A pesquisa realizada pela TCM Pesquisas e Instituto TSDois, em Caicó (RN), traz a percepção do eleitorado da cidade em relação à disputa pelo Governo do Estado, que vai ocorrer em 2026. Foram estipulados 3 cenários diferentes com os candidatos.
No cenário 1, Álvaro Dias lidera com 35,0% das intenções de voto, seguido por Allyson Bezerra com 27,6%. No cenário 2, Allyson assume a dianteira com 33,5%, superando Rogério Marinho (21,9%). Já no cenário 3, Styvenson Valentim lidera com 32,4%, com Allyson novamente em segundo lugar, com 26,5%.
A rejeição mais alta entre os nomes apresentados é de Cadu Xavier, com 24,6%. O índice de indecisos (NS/NR) varia entre 21,5% e 32,4% nos diferentes cenários, evidenciando que o eleitorado de Caicó ainda está em processo de definição para o pleito estadual.
A pesquisa foi realizada pela TCM Pesquisas com 525 eleitores de Caicó, utilizando metodologia quantitativa, com entrevistas presenciais, em domicílios e locais de grande fluxo da cidade. O questionário foi aplicado de forma digital, e a amostra foi definida com base em dados do TSE (março de 2025) e do IBGE.
A gestão do prefeito Dr. Tadeu em Caicó é amplamente aprovada pela população. Segundo pesquisa realizada pela TCM Pesquisas nos dias 26 e 27 de abril de 2025, 80% dos entrevistados disseram aprovar o governo municipal. 17,1% desaprovam, enquanto 2,9% não souberam ou preferiram não responder. A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira, 29.
Quando a avaliação é detalhada, os números também reforçam a boa imagem da gestão: 24,4% consideram o governo ótimo, 31,0% bom e 25,7% regular. As avaliações negativas somam 9,1% (ruim) e 7,6% (péssima).
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada pela TCM Pesquisas com 525 eleitores de Caicó, utilizando metodologia quantitativa, com entrevistas presenciais, em domicílios e locais de grande fluxo da cidade. O questionário foi aplicado de forma digital, e a amostra foi definida com base em dados do TSE (março de 2025) e do IBGE.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse nesta terça-feira (29) que dos R$ 111 bilhões destinados ao Rio Grande do Sul desde o início das enchentes de 2024, mais de 80% foram investidos para municípios, empresas, para o próprio estado e em repasses diretos para a população.
“Uma resposta realmente nunca vista na história do Brasil. Qual foi o resultado? O PIB [Produto Interno Bruto] do Rio Grande do Sul cresceu 4,9%. O PIB do Brasil cresceu 3,4%. Se cresceu o PIB, é porque se recuperou a economia. Serviços, comércio, indústria, enfim, as atividades de modo geral, o emprego. Muito mais que a média nacional.”
“Uma resposta realmente nunca vista na história do Brasil. Qual foi o resultado? O PIB [Produto Interno Bruto] do Rio Grande do Sul cresceu 4,9%. O PIB do Brasil cresceu 3,4%. Se cresceu o PIB, é porque se recuperou a economia. Serviços, comércio, indústria, enfim, as atividades de modo geral, o emprego. Muito mais que a média nacional.”
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Waldez Góes destacou ainda a suspensão, feita pelo governo federal, da dívida do Rio Grande do Sul, que, somada a valores que deixarão de ser recolhidos em juros nos próximos três anos, representa R$ 23 bilhões em alívio fiscal. “Isso está lá para investir em reconstrução.”
O diretor do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI), Rodrigo Valdés, enfatizou que o Brasil tem um “desafio fiscal muito forte” e que um ponto central é se o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentará novas medidas para conter o crescimento da dívida pública.
“O Brasil tem um desafio fiscal muito forte, e eles estão tomando medidas para estabilizar a dívida, mas a discussão que temos com eles é se teremos mais ações nesta direção”, afirmou ele em entrevista coletiva. A informação é do Jornal O Dia.
O FMI estima que o peso da dívida pública no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve aumentar de 87,3%, em 2024, para 92% neste ano. Ao fim do governo Lula, o organismo estima piora de mais de 12 pontos porcentuais, para 96% em 2026, o patamar de endividamento mais elevado desde 2020.
“Muitos países terão níveis de dívida com índices que retornarão ao pico da covid-19”, reforçou o diretor do FMI. Valdés enfatizou ainda a importância de o Brasil cumprir a meta de superávit primário neste ano.
As condições climáticas desfavoráveis na Região Sudeste influenciaram negativamente as previsões para a produção de cana-de-açúcar no país no ciclo 2025/26, reduzindo em 2% o volume na comparação com o resultado obtido no ciclo anterior.
A expectativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de que sejam colhidas 663,4 milhões de toneladas, segundo o 1º Levantamento da Safra de Cana-de-Açúcar 2025/26 divulgado nesta terça-feira (29), em Brasília.
Segundo o estudo, a área destinada para a cultura deve se manter “relativamente estável” em relação a 2024/25, com um “ligeiro aumento” de 0,3%, totalizando 8,79 milhões de hectares.
A produtividade média dos canaviais está estimada em 75.451 quilos por hectare, resultado que representa queda de 2,3% na comparação com a última safra. “Essa redução se deve às condições climáticas desfavoráveis durante as fases de desenvolvimento das lavouras em 2024”, explica a Conab.
O juiz do Tribunal Nacional espanhol José Luis Calama anunciou nesta terça-feira (29) que iniciou investigação para apurar se o apagão de ontem da rede elétrica pode ter sido um ciberataque às infraestruturas do país.
Caso se comprove esse cenário, o ato é crime de terrorismo, explicou.
O anúncio foi feito pouco depois de a empresa responsável pela gestão da rede elétrica de Espanha ter descartado a possibilidade de o apagão, que também afetou Portugal e o sul da França, ter sido provocado por um ato de sabotagem à companhia.
“Com as análises que pudemos realizar até agora, podemos descartar um incidente de cibersegurança nas instalações da Red Elétrica (REE”, disse o diretor de operações da empresa, Eduardo Prieto, em entrevista em Madri.
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao governo do estado, à Assembleia Legislativa e às prefeituras e câmaras de 10 municípios do Rio Grande do Norte a retirada de homenagens feitas à ditadura militar e a colaboradores diretos do regime, que durou de 1964 a 1985. Pelo menos 80 ruas, praças e outros espaços públicos dessas cidades levam o nome de ex-ditadores ou fazem referência à data do golpe de 1964: 31 de março.
A iniciativa da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) abrange, por enquanto, apenas parte das homenagens indevidas já identificadas em território potiguar. Segundo levantamento do MPF, há pelo menos 542 prédios, salas, auditórios, centros culturais, escolas, vias, bairros, monumentos e bens públicos que se enquadram nessa situação. As 11 recomendações dizem respeito somente a municípios cuja atuação cabe à PRDC na capital (confira a área de abrangência da procuradoria).
Prazos – Apesar do número já alto, a quantidade de homenagens pode ser ainda maior. As recomendações estipulam 90 dias para prefeituras, governo do estado, câmaras municipais e Assembleia Legislativa apresentarem um estudo com levantamento de todos os locais públicos, em suas áreas de atuação, cujos nomes contenham referências, elogios ou homenagens a colaboradores da ditadura militar.
O prazo para que esses locais tenham seus nomes modificados é de 120 dias e, em 180 dias, os entes públicos deverão apresentar ainda relatórios contendo o nome de todas as pessoas mortas, desaparecidas ou torturadas durante o período militar em seus municípios. Com essas informações, os casos envolvendo outras regiões do estado serão encaminhados aos procuradores da República responsáveis, para que estes avaliem a adoção das medidas cabíveis.
Aos 53 anos, Marinez Miranda recebeu alta hospitalar neste domingo (27), após quase um mês internada em estado grave por ter sofrido um ataque de abelhas com mais de 1.500 picadas dentro de um carro em Parnamirim, na Grande Natal. O caso chocou a população pela gravidade e pelo número impressionante de ferroadas.
O ataque aconteceu em 29 de março, quando Marinez estava com dois sobrinhos dentro de uma Kombi. Um caminhão à frente atingiu um enxame na estrada e as abelhas invadiram o veículo. Marinez foi o principal alvo. “Quanto mais eu matava, mais vinham. Eu andava e elas iam picando. Foi um desespero”, relatou.
Ela chegou a identificar e matar uma abelha maior, que acreditava ser a rainha. Só depois disso, as abelhas começaram a se dispersar. A vítima foi socorrida inicialmente para a UPA da Cidade da Esperança, transferida para a UTI do Hospital Santa Catarina e finalizou a recuperação no Hospital de Macaíba.
Durante a internação, enfrentou momentos críticos, com reações à medicação e pouca consciência. “Achava que não ia mais voltar pra minha família”, contou.
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado como fator de reajuste em alguns contratos de aluguel, registrou inflação de 0,24% em abril deste ano. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o indicador havia registrado deflação (queda de preços) de 0,34% em março deste ano.
Com o resultado de abril deste ano, o IGP-M acumula taxa de inflação de 8,50% em 12 meses. No acumulado do ano, a taxa é de 1,23%. Em abril de 2024, o IGP-M havia apresentado inflação de 0,31% no mês e acumulado deflação de 3,04% em 12 meses.
A alta da taxa de março para abril deste ano foi puxada principalmente pelos preços no atacado, medidos pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo, que passaram de uma deflação de 0,73% em março para uma inflação de 0,13% em abril.
Os preços da construção, medidos pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), também tiveram alta, já que a inflação subiu de 0,38% em março para 0,59% em abril.
O Partido Liberal, do atual primeiro-ministro Mark Carney, venceu as eleições legislativas do Canadá, de acordo com projeções dos meios de comunicação locais, após uma campanha centrada nas ameaças feitas pelos Estados Unidos (EUA).
As projeções da votação dessa segunda-feira (28) indicam que o chefe do governo terá a maior fatia dos 343 lugares do Parlamento.
Ainda não é claro se os liberais irão conseguir maioria, o que lhes permitiria aprovar legislação sem precisar de ajuda.
As projeções dão ao Partido Liberal pelo menos 155 lugares, contra 119 do Partido Conservador, seguido pelo Bloco do Quebec (21 lugares) e pelo Novo Partido Democrático, com apenas sete lugares.
A jornalista Juliana Dal Piva é a convidada desta terça-feira do programa DR com Demori, da TV Brasil. Ela falou sobre os bastidores de suas investigações envolvendo a família Bolsonaro e os desafios enfrentados ao longo do processo. Durante a conversa, ela também apresentou seu novo livro, que trata do assassinato de Rubens Paiva durante a ditadura militar e discutiu a importância da responsabilização por crimes contra a humanidade.
Conhecida por seu trabalho investigativo, Juliana foi responsável por reportagens que deram origem ao podcast A Vida Secreta de Jair e ao livro O Negócio do Jair. Ao conversar com o jornalista Leandro Demori, ela afirmou que o material reunido revelou a existência de um esquema de desvio de salários envolvendo gabinetes da família Bolsonaro desde os anos 1990. “Era um esquema único em que o pai botou os filhos na política para enriquecer e criar tanto um poder político quanto um poder financeiro”, afirmou.
A investigação, que começou com o relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), sobre Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, revelou uma estrutura mais ampla. Segundo Juliana, ao menos 286 funcionários passaram pelos gabinetes da família ao longo de 30 anos. “A ex-cunhada dele, a Andréa Siqueira Valle […] ficou 20 anos como funcionária fantasma entre o gabinete do Bolsonaro, do Flávio e do Carlos, devolvendo 80%, 90% do salário dela durante todos esses 20 anos.”
Segundo Juliana, o uso de dinheiro em espécie era uma prática constante nos esquemas envolvendo os gabinetes da família. “A família Bolsonaro tem alergia ao sistema bancário”, afirmou, em tom crítico.
Uma das entidades investigadas pela Polícia Federal (PF) por envolvimento no bilionário esquema de fraude nos descontos sobre aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contratou o escritório do filho do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, quatro meses antes da operação deflagrada na última quarta-feira (23). A notícia é do Portal Metrópoles.
Em 2 de dezembro de 2024, o Centro de Estudos dos Benefícios dos Aposentados e Pensionistas (Cebap) acertou a contratação do escritório do advogado Enrique Lewandowski e de outras duas bancas de advocacia com o objetivo de “representar institucionalmente a associação” junto a vários órgãos federais “de forma a assegurar a manutenção do ACT (Acordo de Cooperação Técnica)”, que é o convênio com o INSS que permite os descontos de mensalidade associativa de aposentados e pensionistas.
Entre os órgãos listados no contrato, está a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), pasta vinculada ao ministério comandado por Lewandowski, assim como a própria Polícia Federal. A Senacon tem como principal objetivo proteger os direitos dos consumidores e a prerrogativa de aplicar multas milionárias a entidades que cometem infrações ao Código de Defesa do Consumidor.
Além do órgão vinculado ao Ministério da Justiça, são citados no contrato atuação junto ao próprio INSS, à Controladoria-Geral da União (CGU) e ao Tribunal de Contas da União (TCU), órgãos que começaram a investigar fraudes nos descontos a partir de dezembro de 2023, quando o Metrópoles publicou as primeiras reportagens revelando o esquema dos descontos indevidos.
As seis dezenas do concurso 2.857 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.
O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.
O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 8 milhões.
O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 8 milhões.
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta segunda-feira (28) referendar a decisão do ministro Alexandre de Moraes e manter a prisão do ex-presidente Fernando Collor.
A notícia é da CNN Brasil. O placar final foi de 6×4. Votaram para acompanhar a decisão de Moraes: Flávio Dino, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Dias Toffoli.
Os ministros André Mendonça, Luiz Fux, Nunes Marques e Gilmar Mendes divergiram e votaram para revogar a prisão.
Os quatro ministros divergentes consideraram que o recurso apresentado pela defesa de Collor tem base no Regimento Interno do STF e deveriam ser acatados.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva só deve demitir o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, se houver provas contra ele no caso das fraudes do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
A notícia é do R7. Segundo apurado pelo R7 e pela RECORD, o petista, por enquanto, não deve dispensar Lupi, que está no governo desde o início do mandato. Apesar de avaliarem que o ministro não está ameaçado, as fontes admitem que ele tem sido atingido pelo assunto. “Obviamente ele terá um caminho duro nos próximos dias”, destacou um interlocutor.
Apesar do desgaste e da “pancadaria”, como relatou uma fonte, Lupi não é oficialmente investigado pela operação da Polícia Federal e da CGU (Controladoria-Geral da União) da última terça-feira (22).
Lupi reconheceu, nessa segunda (28), que houve demora do INSS para investigar o esquema de desvio em benefícios de aposentados e pensionistas. Em reunião do Conselho Nacional de Previdência Social, ele argumentou que os processos internos do órgão são demorados porque o instituto não é “um botequim de esquina”.
O cardeal italiano Angelo Becciu, condenado por fraude financeira no Vaticano, comunicou nesta terça-feira (29) que não vai participar do conclave para “obedecer à vontade do papa Francisco”.
Becciu tem participado das Congregações Gerais, reuniões de cardeais que são feitas quase diariamente no período de Sede Vacante para fazer a gestão cotidiana do Vaticano, mas, segundo duas fontes contactadas pela Lusa, teriam sido mostradas a ele cartas assinadas por Francisco dizendo que não o queria no conclave.
“Tendo em mente o bem da Igreja, que servi e continuarei a servir com fidelidade e amor, bem como contribuir para a comunhão e a serenidade do conclave, decidi obedecer, como sempre fiz, à vontade do papa Francisco de não entrar no conclave, mantendo-me convencido da minha inocência”, afirmou, em comunicado, o cardeal, de 76 anos.
“Tendo em mente o bem da Igreja, que servi e continuarei a servir com fidelidade e amor, bem como contribuir para a comunhão e a serenidade do conclave, decidi obedecer, como sempre fiz, à vontade do papa Francisco de não entrar no conclave, mantendo-me convencido da minha inocência”, afirmou, em comunicado, o cardeal, de 76 anos.
O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) convocou apoiadores para uma manifestação, em Brasília, pela anistia dos condenados pelos atos de 8 de Janeiro de 2023.
O evento está programado para as 16h do dia 7 de maio, quarta-feira da semana que vem, e será coordenado pelo pastor Silas Malafaia. “Essa manifestação tem liderança, e nenhuma lata de lixo será virada”, afirmou Malafaia ao Metrópoles. A concentração será na Torre de TV.
Bolsonaro aparece em vídeo gravado no qual anuncia a manifestação na capital do país. Embora o ex-presidente seja o cabeça do evento, ele não deve comparecer presencialmente, porque ainda está em recuperação, no hospital, após cirurgia no intestino. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro estará presente no ato.
O movimento pela anistia do 8/1 será transmitido ao vivo nas redes de Malafaia. Outras lideranças evangélicas, como os pastores Robson Rodovalho, da Sara Nossa Terra, e Abner Ferreira, da Assembleia de Deus de Madureira, devem participar da manifestação em Brasília.