A Prefeitura de Natal anunciou um plano de revitalização para os bairros históricos da Cidade Alta e Ribeira, conforme destacou a Tribuna do Norte. A proposta busca reverter o abandono de imóveis e estimular o adensamento populacional, unindo instrumentos legais, políticas urbanísticas e ações coordenadas entre poder público, sociedade civil e setor privado.
O projeto tem como base a criação da Área de Requalificação Urbana (ARU) das duas regiões. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, serão concedidos incentivos como maior potencial construtivo para novos empreendimentos e a possibilidade de instalar comércios no térreo dos prédios sem que isso conte no limite de construção permitido.
A prefeitura aposta também na Transferência do Potencial Construtivo (TPC) para atrair investimentos. As medidas fazem parte das diretrizes do Plano Diretor de Natal e visam tornar o centro da cidade mais atrativo para moradia e negócios.