os servidores aposentados à instituição. Não é porque estão aposentados que deixam de ser parte da nossa instituição. Essas ações também têm como objetivo promover essa integração, para que esses servidores se sintam ainda em casa”, compartilhou.
O reitor do Instituto, professor José Arnóbio, esteve presente durante o encontro e também falou sobre o tema: “Vivemos em uma sociedade que valoriza a cultura do trabalho; ao longo da vida, só nos preparamos para o trabalho, mas ninguém se prepara para o pós-trabalho. Essa iniciativa é importante porque ajuda as pessoas a se prepararem para a aposentadoria, que é uma etapa pela qual todos devemos passar”.
Um dia após empatar por 1 a 1 com a Venezuela pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, a seleção brasileira desembarcou nesta sexta-feira (15) em Salvador, onde mede forças com o Uruguai na próxima terça-feira (19).
Após pousarem na capital baiana, os jogadores comandados pelo técnico Dorival Júnior receberam folga, e só terão que se reapresentar no próximo sábado (16), quando realizarão um treino no estádio do Barradão a partir das 17h (horário de Brasília).
Também nesta sexta-feira os laterais Dodô, da Fiorentina (Itália), e Alex Telles, do Botafogo, foram convocados pelo técnico Dorival Júnior. Eles substituirão, respectivamente, Vanderson, suspenso por acúmulo de cartões amarelos, e Arana, que sofreu uma entorse no tornozelo direito.
O Brasil mede forças com o Uruguai a partir das 21h45 da próxima terça na Arena Fonte Nova, em Salvador.
O professor Rosalvo Nobre Carneiro publicou o livro “Didática da Geografia: seus elementos e suas linguagens” em parceria com Raimundo Lenilde de Araújo.
A obra é fruto do pós-doutorado de Rosalvo no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizado entre 2021 e 2022, sob a supervisão de Raimundo.
“O livro aborda os elementos da Didática da Geografia, incluindo o planejamento didático, a seleção dos conteúdos, a metodologia de ensino, os recursos didáticos, a relação pedagógica, a aprendizagem e a avaliação. Atravessando estes temas, a comunicação linguística”, avaliou Rosalvo.
Rosalvo é professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), ambos no Campus de Pau dos Ferros da Uern.
A Rússia impôs restrições à exportação de urânio enriquecido para os Estados Unidos (EUA), informou o governo nesta sexta-feira (15), criando riscos de fornecimento para as usinas nucleares norte-americanas que, no ano passado, importaram daquele país mais de 25% do material usado.
Segundo a Rússia, as restrições temporárias foram uma resposta à proibição de Washington sobre as importações de urânio russo, que foi assinada em lei no início deste ano, mas continha renúncias que permitiam que as remessas continuassem em caso de preocupações com o fornecimento até 2027.
A Rússia é o sexto maior produtor de urânio do mundo e controla cerca de 44% da capacidade global de enriquecimento de urânio. Em 2023, EUA e China lideraram a lista de importadores de urânio russo, seguidos por Coreia do Sul e França.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse em uma reunião do governo, em 11 de setembro, que Moscou deveria considerar a limitação das exportações de urânio, titânio e níquel em retaliação às sanções ocidentais.
Um confronto entre o ex-campeão dos pesos pesados Mike Tyson e o influenciador de mídia social que se tornou lutador Jake Paul nesta sexta-feira (15) é a mais recente arma da Netflix para capitalizar a onda do streaming esportivo.
O confronto entre gerações tem todas as características de um sucesso cruzado, com Tyson, de 58 anos, atraindo a velha guarda e Paul, de 27 anos, que alcançou fama no YouTube, atraindo os mais jovens.
Disponível para todos os mais de 280 milhões de assinantes da Netflix sem nenhuma taxa adicional, a luta pode ser uma mudança bem-vinda para os fãs de boxe acostumados a pagar mais para assistir a lutas marcantes na HBO.
“A tendência de todos os esportes no momento é transferir algumas de suas propriedades para o streaming”, disse Bob Dorfman, um veterano analista de marketing esportivo de San Francisco.
Israel atacou o subúrbio de Mazzeh, em Damasco, nesta sexta-feira (15), informou a agência de notícias estatal síria Sana, um dia após uma onda de ataques contra o que Israel disse serem alvos militantes na capital síria.
Explosões foram relatadas hoje,mais cedo, nas proximidades da capital síria. “A agressão israelense tem como alvo a área de Mazzeh em Damasco”, disse a Sana, sem dar mais detalhes.
Não houve comentários imediatos de Israel.
Comandantes do grupo armado Hezbollah, do Líbano, e da Guarda Revolucionária, do Irã, com base na Síria, são conhecidos por residir em Mazzeh, de acordo com moradores que fugiram após ataques recentes que mataram algumas figuras importantes desses grupos.
O Corinthians fez valer o fator casa e saiu na frente do Palmeiras na decisão do Campeonato Paulista de futebol feminino. Jogando em Itaquera na tarde desta sexta-feira (15), as Brabas do Timão triunfaram por 1 a 0 e ficaram em uma situação confortável para buscarem o seu quinto título na história da competição na próxima quarta-feira (20).
O Corinthians vence o primeiro jogo da grande final. VAMOOOS!!
Corinthians 1 🆚 0 Palmeiras
⚽️ Gabi Zanotti#AsBrabas#VaiCorinthianspic.twitter.com/NzwftJGrjS
O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta sexta-feira (15) que o mundo encontra-se em uma “bifurcação” sobre a arquitetura financeira global, o que está sendo debatido no G20, realizado no Rio de Janeiro. Galípolo acrescentou que a globalização chegou a ter sucesso, mas faltou inserir critérios de gestão no que se refere à sustentabilidade e justiça social e ambiental. Desta forma, o cenário internacional tem questionado qual será o futuro da globalização.
“Alguns líderes globais questionam essa arquitetura e querem voltar atrás, no sentido de vamos desglobalizar, vamos nacionalizar, o que tem de errado é culpa do outro que vem de fora. Essa é uma vertente política e existe uma outra, que parece bastante claro que é o que o Brasil vem defendendo, de reglobalizar”, afirmou o diretor no painel Nova Arquitetura Global do G20 Talks, incluído na programação do G20 Social.
“A proposta dessa nova arquitetura global, a qual o Brasil tem se alinhado e defendido, é como é possível a gente não desglobalizar. Não há nenhuma satisfação, da gente enquanto povo, saber que o êxito do meu país e da minha economia está calcado na exploração ou no problema de um outro povo”, disse, acrescentando que a nova arquitetura precisa ir além das vantagens comerciais, e buscar sucesso nas áreas social e ambiental.
Quanto à eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, Galípolo afirmou existir tendência de aumento da inflação em decorrência da vitória.
Na manhã de quinta-feira, dia 14 de novembro, a Secretaria Municipal de Educação fez o lançamento do Calendário de Matrículas da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2025. O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo. O ano letivo, terá início no dia 6 de fevereiro, e a Prefeitura de Caicó.
A solenidade contou com a presença do Secretário de Educação, professor Sérgio André de Araújo, da Secretária Adjunta Maria de Lourdes, além de professores e representantes de instituições parceiras, como Suenyra Nóbrega, diretora da 10ª DIREC, Sheila Alves, presidente do CMDCA, Francisco Firmino, presidente do Conselho Municipal de Educação, e Maria Lucilene, coordenadora de Educação da SEMECE.
Com o total de 4.958 novas vagas, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMECE) enfatiza a importância da matrícula antecipada para estudantes com deficiência e para aqueles residentes na zona rural, reforçando o compromisso com a inclusão e a acessibilidade no ensino.
“Queremos ser pontes para uma educação coletiva que fortaleça a comunidade, que acolha cada aluno e que saiba que sem o seu servidor o processo não avança. O sentimento de rede e pertencimento nos une”, afirmou o secretário Sérgio André, agradecendo a presença de todos.