Em partida que teve transmissão ao vivo da TV Brasil, o Bragantino derrotou o Flamengo por 2 a 0, neste sábado (19), na abertura da sexta rodada do Campeonato Brasileiro Feminino A1. Thayslane marcou os dois gols da equipe no Centro de Performance e Desenvolvimento do Braga em Atibaia. Com o resultado, as Bragantinas interromperam uma sequência de três jogos sem vitória e foram a oito pontos. O Flamengo sofreu a segunda derrota consecutiva e estacionou nos sete pontos, sendo ultrapassado pelo próprio adversário.
Os lances mais importantes da partida aconteceram no primeiro tempo. Aos 11 minutos, após cobrança de escanteio pela direita, a bola sobrou para Thayslane dentro da área. Ela chutou forte, em cima da goleira Vivi Holzel, que tocou na bola mas não com a firmeza necessária para afastá-la e ela acabou entrando.
Aos 41, o segundo gol teve outra trama entre as duas atletas. O Bragantino pressionou a saída de bola do Flamengo, e Vivi, fora do gol, acabou deixando a bola com Thayslane, que a encobriu e marcou o segundo gol.
Nos instantes finais da primeira etapa, Valéria foi lançada em velocidade e ganhou da zagueira Débora, que parou a adversária com falta. Como a jogadora do Flamengo partia em direção ao gol sem mais obstáculos, a defensora acabou expulsa.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse neste sábado (19) que instruiu militares a intensificarem a pressão sobre o Hamas, depois que o grupo militante palestino rejeitou nesta semana uma proposta israelense de outra trégua temporária, exigindo, em vez disso, um acordo para encerrar a guerra em troca da libertação de reféns.
Em um discurso televisionado, Netanyahu disse que, embora a guerra tenha um preço alto, Israel não tem “outra escolha a não ser continuar lutando por nossa própria existência, até a vitória”.
Mediadores egípcios têm trabalhado para restaurar o cessar-fogo, que Israel abandonou no mês passado depois de tentar estender uma trégua temporária que resultou na libertação de 38 reféns.
O Hamas, cujos militantes realizaram o ataque contra Israel em 7 de outubro de 2023 que desencadeou a guerra, disse que só libertará os reféns restantes mediante um acordo que encerre a guerra.
Preso desde setembro de 2018, Adélio Bispo permanecerá detido no sistema penitenciário federal até, pelo menos, 2038. Ele está custodiado na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS) após o atentado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ocorrido em Juiz de Fora (MG), durante a campanha eleitoral.
A notícia é do Metrópoles. Adélio não responde a nenhuma ação penal porque foi considerado inimputável. Com isso, foi absolvido das acusações criminais, mas cumpria, até então, internação por tempo indeterminado. Com a nova medida judicial, ele passa a ter uma previsão de saída: quando completar 60 anos — a pena deve ser contabilizada na execução penal. Atualmente, ele tem 46 anos.
Apesar disso, o processo que trata da execução da pena de Adélio é marcado por inconsistências. No Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), não há registro da pena já cumprida por ele, constando apenas como “tempo indeterminado” — um relatório anexado ao processo aponta que, oficialmente, nenhum dia foi contabilizado como efetivamente cumprido no sistema prisional.
Adélio ocupa uma cela de 6 metros quadrados e, segundo apurou o Metrópoles com agentes da penitenciária, tem recusado até banhos de sol. Ele também apresenta resistência ao tratamento médico, recusando-se a tomar os remédios prescritos para o transtorno delirante persistente. Os agentes relataram, sob reserva, que ele tem afirmado: “Não sou doido”, justificando a recusa à medicação. Ele soube, de forma indireta, das cirurgias feitas por Bolsonaro em decorrência da facada.
A recente resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), publicada em 16 de abril, proíbe o uso de bloqueadores hormonais em crianças e adolescentes com incongruência ou disforia de gênero, além de restringir a hormonização cruzada apenas a maiores de 18 anos. A medida provocou forte reação de famílias de jovens trans e levou o Ministério Público Federal (MPF) a abrir um procedimento para apurar a legalidade da decisão.
