Categorias
Pesquisar
FCST
Poll workers verify voter information during the election process in Lisbon, Portugal, on May 18, 2025. Reuters/Luis Boza/NurPhoto/Proibida reprodução
© Reuters/Luis Boza/NurPhoto/Proibida reprodução

Os portugueses vão às urnas neste domingo (18)  no último dia das eleições legislativa. É a segunda vez que os eleitores são chamados às urnas desde março de 2024 e são as terceiras eleições em três anos, desde 2022.

Segundo a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) de Portugal, podem votar para as eleições legislativas antecipadas de hoje 10,8 milhões de eleitores.

No total, serão eleitos 230 deputados, em 22 círculos eleitorais – 18 dos quais em Portugal continental e os restantes nos Açores, na Madeira, na Europa e Fora da Europa.

Concorrem a estas eleições 21 forças políticas, mais três do que nas eleições de março do ano passado.

O Partido Liberal Social (PLS) é o único partido estreante neste ato eleitoral, juntando-se a AD (PSD/CDS-PP), PS, Chega, IL, BE, CDU (PCP/PEV), Livre, PAN, ADN, RIR, JPP, PCTP/MRPP, Nova Direita, Volt Portugal, Ergue-te, Nós, Cidadãos!, PPM e, com listas apenas numa ou nas duas regiões autónomas, MPT, PTP e PSD/CDS/PPM.

Em março, o parlamento de Portugal rejeitou uma moção de confiança no governo minoritário de centro-direita, provocando seu colapso após apenas 11 meses, o que levou à eleição antecipada deste domingo – a terceira do país em pouco mais de três anos.

Por 142 votos a 88, com zero abstenções, os parlamentares votaram contra a moção apresentada pelo primeiro-ministro Luis Montenegro, depois que a oposição questionou sua integridade em relação aos negócios de uma empresa de consultoria que ele fundou e que agora é administrada por seus filhos.

* É proibida a reprodução deste conteúdo.

Agência Brasil

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube