g1/PB – Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o transporte do transformador de 250 toneladas que está sendo levado para o Parque Eólico Serra da Palmeira, na região do Seridó paraibano, será interrompido durante a noite deste sábado (22) e a madrugada de domingo (23).
De acordo com o órgão, o equipamento permanecerá estacionado no km 112 da BR-230, no município de Ingá, no sentido João Pessoa – Campina Grande, e a escolta para o deslocamento será retomada às 21h30 do domingo.
A PRF informou que o motivo da pausa no transporte do transformador é para descanso das equipes que trabalham no deslocamento do equipamento, que, segundo a PRF, estavam atuando por quatro noites seguidas.
Com essa interrupção, o cronograma de deslocamento precisará ser reajustado. Contudo, a PRF garantiu que o comboio com o transformador chega em Campina Grande , no km 143 da BR-230, na manhã de segunda-feira (24).
Transporte do transformador
O transformador está sendo transportado pela CGT Brasil, empresa responsável pela construção da subestação no interior paraibano.
O equipamento foi produzido na China e tem dimensões de 11,2 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura. Para o transporte, estão sendo utilizados três caminhões e dois semirreboques, formando uma estrutura que chega a 113,7 metros de comprimento e 600 toneladas de peso total.
O parque eólico terá 108 aerogeradores distribuídos entre as cidades de Picuí (36), Nova Palmeira (33), Pedra Lavrada (25), São Vicente do Seridó (10) e Baraúna (4). Com uma potência instalada de 648 MW, poderá abastecer até 1,7 milhão de pessoas. As obras começaram em outubro de 2023, com previsão de operação ainda em 2025. O investimento total no projeto é de R$ 3,7 bilhões.
Outro transformador, de mesmas dimensões, será transportado para o parque eólico em abril, mas ainda sem data definida.