Segundo o MPF, a resolução impacta diretamente o atendimento de pessoas trans, inclusive crianças e adolescentes, restringindo o acesso a procedimentos médicos reconhecidos e ofertados em ambulatórios especializados. A apuração foi motivada por denúncia da Associação Mães pela Diversidade e por nota técnica da Antra.
Para o MPF, as mudanças estabelecidas pelo CFM geram preocupação quanto à proteção da saúde e dos direitos da população trans infantojuvenil, especialmente no contexto de disforia de gênero severa, situação na qual o bloqueio hormonal é, segundo especialistas, parte fundamental do acompanhamento terapêutico.
A decisão do CFM, aprovada por unanimidade entre os conselheiros, foi defendida por seus representantes como baseada em evidências científicas e em experiências de países europeus que suspenderam esse tipo de tratamento. Segundo o órgão, os bloqueadores hormonais podem causar efeitos adversos graves, como perda de densidade óssea, infertilidade e desenvolvimento corporal comprometido.
O brasileiro Hugo Calderano fez história ao avançar de forma inédita para a final da Copa do Mundo de tênis de mesa, disputada em Macau, na China. A notícia é da CNN Brasil.
O carioca enfrentará o chinês Lin Shidong, líder do ranking mundial, neste domingo (20), às 9h15 (de Brasília). O adversário de apenas 20 anos é o mesa-tenista mais jovem a alcançar o topo do mundo.
Calderano conquistou a vaga na decisão do torneio após vencer de virada o chinês número 2 do mundo, Wang Chuqin por 4 a 3, com parciais de 14/12, 5/11, 6/11, 7/11, 11/7, 11/5 e 12/10. O confronto histórico terá transmissão ao vivo pela CazéTV.
Onde assistir a Hugo Calderano x Lin Shidong:
Em busca do pentacampeonato consecutivo, o holandês Max Verstappen teve bom desempenho neste sábado (19), em Jedá, e vai largar na primeira posição no GP da Arábia Saudita de Fórmula 1. O piloto da Red Bull fez a melhor volta no treino de classificação, seguido pelo australiano Oscar Piastri, da McLaren e pelo britânico George Russell, da Mercedes.
A volta de Verstappen que lhe rendeu a pole position (1min27s294) foi apenas 0s01 mais rápida que a de Piastri (1min27s304). Os dois pilotos, que estão na briga pelo título da temporada, foram beneficiados pela batida do líder na tabela, o britânico Lando Norris, da McLaren, que vai largar apenas na décima posição. Após quatro provas, ele soma 77 pontos, três a mais do que Piastri e oito a mais do que Verstappen.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, não teve um bom desempenho, rodando em uma de suas voltas, e acabou na 20ª e última posição na classificação.
O GP da Arábia Saudita será neste domingo (20), a partir das 14h de Brasília.
O ministro das Relações Exteriores ucraniano disse neste sábado que a Ucrânia não pode confiar no presidente russo, Vladimir Putin, por causa de sua declaração de um cessar-fogo na Páscoa e acrescentou que Kiev reforça seu acordo original de obedecer a um cessar-fogo de 30 dias.
“A posição da Ucrânia permanece clara e consistente: em Jeddah, em 11 de março, concordamos incondicionalmente com a proposta dos EUA de um cessar-fogo provisório completo por 30 dias”, disse o ministro Andrii Sybiha na plataforma de mídia social X.
“A posição da Ucrânia permanece clara e consistente: em Jeddah, em 11 de março, concordamos incondicionalmente com a proposta dos EUA de um cessar-fogo provisório completo por 30 dias”, disse o ministro Andrii Sybiha na plataforma de mídia social X.
“Putin agora fez declarações sobre sua suposta prontidão para um cessar-fogo. 30 horas em vez de 30 dias.
A Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, organizada em todos os meses de abril pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), mobilizou este ano, segundo a entidade, 50 mil pessoas em praticamente todas as unidades federativas do país.
Em 2025, as mobilizações ficaram mais concentradas entre os dias 1º e 17 de abril. Até o momento, de acordo com o MST, foram 55 ações em nível nacional, tendo como lema “Ocupar para o Brasil Alimentar”.
“Além da reivindicação da democratização do acesso à terra frente ao passivo de 145 mil famílias acampadas pelo país, as manifestações demarcam a reforma agrária e a agricultura familiar camponesa como soluções estruturantes para acabar com a fome no país”, destaca em nota o movimento.
A entidade explica que, “mesmo com os avanços da retomada de políticas públicas importantes para a erradicação dessa mazela social”, há, ainda, mais de 21 milhões de lares brasileiros passando por insegurança alimentar grave ou moderada.
O Flamengo será o representante do Brasil na grande final da Champions League das Américas de basquete (BCLA). Na noite desta sexta (18), no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, o Rubro-Negro não deu chances ao Franca, numa reedição da decisão da edição de 2023, conquistando o triunfo por 91 a 67 e o direito de disputar o título neste sábado (19). O adversário será o Boca Juniors, da Argentina, a partir das 21h10, novamente no Rio.
Contando com a torcida, o Flamengo praticamente definiu o duelo nos dois quartos do meio, quando saiu de uma vantagem de 4 pontos para uma dianteira de 25 ao final de 30 minutos (65 a 40). O Franca não teve forças para reagir e viu um ex-atleta seu se destacar: Alexey anotou 24 pontos, além de nove assistências.
O Flamengo chega à sua quinta decisão em seis edições da BCLA. Até agora, a equipe carioca soma um título e três vices. O adversário na final, o Boca Juniors, derrotou o Instituto de Córdoba por 80 a 73, numa semifinal argentina. Boca e Flamengo estavam no mesmo grupo na primeira fase da competição e se enfrentaram três vezes, com duas vitórias da equipe brasileira e uma do time argentino.
Antes da decisão, Franca e Instituto definem o terceiro lugar no Maracanãzinho, a partir das 17h10.
Quatro trechos da Grande Natal foram considerados impróprios para banho para este fim de semana de feriadão de Semana Santa e Dia de Tiradentes, segundo o último boletim de balneabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), divulgado neste sábado (19).
Os trechos são:
Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta
Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim
O Sindicato da Administração Indireta do Rio Grande do Norte vive o processo eleitoral para escolha da sua nova diretoria. E a Chapa 2, que tem Lúcia Costa e Newton Pereira na coordenação geral, intensifica a agenda de visitas e mobilizações junto aos eleitores de todo Estado.
“Ética e renovação” é o nome do grupo que apresenta como objetivo promover uma gestão que reposicione o SINAI com mais ações para seu associado, transparência e excelência. “Nosso compromisso é proporcionar uma maior eficiência nas regionais de Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e criar a regional de Santa Cruz”, afirma Lúcia Costa, citando uma das propostas da chapa.
Newton Pereira ressalta outra proposta da chapa 2: criar o portal da transparência para o Sindicato, inclusive com todas as informações financeiras.
“Vamos também implantar um cronograma de atividades de capacitação como oficinas, palestras, seminários e melhorar o atendimento jurídico do nosso sindicato”, destaca Newton Pereira.
O mesatenista brasileiro Hugo Calderano está em uma semana iluminada em Macau, na China. Na madrugada deste sábado (19), ele derrotou o chinês Wang Chuqin por 4 a 3 (14-12, 5-11, 6-11, 7-11, 11-7, 11-5 e 12-10) e chegou à final da Copa do Mundo da modalidade.
O resultado não é apenas o melhor da carreira de Calderano, como também do país e de qualquer atleta de fora da Europa e da Ásia. Na grande decisão, o brasileiro vai enfrentar outro chinês, Lin Shidong, atual número 1 do ranking mundial. A partida está prevista para começar às 9h15 deste domingo (20).
Calderano teve que exibir superação diante do número 2 do ranking. Chuqin havia vencido quatro dos cinco duelos anteriores entre os dois e chegou a abrir 3 sets a 1, necessitando de apenas mais uma parcial para ganhar o jogo. No entanto, Hugo encontrou forças para vencer três sets seguidos, inclusive salvando um match-point no último.
Calderano teve que exibir superação diante do número 2 do ranking. Chuqin havia vencido quatro dos cinco duelos anteriores entre os dois e chegou a abrir 3 sets a 1, necessitando de apenas mais uma parcial para ganhar o jogo. No entanto, Hugo encontrou forças para vencer três sets seguidos, inclusive salvando um match-point no último.
