Dia: 16/08/2025

BANNER A - ARLEIDE ÓTICA
Jose Arimateia na 2ª fase do Circuito Nacional Loterias Caixa de Halterofilismo 2025
© Alessandra Cabral/CPB/Direitos Reserados
Jose Arimateia na 2ª fase do Circuito Nacional Loterias Caixa de Halterofilismo 2025
© Alessandra Cabral/CPB/Direitos Reserados

Um dia após subir seis vezes ao pódio, o Brasil assegurou mais nove medalhas – três delas de ouro – no segundo dia da etapa da Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico, em Santiago (Chile), que serve de preparação para o Mundial da modalidade no Cairo (Egito), de 11 a 18 de outubro. O primeiro a vencer neste sábado (16) foi o pernambucano José Arimateia (categoria até 97 quilos) que levantou 211 kg na última tentativa. A prata e o bronze ficaram com os chilenos Frank Filio e Nicolas Carrillo, respectivamente. A competição em Santiago termina neste domingo (17).

Na categoria até 107 kg, quem brilhou foi o mineiro Jean Pereira (até 107 kg), que conquistou o ouro ao erguer 213 kg logo na primeira tentativa. Também teve prata na disputa masculina, com o carioca Gustavo Amaral levantando 241 kg na segunda tentativa

Na competição feminina da categoria acima dos 86 kg, teve dose dupla verde e amarela, com ouro da baiana Edilândia Araújo (categoria acima dos 86 kg) que ergueu 136 kg e bronze da potiguar Alane Dantas, com 117 kg levantados. A halterofilista Maka Kvinchia, da Geórgia, levou a prata.

As brasileiras emplacaram outras dobradinhas: na categoria até 61 kg, a paraense Naira Gomes levou a prata e Laira Silva o bronze. A vencedora foi a chilena Camila Campos. Já na disputa dos 86 kg, a brasiliense Gabrielle Diniz conquistou a prata ao levantar 115 kg e a baiana Valéria Alves dos Santos o bronze, com 100 kg erguidos. O ouro ficou com anfitriã Marion Guajardo (125 kg).

Leia mais

BANNER DZEZÃO MOTORS
Barata será julgado na comarca de Mossoró
Barata será julgado na comarca de Mossoró
Barata será julgado na comarca de Mossoró

O réu Adair José Alves, conhecido como “Barata”, vai a júri popular na próxima terça-feira, 19 de agosto, às 9h, no Fórum de Mossoró. Ele é acusado de assassinar o empresário caicoense Henrique José Torres Lopes, crime ocorrido em 12 de janeiro de 2019, na comunidade Barra de Santana, em Jucurutu.

O processo foi desaforado da comarca de Jucurutu para Mossoró, após pedido da defesa, que alegou suspeição. Os advogados Sérgio Magalhães e Anesiano Ramos, vão auxiliar o Ministério Público na acusação, representando os interesses da família de Henrique Lopes.

Segundo as investigações, a vítima foi alvo de diversos disparos de arma de fogo quando chegava à comunidade. Testemunhas relataram que o próprio acusado confessou o crime ainda no local. O caso chocou o Seridó e ganhou grande repercussão em todo o Rio Grande do Norte.

Barata foi preso em 2023, em Cuiabá/MT, usando documentos falsos. Desde então, permanece custodiado no sistema prisional potiguar, aguardando julgamento.

Leia mais

FACULDADE SANTA TERESINHA
Valdemar Costa Neto e Michelle Bolsonaro
Valdemar Costa Neto e Michelle Bolsonaro

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, esteve em Natal neste sábado (16) para participar do seminário da Região Metropolitana do projeto Rota 22, realizado na zona Sul da capital potiguar. Durante seu discurso, Valdemar projetou um crescimento expressivo da legenda nas eleições de 2026 e defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro, que atualmente cumpre prisão domiciliar.

Valdemar afirmou que o PL deve alcançar resultados históricos nas próximas eleições gerais. Segundo ele, a expectativa é conquistar maioria na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e, também, a Presidência da República.

“Nós vamos fazer maioria na Câmara, vamos fazer maioria no Senado Federal, Rogério, e vamos fazer o Presidente da República. Não tenho dúvida disso, temos tudo para isso”, declarou, em referência ao senador potiguar Rogério Marinho (PL-RN), líder da legenda no Estado.

O dirigente destacou ainda a possibilidade de crescimento da bancada parlamentar durante a próxima janela partidária, prevista para março de 2026. Ele disse acreditar que deputados e senadores devem migrar para o PL, ampliando a força política da sigla.

Leia mais

BANNER A - ARLEIDE ÓTICA
Michelle Bolsonaro no Rota 22 em Natal | Foto: Divulgação/PLRN
Michelle Bolsonaro no Rota 22 em Natal | Foto: Divulgação/PLRN

Em Natal para o evento do PL Mulher, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro fez duras críticas a gestão petista. Michelle lembrou a fala do presidente Lula que Deus deixou o Nordeste sem água para ele levar. Veja no vídeo acima.

Além disso, afirmou que votar duas, três vezes no PT é “burrice”. “Precisam se livrar dessa burrice”, afirmou Michelle Bolsonaro. 

“Um homem que corta o BPC, um homem que tira comida do prato, um homem que por maldade para o fornecimento de água para depois dizer: Deus é tão bom que deixou o povo do Nordeste sem água para me trazer como salvador para trazer água para o povo”, declarou Michelle. “Mentiroso, cachaceiro, pinguço, irresponsável. É isso que ele [Lula] é”. 

A ex-primeira-dama ainda comentou sobre a atual situação de Jair Bolsonaro. O ex-presidente está em prisão domiciliar, e será julgado no próximo mês por tentativa de golpe de Estado em 2022.

Leia mais

FACULDADE SANTA TERESINHA
São Paulo se classifica às semifinais do Brasileiro Feminino ao derrotar a Ferroviária nas penalidades, por 4 a 2, no Morumbis, em 16/08/2025
© Miguel Schincariol/São Paulo FC/Direitos Reservados
São Paulo se classifica às semifinais do Brasileiro Feminino ao derrotar a Ferroviária nas penalidades, por 4 a 2, no Morumbis, em 16/08/2025
© Miguel Schincariol/São Paulo FC/Direitos Reservados

O time feminino do São Paulo avançou na noite deste sábado (16) às semifinais da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro após eliminar a Ferroviária nas penalidades (4 a 2) no Estádio do Morumbis, na capital paulista. A goleira tricolor Carlinha defendeu a cobrança de Mariana Santos e Andressa desperdiçou o pênalti chutando a bola na trave. A vaga foi definida nas penalidades após empate em 1 a 1 nos 90 minutos. Mylena Carioca abriu o placar para as Guerreiras Grenás (apelido da Ferroviária) e Giovanna Crivelari empatou no início da etapa final. Neste domingo (17), às 10h30 (horário de Brasília), a TV Brasil transmite ao vivo outro duelo das quartas: Palmeiras x Flamengo.

Em busca do título inédito na competição, as Soberanas – como é conhecido o time feminino do São Paulo – enfrentarão o Corinthians em busca de uma vaga na final. O duelo reeditará a final do Brasileirão no ano passado, quando as Brabas corintiana levar a melhor em campo, conquistando o hexacampeonato brasileiro. Na noite de sexta (15), o Corinthians assegurarou a primeira vaga nas semifinais ao derrotar o Bahia por 4 a 1 (placar agregado).

— São Paulo Feminino (@SaoPauloFC_Fem) August 16, 2025

Jogando em casa, o São Paulo foi mais ofensivo nos primeiros minutos da partida, bom boas jogadas pela esquerda com Bia Menezes. Mas durou pouco: com marcação encaixada, a Ferroviária passou a ditar o ritmo, e abriu o placar aos 20 minutos, após Júlia Beatriz arrancar com a bola pela esquerda e rolar para Mylena carioca chutar para o fundo da rede. Com mais posse de bola, as Guerreiras Grenás quase ampliaram aos 39 minutos, com um belo gol de cobertura de Nat Vendito. A goleira Carlinha se esticou para defender, mas a bola explodiu no travessão.

Leia mais

BANNER DZEZÃO MOTORS
Michelle Bolsonaro no Rota 22 em Natal | Foto: Divulgação/PLRN
Michelle Bolsonaro no Rota 22 em Natal | Foto: Divulgação/PLRN

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro chamou o presidente Lula de “pinguço” e “cachaceiro” durante discurso neste sábado (16) em Natal. Veja o vídeo acima.

Michelle criticou o governo petista e o classificou como “uma união de criminosos, de corruptos, para destruir a nossa nação”. Ela citou medidas como a limitação do Benefício de Prestação Continuada (BPC): 

“Um homem que corta um BPC, um homem que tira comida do prato, um homem que por maldade para o fornecimento de água para depois dizer: Deus é tão bom que deixou o povo do Nordeste sem água para me trazer como salvador para trazer água para o povo. Mentiroso, cachaceiro, pinguço, irresponsável. É isso que ele é.”

O evento deste sábado marcou o encerramento de um seminário do PL e reuniu lideranças da sigla, como o presidente nacional Valdemar Costa Neto e o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN).

Leia mais

BANNER DZEZÃO MOTORS
IMG_0300.jpeg
IMG_0300.jpeg

O Rio Grande do Norte se destaca nacionalmente no uso de inteligência artificial (IA) por empresas, segundo a sétima edição do Relatório de Tendências da Great Place to Work (GPTW). O levantamento aponta que 73% das empresas potiguares já aplicam a tecnologia em atividades rotineiras, acima da média nacional de 50%. No Brasil, 24% estão em fase de aprendizado e 17% ainda não utilizam IA. Com informações da Tribuna do Norte.

Empresas locais como a Escaping Natal e a Hais Tech mostram como a tecnologia é aplicada na prática. Na Escaping Natal, especializada em jogos de fuga, a IA ajudou a reduzir em 30% o número de no-shows e aumentou em 10% as vendas, além de otimizar reservas e atendimento. Já a Hais Tech usa IA na saúde, coletando dados de pacientes internados e auxiliando no desenvolvimento de soluções tecnológicas.

Segundo especialistas, o avanço do RN se deve a décadas de capacitação, com destaque para a UFRN e o Instituto Metrópole Digital (IMD). Quase 90% dos projetos do IMD com empresas privadas e públicas envolvem inteligência artificial, o que explica a liderança estadual.

A tecnologia é aplicada em setores variados, como marketing digital, gestão financeira, automação de processos, indústria e energia renovável, ajudando a melhorar eficiência, prever falhas e personalizar atendimentos. Apesar disso, 44% das empresas ainda não perceberam substituição da mão de obra humana pela IA.

Leia mais

Rogério Marinho, Valdemar Costa Neto e Coronel Hélio no Rota 22 em Natal-RN | Foto: Reprodução/Instagram
Rogério Marinho, Valdemar Costa Neto e Coronel Hélio no Rota 22 em Natal-RN | Foto: Reprodução/Instagram

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, confirmou a pré-candidatura do Coronel Hélio Oliveira ao Senado pelo Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito ao lado do senador Rogério Marinho, neste sábado (16), em Natal, após o encerramento do seminário Rota 22.

Com a declaração pública de Valdemar, o nome do militar passa a ser oficialmente apresentado pela direção nacional do partido como representante do PL na disputa pelo Senado em 2026.

Durante o evento, Valdemar destacou que o senador Rogério Marinho tem sido “uma voz firme em defesa do PL e dos valores do presidente Jair Bolsonaro”. Sobre o Rota 22, ele afirmou que o projeto percorre o Brasil apresentando o legado do ex-presidente e seguirá sendo expandido por outras regiões do país.

Veja a publicação:

Leia mais

BANNER DZEZÃO MOTORS
IMG_0294.jpeg
IMG_0294.jpeg

Com a crescente presença de escorpiões em residências do Rio Grande do Norte, moradores buscam alternativas seguras e naturais para prevenir acidentes. Além de medidas de higiene e de vedação de frestas, algumas plantas podem atuar como repelentes naturais desses animais.

Entre as espécies mais indicadas estão:

• Arruda (Ruta graveolens): Tradicionalmente conhecida pelo efeito repelente, a arruda possui aroma intenso que escorpiões evitam. Pode ser cultivada em vasos próximos a portas, janelas e áreas externas.

• Alecrim (Rosmarinus officinalis): Além de aromática, o alecrim ajuda a afastar escorpiões e outros insetos. É ideal para jardins ou vasos próximos às entradas da casa.

Leia mais

FACULDADE SANTA TERESINHA
Brasília (DF), 26/03/2025  - Ex-presidente Jair Bolsonaro durante declaração a imprensa após virar Réu no STF. Foto: Lula Marques/Agência Brasil
© Lula Marques/Agência Brasil
Brasília (DF), 26/03/2025  - Ex-presidente Jair Bolsonaro durante declaração a imprensa após virar Réu no STF. Foto: Lula Marques/Agência Brasil
© Lula Marques/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro fez, neste sábado (16), em Brasília, novos exames clínicos – os primeiros desde que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou sua prisão domiciliar.

Segundo boletim médico divulgado pelo hospital DF Star, os testes laboratoriais e de imagem realizados para investigar recentes episódios de febre, tosse e refluxo constataram resquícios de inflamações no sistema digestivo (esôfago e da mucosa que reveste o estômago) e nos pulmões.

“Os exames evidenciaram imagem residual de duas infecções pulmonares recentes, possivelmente relacionadas a episódios de broncoaspiração”, afirmam os quatro profissionais que assinam o boletim divulgado esta tarde.

“Já a endoscopia mostrou persistência da esofagite e da gastrite, agora menos intensa, porém, com a necessidade de tratamento medicamentoso contínuo”, acrescenta a equipe médica, prescrevendo que Bolsonaro deve seguir tratando o quadro de refluxo, controlando a hipertensão arterial e observando as medidas preventivas de broncoaspiração.

Leia mais

BANNER CAICÓ VEÍCULOS
Rogério Marinho no Rota 22 em natal | Foto: Divulgação/PLRN
Rogério Marinho no Rota 22 em natal | Foto: Divulgação/PLRN

O senador Rogério Marinho (PL-RN), pré-candidato ao governo do Rio Grande do Norte, fez duras críticas à administração da governadora Fátima Bezerra (PT) neste sábado (16), durante o seminário que marcou o encerramento do projeto Rota 22, realizado na zona Sul de Natal.

Em seu discurso, Marinho afirmou que o Rio Grande do Norte enfrenta um cenário de “desgoverno”, citando problemas em áreas como educação, saúde, infraestrutura e gestão fiscal. “Fazer a crítica diante do descalabro, do desgoverno, da forma atabalhoada com que a gestão pública do estado do Rio Grande do Norte vem sendo conduzida é muito fácil. Qualquer cidadão sabe disso. Como estão as nossas estradas, como estão os nossos hospitais regionais, o tamanho da fila para cirurgias eletivas e o descaso com a educação pública”, disse.

O parlamentar criticou o desempenho do Estado nos indicadores de alfabetização e aprendizado, destacando que, apesar de ser governado por uma professora há quase sete anos, o RN ocupa as últimas posições do país.  “As crianças não conseguem fazer as quatro operações matemáticas, não sabem ler, não sabem escrever. Estão em estágio de analfabetismo ou analfabetismo funcional. Isso significa que, quando forem adultos, não conseguirão se integrar de forma produtiva na sociedade. Não é esse o Rio Grande do Norte que nós queremos”, declarou.

O Seminário Rota 22 da Região Metropolitana de Natal, projeto do Partido Liberal (PL), em parceria com o Instituto Álvaro Valle, ocorreu no Olimpo Recepções. Rogério Marinho ressaltou os péssimos indicadores do Rio Grande do Norte. “Isto não é narrativa. São dados do Centro de Liderançaa Pública (CLP). O RN é último lugar em solvência fsical, último em desenvolvimento sustentável, último no esino médio, é o que menos investe orçamentariamente. Nós estamos nas mãos de irresponsáveis. Este é o retrato do Rio Grande do Norte”, disse Rogério Marinho.

Leia mais

BANNER A - ARLEIDE ÓTICA
Brasilia (DF), 12/08/2025 - Hytalo Santos é influenciador e Ministério Público (MPPB) investiga denúncia anterior a fala de Felca contra ele. Foto: hytalosantos/Instagram
© hytalosantos/Instagram
Brasilia (DF), 12/08/2025 - Hytalo Santos é influenciador e Ministério Público (MPPB) investiga denúncia anterior a fala de Felca contra ele. Foto: hytalosantos/Instagram
© hytalosantos/Instagram

O influenciador Hytalo Santos e seu marido Israel Natã Vicente foram ouvidos em audiência de custódia neste sábado (16). De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo, a audiência foi realizada em formato virtual para verificar se alguma ilegalidade foi cometida no ato da prisão.

Diante da ausência de violações de direitos dos detidos, a prisão preventiva foi mantida. Os advogados de defesa entraram com pedido de habeas corpus.

Hytalo e o marido estão presos desde sexta-feira (15) e são investigados pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) por exploração e exposição de menores de idade em conteúdos produzidos para as redes sociais. Ainda há suspeita de abuso sexual e tráfico humano.

O caso ganhou repercussão após denúncias do youtuber Felca sobre adultização de crianças e adolescentes.

Leia mais

BANNER DZEZÃO MOTORS
Michelle Bolsonaro no Rota 22 em Natal | Foto: Divulgação/PLRN
Michelle Bolsonaro no Rota 22 em Natal | Foto: Divulgação/PLRN

A ex-primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, presidente do PL Mulher Nacional, criticou a diplomacia brasileira que não negociou com os EUA e não conseguiu reverter o tarifaço americano. “Não se pode ter uma diplomacia nanica. Foi oferecer jabuticaba e nós estamos recebendo abacaxis.”, comentou  Michelle Bolsonaro, salientando que sanção vem para países ditadores. Vem para quem tem desgoverno. “Nós não somos uma ditadura, ainda, porque gente de bem tem levantado sua voz e que não quer se submeter a esse desgoverno”, acrescentou ao participar do Seminário Rota 22 da Região Metropolitana de Natal, projeto do Partido Liberal (PL), em parceria com o Instituto Álvaro Valle, realizado na manhã deste sábado (16), no Olimpo Recepções.

Ao falar sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro, Michelle relatou que o marido gostaria de estar em Natal. “Mas está em prisão domiciliar, injustamente. Bolsonaro foi um divisor de águas a partir do movimento da direita. Que veio para resgatar o patriotismo, o amor à bandeira e o amor à pátria. Bolsonaro levantou a voz e hoje é perseguido e nós não vamos nos submeter a essa ditadura judicial. E, dias melhores virão. 2026 tá logo alí. Ou a gente reage ou seremos engolidos. Vamos reagir e para presidente tem nome e sobrenome: Jair Messias Bolsonaro. Ele vai voltar. Deus conhece o coração daquele homem. Nós contamos com vocês no dia 7 de setembro. Não vamos desistir do nosso Brasil. Que Deus abençoe o Rio Grande do Norte e tenha misericórdia do nosso Brasil.”, convocou.

Durante o discurso, Michelle Bolsonaro fez um comparativo. “O lado do mal parece ser mais forte por serem barulhentos mas nós temos que resistir para não deixar que nossa sociedade seja destruída Em nome dos nossos filhos e dos nossos netos temos que deixar um legado de combate a essa perseguição do mal. Hoje temos uma inversão de valores e temos que nos posicionar. Hoje temos como enxergar o outro lado. Ninguém sabia o nome de ministros do STF e nem o que faziam. Hoje o cidadão de bem entende sobre política. Eu sou uma dona de casa e hoje debato sobre política. Porque não quero e não vou aceitar a destruição de nossos valores. Somos um país conservador e vamos continuar lutando”

E a ex-primeira dama fez uma convocação: “Continuem com esperança. Não está sendo fácil ver um líder como Bolsonaro silenciado. Ele foi retirado da tomada. Mas temos que ter o combustível para poder continuar. Precisamos de Natal reagindo como multiplicadores do bem. Sem briga , sem agressividade. Vamos dar o troco nas urnas em 2026.”.

