Cumprindo agenda em Brasília, a governadora Fátima Bezerra participou da 28ª reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, em Brasília. Durante a agenda, que reuniu secretários de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Nordeste, foi definida a data do Circuito de Feira da Agricultura Familiar. No Rio Grande do Norte, a Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária já tem data definida, entre os dias 06 e 09 de novembro, no Centro Administrativo, em Natal.
“Continuamos empenhados em fortalecer e expandir a agricultura familiar em nosso Estado. É motivo de grande alegria reafirmar a realização da 2ª Feira em nosso RN, uma vez que uma feira como essa não apenas envolve a comunidade de agricultores familiares, mas também mobiliza toda a sociedade em torno da agenda da agricultura familiar, de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável e merece toda a visibilidade que pode receber”, destacou a governadora Fátima Bezerra.
O circuito será encerrado, de 11 a 14 de dezembro, com a Feira Nordestina que acontecerá na Bahia. Alexandre Lima, secretário do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF), destacou a importância do circuito: “A Feira da Agricultura Familiar é um instrumento para fortalecer a agricultura familiar, na medida que dialoga com a sociedade e mostra o potencial que a agricultura familiar tem como produtora de alimentos e de alimentos saudáveis. A feira papel de dialogar com a sociedade e mostrar a força da agricultura familiar”, afirmou.
Durante a reunião também foram tratados temas como o Programa de Alimento Saudável (PAS) do Nordeste, desenvolvido por meio da Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF) do Consórcio Nordeste, que apoia produções orgânicas, agroecológicas e em processo de transição, além do Programa Arroz da Gente, que incentiva o plantio de arroz pelo país.
Circuito de Feiras da Agricultura Familiar no NE
Criada pela Câmara Temática do Consórcio NE, o circuito de feiras da agricultura familiar tem como objetivo principal ampliar os espaços de troca de experiências e apoiar a agricultura familiar local. O circuito tem apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e tem previsão para acontecer do início de outubro até dezembro em todos os estados do Nordeste.
Além de fomentar a agricultura familiar, de fortalecer a luta pela segurança alimentar, as feiras buscam estimular o cooperativismo solidário e o processo de comercialização das famílias agricultoras, através de rodadas de negócios para o mercado institucional e privado.