Dez empresários, gestores públicos e dirigentes de instituições de fomento ao crédito receberam nesta segunda-feira (02) a Medalha do Mérito do Desenvolvimento Econômico, um reconhecimento do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação a personalidades que se destacaram ao longo do ano por sua contribuição ao crescimento com sustentabilidade e justiça social.
As medalhas foram entregues pela governadora Fátima Bezerra, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, e pelo adjunto, Hugo Fonseca, ao empresário Cândido Fernandes, para a presidente do Grupo Neoenergia, Fabiana Lopes; para a presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do RN, Helane Cruz; à secretária executiva de Receita da Secretaria da Fazenda, Jane Carmen; ao superintendente estadual do Banco do Nordeste, Jeová Lins de Sá; ao diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio; ao presidente da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo e Gás, Márcio Félix; para a presidente do Sistema Ponta Negra Comunicação, Miriam de Sousa; ao prefeito de Currais Novos, Odon Júnior; e ao secretário adjunto de Defesa Social, Osmir Monte. O vice-presidente da FIERN, Franscisco Vilmar Pereira, participou da entrega das medalhas aos homenageados.
A governadora destacou que a 6ª edição da Medalha do Mérito do Desenvolvimento celebra as conquistas e avanços do Estado, “com o reconhecimento a quem atua para construir um Rio Grande do Norte mais justo, fraterno, solidário e produtivo”. “Cada um dos homenageados representa um pilar essencial para o fortalecimento da nossa economia e da nossa sociedade; e simboliza a força e fé de um Estado que não se rende às dificuldades, ao contrário, as enfrenta com resiliência e com sentimento de união”, afirmou.
Ela disse também que a homenagem é uma oportunidade para reafirmar o diálogo que tem caracterizado o governo. “Essa é uma marca [do atual governo] que não se pode negar”, disse. “É preciso ter essa sensibilidade de dialogar com a sociedade, com o meio empresarial, a representação dos trabalhadores e com os movimentos sociais, porque é assim que, entendemos, deve ser um governo que não abre mão do seu perfil democrático e popular”, ressaltou.
A governadora citou que isso tem resultado em um ambiente que propicia condições favoráveis ao desenvolvimento, confirmado pelos indicadores, a exemplo do que aponta a projeção de um crescimento do Produto Interno Bruto do Rio Grande do Norte, para este ano, acima da média da região.
Sílvio Torquato também apresentou informações que mostram resultados positivos dos programas adotados na área de desenvolvimento econômico. Ele citou que as empresas beneficiadas pelo Proedi geraram 51.891 empregos. “Temos atualmente 40 empresas implantadas no Centro Industrial Avançado”, citou.
O Mérito Potiguar do Desenvolvimento Econômico chegou à sua sexta edição com a entrega das homenagens na solenidade desta segunda-feira. A primeira foi em 2019.
Promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedec), o Mérito Potiguar tem como objetivo o reconhecimento oficial a personalidades que se destacaram no crescimento econômico sustentável, com geração de empregos, oportunidades e expansão da atividade produtiva com justiça social.
A cerimônia é realizada anualmente pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, sempre no mês de dezembro.
A comenda é entregue pela governadora Fátima Bezerra e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, a empresários, investidores, agentes públicos e membros da sociedade civil que contribuem com avanços na economia, gerando emprego e renda para a população potiguar. Na edição deste ano, o vice-presidente da FIERN, Vilmar Pereira, foi convidado para participar da entrega oficial aos homenageados.
Receberam a Medalha do Mérito Potiguar do Desenvolvimento Econômico:
. Empresário Cândido Fernandes;
. Presidente do Grupo Neoenergia, Fabiana Lopes;
. Presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do RN, Helane Cruz;
. Secretária executiva de Receita da Secretaria da Fazenda, Jane Carmen;
. Superintendente estadual do Banco do Nordeste, Jeová Lins de Sá;
. Diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio;
. Presidente da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo e Gás, Márcio Félix;
. Presidente do Sistema Ponta Negra Comunicação, Miriam de Sousa;
. Prefeito de Currais Novos; Odon Júnior;
. Secretário adjunto de Defesa Social, Osmir Monte.