Categorias
Pesquisar
VIGGO BANNER
(Foto: Receita Federal/Divulgação)
(Foto: Receita Federal/Divulgação)

A Receita Federal apreendeu uma carga de 389 canetas do medicamento Mounjaro no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, no Recife. A carga, avaliada em aproximadamente R$ 1 milhão, foi retida na madrugada deste sábado (13).

As canetas estavam com um passageiro vindo do Reino Unido e eram transportadas de maneira irregular: em grande quantidade, sem receita médica nem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O homem viajava sozinho.

Ainda segundo a Receita, a refrigeração entre 2 e 8 graus Celsius também é condição necessária para o transporte. Atualmente, o medicamento pode ser importado para uso de pessoa física com receita médica, mas a autorização de comércio ainda não está em vigor no momento.

Depois da retenção da carga, o passageiro foi liberado. As mercadorias ficaram retidas para fiscalização. Após os procedimentos necessários, o passageiro pode responder a processo criminal e perder toda mercadoria.

A Receita Federal reforça que a importação de medicamentos deve seguir rigorosamente a legislação, “incluindo a apresentação de documentos específicos, como receita médica e autorização da Anvisa, quando aplicável”.

g1

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube