Categorias
Pesquisar
Banner B Card Seridó
EVENTO URBNOS NATAL 2 BLOG

O Encontro Nacional Metrópoles: um outro futuro é possível, que vai ocorrer nos dias 2 e 4 de setembro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), marca a celebração dos 20 anos do Núcleo Natal do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles. O encontro reúne importantes discussões sobre os desafios e perspectivas para as cidades brasileiras e conta com apoio da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern).

Durante os três dias de evento ocorrerão mesas redondas, painéis, palestras, apresentação de trabalhos e lançamento de livros. O encontro se inicia no dia 2 de setembro às 9h30 com o credenciamento dos participantes e a palestra de abertura intitulada “A Questão Urbana na Periferia do Capitalismo no Século XXI: por uma agenda de pesquisa a partir do Brasil”.

Como parte do compromisso da Fundação com o fomento à pesquisa e à inovação no estado, a Fapern tem a disposição de apoiar projetos e eventos que promovem a discussão e a elaboração de políticas públicas para a qualidade de vida nas áreas metropolitanas.

Maria do Livramento Clementino, coordenadora do Núcleo Natal, destacou a importância do evento para a reflexão sobre os resultados dos trabalhos realizados pelo Observatório nos últimos anos. “É um momento muito importante de congregar os pesquisadores e pesquisadoras dos diferentes núcleos da rede no Brasil. Momento em que nós vamos apresentar a finalização da atual agenda de pesquisa e, ao mesmo tempo, realizar discussões para a agenda de um futuro próximo a partir de 2025”, ressalta.

O evento também comemora os 20 anos do Núcleo Natal do Observatório, sediado na UFRN. “Para tanto, estamos organizando um painel que será apresentado no primeiro dia do evento. Esse é um momento muito auspicioso para nós que fazemos o Núcleo Natal, não só porque vamos ter a oportunidade de apresentar o nosso trabalho para a rede, mas, também, para os nossos parceiros institucionais, entre eles, o Governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento, e da Fundação de Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte”, conta Livramento.

A programação também inclui o lançamento do “Caderno de Propostas” elaborado pelo  Núcleo Natal  para o projeto “Observatório das Metrópoles nas Eleições: um outro futuro é possível”, publicação baseada em artigos de opinião publicados pelo núcleo no portal Saiba Mais, para informar sobre o debate eleitoral de 2024, oferecendo soluções para a crise urbana que ameaça a qualidade de vida na Região Metropolitana de Natal.

Ao todo, o evento contará com a apresentação de 109 artigos aprovados para os Simpósios Temáticos (STs), que irão ocorrer ao longo do evento. Serão abordados temas importantes para as metrópoles brasileiras, como Moradia e Habitação, Participação Social, Ilegalismos Urbanos, Segregação e Desigualdades, Transporte e Mobilidade Urbana, Saneamento Ambiental, Mudanças Climáticas e Cidades, Governança e Fortalecimento Institucional, Federalismo Fiscal e Financiamento das Cidades e Economia Metropolitana e Desenvolvimento Regional.

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube