Categorias
Pesquisar
VIGGO BANNER
WhatsApp-Image-2024-08-15-at-11.34.17

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) realizou visitas técnicas a unidades básicas de saúde de Parnamirim para verificar a instalação de sistemas de atendimentos virtualizados. A iniciativa faz parte da VIII edição do projeto MPRN Perto de Você que acontece até a sexta-feira (16) na cidade com cursos, capacitações, ações de cidadania e promoção de direitos.

A 4ª promotoria de Justiça de Parnamirim havia ingressado com uma ação civil pública buscando melhorias no acolhimento dos usuários das unidades básicas de saúde da cidade. “A intenção é que a tecnologia de informação e comunicação esteja inserida nesse acolhimento, nesse caso foi usado o aplicativo de mensagem. O cidadão pode agendar sua consulta, perguntar uma dúvida, o horário de funcionamento, evitando filas˜, explicou a titular da promotoria, a promotora de Justiça Luciana Maciel.

O primeiro local visitado foi a Unidade Básica de Saúde Jardim Planalto, localizada no bairro de mesmo nome. O estabelecimento foi o primeiro do município a instituir um atendimento virtualizado à comunidade. No caso, cerca de 9 mil pessoas que residem em três regiões de saúde e são atendidas pela UBS.

Durante a visita, a equipe pode acompanhar como funciona o sistema em tempo real. Atualmente, três técnicos administrativos realizam o trabalho de agendamentos e alerta de consulta, que é feito para cada paciente na véspera do horário agendado. “A população no início estranhou porque nem todo mundo tinha um celular, ou tinha dificuldade de mexer no WhatsApp. Hoje eles vêem que a ajuda é grande, então eles usam”, explicou Junior Azevedo, médico de família e preceptor da UBS Jardim Planalto.

O segundo local visitado pela promotoria foi a Unidade Básicas de Saúde Suzete Cavalcante, localizada no bairro de Nova Parnamirim, que está em processo de instalação da iniciativa. “A intenção é que essa iniciativa seja adotada em todas as 29 unidades básicas de saúde da cidade de Parnamirim, melhorando a experiência do usuário e o funcionamento dos estabelecimentos”, registrou a promotora.

MPRN

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube