Entre as suas ações voltadas para a comunidade, a Emparn mantém, há três anos, a doação de esterco para a Mandala Horta Agroecológica de Ressocialização Penal, uma parceria entre o Poder Judiciário, o Ministério Público Estadual e a Prefeitura de Macaíba, destinada à correção de conduta e reinserção de quem cumpre pena no sistema prisional.
Segundo a coordenadora da Horta, Marineide Maria, o esterco doado pela Emparn é usado principalmente nas plantações de macaxeira e batata doce, e em maior volume durante o inverno. A cada três meses, são consumidos cerca de vinte sacos de adubo.
“O nosso solo é muito fraco, pois a horta está em um terreno onde antes havia um lixão e o esterco doado pela Emparn ajuda muito”, comenta a coordenadora Marineide, enfatizando que não é permitida a venda do que é colhido.
“Tudo que ali se planta, é convertido em doações para instituições carentes de Macaíba. Hoje, nós temos sete que semanalmente faço essas doações”, esclarece a coordenadora.
O diretor-presidente da Emparn, Rodrigo Maranhão participou da confraternização da horta, realizada no último dia 18 de dezembro, reunindo os envolvidos no projeto, entre apenados em recuperação, servidores da Prefeitura de Macaíba e integrantes do Judiciário.
A Mandala Horta Agroecológica funciona diariamente, das 7h às 12h, e conta atualmente com 64 apenados, que cumprem parte da pena trabalhando no local.