Categorias
Pesquisar
Banner Programa Sidney Silva
REIS MAGOS A BLOG

A cidade do Natal vivenciou, mais uma vez, a força de sua fé e tradição com o encerramento da Festa de Santos Reis, uma das celebrações religiosas mais simbólicas do calendário municipal. Após nove dias de programação, iniciada em 27 de dezembro, a festividade chegou ao fim nesta segunda-feira (6) com a tradicional procissão pelas ruas do bairro Santos Reis e uma missa solene no santuário dedicado aos copadroeiros da capital potiguar.

Representando o prefeito Paulinho Freire, a presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), Iracy Azevedo, destacou a relevância histórica e cultural da festividade. “A Festa de Santos Reis é uma celebração tradicional e secular, na qual reverenciamos os Reis que estiveram com Jesus em seu nascimento. Este momento possui uma importância fundamental, especialmente após as festividades de Natal e Réveillon, configurando-se como a primeira grande festa do ano na cidade. Desejamos que essa celebração seja cada vez mais reconhecida, apoiada e incentivada, considerando sua relevância para a comunidade, tanto pela movimentação da economia criativa e geração de emprego e renda, quanto pela preservação de uma tradição religiosa que é patrimônio histórico e expressão de fé do povo católico natalense”, afirmou.

A procissão emocionou os fiéis ao conduzir as imagens dos três Reis Magos – Belchior, Baltazar e Gaspar – em um andor decorado, repleto de simbolismos religiosos. O cortejo percorreu as principais ruas do bairro, sendo acompanhado por cânticos e orações, reafirmando uma tradição que há séculos une gerações de natalenses em torno da devoção. Nas calçadas de suas casas, as pessoas se juntaram à procissão.

Encerrando a programação, a missa solene foi presidida por Monsenhor José Silvio de Brito, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Macaíba. Durante a celebração, o religioso destacou a conexão entre a mensagem dos Santos Reis e o Ano Santo instituído pelo Papa Francisco. “A todos os irmãos e irmãs que vêm a esta festa para celebrar com alegria este momento tão importante da Festa de Reis, recordo que, no último dia 24, o Papa Francisco abriu a Porta Santa em Roma, inaugurando o Ano Santo com o tema ‘Peregrinos da Esperança’. Faço aqui uma conexão com o tema central desta festa: a exemplo dos Santos Reis, que sejamos também sempre peregrinos da esperança e disseminadores da fé e do amor de Deus”, afirmou Monsenhor Silvio.

A devoção aos Santos Reis é uma tradição que atravessa gerações em Natal, conectando história, fé e cultura. Desde o século XVII, com a construção da primeira capela na Fortaleza da Barra – atual Forte dos Reis Magos –, a celebração simboliza a essência da identidade religiosa da cidade. As imagens centenárias, doadas por Dom José I, rei de Portugal, em 1753, reforçam a importância histórica e espiritual da festividade para a população natalense.

Além da grande participação da comunidade religiosa, a solenidade contou com a presença de autoridades locais, representantes do poder executivo e legislativo, e lideranças comunitárias.

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube