O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (10), vai ofertar 1.273 novas vagas de emprego, em 12 municípios do estado. João Pessoa concentra a maioria das vagas com 682 postos de trabalho, enquanto as demais vagas são distribuídas nas cidades de Campina Grande, Sapé, Guarabira, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Conde, São Bento, Mamanguape, Patos e Cajazeiras.
O cargo de operador de telemarketing ativo e receptivo – com exigência no ensino médio completo – é o que oferta o maior número de vagas em João Pessoa, totalizando 500 postos de emprego. Outros cargos de oportunidades de emprego são: auxiliar de limpeza – fundamental completo/vaga temporária (20), manobrista possuir CNH – ensino fundamental completo – e pedreiro (10 vagas para cada cargo), ajudante de carga e descarga de mercadoria – fundamental completo/vaga temporária (15), servente de obras (8), vendedor pracista e vendedor porta a porta – médio completo (5 vagas para cada), costureira em geral /fundamental completo (5), carpinteiro – fundamental completo (4), pedreiro de fachada (3), auxiliar de compras – médio completo/ vaga exclusiva para pessoa com deficiência, moldador de vidros/fundamental completo e analista contábil – superior completo (uma vaga cada cargo), entre outras.
Em Campina Grande – segundo município com mais oportunidades de trabalho – das 329 vagas, o destaque é para operador de telemarketing ativo e receptivo – com exigência no ensino médio completo, com 300 vagas disponíveis. Ainda tem vaga para auxiliar de manutenção predial – fundamental completo/vaga exclusiva para pessoa com deficiência (5), vendedor de informações comerciais (3), supervisor de vendas no varejo, vendedor interno e mecânico de man. e inst de aparelhos de climatização e refrigeração (todos exigido ensino médio completo) (duas vagas para cada), arquiteto de interiores/ ensino superior completo (1), entre outras oportunidades.
Em Sapé, serão 76 vagas e o cargo com maior número de oferta é auxiliar de linha de produção – ensino médio completo (60), e ainda para auxiliar de limpeza -fundamental completo (4), atendente de lojas – ensino médio completo e enfornador de tijolos/ fundamental completo (3 vagas cada cargo), vendedor pracista (2), operador de empilhadeira e operador de pá carregadeira – exigido ensino fundamental completo nos cargos, consultor de vendas e gerente de vendas (uma para cada função).
A Secretaria de Mobilidade Urbana emitiu nesta sexta-feira (07) nota técnica com informações sobre a operação realizada pelo órgão no período chuvoso desta semana (6/02). De acordo com o documento, a cidade do Natal registrou chuvas intensas e que exigiram ações de emergências das equipes de fiscalização e monitoramento. Além das ocorrências climáticas, o órgão manteve uma série de operações regulares para garantir a segurança viária e o fluxo de veículos das pessoas nas vias públicas.
Como parte da Operação Chuvas, a STTU reforçou a atuação dos inspetores e agentes de trânsito, mobilizando equipes para garantir a fluidez viária e minimizar o impacto das precipitações na circulação e no número de sinistros das vias públicas.
Foram monitorados pontos de atenção suscetíveis a alagamento e aqueles considerados intransitáveis foram anunciados preventivamente como forma de evitar a circulação de veículos no trecho. Outro destaque da operação foram as equipes remotas da Central de Monitoramento de Operações que prestaram apoio fundamental à operação, repassando ao efetivo nas ruas e aos órgãos de defesa civil dados e informações essenciais para tomada de decisões que minimizaram os impactos no sistema viário da capital.
A nota técnica destaca também que foram realizadas operações como faixa reversível na Ponte Newton Navarro, Corredor de Ônibus na Av. Felizardo Moura, videomonitoramento 24h, atendimento a denúncia de veículos obstruindo garagens e estacionamentos irregulares, atendimento a sinistros que aumentaram no período, pontos de alagamento transitáveis e intransitáveis, avenidas obstruídas com queda de árvores, afundamentos de vias e falhas nos semáforos ocasionados pela falta de energia elétrica.
