A gestão municipal de Parelhas marcou presença no Evento de Certificação do Selo UNICEF, realizado na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, em Natal–RN.
Esse reconhecimento é fruto de um trabalho contínuo e dedicado em prol das nossas crianças e adolescentes, reafirmando o compromisso de Parelhas com políticas públicas que promovem educação, saúde, proteção e cidadania para os mais jovens.
Durante a solenidade, o município foi representado pelo prefeito Tiago Almeida, a equipe articuladora municipal e um casal do NUCA, que receberam o troféu em nome de todos que contribuíram para essa conquista histórica.
A gestão de Parelhas segue firme no propósito de construir um futuro melhor para todos!
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816 vagas de emprego em 12 municípios do estado. Em João Pessoa, as oportunidades chegam a 281, enquanto as demais vagas são distribuídas nas cidades de Campina Grande, Sapé, São Bento, Santa Rita, Patos, Cabedelo, Mamanguape, Conde, Bayeux, Guarabira e Pombal.
O maior número de vagas em João Pessoa é para os cargos de ajudante de carga e descarga (20), carpinteiro, estoquista, mecânico de motociclistas, operador de caixa, pedreiro e vendedor interno (10 vagas para cada função). Além dessas, há vagas para motorista de ônibus rodoviário – médio completo, auxiliar de limpeza, atendente de lanchonete e servente de obras (seis vagas para cada cargo), recepcionista de mercadorias, embalador, a mão, operador de máquinas fixas, em geral e atendente de bar (cinco vagas para cada), entre outras.
Em Campina Grande, serão disponibilizadas 137 vagas, com destaque para carregador e descarregador de caminhões (20), ajudante de obras (nove), vendedor porta a porta e empacotador a mãos (oito vagas cada função), consultor de vendas e repositor de mercadorias (seis vagas para cada cargo), açougueiro, garçom e auxiliar de cozinha (quatro vagas cada) e outras em diversas áreas.
No município de Santa Rita, serão ofertadas 125 vagas de emprego, entre elas aj. de carga e descarga de mercadoria (30), operador de caixa (18), auxiliar de linha de produção – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência / médio completo (15), repositor – em supermercados (12), costureira de máquinas industriais (6), entre outras oportunidades.
O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio) prorrogou, por mais uma semana, suas inscrições para o Exame Nacional de Acesso. O prazo, que encerraria no dia 20 de novembro, agora segue até o dia 27 de novembro de 2024.
O Profsocio é um curso presencial, com oferta simultânea nacional, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB), que oferece o título de Mestre em Sociologia.
O objetivo do programa é propiciar um espaço de formação continuada para professores em exercício, efetivos ou temporários, da rede pública da educação básica, que ministram o componente curricular de Sociologia ou outros componentes da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Ao todo, estão sendo ofertadas 240 vagas, distribuídas entre as Instituições Associadas. Para a Uern, são oferecidas 18 vagas.
Com exibição especial do filme “Corisco e Dadá”, dirigido por Rosemberg Cariry, foi realizada na noite desta segunda-feira, 21, o encerramento da programação do II Cine Árido – Mostra Audiovisual do Semiárido, no Multicine Cinemas, no Partage Shopping Mossoró. Na ocasião, também foi entregue a premiação aos melhores filmes da mostra.
O II Cine Árido é uma iniciativa do projeto de extensão Vozes do Semiárido, do curso de Jornalismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo. O evento conta com o apoio do Ministério da Cultura, do Governo do Rio Grande do Norte, da Fundação José Augusto, da Uern, do SESC RN e da Grão de Cinema.
A reitora Cicília Maia destacou que é uma alegria para a Uern participar dessa Mostra que valoriza e dá voz ao semiárido. “É uma felicidade fazer parte deste importante evento, quero aqui mostrar o nosso reconhecimento ao trabalho de todos os envolvidos. É gratificante ver que estamos a cada dia tocando e transformando a vida das pessoas com educação e cultura”, declara.
O cineastra Rosemberg Cariry, convidado especial do Cine Árido, agradeceu a oportunidade de participar da mostra. “O semiárido é rico em potencialidades. É muito gratificante poder participar de um evento que exalta a região”, declara. Cariry também ressaltou a importância de ter a Uern como parceria do evento. “A Universidade tem um papel decisivo no desenvolvimento da cultura, social e econômico da região. É muito bom contar com a participação da Universidade em um evento deste porte”, declara.
O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFRN) promove o workshop Desigualdade Racial e Políticas Públicas no dia 9 de dezembro. O evento será realizado às 9h, no Auditório do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da UFRN, localizado no Setor I. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.
O workshop foi desenvolvido pela parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Economia (PPEco/UFRN), o Observatório de Insuficiência Socioeconômica Multidimensional (ISM/UFRN), e o Núcleo de Estudos Raciais do Insper (Neri). A iniciativa busca promover reflexões e debates sobre as desigualdades raciais no Brasil, além de discutir políticas públicas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A programação conta com a participação de Michael França, doutor em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (USP), vencedor do Prêmio Jabuti Acadêmico e coordenador do Núcleo de Estudos Raciais do Insper. França é também colunista do jornal Folha de S. Paulo e possui experiência como pesquisador visitante nas universidades de Columbia, Stanford e Oxford.
O organizador do evento e pesquisador do Observatório ISM, Joel do Nascimento Carlos, acredita que o workshop é de grande relevância para a comunidade acadêmica, pois promove a discussão de um tema central para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. “Abordar as desigualdades raciais por meio de uma perspectiva acadêmica qualificada fortalece o papel da universidade como um espaço de reflexão crítica e produção de conhecimento voltado à transformação sociológica”, avalia.
A deputada estadual Terezinha Maia (PL) visitou a cidade de Serra Negra do Norte, onde esteve reunida com o prefeito eleito, Acácio Brito.
“Falamos sobre os avanços que a cidade deverá ter a partir de janeiro e sobre parcerias que vão colaborar com a administração e o desenvolvimento da cidade. Também participaram desse momento o vereador Júnior Inácio; a vereadora de Caicó, Rosângela Maria; e o amigo Berneval. Agradeço a recepção e o carinho”, destacou a deputada Terezinha Maia.
A educação do município de Serra Negra do Norte recebeu SELO OURO do Compromisso Nacional com a alfabetização atingindo pontuação máxima.
O Selo é uma iniciativa do Ministério da Educação que visa reconhecer o trabalho das Secretarias de Educação na Alfabetização das crianças brasileiras, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano.
Durante o processo, os municípios deviam enviar documentação comprobatória de ações realizadas em prol da Alfabetização dos estudantes da rede, assegurando o preenchimento obrigatório de 20 itens do Edital.
“É com muita alegria que recebemos mais uma premiação nacional em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em nosso município; parabenizamos aos nossos profissionais da educação pelo comprometimento e agradecemos ao gestor Sérgio Fernandes por todo apoio dado à nossa educação municipal”, enfatizou o Secretário Petrúcio Ferreira
O Cruzeiro adiou o sonho de levar o inédito título da Copa Sul-Americana ao ser superado pelo Racing (Argentina), por 3 a 1, na final única da competição, no Estádio General Pablo Rojas – também conhecido como “La Nueva Olla” -, em Assunção (Paraguai). Nos primeiros 20 minutos, os argentinos fizeram 2 a 0, com gols de Martirena e Martínez. No segundo tempo, Kaio Jorge diminuiu para a Raposa, que brigou muito pelo empate, mas já nos acréscimos, Martinez ampliou para 3 a 1 o triunfo do Racing. A conquista do time argentino encerrou um jejum de 36 anos sem títulos internacionais e garantiu presença do clube nas edições da Copa Libertadores e Recopa de 2025.
⭐️🇦🇷 La Acadé 😍 #GrandeConquistapic.twitter.com/a1HuOZTDll
— CONMEBOL Sudamericana (@SudamericanaBR) November 23, 2024
⭐️🇦🇷 La Acadé 😍 #GrandeConquistapic.twitter.com/a1HuOZTDll
De 22 a 25 de novembro, a Paróquia de Sant’Ana vivenciará o Tríduo em preparação aos 85 anos de criação da Diocese de Caicó.
As missas acontecerão na Catedral de Sant’Ana. A comunidade é convidada a celebrar com a paróquia de Sant’Ana.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por intermédio da Academia de Polícia Civil (ACADEPOL), realizará, entre os dias 25 e 29 de novembro de 2024, a 37ª edição do Curso Básico de Business Intelligence (BI) Aplicado à Segurança Pública. Com carga horária de 40 horas-aula, a capacitação é direcionada a policiais civis e representantes de órgãos convidados, como a Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), Polícia Militar, Polícia Penal, Ministério Público Estadual e Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), contando com 35 vagas disponíveis.
