Categorias
Pesquisar
Banner FCST
UERN GGGGG BLOG

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) está participando de mais uma edição da Mossoró Oil & Gas Energy, uma das maiores feiras da indústria onshore brasileira, que reúne profissionais e empresas do segmento de exploração e produção de petróleo, gás e energias renováveis. A Expocenter, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), sedia o evento até a próxima quinta-feira, 28.

O público que visitar o estande da Uern em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern) vai poder conhecer alguns dos projetos e iniciativas, como startups, incubadoras, empresas juniores e pesquisadores(as) com atuação nas áreas de abrangência do evento.

O vice-reitor da Uern, professor Chico Dantas, destacou que a presença da Uern em eventos como esse aproximam instituições e oportunizam a realização de parcerias.

“A nossa expectativa é a melhor possível, por que, de fato, esse é um ambiente muito rico e tenho certeza que sairemos daqui com boas possibilidades de novas parcerias”, comentou.

No dia 28, das 14h às 15h30, na arena temática ESG – Social, a reitora da Uern, professora Cicília Maia, e Nelson Pereira, consultor principal em Gestão da Cadeia de Suprimentos da Equinor, proferem palestra sobre “Exemplos de profissionais mossoroenses pelo mundo”. A moderação será de Robson Matos, gestor do Polo Onshore, do Sebrae/RN.

A programação do evento conta com diversas atividades, entre elas debates sobre tecnologia, sustentabilidade e inovação, exposição de produtos e apresentação de serviços, degustação, reuniões, simpósios, conferências, entre outros, se consolidando como um fórum essencial para o desenvolvimento energético no Brasil, abordando também a transição para energias renováveis e o futuro do setor.

Tecido de macacões vira embalagem para plantas distribuídas em estande da Universidade

Uma das atrações do estande da Uern no primeiro dia da Mossoró Oil & Gas Energy foi a distribuição de plantas produzidas no Viveiro de Mudas, no Campus Mossoró. Os exemplares de cajá, seriguela e ipê rosa estavam com uma embalagem especial feita a partir de macacões que não seriam mais utilizados por uma empresa do ramo de energia.

O material em tecido foi confeccionado por mulheres da Casa Assistencial Nosso Lar (Canlar), uma instituição parceira no desenvolvimento do projeto Uern Ação, cuja coordenação é da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

O projeto Tecendo Vidas recebe a doação de macacões utilizados por trabalhadores(as) da empresa Núcleo Engenharia Consultiva e utilizam o tecido para criar bolsas e cobertores para serem doados a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

“Aproveitando a temática do evento, trouxemos uma amostra do projeto para cá. O projeto Tecendo Vidas existe há mais de um ano. Nesse período, foram confeccionadas várias bolsas que foram distribuídas durante a Feira do Livro para as senhoras da Fundação Casa do Caminho, outra instituição parceira do Uern Ação, que aprenderam a ler e a escrever no projeto. Estão em produção cobertores que serão doados a instituições e pessoas que precisam”, detalhou Anairam de Medeiros, pró-reitora adjunta da Proex.

Para Aione Silva, diretora da Núcleo Engenharia, é bastante satisfatória a parceria com a Uern na realização de uma iniciativa sustentável.

“É um prazer imenso aproveitar um material que não seria reutilizado e, de uma forma bem humana, aproveitar para a confecção de cobertores, bolsas e agora, para o evento, essa embalagem para as mudas de plantas”, comentou.

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp