Emissão de documentos, saúde bucal, vacinação, exposições interativas, planetário e simulações de voos foram algumas das atividades propostas pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) dentro de uma grande ação social voltada para crianças e adolescentes de Parnamirim. A iniciativa aconteceu nesta quinta-feira (15), no CRAS Monte Castelo, dentro da VIII edição do projeto MPRN Perto de Você, e reuniu mais de 250 crianças e adolescentes até 17 anos.
Essa foi a primeira ação social do tipo realizada dentro do projeto para esse público e foi articulada em parceria entre a 2ª promotoria de Justiça de Parnamirim e o Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Cidadania (Caop-Cidadania). “Pensamos em apresentar para essa edição uma ação de cidadania voltada especificamente para esse grupo que é prioritário nas políticas públicas. Foi uma manhã intensa, nós atendemos mais de 250 crianças e isso superou nossas expectativas elevando o potencial de promoção de direitos”, registrou a promotora de Justiça Gerliana Araújo, titular da 2ª promotoria de Justiça de Parnamirim.
A atividade contou com emissão de RG, atualização de CPF, orientação do TRE de como se alistar e votar na urna eletrônica. Na área de saúde, o público teve acesso a vacinação e atendimento odontológico. “Trouxe meus três filhos aqui para tomar vacina e passar por essa parte da escovação de dente porque é muito importante aproveitar esses momentos para ver se está tudo em dia”, comemorou Gabriela Silva.
O evento também atendeu ao que procurava Cassia Nunes que foi com os dois filhos participar da iniciativa. “Estou muito satisfeita e foi muito gratificante poder participar desse evento que propõe tanta cidadania, com documentos, saúde e educação para nossos filhos”, registrou.Do Lar Bom Jesus, 16 crianças participaram da iniciativa buscando a emissão de documentos pessoais. “Um serviço maravilhoso com oficinas e esses serviços. As crianças descobriram acerca do serviço dos bombeiros e até voaram em um simulador. Eles gostaram demais, eu agradeço ao Ministério Público por essa ação”, registrou Edivânia Martins, a responsável pelo grupo.
O resultado da ação também foi celebrado pelo ITEP. “Foi uma ação super valorosa, onde a gente viu a necessidade das mães, a dificuldade que elas têm de se locomoverem com as suas crianças para uma central de cidadão, para ter um agendamento. Hoje o Ministério Público trouxe essa cidadania para elas, trazendo conforto, trazendo segurança e trazendo a identidade para essa criança que vai ser super valorizada, seja nos atendimentos no SUS, nos postos de saúde ou em qualquer lugar que seja necessário”, registrou Adriana Bezerra, servidora do Instituto.
O evento contou também com uma exposição interativa do Corpo de Bombeiros que levou vários equipamentos e fardamentos. O Centro Cultural Trampolim da Vitória e a Agência Espacial Brasileira também levaram exposições com direito a um simulador de voo. Já o Centro de Lançamento Barreira do Inferno montou um plenário dentro da estrutura do evento. A Força Aérea Brasileira palestrou sobre formas de ingresso nas forças armadas, mostrando para os jovens as possibilidade de atividade profissional ligadas a carreira militar.
MPRN