Leia mais

São Luís (MA), 11/08/2025 – Exposição Cosmologia Colérica, do artista maranhense Thiago Martins de Melo, no Convento das Mercês. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil
São Luís (MA), 11/08/2025 – Exposição Cosmologia Colérica, do artista maranhense Thiago Martins de Melo, no Convento das Mercês. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Um dos nomes em ascensão da nova leva de artistas visuais brasileiros, prestes a completar 44 anos, o maranhense Thiago Martins de Melo inaugurou esta semana, em São Luís, sua primeira exposição individual.

A coletânea – batizada de Cosmogonia Colérica -, reúne 21 obras produzidas entre 2013 e 2025. Ela ocupa salas do Convento das Mercês e do Espaço Cultural Chão SLZ, que ficam no Centro Histórico de São Luís.  

Com curadoria de Germano Dushá – um dos curadores do último Panorama da Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo —, a exposição abriga uma multiplicidade de linguagens, incluindo pinturas de grandes dimensões, esculturas, gravuras, vídeos experimentais e instalações realizadas por Thiago, transitando entre técnicas expressionistas e realistas.

Germano aponta alguns aspectos considerados no processo de escolha das peças da mostra que materializam a identidade do artista. Ele diz que “a ideia foi não, exatamente, criar uma exposição cronológica, mas, sim, que pudesse pegar um nervo, pudesse sintetizar os principais eixos espirituais, políticos e estéticos da trajetória de Thiago. Eu acho que o núcleo da obra é exatamente essa profusão de linguagens, formas e temas. E esse título – Cosmogonia Colérica – fala muito sobre criações, criação do mundo e sobre gênese, mas sempre com muita força, muita energia e carga, argumenta.

Leia mais

BANNER CAICÓ VEÍCULOS
Brasília (DF), 15/10/2024 - O vice-presidente Geraldo Alckmin durante a reunião plenária do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (GECEIS). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília (DF), 15/10/2024 - O vice-presidente Geraldo Alckmin durante a reunião plenária do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (GECEIS). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou, neste sábado (16), em Brasília, que as medidas de apoio às empresas afetadas pelas taxas que os Estados Unidos impuseram aos produtos brasileiros não causarão impacto fiscal negativo, pois, a rigor, não configuram um novo gasto para a União.

“O que estamos fazendo é antecipando algo que vai ser devolvido; recursos que não pertencem ao governo”, declarou Alckmin ao visitar uma concessionária de automóveis de Brasília para checar como estão as vendas de veículos contemplados pelo programa federal Carro Sustentável, que reduz alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de modelos que atendam requisitos de sustentabilidade.  O programa foi lançado em 10 de julho deste ano.

“Nem o Drawback, nem o Reintegra, deveriam ter qualquer questão fiscal, porque o dinheiro não é do governo, que está apenas devolvendo mais rápido para aqueles que foram atingidos pelo tarifaço [dos Estados Unidos] e tiveram suas exportações frustradas”, acrescentou o vice-presidente, referindo-se a dois dos mecanismos previstos na medida provisória (MP) que o governo federal encaminhou ao Congresso Nacional na última quarta-feira (13).

Chamada de Plano Brasil Soberano, a MP reúne medidas de apoio estatal às empresas exportadoras e de proteção aos trabalhadores dos setores afetados, liberando cerca de R$ 30 bilhões para compensar eventuais prejuízos aos exportadores brasileiros.

Leia mais

BANNER DZEZÃO MOTORS
Brasília (DF), 15/10/2024 - O vice-presidente Geraldo Alckmin durante a reunião plenária do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (GECEIS). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília (DF), 15/10/2024 - O vice-presidente Geraldo Alckmin durante a reunião plenária do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (GECEIS). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou, neste sábado (16), em Brasília, que as medidas de apoio às empresas afetadas pelas taxas que os Estados Unidos impuseram aos produtos brasileiros não causarão impacto fiscal negativo, pois, a rigor, não configuram um novo gasto para a União.

“O que estamos fazendo é antecipando algo que vai ser devolvido; recursos que não pertencem ao governo”, declarou Alckmin ao visitar uma concessionária de automóveis de Brasília para checar como estão as vendas de veículos contemplados pelo programa federal Carro Sustentável, que reduz alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de modelos que atendam requisitos de sustentabilidade.  O programa foi lançado em 10 de julho deste ano.

“Nem o Drawback, nem o Reintegra, deveriam ter qualquer questão fiscal, porque o dinheiro não é do governo, que está apenas devolvendo mais rápido para aqueles que foram atingidos pelo tarifaço [dos Estados Unidos] e tiveram suas exportações frustradas”, acrescentou o vice-presidente, referindo-se a dois dos mecanismos previstos na medida provisória (MP) que o governo federal encaminhou ao Congresso Nacional na última quarta-feira (13).

Chamada de Plano Brasil Soberano, a MP reúne medidas de apoio estatal às empresas exportadoras e de proteção aos trabalhadores dos setores afetados, liberando cerca de R$ 30 bilhões para compensar eventuais prejuízos aos exportadores brasileiros.

Leia mais

FACULDADE SANTA TERESINHA
Brasília (DF), 16/08/2025 - 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária.
Arte Conaes/Divulgação
© Arte Conaes/Divulgação
Brasília (DF), 16/08/2025 - 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária.
Arte Conaes/Divulgação
© Arte Conaes/Divulgação

A 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (Conaes) terminou neste sábado (16), no Centro de Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), em Luziânia (GO), com a aprovação de 80 propostas de políticas públicas que serão entregues ao governo federal. O setor envolve iniciativas que adotam um modelo de autogestão baseado no cooperativismo, na solidariedade e no comércio justo.

O encontro foi aberto na quarta-feira (13) e marcou a retomada da iniciativa de participação social interrompida desde 2014, quando foi elaborado o 1º Plano Nacional de Economia Popular e Solidária.

Segundo o secretário nacional de Participação Social, Renato Simões, além de promover uma atualização do Plano Nacional de Economia Popular e Solidária, a retomada do Conaes faz parte da Estratégia Nacional de Participação Social, que, desde 2023, já restabeleceu 100 conselhos nacionais e retomou 28 conferências realizadas no país com o objetivo de ouvir a população. “Foi um processo muito rico de reconstrução dessa participação desde a base até o plano nacional, na reconstrução das políticas públicas”, afirmou durante o encerramento do encontro.

O 4º Conaes sintetizou os debates e as sugestões apresentadas nas etapas preparatórias, quando foram realizadas 185 conferências locais, 27 estaduais e 14 temáticas e envolveram a participação de 6 mil pessoas de 1.584 municípios.

Leia mais

BANNER A - ARLEIDE ÓTICA
São Paulo - 04/07/2025 - TV Brasil exibe o confronto Cruzeiro (BRA) x Banfield (ARG) pela competição amistosa Vitória Cup. Foto Tânia Rêgo/ Agência Brasil
© Tânia Rêgo/ Agência Brasil
São Paulo - 04/07/2025 - TV Brasil exibe o confronto Cruzeiro (BRA) x Banfield (ARG) pela competição amistosa Vitória Cup. Foto Tânia Rêgo/ Agência Brasil
© Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Dois confrontos válidos pela 20a rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol serão transmitidos pela Rádio Nacional neste fim de semana. Os duelos Fluminense x Fortaleza e Internacional x Flamengo ganham cobertura ao vivo da emissora pública no sábado (16) e domingo (17), respectivamente.

As transmissões entram no ar para parte da rede em AM e OC, além da FM no Rio de Janeiro e no Alto Solimões. A Nacional FM nas demais praças segue com o conteúdo musical. O ouvinte pode ficar ligado nas produções preferidas pelo dial, no aplicativo (app) Rádios EBC e no site da emissora. Os áudios ainda estão disponíveis em tempo real por streaming nas duas plataformas.

A jornada esportiva na faixa Show de Bola Nacional começa meia hora antes do início das partidas. O pré-jogo traz notícias sobre as equipes, detalhes da escalação dos times e a tabela atualizada dos clubes na competição.

Neste sábado, Fluminense e Fortaleza se enfrentam às 16h no Maracanã, no Rio de Janeiro. Para esta cobertura, a Nacional escalou André Luiz Mendes na locução e Carlos Molinari nos comentários. Bruno Mendes atua na reportagem e no plantão da informação.

Leia mais

Brasília (DF) 07/08/2025 Fachada do condomínio Solar de Brasília, onde mora e cumpre prisão domiciliar o ex-presidente Jair Bolsonaro.  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Brasília (DF) 07/08/2025 Fachada do condomínio Solar de Brasília, onde mora e cumpre prisão domiciliar o ex-presidente Jair Bolsonaro.  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro deixou hoje (16), pela primeira vez, sua casa em um condomínio fechado do Lago Sul, em Brasília, desde que começou a cumprir a prisão domiciliar, no dia 4. Com autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro se deslocou até um hospital particular da capital federal a fim de realizar exames clínicos.

O ex-presidente chegou ao hospital DF Star às 9h e, até as 11h30, permanecia no local. Ao atender o pedido dos advogados de Bolsonaro e autorizar que ele saísse de casa, Moraes estabeleceu que o ex-presidente deve retornar para seu condomínio em no máximo oito horas, e apresentar, em até 48 horas, um atestado de comparecimento especificando os procedimentos realizados.

Bolsonaro deve passar por exames de sangue, urina, endoscopia, tomografia computadorizada, ultrassonografia e ecocardiograma. Segundo a defesa do ex-presidente, os exames são necessários porque, nos últimos dias, ele tem apresentado quadro de refluxo e soluços refratários.

Desde 20218, quando foi alvo de um atentado, Bolsonaro necessita de acompanhamento médico periódico devido às consequências das cirurgias a que se submeteu em virtude da facada que recebeu na região do abdômen e que provocou graves lesões nos intestinos delgado e grosso.

Leia mais

BANNER A - ARLEIDE ÓTICA
IMG_0288.jpeg
IMG_0288.jpeg

A Prefeitura do Natal publicou, nesta sexta-feira (15), no Diário Oficial do Município, a portaria que institui a Comissão Organizadora do concurso público da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). O certame será voltado para o cargo de agente de trânsito.

A medida foi anunciada pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), que ficará responsável por conduzir o processo. Entre as atribuições da Comissão está a escolha da banca organizadora, etapa essencial para o andamento do concurso, previsto para ocorrer entre o fim de 2025 e o início do primeiro semestre de 2026.

Segundo a secretária de Administração, Jodia Melo, o concurso faz parte do processo de reestruturação e ampliação do quadro funcional da STTU, com o objetivo de aprimorar o atendimento às demandas de mobilidade da cidade.

A seleção deve oferecer cerca de 120 vagas para candidatos com nível superior. Após a definição da banca, o cronograma prevê a conclusão do concurso e a convocação dos aprovados até o primeiro semestre de 2026.

Leia mais

BANNER CAICÓ VEÍCULOS
São Paulo (SP), 19/09/2024 -
TV Brasil transmite jogo decisivo entre Corinthians e São Paulo pela final do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. bola - Foto: CBF/Divulgação
© CBF/Divulgação
São Paulo (SP), 19/09/2024 -
TV Brasil transmite jogo decisivo entre Corinthians e São Paulo pela final do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. bola - Foto: CBF/Divulgação
© CBF/Divulgação

A TV Brasil transmite, neste sábado (16), jogos de volta que definirão vagas e títulos no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. As partidas prometem fortes emoções para os torcedores e fazem parte das fases decisivas das Séries A1 e A3 da competição.

Às 15h45, pela Série A1, São Paulo e Ferroviária se enfrentam no MorumBis, em São Paulo, pelo duelo de volta das quartas de final. No primeiro jogo, em Araraquara, as equipes no 0x0. Com isso, quem vencer hoje garante vaga na semifinal. Caso haja novo empate, a decisão será nos pênaltis.

Mais tarde, às 20h45, será a vez da grande final da Série A3. Atlético Piauiense e Vila Nova (GO) entram em campo, no estádio Albertão, em Teresina (PI), para definir o campeão da temporada.

No jogo de ida, em Goiânia, o Vila Nova venceu por 2 a 1 e agora joga pelo empate para conquistar o título inédito. O Atlético precisa vencer por dois gols de diferença para levantar a taça no tempo normal; se ganhar por um gol, a disputa vai para os pênaltis.

Leia mais

Banner SAÚDE GOV RN
Brasília (DF), 02/11/2024 - Movimentação do Dia de Finados no cemitério Campo da Esperança. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília (DF), 02/11/2024 - Movimentação do Dia de Finados no cemitério Campo da Esperança. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

A dor de perder um parente próximo traz prejuízos para o bolso. Abaladas pela partida do ente querido, as famílias brasileiras deixam de resgatar, em média, de R$ 10 mil a R$ 50 mil em benefícios a que a pessoa falecida tinha direito. O levantamento foi divulgado pela Planeje Bem, primeira plataforma digital brasileira dedicada ao planejamento sucessório e ao apoio pós-perda.

Segundo a diretora executiva e fundadora da Planeje Bem, Carolina Aparício, a principal causa desse prejuízo é o desconhecimento em torno de direitos financeiros e sociais em nome do falecido, classificados como “ativos invisíveis”. Somados ao luto, à burocracia e à falta de orientação financeira, as famílias se esquecem de resgatar os valores.

“É comum que as pessoas imaginem que todos os bens e direitos passem obrigatoriamente pelo inventário, mas há diversos ativos que podem ser resgatados de maneira simples, desde que se saiba onde e como procurar. Muitos desses valores são esquecidos porque não há uma orientação clara no momento do luto, que já é delicado por si só”, diz Carolina.

“É comum que as pessoas imaginem que todos os bens e direitos passem obrigatoriamente pelo inventário, mas há diversos ativos que podem ser resgatados de maneira simples, desde que se saiba onde e como procurar. Muitos desses valores são esquecidos porque não há uma orientação clara no momento do luto, que já é delicado por si só”, diz Carolina.

Leia mais

BANNER DZEZÃO MOTORS
São Paulo SP 26/08/2023 - Favela do Moinho, na região central paulistana, celebra neste sábado (26) os dez anos da derrubada do muro que cercava a comunidade. A barreira, segundo laudo do Corpo de Bombeiros emitido à época, dificultava a evacuação do local em caso de incêndio. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil
© Paulo Pinto/Agência Brasil
São Paulo SP 26/08/2023 - Favela do Moinho, na região central paulistana, celebra neste sábado (26) os dez anos da derrubada do muro que cercava a comunidade. A barreira, segundo laudo do Corpo de Bombeiros emitido à época, dificultava a evacuação do local em caso de incêndio. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil
© Paulo Pinto/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal divulgou a listagem com 453 famílias que serão contempladas pelo programa habitacional voltado para a Favela do Moinho, última área localizada no centro da cidade de São Paulo.

A comunidade está instalada há décadas em um terreno da União e sofreu uma ação de despejo promovida pelo governo do estado que foi criticada pela violência e falta de alternativas às famílias.

Após diálogo com o Palácio dos Bandeirantes foram estabelecidos acordos com as famílias, que poderão adquirir novos imóveis no valor de até R$ 250 mil, em qualquer área do estado de São Paulo. O valor será financiado pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), e por meio da CDHU/Casa Paulista, programa estadual.

