O Setor de Perícias de Balística Forense (SBF) do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) tem realizado um trabalho que se destaca no cenário nacional.
O SBF aparece no topo do ranking do Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) no número de ligações confirmadas. Até o momento, entre 2023 e 2024, a Central SINAB do Estado já conseguiu realizar 408 ligações. Isso significa que o Itep/RN confirmou, através de projéteis e estojos, que um mesmo armamento foi usado em mais de um crime e, em alguns casos, qual arma foi utilizada em determinado delito.
O trabalho da perícia resulta na produção de provas científicas que comprovam a relação entre crimes cometidos no Estado, fornecendo fundamento para diversas investigações e operações da Polícia Civil, especialmente em casos envolvendo facções criminosas e grupos de extermínio.
Parte integrante do Sistema Nacional de Análise Balística desde 2022, o SBF do Itep/RN recebeu do MJSP, a doação de um equipamento utilizado no SINAB, no valor de mais de R$ 3 milhões.
Portal BO