Dia: 22/04/2025

BANNER GOV - TA SEGURO PRA GENTE
imagem mostra homem analisando informações em um papel em alusao a recomendacao assinada pelo MP sobre a custodia de PMs presos
imagem mostra homem analisando informações em um papel em alusao a recomendacao assinada pelo MP sobre a custodia de PMs presos

O Ministério Público do Rio Grande do Norte está recomendando ao Estado providências urgentes para solucionar a falta de energia elétrica no Centro de Atendimento Socioeducativo (Casep) Metropolitano, unidade localizada em Natal. O documento é direcionado para a Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundase) e a Secretaria de Estado de Planejamento e das Finanças (Seplan)

A 21ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal recebeu informações de que o problema foi constatado desde o dia 2 de abril de 2025, ocasionado por uma falha em um poste próximo que danificou a rede elétrica da instituição. A interrupção no fornecimento do serviço também causou a falta de água, pois a bomba utilizada depende de eletricidade e gerou condições de trabalho precárias para os profissionais que estão sem ar-condicionado, ventilador e computadores. Consequentemente, a situação compromete ainda a limpeza da unidade.

Para o MPRN, a Fundase relatou ter contratado uma empresa de engenharia para resolver o problema, porém a execução do serviço aguarda autorização financeira. Assim, a recomendação requer que o Estado providencie a autorização financeira necessária e garanta a realização dos reparos emergenciais para reativar o fornecimento de energia elétrica no Casep Metropolitano no prazo emergencial de 10 dias.

Adicionalmente, a Fundase e a Seplan devem apresentar, em 30 dias, as ações planejadas ou em curso para a realização de obras estruturantes na unidade, visando garantir condições adequadas de habitabilidade, higiene, salubridade e segurança.

Leia mais

BANNER GOV - TA SEGURO PRA GENTE
small_Revista_Eletronica_2c1bd2bed0

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), torna pública a convocação para submissão de artigos científicos de cunho jurídico e institucional. Os trabalhos devem abordar temas de interesse do Ministério Público e serão publicados na Revista Eletrônica Jurídico-Institucional do MPRN.

A publicação da revista é semestral e tem como objetivo fomentar a produção técnico-científica na área jurídica e institucional. Podem participar membros, servidores, residentes e estagiários do MPRN (neste caso, em coautoria com membros ou servidores, limitado a três autores), além de autores externos à instituição.
Cada autor pode submeter um único trabalho por edição. O prazo para envio dos artigos é de 14 de abril a 26 de maio de 2025. Os artigos devem ser inéditos e observar as normas de direitos autorais (Lei nº 9.610/98).

O envio deve ser realizado para o e-mail atepublicacoes@mprn.mp.br, contendo o artigo em um arquivo e, em arquivo separado, minicurrículo e contatos (telefone e e-mail) do autor.

O processo seletivo dos textos ocorrerá em duas etapas: análise formal (observância das normas técnicas, produção textual e gramática) e análise material (pertinência e interesse para o MPRN). A seleção é de responsabilidade da Assessoria Técnica de Editoração e do Conselho Editorial.

Leia mais

Banner GOV RN - Olha aí o Trabalho
Palestinos se reúnem em local de ataque a casa em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza
22/04/2025 Reuters/Hatem Khaled/Proibida reprodução
© REUTERS/Hatem Khaled/Proibida reprodução
Palestinos se reúnem em local de ataque a casa em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza
22/04/2025 Reuters/Hatem Khaled/Proibida reprodução
© REUTERS/Hatem Khaled/Proibida reprodução

As Forças Armadas de Israel lançaram, nesta terça-feira (22), uma das maiores ondas de ataques em Gaza das últimas semanas, disseram moradores. Autoridades de saúde emitiram um novo alerta de que o sistema de saúde enfrenta um colapso total devido ao bloqueio israelense a todos os suprimentos.

O Ministério da Saúde de Gaza informou que uma campanha de vacinação contra a poliomielite apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de imunizar mais de 600 mil crianças, foi suspensa, colocando a Faixa de Gaza em risco de ressurgimento de uma doença debilitante que já havia sido praticamente erradicada.

