Baseada em poemas medievais escritos em latim, alemão e francês, a Filarmônica UFRN realiza, no dia 12 de dezembro, o concerto Carmina Burana, obra muito importante da música clássica. O espetáculo será realizado no Teatro Riachuelo, a partir das 20h. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos tanto na bilheteria digital do evento quanto no Teatro Riachuelo. Os preços variam de R$ 50,00 a R$ 100,00.
A apresentação marca o fechamento da temporada 2024 da Filarmônica. Também participam do evento o Madrigal da UFRN, o Coral Infanto Juvenil da Secretaria Municipal de Cultura de Parnamirim e o Coral da Câmara de Campina Grande. O maestro André Muniz irá comandar a regência do espetáculo que conta com mais de 100 músicos no palco. Muniz é professor da Escola de Música da UFRN (EMUFRN) e fundador da Orquestra Sinfônica da Universidade (OSUFRN).
Carmina Burana foi composta em 1939 por Carl Orff, compositor alemão do século 20 que criou seu próprio método de ensino musical baseado na percussão e no canto. Abordando temáticas como amor, alegria e dor, a obra busca capturar a essência da vida humana. Os diferentes movimentos da Carmina Burana têm o objetivo de transportar os telespectadores para uma época de festividades e celebrações.
Mais sobre a Filarmônica UFRN
A Filarmônica UFRN, anteriormente conhecida como Orquestra Sinfônica da UFRN, foi fundada em 2009 e teve o nome alterado em 2019. Composta por 50 músicos, todos alunos de diferentes cursos de música da UFRN (técnico, licenciatura, bacharelado e mestrado), a orquestra se consolidou como um dos principais grupos orquestrais do Nordeste.
Os ensaios da Filarmônica acontecem três vezes por semana. O grupo realiza apresentações mensais, permitindo aos estudantes uma experiência profissional completa, desde os testes seletivos anuais até o trabalho com renomados solistas e maestros. A orquestra tem se destacado com um repertório variado, que inclui compositores eruditos como Beethoven, Mozart e Tchaikovsky, além de brasileiros como Guerra-Peixe e Villa-Lobos.