A segunda edição do Sesc Parada na Ladeira, maior prévia carnavalesca gratuita de Natal, reuniu quase 10 mil pessoas na noite desta quinta, 06, na Avenida Rio Branco, no coração do comércio da Cidade Alta. O evento foi uma iniciativa do Sistema Fecomércio RN, por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), e contou com o carnaval tradicional e o axé do cantor Durval Lelys.
O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, ressaltou que o Sesc Parada na Ladeira abriu as prévias carnavalescas de Natal. “Nem as chuvas conseguiram parar a festa. Trouxemos uma noite de muita alegria para a população e de forma gratuita por meio do Sesc. Alcançamos o nosso objetivo de trazer eventos e movimentar a Cidade Alta”, afirmou.
Entre os foliões, a representante comercial Ana Patrícia Moura detalhou que estava ansiosa para ver o show de Durval e parabenizou a iniciativa do Sesc. “Eu me preparei por dias para estar aqui hoje, até desmarquei cliente. E mesmo com a chuva forte, saí de casa e sabia que não ia me arrepender. O Sesc está de parabéns por trazer Durval de volta à cidade e melhor ainda, de graça”, comentou.
Uma pesquisa conduzida a pedido da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada na última quinta-feira (6), percebeu melhoria no total de famílias endividadas no país, com diminuição para 76,1% em janeiro. O resultado representa uma queda de 0,6 ponto percentual em relação a dezembro e de 2 pontos percentuais no comparativo com o mesmo período em 2024.
Uma das brasileiras que conseguiu sair da situação de endividamento foi a professora Danieli Silveira. Para isso, ela diminuiu bastante os gastos, evitou parcelas e buscou fazer compras somente à vista. “É assim que estou me policiando e conscientizando que o consumo saudável é a melhor saída”, explica a docente. Ela se percebe, hoje, como alguém que tem suas dívidas controladas, e é certeira ao afirmar: “Não quero passar por isso novamente”.
O que ocasionou a situação do tipo “bola de neve” foi o desemprego da professora. “O primeiro vilão foi o cheque especial. Como não tive renda, ele estruturou o pagamento das contas. Quando voltei a ter renda, o rombo negativo nunca dava pra cobrir. Então vieram os cartões de crédito para poder suprir o consumo das necessidades básicas. Um cartão pra pagar outro”, contou à Agência Brasil.
O cartão de crédito continua sendo a principal modalidade de crédito utilizada pelos consumidores, atingindo 83,9% do total de devedores, valor 3% menor do que o auferido no começo de janeiro. O técnico em logística Cesar (nome fictício) é parte destes endividados, e um dos que não conseguirá pagar suas dívidas. A família teve as contas comprometidas após o afastamento de sua companheira do trabalho para tratamento de um câncer desde o final de 2023. Ela parou de trabalhar como enfermeira no turno da noite, quando recebia um adicional
Pela primeira vez, a parede do Açude Dourado está recebendo um sistema de iluminação com postes ao longo de sua extensão. Serão instalados 15 postes e aproximadamente em 15 dias estará pronto o serviço, garantindo mais segurança e visibilidade para pedestres, ciclistas e motoristas que utilizam o local, especialmente durante a noite.
A falta de iluminação sempre foi uma preocupação da população, tornando o trajeto mais perigoso e limitando o uso do espaço. Com a instalação dos postes, a área se tornará mais acessível e convidativa, incentivando caminhadas, atividades ao ar livre e proporcionando mais conforto para quem transita pelo local.
Além da iluminação, outras melhorias estão previstas para a parede do Açude Dourado, com o objetivo de valorizar ainda mais a região. A expectativa é que o espaço se transforme em um ponto adequado para lazer, turismo e eventos, beneficiando toda a população de Currais Novos.
Essa é apenas a primeira etapa de um projeto que visa modernizar e potencializar o uso da parede do Açude Dourado, consolidando o local como um espaço de convivência e desenvolvimento para a cidade.
O açude Itans, localizado em Caicó (RN), é um dos mais importantes reservatórios da região Seridó, estando presente na memória afetiva de todos os seus usuários. Há quase 16 anos, ele não atinge seu volume máximo. Conforme pesquisa feita pelo Blog Sidney Silva, a última vez que o Itans transbordou, ou sangrou, como se diz na região, foi no dia 29 de abril de 2009. Na ocasião, o reservatório chegou a ter uma lâmina de 92 centímetros de água. Portanto, no próximo dia 29 de abril de 2025, completam-se 16 anos desde a última vez que o velho Itans encheu e despejou água no leito do Rio Barra Nova.
Desde então, a realidade hídrica do açude mudou drasticamente. O reservatório não é mais a principal fonte de abastecimento da população de Caicó. Atualmente, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) capta água no leito do Rio Piranhas, na cidade de Jardim de Piranhas, transportando-a até Caicó através da adutora Manoel Torres. O referido rio é perenizado pelo sistema hídrico do Complexo Coremas/Mãe D’água, localizado na Paraíba.
Redução da capacidade hídrica
Além da longa estiagem e da baixa recarga ao longo dos anos, o Itans também sofreu uma redução significativa em sua capacidade de armazenamento. Estudos técnicos realizados por especialistas da Agência Nacional de Águas (ANA) apontam que, atualmente, quando cheio, o açude pode acumular 75 milhões e 880 mil metros cúbicos de água. Antes, essa capacidade era maior, chegando a 81 milhões e 750 mil metros cúbicos. Essa redução é explicada pelo assoreamento, que ocorre devido ao acúmulo de sedimentos ao longo do tempo, reduzindo o espaço útil para armazenamento da água.
O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), apresentou na tarde de hoje (10), o Prêmio Potiguar Escola Alfabetizadora, uma iniciativa que busca valorizar e reconhecer escolas públicas que se destacam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A cerimônia ocorreu na Escola de Governo, em Natal, durante o Seminário Estadual de Apropriação dos Resultados da Fluência e SIMAIS Alfa, reunindo gestores educacionais, professores e autoridades.
Criado pela Portaria-SEI nº 5298, de 22 de outubro de 2024, o prêmio tem como base os resultados do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional de Alfabetização (SIMAIS Alfa), que mede o desempenho das escolas na alfabetização de crianças nos primeiros anos do ensino fundamental. A proposta é incentivar boas práticas pedagógicas e fomentar a melhoria contínua da qualidade do ensino das redes municipal e estadual.
O Prêmio Potiguar Escola Alfabetizadora, instituído como parte do compromisso do Estado com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, foi construído com a parceria da Associação Bem Comum e conta com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RN). Ele será concedido em diferentes perfis e categorias, garantindo equidade entre escolas de diversos portes. As categorias incluem: Melhor Desempenho, baseada na média de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática; Maior Avanço na Proficiência, que reconhece o progresso em relação ao ano anterior; e Maior Redução na Desigualdade Educacional, voltada às escolas que conseguem diminuir disparidades de aprendizagem entre grupos étnicos.
A secretária adjunta de Educação do RN, professora Cleonice Kozerski, ressaltou o impacto da premiação na consolidação das políticas de alfabetização do estado. “O Prêmio Potiguar Escola Alfabetizadora é um reconhecimento do esforço das escolas e educadores na construção de uma educação mais inclusiva e eficiente. Com ele, buscamos não apenas premiar, mas também inspirar práticas pedagógicas inovadoras que garantam o direito à alfabetização de qualidade para todas as crianças”, declarou.
A Coordenação da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública a Distância da UFRN lançou o edital de seleção 2025. Para se inscrever, o interessado deve acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), fazendo login com o Gov.br, e se candidatar até o dia 16 de fevereiro.
Gratuita, a pós-graduação se destina a agentes públicos dos tipos administrativo e político, com vínculo permanente ou temporário. Graduados em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito e áreas afins também são público-alvo do curso.
