Se aproxima a data do julgamento do policial militar Pedro Inácio Araújo de Maria, acusado de estuprar e assassinar a universitária Zaira Dantas Silveira Cruz durante o carnaval de 2019, em Caicó. O júri popular está marcado para acontecer no dia 2 de junho de 2025, às 8h30, no Fórum Miguel Seabra Fagundes, em Natal.
O julgamento ocorrerá a portas fechadas, por determinação judicial, devido ao segredo de justiça que envolve o processo. A medida busca preservar a intimidade da vítima e evitar a exposição de imagens sensíveis que serão apresentadas durante o júri.
A sessão de júri será na capital potiguar porque a defesa do réu solicitou o desaforamento do processo, alegando que a grande repercussão do caso na região do Seridó poderia comprometer a imparcialidade dos jurados. O pedido foi acatado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.
A defesa do réu sustenta que Zaira teria morrido por causas naturais e nega as acusações de homicídio. Já o Ministério Público sustenta que Pedro Inácio cometeu homicídio triplamente qualificado, com agravantes de feminicídio, motivo torpe e meio cruel, além de estupro.
A família e os amigos de Zaira aguardam com expectativa o desfecho do julgamento e esperam que a Justiça seja feita após mais de seis anos de espera. O caso continua mobilizando a opinião pública e é um dos mais emblemáticos crimes ocorridos no interior do Rio Grande do Norte nos últimos anos.
Relembre
Zaira Cruz, natural de Currais Novos e com 22 anos na época, foi encontrada morta no banco do passageiro do carro de Pedro Inácio, na madrugada do dia 2 de março de 2019. As investigações concluíram que a jovem foi vítima de estupro e morta por asfixia mecânica.