A Black Friday, marcada para 29 de novembro, promete impulsionar a economia do Rio Grande do Norte, com uma movimentação financeira estimada em R$ 920 milhões, conforme levantamento do Instituto Fecomércio RN (IFC). Natal e Mossoró lideram o volume de vendas, com projeções de R$ 332,5 milhões e R$ 73,4 milhões, respectivamente.
Segundo a pesquisa de intenções de compra realizada pelo IFC, 61% dos consumidores de Natal e 51,6% de Mossoró planejam aproveitar as promoções. Além disso, 57,9% dos natalenses e 32,3% dos mossoroenses devem antecipar as compras de Natal.
Em Natal, as mulheres lideram as intenções de compra (61,1%), principalmente na faixa etária de 25 a 34 anos (65,9%), com ensino superior completo (62,5%) e renda familiar acima de 10 salários mínimos (74,5%).
Os produtos mais desejados incluem:
- Eletrodomésticos: 38,4%
- Roupas: 24,2%
- Eletrônicos: 20,7%
A média de gastos esperada é de R$ 725,66 por consumidor. A maior parte das compras será feita com parcelamento no cartão de crédito (62,1%), enquanto 33,7% dos consumidores optarão por pagamento à vista, via cartão de débito ou Pix.
Em Mossoró, o perfil dos consumidores é semelhante, com maioria feminina (53,9%), idade entre 18 e 24 anos (68,2%), ensino superior completo (55,9%) e renda superior a 10 salários mínimos (72,7%).
Os itens mais procurados são:
- Roupas e acessórios: 32,2%
- Eletrodomésticos: 23,6%
- Perfumes ou cosméticos: 20,5%
A média de gastos na cidade será de R$ 537,55. O parcelamento no cartão de crédito também predomina (72%), seguido por pagamentos à vista (22,2%).
O levantamento do IFC foi realizado em outubro com 600 consumidores em Natal e 501 em Mossoró. O estudo apresenta um nível de confiança de 95% e margem de erro de quatro pontos percentuais.
AgoraRN