A Suprema Corte dos Estados Unidos proibiu, neste sábado (19), o presidente Donald Trump de usar a Lei de Inimigos Estrangeiros para deportar venezuelanos para prisão de El Salvador. A decisão é temporária e vale enquanto o tribunal não analisa o caso de forma definitiva.
“O governo é instruído a não remover nenhum membro da suposta classe de detentos dos Estados Unidos até nova ordem deste tribunal”, diz a decisão, que teve voto contrário de dois dos nove magistrados da Corte máxima do país.
Até então usada apenas em tempos de guerra, a lei de 1798 foi evocada por Trump em meados de março para deportar 238 imigrantes da Venezuela sem direito à apelação para prisão de El Salvador sob acusação de integrarem a organização criminosa Trem de Aragua.
Familiares dos imigrantes deportados sob essa lei negam as acusações e o governo da Venezuela recorreu ao Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) contra as deportações.
O governo federal planeja interconectar todas as unidades de saúde indígena do Brasil até o fim de 2026, garantindo que todos os estabelecimentos públicos responsáveis pela atenção primária à saúde dos povos originários tenham acesso à internet de qualidade.
“Nosso objetivo é chegar até o final do ano que vem com a universalização da conectividade em todas as unidades de saúde indígenas do nosso país”, afirmou o secretário nacional de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba em entrevista à Agência Brasil, na véspera do Dia dos Povos Indígenas.
“Nosso objetivo é chegar até o final do ano que vem com a universalização da conectividade em todas as unidades de saúde indígenas do nosso país”, afirmou o secretário nacional de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba em entrevista à Agência Brasil, na véspera do Dia dos Povos Indígenas.
>>OMS aprova proposta do Brasil para criar estratégia de saúde indígena
Pelo menos 148 pessoas foram encontradas mortas na República Democrática do Congo depois que um barco motorizado de madeira pegou fogo e virou, informou a mídia citando autoridades locais nesta sexta-feira (18).
O barco estava transportando cerca de 500 passageiros, incluindo mulheres e crianças, quando virou na terça-feira no Rio Congo, localizado na região noroeste do país, de acordo com as reportagens.
Acidentes de barco são comuns no Congo, onde embarcações antigas de madeira são o principal meio de transporte entre os vilarejos e, com frequência, são carregadas muito além de sua capacidade.
As autoridades estimam que centenas de pessoas ainda estejam desaparecidas, acrescentaram as reportagens. O número de mortos havia sido estimado anteriormente em 50.
Chloe Stanley tem 12 anos de idade e mora com a mãe, o irmão e a avó na cidade de São Paulo. Em fevereiro, a família conseguiu na Justiça a guarda unilateral da menina e, com isso, o direito de iniciar o bloqueio hormonal na adolescente, que é uma garota trans. O pai de Chloe não aceita a condição da filha. A previsão era que o tratamento começasse no dia 26 de agosto, sob a orientação de um endocrinologista. Uma resolução publicada esta semana pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que proíbe o bloqueio hormonal em menores de idade, entretanto, pode alterar os planos da família.
Em entrevista à Agência Brasil, a mãe de Chloe, Tatiam Stanley, relata que a filha foi diagnosticada com disforia de gênero severa e que o maior medo da menina é iniciar a puberdade e desenvolver características masculinas.
“De repente, fomos minados, bombardeados com essa notícia de uma resolução onde o CFM proíbe o bloqueio em crianças. Nosso mundo desabou. Simplesmente um retrocesso de anos na história. Chloe está desolada com toda essa situação. Estou tentando fazer com que ela se anime e tenha esperança”.
“Não é possível que não haja nada que possa ser feito diante dessa imposição do CFM. Eles não sabem o que é vivenciar essa história, o que é sentir ser alguém que a sociedade não acredita que existe, que impõe suas verdades e acha que nós temos que acatar. Retrocedemos anos. Anos! Demos passos pra trás absurdamente. Está na Constituição: saúde para todos. É dever do Estado, não é? Mas estão tirando os direitos das nossas crianças e adolescentes trans de existirem e de fazerem o uso do bloqueio”, acrescenta Tatiam.
O mundo do trabalho tem diferentes modalidades de ocupação. O trabalhador informal, o autônomo, o microempreendedor individual (MEI) e o profissional liberal estão relacionados ao chamado trabalho por conta própria, conceito utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O trabalhador por conta própria é todo aquele que não participa de uma relação subordinada de trabalho, ou seja, não tem um chefe, nem é chefe de ninguém.
Segundo o técnico de planejamento e pesquisa da Diretoria de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Felipe Vella Pateo, existem também trabalhadores informais que não são trabalhadores por conta própria. “Eles têm um chefe e deveriam ter carteira assinada, mas não o tem. Nesse caso, eles são considerados assalariados informais”, diz.
Conforme Pateo, em comparação com o celetista, o trabalhador por conta própria tem a opção de fazer uma contribuição previdenciária reduzida e está livre de encargos como o FGTS. Além disso, eles estão, a princípio, livres de relação de subordinação, tendo direito a maior flexibilidade de jornada e de escala de trabalho.
Levantamento divulgada pela empresa de pesquisa e inteligência de dados Nexus revelou, recentemente, que 52% dos brasileiros pretendem comprar ovos de chocolate na Páscoa, sendo que cada um pretende adquirir em média três produtos.
Mas como foi a passagem dos tradicionais ovos decorados que eram presenteados no passado para os ovos feitos de chocolate, que dominam as prateleiras dos comércios e são aguardados ansiosamente nesta época do ano pelas crianças?
A doutora em Teologia e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Ana Beatriz Dias Pinto, explicou que a transição dos ovos decorados para os de chocolate seguiu uma adaptação do mercado.
“Embora o ovo seja símbolo ancestral de fertilidade e vida (presente antes mesmo do cristianismo, em rituais pagãos e em tradições cristãs orientais), a prática de presentear ovos de chocolate é resultado de um processo de industrialização e mercantilização da Páscoa, que se intensificou ao longo do século XIX e permanece há 175 anos”, afirmou.
Mais um episódio inédito do Xodó de Cozinha vai ao ar neste sábado (19), às 13h, na TV Brasil. Ao longo da atração, a chef e apresentadora Regina Tchelly bate um papo sobre cesta básica com a professora associada da escola de nutrição da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) Mônica Valle e prepara receitas com feijão.
Especialista em nutrição social, a convidada atua nas áreas de ética profissional, assistência estudantil, assuntos comunitários e memória social. Durante o programa, Mônica ajuda a preparar feijoada da terra, salada de feijões e homus de feijão.
Existem mais de 150 tipos de feijão espalhados pelo mundo. Só no Brasil, um dos maiores produtores desse alimento, são cultivados mais de dez espécies. O amor dos brasileiros pelo feijão vai além do seu valor nutricional e se desdobra em feijoada, bolinhos e até hambúrguer.
O conteúdo original da emissora pública prioriza a alimentação saudável, nutritiva, de baixo custo e com uso integral dos alimentos. O Xodó de Cozinha pode ser acompanhado no YouTube do canal e fica disponível no app TV Brasil Play.
As seis dezenas do concurso 2.854 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.
O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 50 milhões.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.
O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
Vasco e Flamengo se enfrentam neste sábado (18) pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será realizada no Maracanã, às 18h30 (horário de Brasília). Os rubro-negros buscam manter a liderança da competição, enquanto a equipe cruzmaltina tenta se reabilitar, já que na última rodada perdeu fora de casa para o Ceará por 2 a 1. A Rádio Nacional transmite ao vivo o Clássico dos Milhões com narração de Rodrigo Campos, comentários de Rodrigo Ricardo e reportagens de Rafael Monteiro. O pré-jogo começa 30 minutos antes do inicio da partida.
Pelo lado do Vasco, o técnico Fábio Carille diz como deve ser o espírito do time na noite deste sábado (19), após o último revés em Fortaleza.
“Neste time, que neste clube que estamos aqui, o comportamento tem que ser sempre mais. Tem que querer, lutar e buscar jogar para frente. É o que estou pegando no pé desde o começo do ano, mas tem jogo que nós entramos fazendo o jogo muito para o lado e para trás e isso tira confiança”.
“Neste time, que neste clube que estamos aqui, o comportamento tem que ser sempre mais. Tem que querer, lutar e buscar jogar para frente. É o que estou pegando no pé desde o começo do ano, mas tem jogo que nós entramos fazendo o jogo muito para o lado e para trás e isso tira confiança”.