O Governo do Estado lançou neste sábado (28) o edital de licitação para a construção do Hospital Metropolitano do Rio Grande do Norte. A publicação feita no Diário Oficial do Estado, em um trabalho conjunto entre as secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Infraestrutura (SIN), destaca que a sessão pública para a escolha do ente responsável pela construção do hospital será feita no próximo dia 27 de janeiro.
O edital estará disponível no Portal Nacional de Contratações Publicas )https://www.gov.br/pncp/pt-br).
A nova unidade representa uma mudança histórica na rede estadual de saúde, com foco na ortopedia e na neurocirurgia. O Hospital Metropolitano é planejado para ter 350 leitos. Com esse investimento, o Governo vai poder desafogar a demanda, especialmente de atendimentos ortopédicos, que hoje é concentrada no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.
Localizado no bairro de Emaús, em Parnamirim, o hospital terá também um centro de imagem com dois tomógrafos, centro cirúrgico com 14 salas e uma hemodinâmica, equipamento inédito na rede pública estadual.
O Metropolitano foi escolhido pelo Governo do Estado como uma das ações prioritárias dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
O lançamento do edital representa o avanço no processo, após a assinatura do termo de compromisso, em setembro passado, entre a governadora Fátima Bezerra e a ministra da Saúde Nísia Trindade para a construção do hospital.