A Petrobras anunciou nesta quinta-feira, 17, a redução nos preços de venda do óleo diesel para as distribuidoras a partir de sexta, 18 de abril. A infromação é do O antagonista.
O preço por litro será, em média, de 3,43 reais, redução equivalente a 0,12 real por litro.
Segundo o comunicado, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará a ser de 2,95 reais por litro.
“Com o reajuste anunciado, a Petrobras reduziu, desde dezembro de 2022, os preços de diesel para as distribuidoras em 1,06 real por litro, uma redução de 23,6%. Considerando a inflação do período, esta redução é de 1,59 real por litro ou 31,7%”, acrescentou.
Pressão de Alexandre Silveira?
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou em 8 de abril que o preço dos combustíveis reunia “todas as condições” para ser reduzido.
“Considerando o preço do Brent dessa semana, naturalmente, nós temos o preço que tem todas as condições de ser reduzido. Agora, é importante dizer que o preço que está refletido esta semana no Brent leva muito em consideração as loucuras cometidas pelo presidente dos Estados Unidos”, disse.
A jornalistas, no entanto, o ministro de Lula negou que estivesse pressionando a Petrobras por mais uma redução no preço do diesel.
A inflação e o diesel
O IPCA, índice que mede a inflação oficial do Brasil, subiu em 0,56% em março, ficando 0,75 ponto percentual abaixo da taxa de fevereiro, quando avançou 1,31%.
Todos os nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE apresentaram variação positiva no mês.
O grupo dos transportes avançou 0,46%, influenciado pelo aumento de 6,91% da passagem aérea e de 0,46% dos combustíveis.
A gasolina variou 0,51% em março; o diesel, 0,33%, e o etanol, 0,16%.
Apenas o gás veicular acelerou de -0,52% em fevereiro para 0,23% em março.
No ano, a inflação acumula alta de 2,04% e, nos últimos doze meses, o IPCA ficou em 5,48%.