Dia: 27/04/2025

Banner Arleide Ótica
IMG_8962.jpeg
IMG_8962.jpeg

O técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, deve deixar o clube e assumir o cargo de treinador da Seleção Brasileira. É esperado que o italiano comande o Brasil na Data Fifa de junho, contra Equador e Paraguai, nos dias 6 e 9 de junho, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A informação é do The Athletic, do New York Times.

Ainda de acordo o jornal, o treinador de 65 anos já informou à comissão a intenção de deixar o clube da capital espanhola. A expectativa é que ele saia dos Blancos após o final da LaLiga, no dia 25 de maio, contra a Real Sociedad.

Para o Mundial de Clubes, o Real Madrid ainda terá que escolher entre um técnico interino ou um novo treinador, como Xabi Alonso, atualmente no Bayern Leverkusen.

Os detalhes da saída do italiano devem ser acertados nos próximos dias. Já Davide Ancelotti, filho e assistente técnico de Carlo, decidiu começar a carreira como treinador principal por conta própria e só se juntará ao pai no Brasil se não receber uma oferta desejável de outro lugar.

Leia mais

Banner GOV RN - Olha aí o Trabalho
flamengo, corinthians, brasileiro
© Gilvan de Souza/Flamengo/Direitos Reservados
flamengo, corinthians, brasileiro
© Gilvan de Souza/Flamengo/Direitos Reservados

Com uma grande atuação, na tarde deste domingo (27) no estádio do Maracanã, o Flamengo goleou o Corinthians por 4 a 0 para assumir, ao menos de forma temporária (pois ainda depende do resultado da partida entre Palmeiras e Bahia), a liderança do Campeonato Brasileiro. A Rádio Nacional transmitiu o confronto ao vivo.

O MENGÃO APLICA MAIS UMA GOLEADA NO BRASILEIRÃO!! VAAAAAAAAMMMOOOOOOOSSSSSSSSSSSSSSSS!!!#VAMOSFLAMENGOpic.twitter.com/J91sbWQKl9

— Flamengo (@Flamengo) April 27, 2025

O MENGÃO APLICA MAIS UMA GOLEADA NO BRASILEIRÃO!! VAAAAAAAAMMMOOOOOOOSSSSSSSSSSSSSSSS!!!#VAMOSFLAMENGOpic.twitter.com/J91sbWQKl9

Leia mais

Banner GOV RN - Olha aí o Trabalho
IMG_8958.jpeg
IMG_8958.jpeg

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (foto), negou que o governo não tenha tomado medidas contra as fraudes nos descontos de benefícios de pensão e aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A informação é do O antagonista.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, Lupi afirmou que o governo não foi omisso e que as irregularidades reveladas em investigação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) são uma herança de administrações anteriores.

“Eu tenho certeza que tem muita safadeza de muita gente. Mas cinco ou seis servidores foram alvos, e eu vi mais de 200 pessoas ligadas às associações. Os cinco ou seis é que são os bandidos? Se estiver provado, eles vão pagar. Mas e os outros 200? E tem instituições sérias aí também, não se pode colocar todas no bolo”, disse Lupi.

De acordo com o ministro, as fraudes e os descontos irregulares investigados, que resultaram na demissão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, se referem a acordos feitos antes de 2023. 

Leia mais

VIGGO BANNER
IMG_8957.jpeg
IMG_8957.jpeg

A Neoenergia Cosern informa que registrou um novo furto de cabos da rede elétrica entre as praias de Barra e de Pernambuquinho, em Grossos, às 2h da madrugada deste domingo (27). Os criminosos furtaram 14 vãos (1,5 quilômetro) de cabos, deixando 68 unidades consumidoras sem energia elétrica – além de residências, o furto pode afetar postos de saúde, escolas, serviços de internet e telefonia, pousadas e restaurantes. 

Equipes técnicas da distribuidora estão trabalhando para recompor a rede e restabelecer o fornecimento no menor tempo possível, respeitando as condições de segurança. A previsão inicial é que o serviço seja restabelecido no início da noite deste domingo (27).

 

Números de furtos no RN

Leia mais

Banner Arleide Ótica
Paris-França Após as eliminatórias disputadas na manhã deste sábado (31), o Brasil tem cinco finais no terceiro dia de competições da natação nos Jogos Paralímpicos de Paris. Foto: Silvio Avila/CPB
© Silvio Avila/CPB
Paris-França Após as eliminatórias disputadas na manhã deste sábado (31), o Brasil tem cinco finais no terceiro dia de competições da natação nos Jogos Paralímpicos de Paris. Foto: Silvio Avila/CPB
© Silvio Avila/CPB

Tendo o campeão paralímpico de natação Gabriel Araújo como grande destaque, o Brasil encerrou a participação na etapa de Indianápolis (Estados Unidos) do World Series (um circuito internacional da modalidade organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional) com o total de dez pódios (quatro ouros, cinco pratas e um bronze).

Dessas dez medalhas conquistadas pelo Brasil, seis delas foram obtidas por Gabriel Araújo, a última delas na noite do último sábado (26) nos 50 metros estilo livre classes S1-S13. O vencedor da disputa foi o italiano Simone Barlaam, enquanto o australiano Callum Simpson completou o pódio.

O Gabrielzinho conquistou sua 6ª medalha no último dia de etapa do World Series dos EUA. 🥇🥈

Com isso, a nossa Seleção 🇧🇷 encerrou sua participação em Indianápolis com 10 pódios.

Leia mais

Banner Arleide Ótica
IMG_8956.jpeg
IMG_8956.jpeg

A Prefeitura de Natal anunciou um plano de revitalização para os bairros históricos da Cidade Alta e Ribeira, conforme destacou a Tribuna do Norte. A proposta busca reverter o abandono de imóveis e estimular o adensamento populacional, unindo instrumentos legais, políticas urbanísticas e ações coordenadas entre poder público, sociedade civil e setor privado.

O projeto tem como base a criação da Área de Requalificação Urbana (ARU) das duas regiões. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, serão concedidos incentivos como maior potencial construtivo para novos empreendimentos e a possibilidade de instalar comércios no térreo dos prédios sem que isso conte no limite de construção permitido.

A prefeitura aposta também na Transferência do Potencial Construtivo (TPC) para atrair investimentos. As medidas fazem parte das diretrizes do Plano Diretor de Natal e visam tornar o centro da cidade mais atrativo para moradia e negócios.

Leia mais

Banner B Card Seridó

A primeira mulher a ingressar na carreira de defensora pública no Brasil, Maria Nice Leite de Miranda, morreu na manhã deste domingo (27), aos 95 nos.

Ela estava internada no hospital Copa Star, em Copacabana, desde o dia 12 de abril. A causa da morte não foi divulgada.

“Sua trajetória pioneira como 1ª defensora pública mulher no país e seu compromisso com a justiça deixarão um legado que seguirá inspirando gerações”, declarou, em nota, o defensor público-geral do Rio de Janeiro, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão.

Nascida na cidade de Cantagalo, no Rio de Janeiro, Maria Nice tomou posse em 1958 no Ministério Público estadual, mas escolheu integrar o pequeno grupo dos primeiros defensores públicos do estado, na recém-criada carreira subordinada à Procuradoria-Geral de Justiça.

Leia mais

Banner GOV RN - Olha aí o Trabalho

O ex-presidente Jair Bolsonaro informou neste sábado (26) que permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, e destacou que seu sistema digestivo está sem funcionamento normal há mais de 12 dias. Desde a cirurgia realizada no dia 13 de abril, Bolsonaro não apresentou movimentos intestinais espontâneos, quadro que impede a alimentação por via oral.

“Ainda persistem com sinais de gastroparesia (retardo no esvaziamento do estômago), soluços e, até o momento, desde a última cirurgia realizada no dia 13 de abril não apresentei movimentos intestinais espontâneos, totalizando mais de 12 dias de interrupção de funcionamento normal do sistema digestório, o que impede, por enquanto, a alimentação por via oral”, afirmou. 

De acordo com comunicado divulgado pelo próprio ex-presidente, ele continua sendo alimentado exclusivamente por meio de nutrição parenteral, via endovenosa, e está sendo submetido a tratamento para controle de alterações no fígado, que, segundo ele, já apresenta sinais de recuperação.

O ex-presidente também relatou que ainda enfrenta episódios de gastroparesia — condição caracterizada pelo retardo no esvaziamento do estômago — e soluços persistentes. Em função da gravidade do quadro e da necessidade de repouso absoluto, Bolsonaro realiza fisioterapia motora para recuperar a massa muscular e recebe cuidados para prevenção de trombose venosa.

Leia mais

Banner B Card Seridó
Police officers work at the scene, the morning after a vehicle was driven into a crowd at a Filipino community Lapu Lapu Day block party, in Vancouver, Canada April 27, 2025. Reuters/Chris Helgren/Proibida reprodução
© Reuters/Chris Helgren/Proibida reprodução
Police officers work at the scene, the morning after a vehicle was driven into a crowd at a Filipino community Lapu Lapu Day block party, in Vancouver, Canada April 27, 2025. Reuters/Chris Helgren/Proibida reprodução
© Reuters/Chris Helgren/Proibida reprodução

Um homem dirigindo um carro preto avançou contra dezenas de pessoas na noite desse sábado (26) durante um festival da comunidade filipina em Vancouver, no Canadá. Segundo a polícia local, 11 pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas.

O ataque aconteceu às 20h, no horário local (meia-noite no horário de Brasília), na zona de Sunset on Fraser. O homem jogou seu carro em alta velocidade contra bancas de comida. O festival filipino é conhecido como Lapu Lapu, e normalmente atrai grandes multidões.

O suspeito, de 30 anos, tem antecedentes policiais, segundo informou a polícia numa conferência de imprensa após o incidente.

O jornal Vancouver Sun afirmou que o suspeito tem problemas de saúde mental e quando estava sendo interrogado pediu “desculpa” às pessoas que assistiam à cena, tendo-lhes pedido para não filmarem seu rosto com os telefones celulares.

Leia mais

VIGGO BANNER
Cruzeiro do sul (RS), 27/04/2025 - Bairro passo de estrela, onde todas casas foram destruídas pela enchente de abril 2024.
A um ano o estado foi atingido por temporais que afetou mais de 400 municípios gaúchos, tiveram bairros inteiros alagados. A maior tragédia climática da história, deixou pelo menos 147 mortos e afetou mais de 2,1 milhões de pessoas.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
© Joédson Alves/Agência Brasil
Cruzeiro do sul (RS), 27/04/2025 - Bairro passo de estrela, onde todas casas foram destruídas pela enchente de abril 2024.
A um ano o estado foi atingido por temporais que afetou mais de 400 municípios gaúchos, tiveram bairros inteiros alagados. A maior tragédia climática da história, deixou pelo menos 147 mortos e afetou mais de 2,1 milhões de pessoas.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
© Joédson Alves/Agência Brasil

Há cerca de dois meses, o casal Danilo Hiedt e Liana Maria de Quadros vive em um contêiner de concreto, no local onde será construído um novo bairro residencial em Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, uma das regiões mais arrasadas do Rio Grande do Sul nasenchentes de maio de 2024.

Antes disso, eles passaram por outros abrigos e viveram na casa de parentes. Quase um ano após a catástrofe, eles se recordam em detalhes das horas de horror que viveram na zona rural do município, às margens do Rio Taquari, que superou a cota de inundação de 30 metros acima do leito normal naqueles primeiros dias de maio.  

“Lá saiu tudo de arrasto, tudo que nós tínhamos, a casa inteira, animais de criação, como bois de canga, ferramentas”, contou o agricultor de 65 anos, em conversa com à Agência Brasil.

“Lá saiu tudo de arrasto, tudo que nós tínhamos, a casa inteira, animais de criação, como bois de canga, ferramentas”, contou o agricultor de 65 anos, em conversa com à Agência Brasil.

Leia mais

Banner GOV RN - Olha aí o Trabalho
IMG_8955.jpeg
IMG_8955.jpeg

A Justiça Eleitoral de São Paulo condenou o empresário e coach Pablo Marçal (PRTB) pela segunda vez neste ano e o tornou inelegível por oito anos. Ele também terá de pagar uma multa de R$ 420 mil. Matéria do O antagonista.

A decisão, proferida pelo juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral, aponta abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação e captação e gastos ilícitos de recursos durante a campanha à Prefeitura de São Paulo em 2024. 

A ação foi proposta pelo PSB, partido da deputada federal Tabata Amaral, que também concorreu à Prefeitura.

Segundo o processo, Marçal promoveu impulsionamento ilegal de sua candidatura nas redes sociais, oferecendo prêmios financeiros para usuários que divulgassem cortes de seus vídeos.

Leia mais

Banner GOV RN - Olha aí o Trabalho
Luana Silva, surfe, wsl
© Cait Miers/World Surf League/Direitos Reservados
Luana Silva, surfe, wsl
© Cait Miers/World Surf League/Direitos Reservados

A jovem surfista brasileira Luana Silva fez história na madrugada deste domingo (27) ao garantir o vice-campeonato da etapa de Bells Beach, Austrália, do Circuito Mundial de Surfe. Esta foi a primeira vez que a jovem, de 20 anos de idade, disputa uma decisão de etapa da competição.

Luana, que nasceu no Havaí, mas é filha de pais brasileiros, perdeu na decisão para a australiana Isabella Nichols por 16,26 pontos a 12,67. A brasileira fez um grande ano de 2024 no Mundial Júnior da WSL (Liga Mundial de Surfe), com o título da competição.

A australiana bate a nossa Lulu Silva e vence o Rip Curl Pro Bells Beach! Ela que bateu na trave, em El Salvador, agora escreve seu nome na escadaria mais famosa do surfe! 🌊#WSLBrasilpic.twitter.com/MXP9qiGFpn

— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) April 27, 2025

Leia mais

Banner Arleide Ótica
Rio de Janeiro (RJ), 27/04/2025 - Liga Independente das Escolas de Samba Virtuais - LIESV. Foto: LIESV/Divulgação
© LIESV/Divulgação
Rio de Janeiro (RJ), 27/04/2025 - Liga Independente das Escolas de Samba Virtuais - LIESV. Foto: LIESV/Divulgação
© LIESV/Divulgação

A história do biólogo Ewerton Fintelman de Oliveira com o carnaval virtual começou na adolescência, quando viu em uma notícia de jornal o anúncio das escolas de samba virtuais campeãs. Ewerton, que faz doutorado em ciências biológicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), é o atual presidente da Liga Independente das Escolas de Samba Virtuais (Liesv), uma das duas representações que organizam os desfiles das agremiações digitais. 

Pioneira, a Liesv foi criada em 2002 por um grupo de amigos entusiastas do samba e do carnaval. O primeiro desfile foi no ano seguinte, 2003, com participação de seis escolas, duas das quais, Imperial do Samba, de São Paulo, e Colibris, do Rio de Janeiro,  continuam a competir virtualmente e vão se apresentar em julho. A Colibris tem como inspiração a Beija-Flor de Nilópolis, vencedora do Grupo Especial do Rio de Janeiro neste ano. 

A cada dois anos, um presidente e quatro vice-presidentes são eleitos para a estrutura administrativa da liga. Além da presidência e da vice-presidência, a Liesv conta com conselho de administração, diretoria jurídica e um conselho de avaliação das novas escolas de samba virtuais. As escolas representadas pela liga são divididas em dois grupos, o especial e o de acesso. Cada agremiação tem pelo menos três cargos – presidente, intérprete e carnavalesco –, que podem ser exercidos pela mesma pessoa.

“Organizamos todo mundo para manter o projeto, manter a chama acesa, mesmo sendo cada vez mais difícil se manter visível na internet”, diz Ewerton sobre o papel da Liesv no carnaval virtual. 

Leia mais

VIGGO BANNER
Foto: Rennê Carvalho/ABC
Foto: Rennê Carvalho/ABC

Borafogo/PB e ABC se enfrentam às 19h deste domingo (27), pela terceira rodada da Série C do Brasileirão. A partida será disputada no estádio Almeidão, em João Pessoa/PB. A 96 FM traz todos os detalhes e a emoção desta partida – confira abaixo:

Leia mais

Banner GOV RN - Olha aí o Trabalho
velorio-papa-francisco-712x370-1.jpeg
velorio-papa-francisco-712x370-1.jpeg

Levantamento divulgado pela revista Oeste apontou que a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o funeral do papa Francisco, realizado neste sábado, 26, é maior do que as delegações dos presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Javier Milei, da Argentina.

Destes, o Brasil foi o único país a enviar um representante da Suprema Corte para a cerimônia. A delegação dos Estados Unidos é composta por Donald Trump, sua mulher, Melania, dez deputados e cinco senadores. A comitiva chegou a ser classificada pelo jornal The New York Times como “numerosa”.

Já a comitiva da Argentina, país natal do papa Francisco, inclui o presidente Javier Milei, a secretária-geral Karina Milei, o chefe de Gabinete Guillermo Francos, o porta-voz Manuel Adorni e os ministros Gerardo Werthein (Relações Exteriores), Sandra Pettovello (Capital Humano) e Patricia Bullrich (Segurança Nacional), que confirmou presença de última hora.

O papa Francisco foi sepultado neste sábado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Cerca de 50 chefes de Estado participaram da missa de despedida do pontífice.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
FireShot Capture 3609 - (203) WhatsApp - web.whatsapp.com.jpg
FireShot Capture 3609 - (203) WhatsApp - web.whatsapp.com.jpg

Um vídeo gravado em uma aula do curso de Medicina Veterinária da Universidade Potiguar (UNP), em Mossoró, tem causado polêmica neste domingo (27). As imagens mostram um professor convidado provocando uma parada respiratória em um cachorro. O caso revoltou seguidores e, rapidamente, acusações de maus-tratos. Veja no vídeo abaixo: 

A denúncia foi compartilhada nas redes sociais por políticos, como o vereador de Natal Robson Carvalho e o ex-deputado federal Rafael Motta. Contudo, personalidades de todo o Brasil se manifestaram, como o deputado federal pelo Paraná, Delegado Matheus Laiola. 

“Não podemos normalizar a dor como método de ensino! Maltratar animais não é aprendizado, é crime! Estamos entrando em contato com a Polícia Civil, Ministério Público, Universidade Potiguar (UnP), e Conselho Federal e Regional de Medicina Veterinária para que tomem as providências cabíveis”, afirma o deputado Laiola, em post compartilhado por Robson Carvalho. 

Segundo o Blog do BG, as publicações mostram o professor que não faria parte do quadro da instituição mas que teria sido convidado para aquela aula. “Eu apliquei uma medicação, eu provoquei uma parada respiratória nele só para poder mostrar para vocês”, afirma.

Leia mais

Banner GOV RN - Olha aí o Trabalho
ferroviaria, palmeiras, brasileiro feminino
© Rafael Zocco/Ferroviária/Direitos Reservados
ferroviaria, palmeiras, brasileiro feminino
© Rafael Zocco/Ferroviária/Direitos Reservados

A Ferroviária garantiu a permanência na liderança da Série A1 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino após derrotar o Palmeiras por 2 a 1, na noite do último sábado (26) na Arena Barueri, em partida da 7ª rodada da competição que foi transmitida pela TV Brasil.

📸: Rafael Zocco/Ferroviária pic.twitter.com/cN3WBMu8FK

— Brasileirão Feminino (@BRFeminino) April 26, 2025

📸: Rafael Zocco/Ferroviária pic.twitter.com/cN3WBMu8FK

Leia mais

Banner Arleide Ótica
Manaus (AM) - Especial 3 anos de pandemia, Impactos da pandemia. Funcionário do Cemitério Tarumã na cidade de Manaus, abre uma cova para mais uma vitima do covid-19 . Foto: Altemar Alcantara/Semcom/Prefeitura de Manaus
© Altemar Alcantara/Semcom/Prefeitura de Manaus
Manaus (AM) - Especial 3 anos de pandemia, Impactos da pandemia. Funcionário do Cemitério Tarumã na cidade de Manaus, abre uma cova para mais uma vitima do covid-19 . Foto: Altemar Alcantara/Semcom/Prefeitura de Manaus
© Altemar Alcantara/Semcom/Prefeitura de Manaus

Um acervo com 150 registros do que seriam evidências de condutas criminosas e negacionistas na gestão da pandemia de covid-19 pode ser usado para embasar ações judiciais de familiares de vítimas da Covid-19 em busca de reparação.

Lançado oficialmente em março deste ano, o Acervo da Pandemia é uma plataforma digital criada pelo Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (Sou Ciência), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico).

O acervo contém documentos, vídeos, áudios e reportagens sobre a gestão da pandemia de Covid-19 no Brasil. A intenção dos organizadores da iniciativa, é preservar a memória coletiva e permitir uma análise crítica do período, que durou 17 meses no país e vitimou cerca de 712 mil pessoas. Além dos 150 registros que compõem a coleção, outros 100 deles encontram-se em fase de análise.

A presidente da Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico), Rosângela Oliveira Silva, defende que o acervo contém um arcabouço de fatos que demonstram a responsabilidade do Estado Brasileiro no período da pandemia

Leia mais

Banner B Card Seridó
22/06/2023 - Brasília - Mega-Sena, concurso da  Mega-Sena, jogos da  Mega-Sena, loteria da  Mega-Sena. - Volantes da Mega Sena sendo preenchidos para apostas em casas lotéricas da Caixa. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
22/06/2023 - Brasília - Mega-Sena, concurso da  Mega-Sena, jogos da  Mega-Sena, loteria da  Mega-Sena. - Volantes da Mega Sena sendo preenchidos para apostas em casas lotéricas da Caixa. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.856 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (27). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 8 milhões para o próximo sorteio.

Os números sorteados foram: 03 – 05 – 10 – 27 – 38 – 48

No total, 50 apostas acertaram a quina e irão receber  R$ 38.163,34 cada.

E outras 4.216 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 646,57 cada.

Leia mais

FCST
Brasília -  Idosos participam de atividades no Parque da Cidade em comemoração ao Dia Internacional do Idoso (Valter Campanato/Agência Brasil)
© Valter Campanato/Agência Brasil
Brasília -  Idosos participam de atividades no Parque da Cidade em comemoração ao Dia Internacional do Idoso (Valter Campanato/Agência Brasil)
© Valter Campanato/Agência Brasil

Os brasileiros estão vivendo mais, e as pessoas com idade acima de 65 anos já passam de 10% da população, conforme dados do último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cuidados simples previnem uma das principais causas de diminuição da qualidade de vida entre os idosos, que podem inclusive resultar em incapacidade permanente e morte: as quedas.

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) estima que, anualmente, um terço das pessoas com mais de 65 anos sofrem quedas, proporção que sobe para 40% entre os idosos a partir de 80 anos. E o local onde ocorrem mais quedas é dentro da própria casa.

A fisioterapeuta Raquel Gonçalves, que é doutora em ciências da reabilitação pela Universidade de São Paulo (USP), diz que a população já tem mais consciência sobre as adaptações necessárias no ambiente, como a retirada de tapetes, colocação de barras de apoio em locais de maior perigo, como o banheiro, e o uso de sapatos antiderrapantes. Ainda existem, porém, pessoas que negligenciam a atividade física, essencial para melhoria da resistência, flexibilidade e equilíbrio, o que reduz o risco de quedas.

“A pessoa que se mantém ativa ao longo da vida ou começa a fazer exercícios vai ter um processo de envelhecimento muito diferente. A gente fala muito de sarcopenia, que é a perda de massa muscular e se você faz atividade física, você evita essa sarcopenia, que já começa aos 30 anos. Então, quando você chegar aos 65, 70 anos, se mesmo assim eventualmente acontecer algum tipo de queda ou fratura, a recuperação é muito mais fácil”, complementa Raquel.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
Brasília (DF) 26/04/2025 - Dom Abade Paulo ao lado de Dom Orani Tempesta. Foto: Dom Abade Paulo/Arquivo Pessoal
© Dom Abade Paulo/Arquivo Pessoal
Brasília (DF) 26/04/2025 - Dom Abade Paulo ao lado de Dom Orani Tempesta. Foto: Dom Abade Paulo/Arquivo Pessoal
© Dom Abade Paulo/Arquivo Pessoal

Filho caçula de uma família de nove irmãos, em São José do Rio Pardo (SP), o adolescente Orani chegou a resistir a seguir a vida religiosa. Afinal, a família, muito humilde, poderia precisar de seu apoio mais presente. No entanto, uma professora, alfabetizadora e religiosa chamada Maria de Lourdes Benedita Nogueira Fontão, mais conhecida como Lourdinha, fez a diferença. 

Ela estimulou o rapaz e disse que apoiaria os pais, que ainda ouviram dela (ainda no início da vida religiosa, quando ele não era nem padre) que o “menino” seria bispo e papa. Orani hoje é cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, apto a votar no próximo conclave (e a ser votado).

No entanto, pessoas ouvidas pela Agência Brasil garantem que o religioso nunca cogitou a possibilidade de ser escolhido, mas sempre faz questão de falar de suas raízes e da amizade com a família de Lourdinha, que teve cinco filhos. 

“Orani falou que queria estudar para padre, mas que não ia por causa dos pais idosos. MInha mãe falou: ‘vá e eu cuido deles. Eu prometo ir lá todo dia levar a comunhão para eles”, diz a filha de Lourdinha, a xará dela e também professora Maria de Lourdes Fontão, de 66 anos.

Leia mais

FCST
IMG_8942.webp
IMG_8942.webp

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso (foto), afirmou que é contra a anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro. Em entrevista ao jornal O Globo, o ministro disse que anistia significa perdão, e que “o que aconteceu é imperdoável”. A informação é do O antagonista.

Afirmou que o STF apenas aplicou a legislação aprovada pelo Congresso ao julgar os réus do 8/1. Segundo ele, quem considera as penas excessivas deve propor mudanças na lei. 

“A solução para quem acha que as penas foram excessivas é uma mudança na lei. Não acho que seja o caso de anistia, porque anistia significa perdão. E o que aconteceu é imperdoável. Mas redimensionar a extensão das penas, se o Congresso entender por bem, está dentro da sua competência.”

O ministro também disse que, até o momento, o STF não discute a revisão de penas dos envolvidos nos ataques. “Do ponto de vista do Direito vigente hoje, penso que não”, afirmou.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
doméstica
© Arquivo/Agência Brasil
doméstica
© Arquivo/Agência Brasil

Neste domingo (27) é o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. Mas, apesar de ser uma data de celebração de algumas conquistas, a categoria tem ainda uma série de reivindicações. Trata-se de um contingente de mais de 6 milhões de profissionais no país, conforme a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad) de 2023.

Historicamente marginalizada nas relações trabalhistas, a categoria teve conquistas fundamentais como a promulgação, há 12 anos, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Domésticas (72/2013), assim como os dez anos da Lei Complementar 150/2015, que regulamentou seus direitos.

>> Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas

A escolha do dia da trabalhadora doméstica deve-se a Santa Zita, nascida em Lucca, na Itália, em 1218 e falecida em 27 de abril em 1278. A santa trabalhou desde os 12 anos para uma família da região, sendo reconhecida por sua generosidade com os pobres. A “santa das empregadas domésticas” foi canonizada pelo papa Inocêncio XII em 1696.

Leia mais

VIGGO BANNER
Porto Alegre (RS), 26/04/2025 – Vista geral do Mercado Municipal de Porto Alegre. A um ano o estado foi atingido por temporais que afetou mais de 400 municípios gaúchos, tiveram bairros inteiros alagados. A ,maior tragédia climática da história, deixou pelo menos 147 mortos e afetou mais de 2,1 milhões de pessoas.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
© Joédson Alves/Agência Brasil
Porto Alegre (RS), 26/04/2025 – Vista geral do Mercado Municipal de Porto Alegre. A um ano o estado foi atingido por temporais que afetou mais de 400 municípios gaúchos, tiveram bairros inteiros alagados. A ,maior tragédia climática da história, deixou pelo menos 147 mortos e afetou mais de 2,1 milhões de pessoas.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
© Joédson Alves/Agência Brasil

Das muitas imagens chocantes das enchentes de maio de 2024, que arrasaram o Rio Grande do Sul, a inundação do Mercado Público de Porto Alegre, o mais antigo do Brasil, está entre as mais marcantes.

