Na manhã desta sexta-feira, 22 de novembro, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou uma reunião online de pré-embarque para os estudantes selecionados no programa Jovem Extensionista Internacional. O intercâmbio acadêmico e cultural, que nesta edição enviará oito estudantes para a Universidad Estatal Península de Santa Elena (UPSE), no Equador, é resultado do Edital nº 11/2024, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da instituição.
Estiveram presentes na reunião os professores Bruno Rafael, Bruno Lima, Maraísa Alves, Paulo Lopes e Samira Delgado, juntamente com os estudantes selecionados. Os participantes, oriundos dos campi Apodi, Currais Novos, Macau, Parelhas, Pau dos Ferros e São Paulo do Potengi, foram escolhidos por meio de projetos focados na internacionalização, promovendo o intercâmbio de experiências culturais e acadêmicas.
Durante a reunião, as estudantes Maria Alricleia, do Campus São Paulo do Potengi, e Lanna Rebeca, do Campus Apodi, compartilharam suas expectativas e ansiedade em relação à experiência no exterior. Ambas destacaram o impacto transformador que o intercâmbio terá em suas vidas pessoal, acadêmica e profissional.
A pró-reitora de Extensão, Samira Delgado, expressou seu entusiasmo pela iniciativa. Em sua fala, destacou a importância da vivência cultural no exterior para os estudantes e enfatizou o papel deles como representantes do IFRN e do Brasil: “Aproveitem ao máximo essa oportunidade, representem nossa instituição e, ao retornarem, compartilhem as experiências vividas com seus colegas e familiares. Isso inspira mais pessoas a buscar essas vivências internacionais”, afirmou.