Categorias
Pesquisar
Banner Arleide Ótica
REUNIÃO RN SSS 222

Com total espírito de solidariedade ao patrimônio histórico administrado pela Fundação José Augusto, representantes de diversas instituições culturais do Rio Grande do Norte se reuniram nesta segunda-feira (02), na sede do Instituto Histórico e Geográfico do RN (IHGRN) para tratar acerca do Memorial Câmara Cascudo, alvo de vandalismo no final de novembro. 

Estavam presentes o diretor geral da Fundação José Augusto e conselheiro estadual de cultura, Gilson Matias; a presidente do IHGRN e conselheira estadual de cultura, Joventina Simões; o vice-presidente do IHGRN, Ormuz Simonetti; a presidente do Instituto Ludovicus, Daliana Cascudo; o acadêmico e representante da Academia Norte-riograndense de Letras (ANL) e conselheiro estadual de cultura, Armando Holanda; e o representante da Comissão Estadual de Folclore, Nilo Emerenciano. 

Na ocasião, foi abordada a situação atual do bem tombado pelo Patrimônio Estadual, que abriga o Memorial Câmara Cascudo.

A Fundação José Augusto reitera seu compromisso com a preservação da cultura e da memória de nosso Estado e, junto às instituições culturais referidas, externaram grande preocupação com o caso presente.

Foi sugerida uma solução para a utilização do Memorial Câmara Cascudo, que seria a de expor objetos de todas as áreas estudadas pelo grande norte-rio-grandense.

Só com a utilização justa e útil do Memorial poder-se-á ter uma boa preservação do prédio histórico e seu acervo.

A proteção dos bens culturais da sociedade potiguar permanece como prioridade, e os danos ao acervo e à infraestrutura do Memorial Câmara Cascudo serão rigorosamente avaliados e reparados, sempre com o objetivo de manter a integridade desse importante patrimônio para as futuras gerações.

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp