O ano de 2024 marcou uma data significativa para um projeto importante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: os 20 anos do Programa Complementar de Estudos do Ensino Médio (Proceem). Desenvolvido em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o Proceem oferece gratuitamente aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública.
Além de ajudar a democratizar o acesso ao ensino de qualidade, a iniciativa é uma experiência única também para os discentes da UFRN. O Proceem oportuniza que licenciandos das áreas exigidas pelo exame atuem como professores do projeto, adquirindo experiência profissional docente. Para ministrar as aulas, os estudantes interessados participam de um processo seletivo para atuarem como bolsistas na docência das disciplinas.
Trabalhando com diferentes estratégias, como aulas presenciais, aulões interdisciplinares, simulados, entre outras iniciativas, o cursinho busca entregar uma experiência completa para alunos e professores. Ao longo das atividades, os docentes têm “total liberdade metodológica, de modo que saem prontos para a vida profissional”, destaca a coordenadora adjunta do projeto, Jucimar Vilar.
Importância do projeto e resultados
A ação é consagrada e reconhecida por integrar a universidade à comunidade, permitindo aos inúmeros estudantes de escolas públicas um contato direto com a UFRN, visto que as aulas acontecem nos setores da faculdade. Objetivando um sentimento de pertencimento ao ambiente do ensino superior, o projeto se preocupa que os alunos conheçam outros espaços da instituição, como o Restaurante Universitário (RU). Segundo a coordenadora adjunta, periodicamente os alunos são levados para conhecer e almoçar no RU.
Há ainda outro reconhecimento que reflete a importância do curso: os números de alunos aprovados na UFRN e em outras instituições de ensino superior (IES). Nos últimos dois anos, participaram das aulas aproximadamente 620 alunos, com taxas bem significativas. Em 2023, por exemplo, houve um índice de aprovação de 76% dos seus participantes. Os dados do ano passado, 2024, ainda vão ser consolidados com o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mas os bons índices são continuados. Em 2022, a porcentagem de aprovados foi acima de 80%.
A dimensão do programa vai além dos números de aprovação em universidades. O Proceem é um espaço em que os alunos são estimulados a fazer o Enem, podendo colher bons resultados, conforme afirma Ana Lúcia Feitosa, ex-aluna do cursinho em 2024. “Foi muito bom pra mim, pois me ajudou a compreender e a conseguir fazer uma prova que eu nem sonhava que poderia pelo fato de ter dificuldades em algumas matérias”, conta.
Inscrições
Ainda esperando o resultado do Sisu, o cursinho voltará para mais um ano de atividades em 2025. As inscrições começam no dia 15 de fevereiro. Para mais informações, basta acompanhar o Instagram do projeto.