Em uma tentativa de pôr fim ao conflito, uma delegação do Hamas chegaria ao Cairo para negociações. Duas fontes disseram que a delegação discutirá uma nova oferta que incluiria uma trégua de 5 a 7 anos após a libertação de todos os reféns e o fim dos combates.

As fontes disseram que Israel, que rejeitou uma oferta recente do Hamas de libertar todos os reféns em troca do fim da guerra, ainda não respondeu à proposta reformulada de trégua de longo prazo. Israel exige o desarmamento do Hamas, o que os militantes rejeitam.

Leia mais

FCST
Papa Francisco morre aos 88 anos
21/04/2025
Reuters/Roman Baluk/Proibida reprodução
© Reuters/Roman Baluk/Proibida reprodução
Papa Francisco morre aos 88 anos
21/04/2025
Reuters/Roman Baluk/Proibida reprodução
© Reuters/Roman Baluk/Proibida reprodução

Nesta quarta-feira (23), o caixão com o corpo do papa Francisco será trasladado da capela da Casa de Santa Marta para a Basílica de São Pedro, onde fieis poderão despedir-se do pontífice. As informações foram divulgadas pelo Vaticano.

Em nota, a Santa Sé informou ainda os horários para visitação de fiéis à Basílica de São Pedro: na quarta-feira, das 11h à meia-noite; na quinta-feira (24), das 7h à meia-noite; e na sexta-feira (25), das 7h às 19h.

O funeral de Francisco foi agendado para o próximo sábado (26), a partir das 10h, na própria Basílica de São Pedro. De lá, o caixão contendo o corpo será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será sepultado, conforme pedido do pontífice.

A cerimônia, conhecida como Missa de Exéquias, marca o primeiro dia do Novendiali ou nove dias de luto e orações em honra ao papa. A celebração, no átrio da basílica, será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Leia mais

Banner B Card Seridó

O piloto Marcelo Noronha Muniz foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (22) em Oriximiná, no Pará. Muniz estava desaparecido na região Amazônica desde a última quarta-feira (16), após decolar com um avião de pequeno porte do garimpo Olímpia rumo à pista conhecida como “Nova”, localizada a 61 quilômetros do ponto de origem, no município paraense.

Segundo o prefeito de Oriximiná, José William Fonseca, o corpo foi encontrado junto aos destroços da aeronave por bombeiros que faziam buscas na região.

“A operação agora se concentra no resgate do corpo”, escreveu Fonseca em uma rede social.

 

Leia mais

VIGGO BANNER
Rio de Janeiro (RJ) 21/04/2025 - Foto de arquivo - Rio de Janeiro - Papa Francisco reza missa de encerrqamento da Jornada Mundial da Juventude na praia de Copacabana.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ) 21/04/2025 - Foto de arquivo - Rio de Janeiro - Papa Francisco reza missa de encerrqamento da Jornada Mundial da Juventude na praia de Copacabana.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

O papa Francisco, nascido na Argentina, manteve uma relação de proximidade com o Brasil. Em julho de 2013, a primeira viagem apostólica de Francisco foi ao Brasil. Ele veio ao país por ocasião da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o primeiro evento do tipo em um país de língua portuguesa e o segundo na América do Sul. O evento foi realizado no Rio de Janeiro.

Além disso, durante o seu papado, foram muitas referências ao país com mais fiéis católicos no mundo, como o dia em que ele disse, brincando, que “Deus é brasileiro”.

Jorge Mario Bergoglio morreu na madrugada de segunda-feira (21), vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) e por insuficiência cardíaca. Ele tinha 88 anos e ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.

Seis anos antes de ser eleito papa, em maio de 2007, Bergoglio esteve na cidade de Aparecida, São Paulo, para a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Ele era cardeal arcebispo de Buenos Aires à época.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
Robôs
© Reuters/Direitos Reservados
Robôs
© Reuters/Direitos Reservados

A China está a caminho de dominar mais de 50% da produção mundial de robôs humanoides ainda este ano, avançando em mais um setor estratégico da inteligência artificial e automação, segundo relatório recente divulgado pela Leaderobot e outras nove instituições.

O estudo prevê que o país produzirá mais de 10 mil unidades em 2025, com receita de vendas atingindo 8,24 bilhões de yuans (US$ 1,14 bilhão). Com a queda nos custos e o amadurecimento do ecossistema, a indústria de robôs humanoides está prestes a sair dos projetos-piloto para a comercialização em larga escala — um caminho “semelhante ao rápido desenvolvimento da China no mercado de veículos elétricos”, diz o relatório.

Um exemplo recente desse avanço ocorreu em março, quando a UBTech Robotics, fornecedora de robótica para a montadora Dongfeng Liuzhou Motor, anunciou que 20 robôs humanoides industriais serão implantados na montadora, começando neste primeiro semestre de 2025.

Para Wang Tianmiao, diretor honorário de robótica da Universidade de Beihang, o aumento nos investimentos reflete tanto as forças de mercado quanto a estratégia nacional.

Leia mais

Banner GOV RN - Olha aí o Trabalho
WhatsApp Image 2025-04-22 at 11.14.15.jpeg
WhatsApp Image 2025-04-22 at 11.14.15.jpeg

A mais nova unidade da rede de academias nascida em Parelhas está aberta. Com 7 mil alunos matriculados no interior do estado, a Noova Store Fitness chega à capital com maquinário exclusivo, aulas coletivas e atendimento personalizado.  O empreendimento ocupa um espaço de 1000m² no segundo piso do Rio Grande Mall na Avenida Ayrton Senna.

Uma das grandes novidades do empreendimento são as esteiras Phoenix, inéditas no Nordeste. Elas proporcionam uma experiência imersiva aos usuários, graças à conectividade com um monitor de 32” com acesso a Spotify, Netflix, Youtube e carregamento por indução. O equipamento ainda oferece inclinação, maior estabilidade e sistema de amortecimento de impacto.

Com academias já consolidadas em Parelhas, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz e Patos-PB, a empresária Elaine Dantas é a responsável por materializar um sonho antigo do grupo. “A gente sempre quis trazer a animação e a receptividade do povo seridoense para a capital. Unimos isso a equipamentos de última geração e um time entrosado e agora temos uma academia como o natalense nunca viu”, comenta.

Além da musculação, a Noova Natal oferta 17 modalidades coletivas: Step, Cicle Noova, Muscle Bike, Noova Lifting, Noova Training, Abdominais, Dança, Pump, Hiit, Noova BPM, Noova Shape, Noova Extreme, Redzone, Jump, Funcional, Yoga e Pilates Solo. Ao todo, são 100 aulas por semana, comandadas por uma equipe de 8 professores, auxiliares e estagiários.

Leia mais

Banner Arleide Ótica
Brasília (DF), 22/04/2025  - Primeira Turma do STF julga denúncia sobre o núcleo 2 da PET 12.100
Foto: Rosinei Coutinho/STF
© Rosinei Coutinho/STF
Brasília (DF), 22/04/2025  - Primeira Turma do STF julga denúncia sobre o núcleo 2 da PET 12.100
Foto: Rosinei Coutinho/STF
© Rosinei Coutinho/STF

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, disse ter a expectativa de que a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) acolha em sua integralidade a denúncia apresentada contra o chamado Núcleo 2 da trama golpista que culminou nos atos do 8 de janeiro.

Paulo Gonet iniciou sua fala lembrando que todo material do processo foi disponibilizado às defesas dos denunciados, motivo pelo qual aguarda “o acolhimento da denúncia em sua integralidade”. O julgamento que vai decidir se seis denunciados do núcleo 2 se tornarão réus começou nesta terça-feira (22).

O núcleo em questão é composto pelo delegado da Polícia Federal, Fernando de Sousa Oliveira; o ex-assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Filipe Garcia Martins Pereira; o coronel da reserva do Exército e ex-assessor da Presidência, Marcelo Costa Câmara; pela delegada da Polícia Federal, Marília Ferreira de Alencar; pelo general da reserva do Exército e ex-secretário executivo da Presidência, Mário Fernandes; e pelo ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques.

Entre as acusações, estão a elaboração da minuta do golpe, documento para justificar juridicamente a tentativa de golpe de Estado no final do governo Bolsonaro, o monitoramento do ministro do STF Alexandre de Moraes e ações da Polícia Rodoviária Federal para dificultar a circulação de eleitores do Nordeste durante o pleito de 2022.

Leia mais

Banner Arleide Ótica
Rosário sobre o corpo do papa Francisco durante rito de declaração de sua morte na Capela de Santa Marta no Vaticano
21/04/2025 Vatican Media/Divulgação via REUTERS
© Vatican Media/Divulgação via Reuters/proibida reprodução
Rosário sobre o corpo do papa Francisco durante rito de declaração de sua morte na Capela de Santa Marta no Vaticano
21/04/2025 Vatican Media/Divulgação via REUTERS
© Vatican Media/Divulgação via Reuters/proibida reprodução

O papa Francisco começou a apresentar sinais de doença súbita por volta de 5h30 (horário local) da última segunda-feira (21). Cerca de uma hora depois, logo após acenar com a mão para seu enfermeiro pessoal, em gesto de despedida, o pontífice entrou em coma. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (22) pelo Vaticano.

“De acordo com os que estavam com ele em seus momentos finais, Francisco não sofreu. Tudo aconteceu muito rápido”, destacou o Vaticano, em comunicado. “Foi uma morte discreta, quase repentina, sem longo sofrimento ou alarme público, para um papa que sempre foi muito reservado em relação à sua saúde.”

“De acordo com os que estavam com ele em seus momentos finais, Francisco não sofreu. Tudo aconteceu muito rápido”, destacou o Vaticano, em comunicado. “Foi uma morte discreta, quase repentina, sem longo sofrimento ou alarme público, para um papa que sempre foi muito reservado em relação à sua saúde.”

>>Primeiro destino internacional de Francisco, RJ lamenta morte do Papa

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
girocoptero.jpg
girocoptero.jpg

Com visual semelhante ao de um helicóptero, mas funcionamento próprio e peculiaridades que o tornam mais acessível, o girocóptero — também conhecido como autogiro — é uma aeronave de pequeno porte que tem se tornado presença comum em áreas de lazer, especialmente no litoral brasileiro.

Nesta segunda-feira (21), o modelo de aeronave ganhou destaque por ter caído e causado a morte de duas pessoas na costa potiguar, dentre elas, o experiente piloto Flavius Neves. 

O que é um girocóptero?

O girocóptero é uma aeronave de asas rotativas inventada nos anos 1920 pelo engenheiro espanhol Juan de la Cierva. Ele combina características de avião e helicóptero, mas não depende de um motor para girar suas pás superiores. Em vez disso, o rotor gira livremente com o fluxo de ar, gerando sustentação, enquanto um motor acoplado a uma hélice traseira ou frontal empurra o aparelho para frente.

Leia mais

BANNER GOV - TA SEGURO PRA GENTE
000001.jpg
000001.jpg

A morte por anemia falciforme da menina Lunna Noemy Alves da Silva, de 5 anos e 9 meses, causou comoção e revolta em Olho D’Água do Borges, no interior do Rio Grande do Norte. A criança faleceu por volta das 19h30 da última terça-feira (15), no Hospital Regional de Pau dos Ferros, após complicações da doença. Segundo os pais, houve negligência da Secretaria Municipal de Saúde durante o atendimento emergencial.

Jadson Alves da Silva e Daniele Alves da Silva, pais de Lunna, alegam que a filha deu entrada no hospital local com um quadro grave de anemia falciforme e precisava de transfusão sanguínea urgente. Apesar da gravidade, a transferência para um hospital com suporte adequado, segundo eles, demorou duas horas.

“Eu fiquei implorando, implorando. Demorou demais o sangue. Quando foi mais ou menos às sete horas, chegou uma pessoa lá, um anestesista, dizendo que ia entubar a minha filha e eu disse: não entube minha filha, minha filha está sem sangue, ela não vai resistir. Minha filha foi sedada, entubada, sem sangue”, desabafou a mãe. Informações da Ponta Negra News.