O curso tem como objetivo desenvolver competências técnicas e estratégicas para os profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) que atuam ou desejam atuar com análises de dados e ferramentas de gestão organizacional adaptadas ao contexto da segurança pública. A capacitação busca ainda ensinar o uso de ferramentas como Power BI, Tableau e Qlik, ajudando os participantes a tomar decisões baseadas em dados, otimizando a alocação de recursos e melhorando as estratégias de policiamento. Além disso, promove a integração de tecnologias avançadas, como análise preditiva e aprendizado de máquina, trazendo inovação para a gestão da segurança pública.
A iniciativa visa transformar grandes volumes de dados em insights práticos que aprimorem a eficácia das ações de segurança pública, melhorando a utilização de recursos e a tomada de decisões operacionais e estratégicas. A abertura do curso está prevista para o dia 25 de novembro, das 8h às 9h, no auditório da PCRN, na Delegacia Geral de Polícia, em Natal, dando início a uma semana de imersão em conceitos e ferramentas que integram inovação tecnológica e segurança pública.
A Polícia Civil do RN destaca o compromisso com a qualificação contínua dos profissionais de segurança, fortalecendo a integração entre as instituições para enfrentar os desafios da sociedade de maneira mais eficiente e assertiva.
No próximo domingo, 24 de novembro, o Ministério da Educação (MEC) – por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada à Pasta – aplicará a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 para 283.550 inscritos. A realização da prova é elemento obrigatório para garantir a regularidade do concluinte, assim como o Questionário do Estudante, que deve ser respondido até às 23h59 (horário de Brasília) deste sábado, 23 de novembro.
Para se orientar sobre horário, local de aplicação da prova, bem como obter informação sobre atendimento especializado e tratamento pelo nome social, o participante deve acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no Sistema Enade. O acesso ao documento só é liberado após o preenchimento do Questionário do Estudante.
Cursos avaliados – O exame será aplicado em cursos de 17 áreas de conhecimento diferentes. A edição de 2024 avaliará licenciaturas das áreas de artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.
Documentação – Para acessar a sala de prova, o estudante deve apresentar documento de identificação válido com foto, como: cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei n.º 9.474, de 22 de julho de 1997; e Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei n.º 13.445, de 24 de maio de 2017.
A Ouvidora Geral da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESED), Julimar Gonçalves, conduziu, na tarde desta sexta-feira (22), uma reunião com o Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (COEDHUCI/RN).
Durante o encontro, foram discutidos temas como a apresentação e deliberação do parecer jurídico sobre as vacâncias de cargos e a aprovação de encaminhamentos relacionados.
Participaram da reunião a Ouvidora-Geral Julimar Gonçalves, o ex-ouvidor Geraldo Wanderley, o representante da CPCID, Evanuel Marques, e membros do COEDHUCI/RN.
Produtores de cebola de Baraúna, no Rio Grande do Norte, têm enfrentado dificuldades financeiras devido ao baixo preço de venda no mercado regional. A elevada oferta de cebolas de outros estados, como Bahia, Goiás e São Paulo, tem gerado uma concorrência que pressionou os preços para valores entre R$ 10 e R$ 15 por saco. Esses preços não cobrem os custos de produção, que podem chegar a R$ 100 mil por hectare.
De acordo com Rosineudo Araújo, um dos cerca de 200 produtores da região, todos estão enfrentando prejuízos. Ele relatou que há casos de produtores que colheram 80 toneladas de cebola, mas perderam cerca de 30 toneladas devido à deterioração após o armazenamento. A cebola armazenada por mais de 30 dias começa a apresentar sinais de deterioração, e o reprocessamento não é financeiramente viável.
Os produtores aguardam uma reação do mercado para minimizar as perdas acumuladas.
Na madrugada do dia 23 de novembro, durante patrulhamento de uma viatura do Comando de Policiamento da Capital (CPC), em ação pela Operação Paz em São José de Mipibu, município da Grande Natal, um veículo com três integrantes em atitude suspeita chamou a atenção dos policiais militares.
