O V Encontro de Capoeira Ginga Aé Nenem é promovido pela Associação Cultural de Capoeira Ginga Neném (ACCGN), que atua há mais de 10 anos nos bairros periféricos de Caicó-RN, em busca de proporcionar aos moradores um momento de lazer, cultura, educação e a manifestação da arte diante de tantas adversidades.
Entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, o evento ocorre na quadra da Área de Lazer Manoel Abigail com o apoio do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN) e do Departamento de Educação (DED/CERES). O evento é aberto a todos os interessados e as inscrições estão disponíveis no Sigaa, com o valor de R$50,00, incluindo certificado, acesso a todas as atividades do evento e alimentação.
Como uma celebração da força cultural, o Ginga Aé Nenem 2024 tem como principal elemento a capoeira. A programação apresenta oficinas com mestres renomados, rodas de capoeira, cerimônias, trocas de cordas e homenagens, além de promover uma conscientização sobre o uso de álcool e drogas. Durante o mês da consciência negra, o evento busca explorar a história e identidade dos jovens, proporcionando um ambiente de acolhimento, resistência e preservação da cultura afro-brasileira.
Tallys Aureliano é membro participante do ACCGN e estudante de Sistemas de Informação no Ceres. Ele conta que o projeto de extensão é essencial para gerar uma ponte entre a universidade e a comunidade local, atendendo as necessidades humanas e reais das pessoas que vivem nesse ambiente. “Essa colaboração oferece oportunidades únicas, como o acesso a espaços e recursos da universidade que antes eram apenas sonhos para muitos. Também cria laços significativos e promove a troca de conhecimentos, enquanto proporciona cultura e lazer a todos os envolvidos, enriquecendo tanto a comunidade quanto os participantes acadêmicos.”
Para Ronny Diogenes de Menezes, docente do DEDUC e responsável pelo projeto de extensão, a colaboração é de extrema importância. “Trazer esse evento para a UFRN fortalece o compromisso da universidade com a inclusão, a diversidade e a valorização da cultura negra. Além disso, ele é um importante estímulo para a prática de esportes e como desenvolvimento da musicalidade afro.”
Além disso, como forma de facilitar a inclusão, a ACCGN oferece um sistema de apadrinhamento. Esse sistema é voltado para jovens e crianças carentes que não possuem condições de custear a inscrição. Como forma de garantir a integração de todos, os padrinhos são responsáveis pelo valor individual do jovem para o evento.
O vínculo entre o Ceres e a ACCGN se estende por 1 ano. Atualmente, o projeto de extensão Kizuna: Fortalecendo Vínculos e Transformando Vidas no Sertão Através das Artes Marciais promove aulas de capoeira em conjunto com o Ginga Aé Nenem. Ambas as colaborações com a ACCGN fortalecem um ambiente saudável e de inclusão, que respeita e valoriza a cultura afro-brasileira. Outras informações sobre o evento podem ser consultadas por meio da página do projeto e pelo número (84) 99606-7477.