Leia mais

BANNER GOV - TA SEGURO PRA GENTE
_128151451_gettyimages-1433987792.jpg.webp
_128151451_gettyimages-1433987792.jpg.webp

Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira (22) mostra Jair Bolsonaro (PL) à frente na corrida presidencial de 2026. Segundo a sondagem, o ex-presidente, que está inelegível, venceria o atual chefe do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tanto no primeiro quanto no segundo turnos.

A consulta eleitoral, realizada entre os dias 16 e 19 de abril deste ano, mostrou, na primeira simulação com seis candidatos, Bolsonaro liderando as intenções de voto, com 38,5%, contra 33,3% de Lula

No segundo cenário, Lula aparece com 33,7% das intenções de voto, enquanto Michelle Bolsonaro (PL) tem 31,7%, o que mostra empate técnico. Já no terceiro panorama, o atual presidente lidera contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

No quinto cenário, Bolsonaro aparece com 46% das intenções de voto, à frente de Lula, que tem 40,4%.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
Rocket carrying the Shenzhou-12 spacecraft and three astronauts takes off from Jiuquan Satellite Launch Center
© Reuters/Carlos Garcia Rawlins/Direitos Reservados
Rocket carrying the Shenzhou-12 spacecraft and three astronauts takes off from Jiuquan Satellite Launch Center
© Reuters/Carlos Garcia Rawlins/Direitos Reservados

A China vai lançar esta semana uma nova missão espacial tripulada, prosseguindo no objetivo de enviar astronautas à Lua nos próximos cinco anos.

A missão Shenzhou-20 vai decolar do centro de lançamento de Jiuquan, no noroeste do país, transportando três astronautas. O destino da equipe é a estação espacial Tiangong, onde permanecerá durante cerca de seis meses.

A missão pretende contribuir para o ambicioso objetivo da China de colocar astronautas na Lua até 2030, seguido da construção de uma base lunar.

A nave espacial Shenzhou e o foguete lançador Longa Marcha-2F já foram transferidos para o local de decolagem e serão lançados “no seu devido tempo, num futuro próximo”, afirmou a Agência Espacial Chinesa na semana passada.

Leia mais

Banner Arleide Ótica

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – passou de 5,65% para 5,57% este ano. A estimativa está no Boletim Focus desta terça-feira (22), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), em Brasília, com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Para 2026, a projeção da inflação foi mantida em 4,5%. Para 2027 e 2028, as previsões são de 4% e 3,8%, respectivamente.

A estimativa para 2025 está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior 4,5%.

Em março, a inflação fechou em 0,56%, pressionada principalmente pelos preços dos alimentos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar dessa pressão, o IPCA perdeu força em relação a fevereiro, quando marcou 1,31%. No acumulado em 12 meses, a inflação soma 5,48%.

Leia mais

FCST
01JSEFQC9ZWEDA2HJ90DTPQ096.jpg
01JSEFQC9ZWEDA2HJ90DTPQ096.jpg

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de 70 anos, afirmou nesta segunda-feira (21) que a denúncia apresentada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) contra ele e outras 33 pessoas por tentativa de golpe de Estado é política e sem base técnica. A declaração foi feita durante entrevista ao jornalista Cesar Filho, exibida no SBT Brasil.

Esta foi a 1ª entrevista concedida desde que passou pela 7ª cirurgia por complicações da facada que sofreu em 2018. Bolsonaro está internado na UTI do hospital DF Star, em Brasília. Disse que a previsão é de ficar “no mínimo” mais uma semana internado.

Segundo o ex-presidente, as acusações não têm fundamento, pois ele estava nos Estados Unidos no 8 de Janeiro. “Como é que eu posso deteriorar um patrimônio se estava fora do Brasil?”, declarou. Para Bolsonaro, a acusação de tentativa de golpe “é uma brincadeira”.

“Golpe de Estado sem liderança, sem tropa, sem armas, num domingo, sem o respectivo presidente para você destituir naquele momento. Então, não tem cabimento esse tipo de acusação contra mim ou contra quem quer que seja que está nesse processo”, disse.