O trio foi abordado em um posto de gasolina e, no interior do veículo, foram encontrados:
• 1 pistola glock 9 mm;
• 3 carregadores;
O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual(CPRE), por meio da *SEÇÃO LEI SECA*, realizou, na tarde deste sábado, blitz na Redinha e registrou a prisão de um homem de 36 anos pelo crime de embriaguez ao volante.
O infrator, a bordo de motocicleta, ao ser submetido ao teste de alcoolemia, apontou valor de 0.42mg/l, configurando crime previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro. Ele foi encaminhado à Central de Flagrantes.
06(seis) pessoas ainda foram autuadas na esfera administrativa por misturar álcool e direção.
Portal BO
George Russell colocou a Mercedes na pole para o Grande Prêmio de Las Vegas neste fim de semana, enquanto Max Verstappen se aproximava de um quarto título consecutivo de Fórmula 1 ao se classificar à frente de Lando Norris.
Verstappen, da Red Bull, que manterá sua coroa com duas rodadas de sobra se vencer Norris, garantiu o quinto lugar no grid com seu rival da McLaren em sexto.
“Ainda estamos na frente da McLaren, o que para mim é uma surpresa, mas estou muito feliz com a forma como a qualificação foi e minhas voltas”, disse Verstappen.
“Ainda estamos na frente da McLaren, o que para mim é uma surpresa, mas estou muito feliz com a forma como a qualificação foi e minhas voltas”, disse Verstappen.
Em São Fernando-RN, a Festa de Nossa Senhora do Patrocínio prossegue neste sábado (23). Pela manhã, às 06h foi realizada a primeira corrida de Nossa Senhora do Patrocínio com um percurso de 5km, saída do trevo. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Turismo e Secretaria Municipal de Saúde.
Às 19h – 2ª Noite do Novenário Solene, tendo como pregador, o Pe. Jerônimo Batista de Araújo – Pároco da Catedral de Sant’Ana, em Caicó e Reitor do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars.
O tema será: A oração de Abraão e os frutos de acolhimento e hospitalidade – “não esqueçais a hospitalidade, pela qual alguns, sem o saber, hospedaram anjos” Hb 13,2.
O noitário vai homenagear a Zona Rural; Secretaria de Agricultura, Associações Rurais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Capela de São José e Capela de São Francisco de Assis, Povo do Ferreiro.
A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, avaliou a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2024, em Baku, Azerbaijão, como uma “experiência difícil”. A declaração foi dada durante o discurso da autoridade brasileira, neste sábado (23), na plenária final da COP29. “É fundamental, sobretudo após a difícil experiência que estamos tendo aqui em Baku, chegar a um resultado minimamente aceitável para todos nós, diante da emergência que estamos vivendo.”
As negociações sobre a contribuição dos países ricos às nações em desenvolvimento para enfrentar a crise do clima se estenderam além do prazo inicialmente estabelecido, que era a tarde desta sexta-feira (22).
Em entrevista coletiva à imprensa, após o discurso, Marina Silva explicou que a experiência dolorosa ocorre porque, ao fim do dia de debates na Conferência, ainda há assuntos que são altamente importantes para serem resolvidos e que o principal deles é o financiamento climático por países ricos até 2035 demandado pelos países em desenvolvimento, entre eles o Brasil.
“Nós, que somos mães, se ficássemos apenas olhando para o processo das dores de parto, talvez a gente não olhasse com tanta ternura para a criança. Então, aqui [em Baku], ainda estamos esperando a criança nascer. E se nascer, temos a oportunidade de olhar o processo difícil, como algo que valeu a pena. Estamos no processo”, avalia Marina.
Um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas mostrou que quatro perfis da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) nas redes sociais estão entre os 15 de maior engajamento entre 136 instituições federais analisadas. O ranking é liderado pela TV Brasil, em primeiro lugar geral em engajamento, seguido pelo Exército Brasileiro.
“Em 2024, a TV Brasil despontou como o principal vetor da comunicação pública digital para alcançar uma audiência significativa e abrangente nas redes sociais”, afirma trecho do relatório. “Por meio de uma retroalimentação bem executada entre o universo digital e a programação da TV Brasil, a página se consolidou no cenário nacional”.
Os perfis do Canal Gov, institucionais do governo, também aparecem em 1° lugar na plataforma Tik Tok, em 2° lugar no X, antigo Twitter, e em 4° lugar no YouTube.
O relatório foi feito pela FGV Comunicação Rio por demanda da EBC e analisou dados de 136 perfis de instituições federais entre os períodos de 1º de janeiro e 30 de setembro de 2024. O relatório considera dados das mídias sociais Instagram, Youtube, Tiktok, Facebook e X.
Foi com emoção, na última volta da etapa de Tóquio (Japão) da Street League Skateboarding (SLS), que a bicampeã mundial Rayssa Leal conquistou o título e, de quebra, a classificação antecipada para a final Super Crow, que definirá o vencedor da temporada 2024. Única representante brasileira na final feminina na pista da Ariake Arena, a maranhense de 16 anos cravou nota 7.9 na última manobra, totalizou 30.7 pontos, superando a anfitriã Coco Yoshizawa, campeã olímpica em Paris, que terminou em terceiro lugar (29.4). Na segunda posição ficou outra dona da casa: Liz Akama (30.1).
— Street League Skateboarding (@StreetLeague) November 23, 2024
Na fase classificatória, Rayssa sentiu desconforto no pé logo na primeira bateria na Ariake Arena, o que atrapalhou seu desempenho. Quando estava na quarta posição (20.1 pontos), na penúltima volta, obteve nota 8.1, totalizou 28.2 pontos e avançando à final em primeiro lugar. A brasileira chegou neste sábado a 18ª final seguida na SLS, a maior sequência de finais seguidas entre homens e mulheres.
Esta foi a segunda vez na temporada que Rayssa assegurou o topo do pódio: a primeira foi em abril, na etapa de San Diego (Estado Unidos). A maranhense também foi vice-campeã em Paris, na etapa de estreia da SLS. Bronze nos Jogos de Paris, a brasileira vai buscar o inédito tricampeonato entre mulheres na final Super Crown, com o apoio da torcida brasielira: a decisão do título de 2024 será nos dias 14 e 15 de dezembro, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O compatriota Giovanni Vianna disputará a final masculina, sonhando como bicampeonato.
Agora é oficial. A Banda Grafith foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte. A lei foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição deste sábado (23).
O projeto de lei, de autoria da deputada estadual Eudiane Macedo (PV), havia sido aprovado na Assembleia Legislativa do RN no último dia 29 de outubro.
Fundada em novembro de 1988 pelos irmãos Kaká, Carlinhos, Joãozinho e Júnior, o grupo comemora 36 anos em 2024. No início do mês, o grupo realizou um grande show para celebrar o aniversário, na Shock Show.
“Foi um show de arrepiar, vivemos e sentimos uma energia que tomou conta de cada um e uniu gerações grafitheiras! A cada olhar, a cada grito, sentimos a força e o amor dessa nação única”, destacou a banda nas redes sociais.
A Polícia Rodoviária Federal flagrou um carro que circulava em péssimas condições de conservação pela BR-304, no município de Lajes, interior do Rio Grande do Norte. O veículo, um Chevette, acabou sendo apreendido pelos policiais.
Sem teto e piso, além de inúmeros outros problemas, o carro é famoso nas redes sociais. Isso porque o condutor costuma publicar vídeos fazendo viagens no veículo. Em uma das publicações, ele chega a desviar de uma ação da PRF por uma estrada de barro.
“O condutor frequentemente publicava nas redes sociais que transitava com o veículo nessas condições, expondo não apenas sua vida, mas também a segurança de todos aqueles que utilizam as rodovias. Desrespeitar a legislação de trânsito não é brincadeira”, alertou a PRF.
Segundo os vídeos recentes, o motorista e um passageiro estariam viajando de Pernambuco para o Rio Grande do Norte. A saga irregular rendeu uma série de vídeos nas redes sociais. Contudo, acabou na BR-304 com a apreensão do veículo.
A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil do governo de Jair Bolsonaro, divulgou nota neste sábado (23) dizendo que o general mantém lealdade ao ex-presidente da República. “Durante o governo passado foi um dos poucos, entre civis e militares, que manteve a lealdade ao presidente Bolsonaro até o final do governo, em dezembro de 2022 e a mantém até os dias atuais, por crença nos mesmos valores e princípios inegociáveis.”
