O Núcleo de Escrita Criativa (NEC/UFRN), projeto de extensão da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs/UFRN), campus de Currais Novos, está com inscrições abertas para interessados que queiram participar da iniciativa. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário eletrônico até o dia 2 de janeiro. Pessoas fora da comunidade acadêmica da UFRN podem colaborar.
A redação criativa é fundamental na vida acadêmica, pois ajuda a estimular o pensamento crítico e a originalidade, permitindo a expressão clara de ideias. Os organizadores explicam que a participação da comunidade externa à Universidade tem o objetivo de atingir um maior público e ampliar o espaço de escrita criativa, por meio da linguagem verbal e não verbal. Ao longo de 2024, a ação debateu o tema Entre a Foto e o Texto: Uma Proposta de Narrativa Visual. Foram realizadas atividades e discussões que uniram a fotografia com a produção textual.
Na edição de 2025, a proposta consiste em escolher uma fotografia de autoria própria, ou de alguém que te permita fazer o uso da imagem em questão, que tenha um significado especial para o participante. Usando o produto artístico como base, deve-se escrever um texto em prosa, com o mínimo de 200 palavras. O material pode ter relação direta com a foto ou pode servir apenas como inspiração para o desenvolvimento da narrativa. Não serão aceitas imagens geradas por Inteligência Artificial (IA).
As produções selecionadas serão organizadas em uma revista digital e divulgadas por meio de uma chamada via Google Meet, na segunda semana de janeiro, sem data definida ainda.
Sobre o Núcleo
O NEC é um projeto de extensão que visa oferecer suporte aos discentes dos cursos de licenciatura em Letras da Felcs, que solicitavam, com frequência, um espaço institucional para a prática da escrita literária e reflexões. Além disso, busca promover imersão na Escrita Criativa.
A base teórica vem de conteúdos estudados nas disciplinas de Teoria da Literatura e de Literatura Comparada. Há duas frentes principais de trabalho. A primeira delas é dedicada à reflexão sobre técnicas de escrita e de criação literária, bem como à proposição de exercícios práticos afins. Já a segunda se concentra no estudo de mitos e de arquétipos, posterior à prática de escrita literária.
O Núcleo de Escrita Criativa organiza ações como oficinas, workshops, colóquios, palestras, cursos de curta duração e grupos de leitura e de escrita. Com isso, estimula a criação literária local, fortalece a arte e a cultura na região do Seridó potiguar e contribui com a proposição de metodologias inovadoras no ensino de língua e literatura.