Leia mais

Banner GOV RN - Olha aí o Trabalho
Rio de Janeiro (RJ), 28/03/2024 – Mãe Meninazinha de Oxum em seu terreiro, Ilê Omolu Oxum, na Baixada Fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 28/03/2024 – Mãe Meninazinha de Oxum em seu terreiro, Ilê Omolu Oxum, na Baixada Fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Entidades e representantes de diversas crenças e religiões do Brasil lamentaram a morte do papa Francisco, líder mundial da Igreja Católica. Ele morreu na madrugada desse domingo (21), vítima de acidente vascular cerebral (AVC), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível.

Em nota, organizações da comunidade judaica se uniram em luto pela morte do papa. A Confederação Israelita do Brasil (Conib) afirmou que a morte do líder católico foi uma “grande perda para a humanidade”.

A Federação Israelita do Estado de São Paulo expressou solidariedade aos católicos de todo o mundo.

“Reconhecemos o legado de um líder incansável na luta contra o discurso de ódio, o racismo e todas as formas de intolerância. Sua voz firme contra o antissemitismo e a promoção do diálogo inter-religioso representaram um farol de esperança em tempos de crescente intolerância”, disse a federação.

Leia mais

FCST
Brasília (DF) 26/03/2025 - O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar, o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete denunciados pela trama golpista vão se tornar réus na ação.
O caso será julgado pela Primeira Turma da Corte, colegiado formado por cinco dos 11 ministros que compõem o tribunal. 
Foto: Antonio Augusto/STF
© Antonio Augusto/STF
Brasília (DF) 26/03/2025 - O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar, o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete denunciados pela trama golpista vão se tornar réus na ação.
O caso será julgado pela Primeira Turma da Corte, colegiado formado por cinco dos 11 ministros que compõem o tribunal. 
Foto: Antonio Augusto/STF
© Antonio Augusto/STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (22) o julgamento que vai decidir se seis denunciados do núcleo 2 da trama golpista se tornarão réus.

Fazem parte desse núcleo Filipe Martins (ex-assessor de Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro); Marcelo Câmara (ex-assessor de Bolsonaro); Silvinei Vasques (ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal); Mário Fernandes (general de Exército); Marília de Alencar (ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça) e Fernando de Sousa Oliveira (ex-diretor de Operações do Ministério da Justiça), ambos ligados ao ex-ministro Anderson Torres, que já se tornou réu.  

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), eles são acusados de organizar ações para “sustentar a tentativa de permanência ilegítima” de Bolsonaro no poder. 

Entre as acusações, estão a elaboração da minuta do golpe, documento para justificar juridicamente a tentativa de golpe de Estado no final do governo Bolsonaro, o monitoramento do ministro do STF Alexandre de Moraes e ações da Polícia Rodoviária Federal para dificultar a circulação de eleitores do Nordeste durante as eleições de 2022. 

Leia mais

VIGGO BANNER
Papa Francisco morre aos 88 anos
21/04/2025
REUTERS/Roman Baluk
© Reuters/Roman Baluk/direitos reservados
Papa Francisco morre aos 88 anos
21/04/2025
REUTERS/Roman Baluk
© Reuters/Roman Baluk/direitos reservados

O Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano anunciou os detalhes das exéquias do papa Francisco. A cerimônia segue as indicações estabelecidas no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que rege os ritos funerários do Pontífice Romano.

Nesta quarta-feira (23), o corpo será trasladado à Basílica de São Pedro. A Missa das Exéquias será celebrada no sábado (26), seguida do sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior.

Amanhã, às 9h (horário local), o corpo do papa será trasladado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. A condução da urna será precedida por um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.

A procissão seguirá pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos até a Praça de São Pedro, entrando em seguida na Basílica Vaticana pela porta central. Diante do Altar da Confissão, o cardeal camerlengo conduzirá a Liturgia da Palavra, após a qual será aberto o período de visitação à urna mortuária.

Leia mais

FCST
Vasco da Gama x Puerto Cabello pela Copa Conmebol Sudamericana realizado no Estádio de São Januário em 08 de Abril de 2025.
© Dikran Sahagian/Vasco/Direitos Reservados
Vasco da Gama x Puerto Cabello pela Copa Conmebol Sudamericana realizado no Estádio de São Januário em 08 de Abril de 2025.
© Dikran Sahagian/Vasco/Direitos Reservados

O Vasco entra no gramado de São Januário, nesta terça-feira (22), pela terceira rodada da Copa Sul-Americana. O Cruz-Maltino encara o Lanús (Argentina), pelo Grupo G e precisa vencer o adversário mais forte da chave, já que apenas o primeiro colocado se classifica diretamente às oitavas de final da competição. A Rádio Nacional transmite o jogo a partir das 21h15 (horário de Brasília), com narração de André Marques, comentários de Rodrigo Campos, reportagem de Carlos Molinari e o plantão de notícias com José Roberto Cerqueira.

No momento, Vasco e Lanús têm os mesmos quatro pontos. Mas os argentinos lideram pelo critério do saldo de gols, com dois a mais que a equipe brasileira.

Fábio Carille, técnico do Gigante da Colina defende que o time tenha a mesma concentração que mostrou no último sábado (19), no Maracanã, quando empatou sem gols com o Flamengo, pelo Brasileirão.

“A gente tem um caminhãozinho de areia para descarregar. Sul-Americana, time da Argentina, a gente sabe da rivalidade e precisamos estar inteiros para competir e jogar muito para conseguir um resultado positivo”.

Leia mais

Banner B Card Seridó
Pope Francis leads the Angelus prayer from Santa Marta chapel at the Vatican, November 26, 2023. Vatican Media/­Handout via REUTERS    ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY.
© VATICAN MEDIA/REUTERS
Pope Francis leads the Angelus prayer from Santa Marta chapel at the Vatican, November 26, 2023. Vatican Media/­Handout via REUTERS    ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY.
© VATICAN MEDIA/REUTERS

Os 12 anos do pontificado do papa Francisco foram marcados pelas recorrentes denúncias do chefe da Igreja Católica contra as guerras em curso no mundo, em especial, os conflitos na Faixa de Gaza e na Ucrânia, mas também as guerras no Sudão, no Congo, no Líbano, no Iêmen e na Síria.

Na última aparição pública no domingo (20) de Páscoa, o papa Francisco, mais uma vez, apelou pela paz na Ucrânia e pelo cessar-fogo em Gaza.

Foram diversas as manifestações do líder católico sobre Gaza. Quase todas as noites, ele ligava para a paróquia do enclave palestino para saber como a comunidade local estava. “É com dor que penso em Gaza. Ontem foram bombardeadas crianças. Isto é crueldade. Isto não é guerra”, disse Francisco no discurso do Natal de 2024.

 

Leia mais

Banner GOV RN - Olha aí o Trabalho
Pope Francis leads the Angelus prayer from Santa Marta chapel at the Vatican, November 26, 2023. Vatican Media/­Handout via REUTERS    ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY.
© VATICAN MEDIA/REUTERS
Pope Francis leads the Angelus prayer from Santa Marta chapel at the Vatican, November 26, 2023. Vatican Media/­Handout via REUTERS    ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY.
© VATICAN MEDIA/REUTERS

Os 12 anos do pontificado do papa Francisco foram marcados pelas recorrentes denúncias do chefe da Igreja Católica contra as guerras em curso no mundo, em especial, os conflitos na Faixa de Gaza e na Ucrânia, mas também as guerras no Sudão, no Congo, no Líbano, no Iêmen e na Síria.

Na última aparição pública no domingo (20) de Páscoa, o papa Francisco, mais uma vez, apelou pela paz na Ucrânia e pelo cessar-fogo em Gaza.

Foram diversas as manifestações do líder católico sobre Gaza. Quase todas as noites, ele ligava para a paróquia do enclave palestino para saber como a comunidade local estava. “É com dor que penso em Gaza. Ontem foram bombardeadas crianças. Isto é crueldade. Isto não é guerra”, disse Francisco no discurso do Natal de 2024.

 

Leia mais

Pesquisar