Os advogados Luís Henrique César Prata, Gabriella Leonel Venâncio e Francisco Eslei de Lima, do escritório Prata Advocacia (sediado em Brasília), assinam a nota de Braga Netto, que foi candidato a vice-presidente da chapa de Bolsonaro, derrotada nas eleições de outubro de 2022.
Braga Netto é um dos 37 indiciados na última quinta-feira (21) pela Polícia Federal no inquérito sobre “associação criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito e golpe de Estado”. A PF apurou que uma das reuniões para tratar de suposto plano golpista para impedir a posse e matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, e o ministro Alexandre de Moraes (STF) teria sido realizada na casa de Braga Netto em novembro de 2022.
Ao postar a nota em perfil na rede social X, Braga Netto afirma que “nunca se tratou de golpe, e muito menos de plano de assinar alguém. Agora parte da imprensa surge com essa tese fantasiosa e absurda de ‘golpe dentro do golpe’. Haja criatividade…”
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes flexibilizou a medida cautelar que determinava o recolhimento domiciliar noturno e aos finais de semana do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, para que ele possa acompanhar a mãe, Amelia Gomes da Silva Torres, nos cuidados necessários ao tratamento contra o câncer.
A autorização provisória concedida neste sábado (23) por Moraes se limita ao deslocamento do investigado da residência dele, no bairro Lago Sul, em Brasília, à residência da mãe, no Lago Norte, também em Brasília, ou para se dirigir ao hospital, onde está internada.
No requerimento de revogação da medida cautelar de recolhimento domiciliar noturno e nos fins de semana, feito nesta quinta-feira (21), a defesa de Anderson Torres argumentou que a mãe dele, com 70 anos de idade, “padece de gravíssima e incurável enfermidade (câncer)” e que o pai do ex-ministro, em razão de sua idade avançada (73 anos), não consegue cuidar sozinho dela.
Anderson Torres foi preso em janeiro do ano passado sob acusação de não atuar de forma a evitar e reprimir os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando era secretário de Segurança Pública do Distrito Federal no governo de Ibaneis Rocha. No dia dos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, o ex-secretário estava em viagem aos Estados Unidos. Em maio do mesmo ano, o magistrado concedeu a liberdade provisória.
O ex-ministro e vice na chapa de Bolsonaro em 2022, Braga Netto, se manifestou sobre a investigação da Polícia Federal PF que apura tentativa de golpe de Estado. “Nunca de tratou de golpe, e muito menos de plano de assassinar alguém”, disse nas redes sociais.
De acordo com o comunicado, o inquérito ainda não foi disponibilizado oficialmente para as defesas dos interessados.
Parte da imprensa foi criticada pelo ex-ministro indiciado pela Polícia Federal. “Agora parte da imprensa surge com essa tese fantasiosa e absurda de ‘golpe dentro do golpe’. Haja criatividade…”, escreveu Braga Netto.
Confira o post feito na rede social X (antigo Twitter):
Os estudantes que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 das Licenciaturas neste domingo 24 devem responder ao Questionário do Estudante até as 23h59 (horário de Brasília) deste sábado 23.
A prova teórica será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para 283.550 inscritos.
O questionário do Estudante coleta informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de sua formação acadêmica, consideradas pelo Inep como relevantes para a compreensão dos resultados teóricos e práticos dos estudantes no Enade e para subsidiar os processos de avaliação dos cursos de graduação.
Um poderoso ataque aéreo matou 11 pessoas no centro de Beirute neste sábado (23), disse o Ministério da Saúde do Líbano, abalando a capital enquanto Israel pressionava sua ofensiva contra o grupo Hezbollah apoiado pelo Irã.
Um prédio de oito andares foi atingido por quatro mísseis, incluindo tipos de penetração de bunker projetados para atingir alvos subterrâneos, disse uma fonte de segurança libanesa.
Israel usou armas de destruição de bunker para matar figuras importantes do Hezbollah, incluindo seu líder veterano Hassan Nasrallah em um ataque ao sul de Beirute em setembro.
No local do ataque israelense no centro de Beirute, Amin Chirri, um membro do parlamento que representa o Hezbollah, disse que não havia nenhum líder do Hezbollah no prédio que foi atingido.
O advogado Rivaldo Dantas de Farias, réu condenado em júri popular por ser um dos mandantes da morte do jornalista Francisco Gomes de Medeiros (F. Gomes), em Caicó (RN), em outubro de 2010, perdeu mais um recurso, desta vez no Supremo Tribunal Federal – STF.
O ministro Luiz Fux, que julgou o recurso, começa dizendo que: “O agravo não merece prosperar”. E finaliza dizendo que: “À luz do entendimento jurisprudencial desta Corte, o recurso extraordinário a que se refere o presente agravo revela-se inadmissível.
Com a decisão, encerram-se as possibilidades de recursos e o processo deve retornar para a comarca de Natal, para que seja decretada prisão do réu, para início do cumprimento da pena de 14 anos, pela prática do homicídio qualificado (art. 121, §2º, I e IV, do Código Penal – CP), imposta pela juíza Eliana Alves Marinho no plenário do Júri do Fórum Miguel Seabra Fagundes em Natal (RN), na madrugada do dia 11 de setembro de 2019.
Os argumentos que o advogado Rivaldo Dantas, usou no recurso, foram: Que a oitiva do corréu (Lailson Lopes) se deu na qualidade de colaborador, fato que teria gerado a ilegalidade de seu depoimento, “uma vez que é condição indispensável a este status, a de confessar a prática do crime, com a identificação dos DEMAIS CO-AUTORES”. Ainda que “não há acordo de colaboração registrado nos autos, bem como não há registro dessa colaboração em qualquer outro lugar do processo, como também no julgamento do Sr. Lailson Lopes – que foi condenado a 14 (quatorze anos de reclusão) não foi concedido qualquer benefício, em razão dessa pretensa colaboração”. Destaca que “o corréu foi arrolado como testemunha e ouvido de uma forma confusa, sem compromisso da verdade e, nitidamente, buscando eximir-se de qualquer responsabilidade sob os fatos ali tratados. Foi mera peça de defesa do ‘depoente’”.
Três pessoas foram presas por supostamente gritar insultos racistas a dois jogadores do Barcelona durante uma partida do El Clasico contra o Real Madrid em outubro, informou a polícia espanhola neste sábado (23).
O atacante do Barcelona Lamine Yamal, que é de ascendência guineense e marroquina, estava entre os jogadores alvos de abusos xenófobos e racistas durante o jogo no estádio Bernabeu em Madri.
O Barcelona derrotou o arquirrival Real por 4 a 0, com Yamal entre os artilheiros.
A Polícia Nacional da Espanha disse em uma publicação na plataforma de mídia social X neste sábado (23).
A prefeitura de São Paulo promove neste sábado (23) o Dia D de Combate à Dengue e demais Arboviroses, como parte da campanha de Mobilização de Prevenção e Combate à Dengue: Não Deixe a Dengue Entrar!. A campanha começou no último dia 11 e prossegue até o dia 29. As atividades começaram às 8h e vão até às 17h, em todas as 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e em seis pontos estratégicos, distribuídos nas regiões centro, norte, sul, leste, oeste e sudeste.
“A busca engaja crianças e adolescentes como multiplicadores de conhecimento. Nas escolas, alunos estão sendo incentivados a criarem materiais como cartazes, apresentações e jogos educativos com o apoio de professores e grêmios estudantis. Essa abordagem reforça a cultura de saúde e cidadania, essencial para a prevenção a longo prazo”, diz a prefeitura.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todas as UBSs da cidade estarão abertas para vacinação contra a dengue para o público elegível, ou seja, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que residem ou estudam na cidade de São Paulo. Além disso, serão realizadas ações educativas internas e externas, com orientações sobre a eliminação de criadouros, sinais e sintomas da dengue, e importância da busca por atendimento médico.
Também ao longo do dia os CEUs e escolas municipais estarão abertos para a participação de oficinas, rodas de conversa, apresentações educativas sobre o ciclo do mosquito e formas de prevenção, além de atividades interativas que envolvem estudantes e comunidades locais. As unidades abertas são CEU Três Pontes (zona Leste); CEU Jaguaré (zona Oeste); CEU Heliópolis – Profª Arlete Persoli (zona Sudeste); CEU Alvarenga (zona Sul); CEU Parque Novo Mundo (zona Norte); e EMEF Celso Leite Ribeiro Filho (Centro).