Segundo a Caixa, as famílias habilitadas têm até 12 meses para apresentar a documentação e indicar a moradia de sua preferência, que se enquadre dentro das regras do programa, na modalidade de compra assistida. A instituição afirmou que novos candidatos serão habilitados e divulgados nas próximas semanas.

Leia mais

BANNER CAICÓ VEÍCULOS
IMG_0279.jpeg
IMG_0279.jpeg

O Vasco emitiu uma nota nesta sexta-feira (15), determinando a abertura de uma sindicância para investigar uma denúncia de assédio sexual feito por uma ex-funcionária do clube. No comunicado, o Gigante da Colina afirmou repudiar qualquer forma de assédio e disse estar “adotando o procedimento legal” e se prontificou a colaborar com as autoridades.

“O Club de Regatas Vasco da Gama, mantendo o seu compromisso com a transparência, informa que, ao tomar conhecimento das denúncias de assédio, o presidente Pedrinho determinou, no início do mês, a abertura imediata de uma sindicância interna para a apuração dos fatos.

O clube está adotando o procedimento legal previsto para situações como a noticiada, além de se colocar à disposição da autoridade policial para contribuir com as investigações.

O Vasco da Gama reafirma que a prática de qualquer tipo de assédio é inadmissível e não condiz com a história e os valores da instituição.

Leia mais

Banner SAÚDE GOV RN
gabriel medina, paris 2024, surfe
© William Lucas/COB/Direitos Reservados
gabriel medina, paris 2024, surfe
© William Lucas/COB/Direitos Reservados

O 7º Itacoatiara Big Wave (IBW), campeonato de ondas grandes de nível internacional, na praia de Itacoatiara, em Niterói, será realizado neste domingo (17), a partir das 7h. Ele será disputado na modalidade Tow In, na qual o atleta é rebocado até a onda por jet-ski.

Entre os atletas convidados para esta edição estão Pedro Scooby, Lucas Chumbo, Gabriel Sampaio, Michaela Fregonese e Michelle des Bouillons.

“Niterói tem vocação natural para o esporte, especialmente em modalidades ligadas ao mar e à natureza. O Itacoatiara Big Wave consolida a cidade como um dos principais palcos do surfe de ondas grandes no Brasil e no mundo. O certame movimenta a economia, atrai visitantes e reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o incentivo à prática esportiva como instrumento de inclusão e qualidade de vida”, disse o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Os atletas disputarão a competição em dupla, surfista e piloto, nas categorias Times Masculinos e Times Mulher-Homem. Na categoria masculina, os atletas se revezam entre a prancha e o jet-ski. Já na categoria Mulher-Homem, estará em jogo a performance feminina sobre as ondas enquanto caberá ao parceiro pilotar o jet-ski.

Leia mais

BANNER A - ARLEIDE ÓTICA
IMG_0286.jpeg
IMG_0286.jpeg

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou sua casa, no Condomínio Solar de Brasília, por volta das 8h30 deste sábado (16), rumo ao Hospital DF Star. Com informações do Metrópoles.

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar e sai da residência, pela primeira vez desde 4 de agosto, para realizar uma bateria de exames médicos.

Apoiadores se reúnem desde as 8h, em frente ao hospital, na espera pela chegada do ex-presidente.

Com bandeiras do Brasil e de Israel enroladas ao corpo, os apoiadores fazem orações pela saúde de Bolsonaro, que tem sofrido com graves crises de soluço.

Leia mais

Banner SAÚDE GOV RN
52b4d623-7592-4f25-ae4b-f25e18daa5aa.jpeg
52b4d623-7592-4f25-ae4b-f25e18daa5aa.jpeg

Invicto no Campeonato Potiguar de Futsal 2025, o América entra em quadra neste sábado (16) em busca da terceira vitória consecutiva na competição. Pela 3ª rodada, o adversário será o JK Futsal, da cidade de Currais Novos. A partida está marcada para as 20h30, no Ginásio do DED, no bairro Lagoa Nova, em Natal.

Líder do Grupo A e atual campeão estadual, o Alvirrubro venceu a Seleção de Macaíba por 4 a 2, no Ginásio Nélio Dias, na estreia, e superou o Itajá por 4 a 1 fora de casa, na segunda rodada. O JK Futsal ocupa atualmente a 5ª colocação, com uma vitória e uma derrota.

Para o duelo deste sábado, o América terá o retorno do pivô Higor Timóteo, que cumpriu suspensão na última partida. Em contrapartida, o técnico não poderá contar com o ala David Boneca, entregue ao departamento médico, nem com Anderson Tangará, que deixou o clube após ser negociado com uma equipe europeia.

Ingressos

Leia mais

Banner SAÚDE GOV RN
corinthians, bahia, futebol feminino
© Rebeca Reis/Staff Images Woman/CBF/Direitos Reservados
corinthians, bahia, futebol feminino
© Rebeca Reis/Staff Images Woman/CBF/Direitos Reservados

O Corinthians se tornou o primeiro time classificado para as semifinais da Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino, após derrotar o Bahia por 2 a 0, na noite desta sexta-feira (15) no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Corinthians 2 🆚 0 Bahia

— Corinthians Futebol Feminino (@SCCPFutFeminino) August 16, 2025

Corinthians 2 🆚 0 Bahia

Leia mais

Pesquisar