As águas do Guaíba começaram a invadir o prédio icônico da capital gaúcha ainda na manhã do dia 3 de maio daquele ano, obrigando os comerciantes a fecharem as lojas rapidamente.

Aquelas águas subiriam por mais de 1,5 metro de altura, superando a enchente de 1941, até então a maior já vista.

Ninguém imaginava a dimensão da catástrofe e as perdas foram quase totais.

Leia mais

Banner B Card Seridó
previdenciainss.jpg
previdenciainss.jpg

Depois da operação da Polícia Federal (PF) para investigar cobranças ilegais feitas por entidades em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o governo federal prometeu restituir os valores descontados sem autorização. A matéria é de Daniela Santos e Mariah Aquino, do Metrópoles.

A devolução do dinheiro depende ainda de um plano, que será apresentado pela Advocacia-Geral da União (AGU) através de um grupo especial montado para reparar danos causados aos beneficiários. Portanto, não há prazo para que os valores comecem a cair na conta. Especialistas ouvidos pelo Metrópoles avaliam que o processo pode demorar devido a questões burocráticas e orçamentárias.

De acordo com a PF e a Controladoria-Geral da União (CGU), responsáveis por conduzir a investigação, os descontos indevidos entre os anos de 2019 e 2024 chegam à marca de R$ 6,3 bilhões. Na última quinta-feira (24/4), um dia após a operação, o governo suspendeu todos os acordos de cooperação firmados com as associações com o objetivo de sustar as cobranças.

A operação também bloqueou cerca de R$ 2 bilhões de associações envolvidas no esquema. O governo avalia usar o patrimônio bloqueado dos investigados para financiar o ressarcimento sem prejudicar as contas públicas. Marcelo Freire Sampaio Costa, professor de direito tributário e previdenciário do Mackenzie Alphaville e membro do Ministério Público do Trabalho (MPT), aponta, no entanto, que essa alternativa tem entraves.

Leia mais

Banner GOV RN - Olha aí o Trabalho
flamengo, corinthians, brasileiro
© Gilvan de Souza/Flamengo/Direitos Reservados
flamengo, corinthians, brasileiro
© Gilvan de Souza/Flamengo/Direitos Reservados

Mirando a liderança da classificação do Campeonato Brasileiro, o Flamengo enfrenta o Corinthians, a partir das 16h (horário de Brasília) deste domingo (27) no estádio do Maracanã, pela 6ª rodada da competição. A Rádio Nacional transmite ao vivo.

— Flamengo (@Flamengo) April 24, 2025

Após um empate sem gols com a LDU (Equador) nos 2.850 metros da cidade de Quito, o Rubro-Negro da Gávea ficou em posição complicada no Grupo C da Copa Libertadores (na 3ª colocação com quatro pontos) e agora foca as atenções no Brasileiro, competição na qual teve um bom início.

Para medir forças com o Timão, o Flamengo deve ter retornos importantes de jogadores. Duas das peças que o técnico Filipe Luís deve colocar na equipe titular são o meio-campista uruguaio De la Cruz e o zagueiro Léo Pereira. Quem corre por fora é o centroavante Pedro, que ainda busca sua melhor forma. Além disso, o atacante Plata e o lateral Alex Sandro podem receber espaço no decorrer da partida.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva

TV Brasil apresenta neste domingo (27) mais um capítulo da Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa). A partir das 10h45, o ADRM Maringá recebe o Unimed Campinas. O duelo acontece no ginásio da Associação Recreativa Copel (Arcom), em Maringá (PR).

A LBF Caixa reúne os principais talentos do basquete feminino nacional e tem transmissão garantida na TV Brasil. Como emissora oficial, o canal público reforça seu compromisso com a visibilidade das atletas e o fortalecimento do esporte no país.

Além da LBF Caixa, a TV Brasil também exibe partidas do Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol – Série A1, ampliando o espaço dedicado ao esporte feminino na televisão aberta.

Os jogos podem ser acompanhados em todo o país, por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Saiba como sintonizar a TV Brasil em sua cidade.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
EMPREGADA DOMÉSTICA - TRABALHO DOMÉSTICO. Foto: Freepik
© Freepik
EMPREGADA DOMÉSTICA - TRABALHO DOMÉSTICO. Foto: Freepik
© Freepik

Começamos esta edição com o Dia Nacional da Empregada Doméstica, celebrado em 27 de abril. Uma classe de trabalhadoras que sofre várias violações de direitos, que remontam ao passado escravocrata do Brasil. São jornadas exaustivas, má remuneração e outros abusos, culminando no assédio sexual e no trabalho análogo à escravidão. Em 2013 o Legislativo aprovou a emenda constitucional nº 72, conhecida como PEC das Domésticas, que instituiu a igualdade de direitos entre as domésticas e as outras classes de trabalhadores. Mesmo assim, a informalidade e precariedade das condições de trabalho persistem. A Agência Brasil abordou o problema nesta reportagem, de 2023, e nesta outra aqui, publicada em 2024. Também explicou quais são os direitos da categoria neste texto aqui. O Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, deu sua contribuição ao debate em 2023, mostrando como os direitos previstos na PEC das Domésticas ainda são desrespeitados. 

Ainda falando sobre trabalho, o dia 28 de abril também é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. A efeméride foca sobretudo na prevenção. No Brasil, de 2012 a 2022, foram notificados seis milhões de acidentes de trabalho (dados do INSS), como mostra esta reportagem da Agência Brasil, esta da Radioagência Nacional e esta outra, do Repórter Brasil, da TV Brasil, todas de 2024. Acidentes que muitas vezes provocam afastamentos prolongados ou até incapacidade permanente, sem falar nas mortes, que chegaram a quase 16 mil no período de 2016 a 2022, de acordo com dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, como mostra esta outra reportagem da Agência, também de 2024. 

O dia 28 de abril é o Dia Mundial da Educação, efeméride criada na “Cúpula Mundial da Educação”, realizada de 26 a 28 de abril de 2000 na cidade Senegalesa de Dakar. Na ocasião, 180 países se comprometeram a não poupar esforços políticos e financeiros para que a educação chegue a todas as pessoas do planeta. No Brasil, o recorte de Educação do Censo de 2022, do IBGE, mostra que a frequência escolar cresceu em todas as faixas etárias, mas ainda enfrentamos gargalos no acesso ao ensino superior, onde a desigualdade persiste. De 2000 a 2022, na população com 25 anos ou mais de idade, a proporção dos que tinham nível superior completo cresceu 2,7 vezes: de 6,8% para 18,4%. Mas, enquanto 25,8% das pessoas brancas tinham graduação superior, essa taxa era de 11,2% para a população preta e de 12,3% para os pardos. Ou seja, menos da metade dos brancos. Esse problema foi exposto e discutido pelos veículos da EBC, como nestas reportagens da Agência Brasil, Agência Gov, Radioagência Nacional e Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil. 

A caatinga é um bioma 100% brasileiro e ocupa 10,1% do território nacional, englobando oito estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais. Cerca de 28 milhões de pessoas vivem nesse ambiente, onde existem também 3,2 mil espécies de plantas, 371 de peixes, 224 de répteis, 98 de anfíbios, 183 de mamíferos e mais de 500 de aves, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Por tudo isto, é mais do que justo que exista um dia para homenageá-lo: 28 de abril é o Dia Nacional da Caatinga. A importância de preservar o bioma e muitas de suas espécies, que correm risco de extinção, é o foco desta reportagem da Agência Brasil, publicada em 2022. Estudos para promover a recuperação de áreas da caatinga já devastadas foram tema desta outra reportagem da Agência, de 2024. O programa Brasil Rural, da Rádio Nacional, entrevistou um pesquisador da Embrapa sobre as características do bioma. E a TV Brasil dedicou um capítulo de seu programa Nossos Biomas, em 2022, para falar sobre as riquezas da caatinga. 

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva
2043d52d-1362-47cb-925d-a3759957aee8.jpeg
2043d52d-1362-47cb-925d-a3759957aee8.jpeg

O seminário de encerramento das 6 oficinas do projeto Rota 22 nas regiões Alto e Médio Oeste do Rio Grande do Norte, realizado pelo senador Rogério Marinho (PL) e pelo  deputado estadual Carmelo Neto (PL-CE) ainda reuniu prefeitos das duas regiões, o deputado federal Sargento Gonçalves (PL) e os deputados estaduais Coronel Azevedo e Dr. Kerginaldo, além de lideranças locais, representantes do setor produtivo e gestores públicos das cidades das duas regiões do Estado para debater a política atual, formação de novas lideranças no PL e defesa de pautas conservadoras.

Entre os prefeitos presentes: Tututa (Carlos Augusto) – Luis Gomes, José Augusto – Portalegre,

André Junior – Itaú, Alberone – Encanto, Dayane – Tenente Ananias e Jéssica Iris – Antônio Martins.

Rogério Marinho criticou duramente a situação do Estado sob a gestão petista, da governadora Fátima Bezerra, e denunciou o que chamou de “perseguição política” sofrida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Marinho também apresentou um projeto de integração para fortalecer o partido nos municípios.

Leia mais

Pesquisar