Ao todo, são oferecidas 150 vagas distribuídas pelos polos de Grossos, João Câmara, Lajes, Martins e Nova Cruz. O processo seletivo acontece em quatro etapas: homologação das inscrições solicitadas; pontuação da documentação enviada; heteroidentificação; e resultado final.
A especialização em Gestão Pública é uma iniciativa da Secretaria de Educação a Distância (Sedis/UFRN), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFRN) e do Departamento de Ciências Administrativas (Depad/UFRN), somando-se aos esforços pela institucionalização da modalidade a distância no Rio Grande do Norte. O curso tem 18 meses/390 horas de duração e é dividido em dois módulos, com previsão de início para 5 de maio.
Outras informações podem ser conferidas no edital do processo seletivo.
O América-RN fechou a primeira fase do Campeonato Potiguar com vitória por 3 a 0 sobre o Santa Cruz de Natal, na Arena América, em Parnamirim. Com o resultado, o Alvirrubro garantiu a segunda posição na tabela, somando 16 pontos, apenas um a menos que o líder ABC. Ambas as equipes avançam diretamente para as semifinais do estadual.
Já o Santa Cruz, com sete pontos, terminou em quinto lugar e agora enfrentará o Potiguar de Mossoró no mata-mata classificatório. O vencedor desse confronto terá a missão de encarar o próprio América-RN na próxima fase.
O jogo
A primeira grande chance da partida foi do Santa Cruz, aos 22 minutos. Diego Costa finalizou, o goleiro Renan Bragança deu rebote, e Felipinho, livre na área, desperdiçou a oportunidade ao chutar para fora. O América respondeu com Luidy, mas Pedro Henz evitou o gol.
O Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte n.º 06 de 2025, emitido nesta sexta-feira (7), informa que 41 praias encontram-se próprias para banho. Ao todo, dos 51 trechos analisados, estão 10 trechos encontram-se impróprios.
Os pontos identificados como impróprios são: Sibaúma (Restaurante Sabores do Mar), em Tibau do Sul; Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta; Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium) e Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim; Ponta Negra(Morro do Careca e Rua M. S. Medeiros), Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza), Praia do Meio(Quiosque 13), Praia da Redinha(Rio Potengi) em Natal; Touros (Av. Bom Jesus), em Touros e Maracajaú (Mercado Público), em Maxaranguape.
Para o período do verão, o Programa de Balneabilidade amplia o rol de áreas analisadas, com o objetivo de dar mais segurança aos banhistas e turistas que visitam nosso litoral, informando as condições das praias monitoradas. Ao longo do ano, são 33 pontos de coleta, mas, no veraneio são coletadas e classificadas 51 amostras de água em pontos distribuídos em toda a faixa costeira potiguar, que compreende de Baía Formosa a Tibau.
A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas. A classificação tem por base as normas estabelecidas na Resolução n.º 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.
A rede municipal de ensino de Currais Novos e a 9ª DIREC (Diretoria Regional de Educação) realizaram de 03 a 05 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2025 que teve como tema central “Avaliação e recomposição das aprendizagens: desafios e perspectivas para garantir a equidade”.
A abertura do encontro aconteceu no Aero Clube de Currais Novos com a presença de educadores da rede pública municipal de ensino, assim como os da rede pública estadual dos municípios que integram a 9ª DIREC.
O Prefeito Lucas Galvão destacou a importância dos professores para os avanços nos índices de educação e apresentou as primeiras ações realizadas este ano, como as reformas de escolas, o diálogo com o SINTE, e se colocou a disposição dos gestores escolares para discutirem as demandas das escolas.
“Queremos investir mais em tecnologia, climatização, ensino integral, e com isso, termos uma educação cada vez melhor para nossos alunos e educadores”, comentou.
O concurso 2.826 da Mega-Sena, realizado neste sábado (8), não teve nenhum acertador das seis dezenas. O prêmio acumulou e está estimado em R$ 47 milhões para o próximo sorteio.
Os números sorteados foram: 06 – 10 – 20 – 54 – 58 – 60
A quina teve 63 apostas vencedoras, que irão receber R$ 58.626,58 cada. Outras 4.803 apostas tiveram quatro acertos e faturaram R$ 1.098,56.
Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de terça-feira (11), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5.
Imagens divulgadas neste sábado (9) mostram o momento em que um policial rodoviário federal (PRF), durante sua folga, agride duas crianças, de 12 e 14 anos, dentro de um condomínio em Mossoró. O caso aconteceu no dia 18 de janeiro e está sendo investigado pela Polícia Civil e pela Corregedoria da PRF. O policial já foi afastado de suas funções.
O vídeo expõe a violência com que o agente ataca os meninos, que jogavam futebol na área de lazer do condomínio. O garoto de 12 anos levou socos e chutes, sofrendo ferimentos na cabeça e na perna. Já o de 14 anos foi atingido no rosto, ficando com um sangramento intenso no nariz. Segundo as mães, o PRF, que também é instrutor de jiu-jitsu, tentou se justificar afirmando que, por sua “patente elevada”, nada aconteceria com ele.
Essa não foi a primeira agressão cometida pelo policial contra uma das vítimas. Isabellyta Carlos de Sousa, mãe do menino de 12 anos, revelou que seu filho já havia sido atacado anteriormente, mas que na época não registrou queixa, acreditando que o problema estivesse resolvido.
O policial ainda acusou os meninos de ameaçarem seu filho, de 9 anos, com um canivete. No entanto, as mães negam a alegação e garantem que os garotos não estavam armados.
O Museu Câmara Cascudo (MCC/UFRN) recebe, na próxima quinta-feira, 13 de fevereiro, às 16h30, no Espaço de Convivência do Parque do Museu, o lançamento do livro A peregrinação das coisas. Trajetórias de imagens de santos, ex-votos e outros objetos de devoção.
A obra é resultado da pesquisa da professora Lilian Alves Gomes, que analisou ex-votos do Rio Grande do Norte, incluindo peças do acervo do MCC, e foi publicada em 2024 por meio de edital.
O evento conta com um bate-papo com a autora, com mediação dos professores da UFRN Everardo Ramos e Wani Fernandes. O público terá a oportunidade de adquirir exemplares do livro no local.
Sobre a obra
A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult-Funcarte), anuncia a abertura das inscrições para os editais de apoio financeiro e participação no Carnaval de Natal 2025.
As seleções públicas visam fomentar e valorizar as manifestações culturais tradicionais da festa, garantindo recursos para tribos indígenas, escolas de samba, orquestras de frevo, além da escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval.
Confira os editais disponíveis:
1. Seleção Pública Mestre Raimundo Brasil nº 2/2025 – Destinada ao apoio financeiro das Tribos Indígenas do Carnaval em Natal 2025, incentivando a manutenção dessa importante tradição cultural. Inscrição aberta de 07/02/25 a 16/02/25, às 23:59.
Boa notícia para quem deseja ingressar na Polícia Federal! O próximo concurso PF, já confirmado, será realizado em caráter nacional, ou seja, não haverá divisão de vagas por estado previamente determinada no edital.
Geralmente, o órgão adota um dos dois formatos de concurso: nacional ou regionalizado.
No modelo nacional, todas as vagas são ofertadas em um único concurso/edital, e os candidatos concorrem de forma igualitária. A lotação dos aprovados é definida pela própria instituição, com base na necessidade e na ordem de classificação.
Já no formato regionalizado, as vagas são distribuídas previamente no edital, sendo alocadas por estado ou cidade. Esse modelo foi adotado no último concurso PF Administrativo. Confira aqui!
O Concurso Nacional Unificado divulgou os resultados. Já conferiu se o seu nome está na lista dos aprovados do CNU?
Qconcursos Folha Dirigida te ajuda nessa missão. Acesse a lista dos aprovados para os cargos do Bloco 8, que ofereceu vagas para Funai, IBGE e Mapa.
No material divulgado, você encontrará informações detalhadas, incluindo:
Parabéns a todos os aprovados! Seu esforço e dedicação valeram a pena! Para quem ainda está na jornada, não desista – novas oportunidades virão!